Trovoada - Ensinar-lhe o que é

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo abr 01, 2012 7:25 pm

A minha cadela agora com 8 meses, este inverno não teve oportunidade de saber o que era uma trovoada e de se familiarizar com o clima de tempestade.

Teve 1 primeira má experiência, logo nas primeiras semanas em casa, não deveria ela ter 3 meses, em que um trovão de dimensões bíblicas nos acordou pelas 5h da manhã. Ela com a idade que tinha, morreu de medo e fez xixi pelas perninhas abaixo. (fui logo ter com ela claro) De lá para cá, praticamente nunca mais choveu.

Bem, mas hoje aproveitei o clima de tempestade agora ao final do dia, para aprender a lidar bem com o assunto.

Então depois de cada relâmpago (e antes do trovão) houve direito a biscoitos e/ou brincadeira. Não sei se ainda conseguiremos consolidar a experiência este mês (águas mil?!) mas a tentativa de associar a coisas agradáveis, está feita. Nunca me pareceu receosa nem nunca apresentou a cauda entre as pernas.

Os cães normalmente têm medo de trovões e foguetes, pelo que me ficam a faltar os foguetes. :)

Aproveitei também para virmos um pouco à varanda (é resguardada) para lhe dar a conhecer os "elementos" e que com trovoada há chuva, vento e desconforto (e que os trovões não são nada de especial!). É curioso, que com o inverno que tivemos, esta experiência tenha que ter sido um bocadinho forçada e quase em contra-relógio...
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo abr 01, 2012 7:48 pm

Isso passa, como passa o receio do aspirador.

Aja normalmente e com tranquilidade e o receio inicial desaparece
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

domingo abr 01, 2012 8:22 pm

A minha nunca apresentou sinais de medo perante trovoadas, mas sempre que se ouve um trovão, ela fica alerta durante uns segundos, e depois retoma a vida normal. Já fogo de artifício é outra coisa..

A diferença é que o barulho do aspirador é bem diferente da trovoada ou fogo de artifício. O aspirador é mais comum no nosso quotidiano e dos nossos cães, ao que eles eventualmente aprendem a não ter medo, porque realmente vêm que não faz mal. Mas a trovoada e fogo de artifício é raro, e não é contínuo, e eles não percebem de onde vem o som.

Mas penso que a srYuki está a fazer bem. Associar coisas positivas ao som assustador. Até pode ir ao youtube buscar uns sons de trovoada e fogos de artifício e fazer a dessensibilização, aumentando o som gradualmente. :)
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo abr 01, 2012 9:05 pm

O aspirador é outra história!!!
Ela vigia-o. E é claramente brincadeira (eu de vez em quando alinho e corro atrás dela com a escova!) :)

Olha... ir buscar ao youtube a trovoada... não me tinha lembrado!!!
Se bem que n é exactamente a mesma coisa, pq hje a casa estremecia...
É que o problema é que tem acontecido tão poucas vezes que nem dá para fazer 1 adaptação normal. Mas ainda bem que aconteceu hoje. :)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça abr 03, 2012 6:51 pm

é bom não esquecer que os cães têm um ouvido apuradíssimo e ouvem mais decíbeis do que nós. é natural que eles não gostem. deve ser uma agressão. é como ir a uma discoteca com o som no máximo :P
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça abr 03, 2012 7:18 pm

anja-azul Escreveu:é bom não esquecer que os cães têm um ouvido apuradíssimo e ouvem mais decíbeis do que nós. é natural que eles não gostem. deve ser uma agressão. é como ir a uma discoteca com o som no máximo :P
realmente já pensei bastante nesse assunto, se estaria a causar-lhe algum tipo de dor com esses barulhos de aspiradores, trituradoras... e penso que isso se aplica no facto de eles ouvirem sons que nós não conseguimos ouvir, sendo que no aspeto de alguns sons do quotidiano lhes causar algum incómodo eles ouvem o mesmo que nós e não mais alto... penso eu! :)

(peço desculpa pelo off-topic)
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
laimer
Registado: sexta abr 06, 2012 1:56 pm

sexta abr 06, 2012 1:59 pm

A diferença &#65533; que o barulho do aspirador &#65533; bem diferente da trovoada ou fogo de artifício. O aspirador &#65533; mais comum no nosso quotidiano e dos nossos cães.Imagem
Responder

Voltar para “Cães”