Olá,
Por acaso posso partilhar a minha experiência...
Tenho uma cadela Cocker há 4 anos.Quando foi adoptada, já viviam os porquinhos da índia cá em casa.
Ela sempre respeitou os porquinhos, nunca mostrou o menor sinal de agressividade.Tinha também uma chinchila, e o comportamento dela era o mesmo.A chinchila até a provocava, pois saltitava para cima dela, e ela nada.
Devo realçar é que esta cadela é excepcionalmente meiga, com todos os seres (bem, exceptuando os gatos e moscas).
Ela também tem ciúmes dos porquinhos, e a forma de o demonstrar é chamando a atenção para ela, põe-se entre mim e a gaiola, e não tem pudor nenhum em empurrar-me para me afastar deles
No jardim costumo soltá-los, e se tiver que sair por breves instantes prefiro deixar a Anny a tomar conta deles, para os proteger dos gatos, coisa que já vi acontecer.
Entretanto, há 4 meses adoptei outro cocker.Este era bem diferente da Anny.
Era um cão que estava destinado ao abate por estar referenciado pela ex-dona de ser agressivo e ter problemas comportamentais.
Lá pensei que se tinham acabado os passeios em conjunto...
Mas depois de ele se ambientar cá em casa, e se acalmar (e muito), começei a experimentar dar-lhos a cheirar.
Com a ajuda da Anny, que acho que foi mesmo o principal, o Max passou a respeitar também os porquinhos.
Não confio é nele, como na Anny.
Adoptei entretanto um coelho, e o Max não largava o coelho (na gaiola), nem podia vê-lo!Ladrava incessantemente, foi um horror.
Ao fim de 1 mês já passeavam todos juntos pela casa, o coelho quer deitar-se com os cães nas caminhas deles, mas eles não vão nessa, fogem dele
Mas eu acho que no meu caso tem a ver com o temperamento dos meus cães, já que não tiveram qualquer treino.Apenas usei bom senso, atenção redobrada e carinho por todos