Ciúmes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SappyCookie
Membro
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

segunda abr 02, 2012 2:05 pm

Chegou ontém um porquinho da índia cá a casa. A Shiva tornou-se num monstro controlador.
Quando a minha mae está em casa sozinha ela já nem vai ter com ela, fica no andar de cima ao pe da gaiola do porquinho.
Quando eu chego a casa à noite, em vez de me vir dizer olá e voltar a dormir com a minha mãe, agora não me larga simplesmente. NUNCA ME LARGA!
Eu adoro a minha cadela, mas nesta fase preciso de habituar o porquinho ao manuseamento humano e a Shiva não deixa!!! Agora o porquinho mais medo tem de mim já que a Shiva sempre que pode o tenta cheirar e até lamber xD
Agora lá está ela, de volta da gaiola, num local alto onde ela nao consegue chegar...

Esta fase demora muito a passar? Quais são as melhores técnicas para controlar este comportamento?
Obrigada :)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda abr 02, 2012 4:28 pm

Eu não diria que são ciúmes, é mas é o interesse muito normal de um predador numa presa que tem um cheiro apelativo e que parece bem vulnerável. :lol:

Monstro caçador seria o termo mais exacto...ela sabe perfeitamente que está ali algo que seria bem interessante perseguir e caçar....
SappyCookie
Membro
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

terça abr 03, 2012 2:18 am

Mas a Shiva é particularmente medricas e nunca mostrou tentativas de ataque ao porquinho. Eu queria é saber QUANDO É QUE ISTO PASSA? Antes que me morra o porquinho de stress, coitadinho...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 03, 2012 9:41 am

Não será pura curiosidade ?
Experimente deixar a cadela cheirá-lo, pex. estando o porquinho ao seu colo (sem perigo para o porquinho) e, entretanto, mantanha-os separados em salas diferentes.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sasquatch
Membro Veterano

terça abr 03, 2012 10:47 am

A sua cadela está cheia de curiosidade porque os porquinhos tem um cheiro próprio, são pequenos, são rápidos. São presas interessantes.
Esqueça os ciúmes e o ela ser medricas. Ela quer apanhá-lo e pronto.

Tem de a fazer comprender que o porquinho é da dona. Não permita que o cheire nem que se aproxime. E nunca deixe os dois a sós mesmo com porquinho dentro da gaiola. Os cães fazem coisas interessantes quando querem algo.

O lamber é para perceber melhor o cheiro, perceber o que tem ali e quanto mais perceber mais interessada fica.

Ela tem de associar o porquinho a algo proibido, algo que é do dono.
Não sei que tamanho tem a cadela mas digo-lhe que as possibilidades de algo correr mal são grandes....
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 03, 2012 1:57 pm

Do que li na internet, a maioria acha que cães e porquinhos não são compatíveis.
No entanto, estas são pessoas que nunca experimentaram juntá-los.

A melhor resposta a meu ver (de quem tem ambos os animais) é que depende do cão.

Se o cão é calmo, obediente e sociável há vários exemplos de convívio com porquinhos e, até, de amizade.

Contudo é preciso muita atenção e nunca os deixar sózinhos.
O dono deve estar sempre presente.

Se lê inglês pode procuar no google, pex "dogs and guinea pigs".
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça abr 03, 2012 4:13 pm

Olá,

Por acaso posso partilhar a minha experiência...

Tenho uma cadela Cocker há 4 anos.Quando foi adoptada, já viviam os porquinhos da índia cá em casa.
Ela sempre respeitou os porquinhos, nunca mostrou o menor sinal de agressividade.Tinha também uma chinchila, e o comportamento dela era o mesmo.A chinchila até a provocava, pois saltitava para cima dela, e ela nada.
Devo realçar é que esta cadela é excepcionalmente meiga, com todos os seres (bem, exceptuando os gatos e moscas).
Ela também tem ciúmes dos porquinhos, e a forma de o demonstrar é chamando a atenção para ela, põe-se entre mim e a gaiola, e não tem pudor nenhum em empurrar-me para me afastar deles :D

No jardim costumo soltá-los, e se tiver que sair por breves instantes prefiro deixar a Anny a tomar conta deles, para os proteger dos gatos, coisa que já vi acontecer.

Entretanto, há 4 meses adoptei outro cocker.Este era bem diferente da Anny.
Era um cão que estava destinado ao abate por estar referenciado pela ex-dona de ser agressivo e ter problemas comportamentais.
Lá pensei que se tinham acabado os passeios em conjunto...
Mas depois de ele se ambientar cá em casa, e se acalmar (e muito), começei a experimentar dar-lhos a cheirar.
Com a ajuda da Anny, que acho que foi mesmo o principal, o Max passou a respeitar também os porquinhos.
Não confio é nele, como na Anny.
Adoptei entretanto um coelho, e o Max não largava o coelho (na gaiola), nem podia vê-lo!Ladrava incessantemente, foi um horror.
Ao fim de 1 mês já passeavam todos juntos pela casa, o coelho quer deitar-se com os cães nas caminhas deles, mas eles não vão nessa, fogem dele :o

Mas eu acho que no meu caso tem a ver com o temperamento dos meus cães, já que não tiveram qualquer treino.Apenas usei bom senso, atenção redobrada e carinho por todos :wink:
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça abr 03, 2012 6:40 pm

penso que seja a versão mais recente de "cães vs. gatos", quando começaram a viver em apartamentos a maior parte das pessoas diziam que era impossível ter cão e gato juntos, o que ao longo do tempo se foi provando não ser verdade :)

trata-se do mesmo debate ("cão/gato vs. roedores") só que com personagens diferentes, por isso julgo que deve deixar passar mais algum tempo, sempre controlando a situação, para a cadela se habituar ao cheiro do porquinho e ir pegando gradualmente nele para que a própria cadela também se habitue a vê-lo solto... como já referiram, tudo depende da personalidade da cadela e da sua capacidade de os ir juntando, sempre com supervisão !
Boa sorte!! :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
sasquatch
Membro Veterano

terça abr 03, 2012 8:59 pm

Não se esqueçam que os porquinhos estão na base da cadeia alimentar (ao contrário dos gatos) e os cães e os gatos sabem isso muito bem.
Os porquinhos e os coelhos são naturalmente presas. Aliás, até gatos se podem rapidamente tornar na presa de um cão e infelizmente até o rafeiro mais inofensivo de repente pode torcer o pipo a um gato porque desatou a correr e o instinto é mais forte.

Há cães que não ligam a criação. É raro mas há que eu já vi. Mas a maioria chama-lhe um figo! Tive um cão que levou meses mas conseguiu matar um galo.

Juntar e habituar predadores e presas é arriscado.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça abr 03, 2012 9:11 pm

De facto, têm de ser sempre supervisionados para evitar "acidentes".
Também depende de animal para animal: a minha cadela consegue estar com as ditas presas pacificamente, já o meu cão... se o deixasse, matava e depenava a criação por mim :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
anioska
Membro Veterano
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça abr 03, 2012 9:43 pm

Este tema realmente interessa-me, pois desafio as leis da natureza animal.

Ainda assim, reitero o que disse.
Claro que não deve ser possível juntar todos, caberá a cada um perceber até onde pode ir.
Como disse, tenho a cadela há 4 anos.Não é uma vida, mas para mim é tempo suficiente para saber o que tenho.

Mais me surpreendi com o Max, nunca pensei ser possível, e já andam todos juntos.
Mas sempre com supervisão, claro! :wink:
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

terça abr 03, 2012 9:58 pm

A última vez que a minha cadela confraternizou com ratazanas domésticas, marcharam 14 de uma vez... Há animais que simplesmente não são compatíveis, e tal como a minha cadela matou as 14 ratazanas, sem pinga de sangue e sem as comer, portanto puro divertimento, essa cadela está desejosa de enfiar um dente no porquinho... :roll:
anioska
Membro Veterano

terça abr 03, 2012 10:09 pm

...pois, é isso.
já só me falta perceber se vai ser para já, ou se espero mais algum tempo.

Há coisas que só vendo, para crer.Eu percebo :wink:
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

terça abr 03, 2012 10:14 pm

Também há a excepção, tive um cocker que protegia as chinchilas e os coelhos do outro cocker... e ai do outro que se aproximasse... mas essas são as honrosas excepções à regra :wink:
anioska
Membro Veterano

terça abr 03, 2012 10:20 pm

Ah, então percebi mal.Sempre acredita em excepções 8)

Sim, a Anny é excepcional.Nunca vi, e acredito que nunca mais verei igual.
Responder

Voltar para “Cães”