Fraccionar correctamente as refeições

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Andersen
Membro
Registado: domingo out 30, 2011 4:02 pm

terça abr 03, 2012 1:35 pm

Fraccione as refeições:
Até aos 6 meses de idade, a dosagem diária do seu cachorro deverá ser fraccionada em 3 refeições. Na idade adulta, fraccione a dosagem diária em duas refeições. O horário das refeições deverá ser regular, procurando administrá-las sempre no mesmo comedouro e no mesmo local. Dessa forma incutirá ao seu animal as bases de um bom comportamento alimentar.

Cachorros de raças pequenas
até aos 4 meses => 3 refeições por dia
dos 4 aos 10 meses => 2 refeições por dia

Cachorros de raças médias
até aos 6 meses => 3 refeições por dia
dos 6 aos 12 meses => 2 refeições por dia

Cachorros de raças grandes
e gigantes
até aos 6 meses => 3 refeições por dia
dos 6 aos 15/18 meses => 2 refeições por dia
Andersen
Membro

terça abr 03, 2012 1:40 pm

Olá boa tarde

Retirei este conselho no site da RC, e gostaria de saber a vossa opinião.

E já agora como se deve fazer a passagem das 3 para 2 refeições?

Talvez gradualmente, tipo ir diminuindo um e aumentar as outras 2, ate se fazer a quantidade diária?

Obrigado :wink:
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

terça abr 03, 2012 2:06 pm

OLÁ

Eu também tenho um cachorro de quase 4 meses, e dou 3 refeições so não as fracciono nas mesmas quantidades. Dou mais de manha, ao almoço um pouco menos, e á noite menos ainda. Tudo dentro da quantidade devida por meses e ao peso.
Não descobri isto em lado nenhum é apenas uma intuição para evitar que ele a noite não andar sempre a fazer xixi e mts cocós.
Como vê ...cada um tem o seu critério, mas as 3 refeiçoes por dia isso é que não pode falhar.
Andersen
Membro

terça abr 03, 2012 2:23 pm

Pois mas o meu já está com 8 meses, eu também lhe dava 3 vezes mas acho que já está na hora de passar para as 2.

Até porque ele come a refeição da hora de almoço com menos vontade, ou seja com um bocadito e deixa ficar para mais tarde o resto.

A minha ideia era ir retirando a quantidade desta refeição e aumentar as outras duas até ficar a quantidade dividida pelas 2 ( manhã e fim da tarde).
dogville
Membro Veterano

terça abr 03, 2012 3:14 pm

Presumo que tambem tenha ganho peso e tenha de comer mais?
sendo assim basta aumentar de manha e dar o resto á noite, pelo menos é o que sempre fiz com os meus cães. e um ossinho desses que se compram nas pet shops ou supermercados para roer de acordo com o tamanho dele nos intervalos.
Andersen
Membro

terça abr 03, 2012 3:22 pm

Mas acha que devo dar mais de manhã e um pouco menos á noite? Ou divido metade da quantidade diária em 2.?

Muito Obrigado :wink:
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

terça abr 03, 2012 3:25 pm

Andersen Escreveu:Olá boa tarde

Retirei este conselho no site da RC, e gostaria de saber a vossa opinião.

E já agora como se deve fazer a passagem das 3 para 2 refeições?

Talvez gradualmente, tipo ir diminuindo um e aumentar as outras 2, ate se fazer a quantidade diária?

Imagine que dá 3x100g, quando passar para 2x, aumenta a quantidade e o tempo de espera. (2x150)
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Andersen
Membro

terça abr 03, 2012 3:38 pm

Sim, mas então posso retirar um refeição e aumentar as outras 2?

A minha duvida é se não será brusco fazer isso de uma vez só?

Desculpem se não me expliquei bem. :oops:

Obrigado
dogville
Membro Veterano

terça abr 03, 2012 3:41 pm

Pode passar directo para as duas refeiçoes, 1 ossito no entretanto fazia-o esquecer do lapso, e depois e sempre a horas regulares a 2ª dose e sendo ja 2 refeicoes dividir a meio a quantidade total.
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça abr 03, 2012 3:44 pm

Espero não estar a desvirtuar o tópico mas aproveito para colocar uma questão... A minha cadela (Yorkshire) de 6 meses tem sempre a comida disponível... Eu sei que não é correcto mas foi assim habituada desde pequena e ando para começar a fraccionar a comida mas acabo sempre por não o fazer pelo seguinte: Eu coloco a comida de manhã e ela não come (está habituada a ir "petiscando" ao longo do dia)... E eu entretanto tenho que sair e só me restam duas alternativas. Ou retiro a comida e ela terá que esperar pela próxima refeição (e aí certamente terá mais vontade) ou deixo ficar a comida, que é o que tenho feito porque tenho "pena" de a deixar com fome. Certamente me vão dizer que estou a proceder mal e que ela não vai morrer à fome por não comer durante o dia e eu sei que não, mas pronto... Tenho facilitado. Já pensei fazer esta adaptação quando tiver de férias para acompanhar de perto a sua reação... Se alguém quiser opinar, são bem vindos os comentários!
Andersen
Membro

terça abr 03, 2012 3:57 pm

Sim isso do osso não tem problema, ele tem sempre um para roer , e mais algum no stokc, pois adora enterrar ou esconder no jardim . :lol:

Eu liguei para clinica veterinária onde o levo e confirmaram-me que experimente passar para as 2 refeições diarias, pois ele já está bem grande e com bom peso e já posso fazer isso.

Ele comeu sempre bem ,mas noto que agora ele deixa a 2ª refeição na taça muito tempo, vai comer mais tarde.

Andersen
Membro

terça abr 03, 2012 4:11 pm

No meu caso eu sempre retirei a taça da comida, foi assim que me disseram para fazer.

A unica taça que fica sempre é a da água e retiro-a para mudar (várias vezes) por mais fresca. :D

Mas a minha modesta opinião, é que ainda vai a tempo de o fazer sim. :wink:
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça abr 03, 2012 6:21 pm

o caso de um dos meus cães é o mesmo que o seu fteixeira, também tem sempre comida à disposição para comer quando quiser :)
acho que isso é bastante comum em cães de raças pequenas por nunca comerem muito, exepto alguns que têm tendência para engordar ou devido certos casos clínicos

eu próprio também já tentei fraccionar a comida e sinceramente não acho que, no meu caso, faça muito sentido pois em vez de lhe encher a tigela de dois em dois dias iria apenas dar uma pequena porção duas vezes por dia... também acho que se lhe passasse a dar a comida faseada ele comeria mais e mais depressa, o que não tem melhoria alguma! :?
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

terça abr 03, 2012 8:55 pm

Aos meus, um grande e um pequeno dou duas refeições a horas certas.

Em tempos, também deixava à disposição uma taça cheia de ração. Notei que o meu cão habituado a ter sempre a comida à disposição, comia mais devagar. Era menos sofrego.
Toda a gente lá em casa lhe enchia a taça, sempre que tinha pouca quantidade. Acontece, que o Pompeu estava muito doente, deixou de comer e ninguém se apercebeu que ele não estava a comer. Cada um de nós pensava que era o outro que tinha enchido a taça.

Para quem está a tentar fornecer a ração a horas certas, deve fornecer à hora que pretende e ao fim de 20 minutos retira a taça. (Os meus, comem em segundos)
É natural que tenha pena, mas se não ceder eles aprendem rápido.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta abr 04, 2012 9:43 am

Geight Escreveu:o caso de um dos meus cães é o mesmo que o seu fteixeira, também tem sempre comida à disposição para comer quando quiser :)
acho que isso é bastante comum em cães de raças pequenas por nunca comerem muito, exepto alguns que têm tendência para engordar ou devido certos casos clínicos

eu próprio também já tentei fraccionar a comida e sinceramente não acho que, no meu caso, faça muito sentido pois em vez de lhe encher a tigela de dois em dois dias iria apenas dar uma pequena porção duas vezes por dia... também acho que se lhe passasse a dar a comida faseada ele comeria mais e mais depressa, o que não tem melhoria alguma! :?
Olá! Pois, a verdade é que mesmo tendo a comida à disposição nunca come tudo! Eu meço a dose diária e ponho metade antes de sair de casa. E quando chego ainda tem comida! Entretanto depois ponho a outra metade e normalmente nunca come tudo... Por isso a questão de engordar está fora de questão pois ela come pouquinho e mesmo quando está com mais apetite nunca passa da dose diária recomendada... E é por isso que me custa tirar a comida... Claro que certamente teria vantagens a nível de controlar os cocós... Mas vamos andando e vamos vendo! :P
Responder

Voltar para “Cães”