Desabafo.. rafeiros à venda! OMG!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Steffie
Membro Veterano
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

sábado abr 07, 2012 9:57 am

Bom dia,

desculpem-me este desabafo...logo de menhã.. mas fiquei logo enervada...

como é que alguem cria "rafeiros" e ainda os vende por 50€

isso não me cabe na cabeça.. ha ai "montes"de rafeiros nos canis e associações séniors adultos jovens e até bebés! e andam ANIMAIS de 2 patas a fazer criação de rafeiros para ganhar uns trocos?!?!?

vejam por vós próprios...

[Editado pela moderação]

são estas coisas que me revoltam... não é que seja contra "rafeiros" mas se ha tantos animais para adopção porque criar mais???
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 07, 2012 10:25 am

Já foi á feira do Relógio? Cães de 4 semanas para todos os gostos a 25 euros. Tão antigo como o Homem nem percebo porque estranham tanto.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sábado abr 07, 2012 10:36 am

Existem pessoas que exploram animais para conseguir dinheiro...e dai?
Voce compra? conhece as pessoas e tem provas de maus tratos?
Se não, só pode achar bem ou mal a acção.

Ao fim ao cabo, tudo é comercio animal.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 07, 2012 10:45 am

Não é só questão de maus tratos.
É questão de estar a vender uma coisa que nem tem valor comercial. É ser mesmo aldrabão!

Estúpido é quem compra....
Steffie
Membro Veterano

sábado abr 07, 2012 10:52 am

desisto! nao sei como ainda ha pessoas a "concordar" e a fecharem olhos!

onde está a consciencia??

ok.. perdeu-se pelo caminho...

os rafeiros que tive sempre os fui buscar ao canil e as associações.

tenho consciencia tranquila.

e vocês?
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado abr 07, 2012 10:56 am

Desculpe lá D.Steffie, mas já não é a primeira vez que se fala neste assunto.
Simplesmente é mais abordado o tema da venda de rafeiros parecidos com cães de raça, vindos de autênticos criadeiros a custar entre 100€-300€(por exemplo). Mas sim é algo revoltante, mas a culpa é das pessoas que compram que simplesmente não querem se informar, e muitas são informadas e continuam a não "abrir os olhos".
Steffie
Membro Veterano

sábado abr 07, 2012 11:04 am

e depois como ninguem faz nada.. ainda é pior..

enfim

obrigada a todos os que leram o meu desabafo
AlexandreMqs
Membro Veterano

sábado abr 07, 2012 11:06 am

sasquatch Escreveu:Não é só questão de maus tratos.
É questão de estar a vender uma coisa que nem tem valor comercial. É ser mesmo aldrabão!

O creme da questão é mesmo quem compra.
Mas valor comercial? premita-me perguntar que seja rafeiro ou de raça é justo negociar a vida de um ser vivo?
Mas mesmo assim, e falando do rafeiro,não percebo o porque de não ter valor comercial, não se vende coelhos, hamsters, cavalos, galinhas, porcos gatos, etc sem raça?

Para além disso, se diz rafeiro, não percebo a burla ou o engano.

sasquatch
Membro Veterano

sábado abr 07, 2012 11:18 am

Bem, então quem cria animais de raça não o deveria fazer ou deveria oferecê-los a todos os pedinchas que por aí andam??? :o

Os animais de quinta tem valor devido à função, seja tração, seja para carne, ovos, etc.

Hamsters não tem raça? Como assim?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado abr 07, 2012 11:29 am

AlexandreMqs Escreveu:

O creme da questão é mesmo quem compra.
Mas valor comercial? premita-me perguntar que seja rafeiro ou de raça é justo negociar a vida de um ser vivo?
Mas mesmo assim, e falando do rafeiro,não percebo o porque de não ter valor comercial, não se vende coelhos, hamsters, cavalos, galinhas, porcos gatos, etc sem raça?

Para além disso, se diz rafeiro, não percebo a burla ou o engano.
x2.

Para o resto falta-me a pachorra. Aproveitar um desabafo destes para tecer considerações sobre a venda dos criadores é, no mínimo, patético.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano

sábado abr 07, 2012 11:59 am

sasquatch Escreveu:Bem, então quem cria animais de raça não o deveria fazer ou deveria oferecê-los a todos os pedinchas que por aí andam??? :o
Perguntei se achava justo pagar por uma vida animal, não por ser de raça x ou ser rafeiro.
sasquatch Escreveu:Os animais de quinta tem valor devido à função, seja tração, seja para carne, ovos, etc.
:lol:
Um rafeiro pode ser vendido para função de guarda, companhia, caça, etc.
Quanto aos hamsters, leu mal. Se forem vendidos em loja, claro que têm raça e paga por isso, mas se forem nas feiras paga um hamster mas não a sua raça.

E fique bem claro não sou a favor da venda de cães ou de outros animais, através deste tipo de negócios e de mentes.
Mas a verdade é que para mercado há sempre um comprador, porque se não fosse assim, não havia mercado.
Mas além disso, existe muita gente que vai a canis não para fazer uma boa ação mas sim, procurar aquilo que quer sem ganhar nenhum.

Mas continua-me a fazer muita confusão como as pessoas separam rafeiros e cães de raça, pois ao fim ao cabo são cães.
É como o racismo....bolas!

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado abr 07, 2012 12:24 pm

AlexandreMqs Escreveu:Um rafeiro pode ser vendido para função de guarda, companhia, caça, etc.
Tal como pode ser adoptado. De uma forma geral os SRD não têm valor comercial porque os canis estão a abarrotar, a oferta é muito superior à procura.
São todos cães, mas quem gosta verdadeiramente de uma raça, percebe facilmente porque tem de os comprar tendo em conta que criar, seleccionar e manter características de uma raça é oneroso, quem gosta da raça dá valor a esse investimento porque vai de encontro ao que procura e não o encontra gratuitamente.
sasquatch
Membro Veterano

sábado abr 07, 2012 12:36 pm

Acho justo sim, pagar por um animal de raça, com um bom pedigree, com bons antepassados, onde o criador fez um bom trabalho de selecção e de socialização. Não é justo porquê ?
Por ser um ser vivo?

Claro que se separa rafeiros de cães de raça! E porque não se havia de separar? É a mesma coisa? Sim, são tudo cães, emocionalmente até pode ser igual mas por alguma razão há raças especificas adaptadas a diferentes funcionalidades.
Um rafeiro não trabalha tão bem um rebanho como uma raça própria para isso por ex.
Há a questão estética, há raças onde se valorizao aspecto do pêlo, o tamanho, a docilidade, etc.
Ou valoriza-se a adaptação do animal a uma tarefa.

Os rafeiros são óptimos ou péssimos como os outros podem ser óptimos ou péssimos. Mas há aos montes. E não tem por trás mais custos que o alimentar e vacinar.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 07, 2012 12:40 pm

Aldrabão é inventar uma raça ao bicho ou vendê-lo sem factura, fora isso, é negócio. Triste, mas negócio.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano

sábado abr 07, 2012 12:42 pm

Acena Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:Um rafeiro pode ser vendido para função de guarda, companhia, caça, etc.
Tal como pode ser adoptado. De uma forma geral os SRD não têm valor comercial porque os canis estão a abarrotar, a oferta é muito superior à procura.
Cães adultos. Quer sejam cães com LOP ou sem, as pessoas procuram cães bebés.
A existem a vender cães adultos é muito baixa, para não dizer nula exactamente pelo o motivo que apontou.
Acena Escreveu:São todos cães, mas quem gosta verdadeiramente de uma raça, percebe facilmente porque tem de os comprar tendo em conta que criar, seleccionar e manter características de uma raça é oneroso, quem gosta da raça dá valor a esse investimento porque vai de encontro ao que procura e não o encontra gratuitamente.
Quanto a isto, depende.
Adoro huskies, e só iria comprar no caso de satisfazer um gosto muito pessoal ou se fosse para criar huskies, porque com a quantidade de huskies adultos que andam por ai...
Mas o meu caso, trata-se de sensibilização e conhecimento.
Mas se fosse há uns anos atrás decerto que compraria num criadeiro, pois mesmo gostado da raça faltava a credibilidade comercial, ou seja, não ireia dar 500€ por um cão.

Responder

Voltar para “Cães”