ola a todos, adoptei recentemente uma cadelinha dalmata que é surda, ela tem cerca de 2 meses e é uma fofa. ja vi um artigo sobre a surdez nos caes, mas gostava de saber a opinião de quem esta a passar ou passou por isto, ou seja dicas e formas de lidar com a situação.
A 1ª dona devolveu a cadela a minha amiga por ser surda, e tendo em conta que as pessoas a rejeitavam por ela ser especial, eu decidi ficar com ela, apenas quero perceber de forma vou comunicar e educar a minha Lady.
obrigado
Surdez canina
Moderador: mcerqueira
Se a sua amiga anda a brincar aos canicheiros então aconselho que esterilize a cadela, pois j´+a se está a ver os problemas com que estão a nascer os cachorros.
Quanto ao assunto do tópico, não a posso ajudar, não tenho a mínima experiência com cães com esses problemas.
Já foi ao vet com ele? O que lhe disse?
Quanto ao assunto do tópico, não a posso ajudar, não tenho a mínima experiência com cães com esses problemas.
Já foi ao vet com ele? O que lhe disse?
Eu tenho uma cadela surda e é fácil de lidar com ela. Em vez de a ensinar pela voz terá que utilizar gestos, verá que é fácil. A minha sabe comandos como senta, anda cá, salta, não, pára, fica e deita só com gestos.
Há no entanto coisas que deverá tomar em atenção, a sua cadela não pode NUNCA andar solta na rua, deverá ser esterilizada, ou no caso de não a esterilizar deverá impedir que se reproduza, para evitar perpetuar o defeito.
Deverá avisar o criador que não deve cruzar os pais novamente.
Tenha muito cuidado com o contacto dela com outros cães, não se esqueça que ela não ouve e como tal não entende os sinais dos outros cães.
Não vejo motivo para ir ao veterinário por causa da surdez, não há nada que se possa fazer o que acho é que no caso de não ser capaz de a ensinar deverá consultar um treinador.
Boa sorte para as duas.

Há no entanto coisas que deverá tomar em atenção, a sua cadela não pode NUNCA andar solta na rua, deverá ser esterilizada, ou no caso de não a esterilizar deverá impedir que se reproduza, para evitar perpetuar o defeito.
Deverá avisar o criador que não deve cruzar os pais novamente.
Tenha muito cuidado com o contacto dela com outros cães, não se esqueça que ela não ouve e como tal não entende os sinais dos outros cães.
Não vejo motivo para ir ao veterinário por causa da surdez, não há nada que se possa fazer o que acho é que no caso de não ser capaz de a ensinar deverá consultar um treinador.
Boa sorte para as duas.

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
O Loki tem ano e meio e percebemos que era surdo logo nos primeiros dias.
Ele entende tudo muito bem só por gestos: senta, deita, dá a pata, Não!, etc.
Tendo em conta que nasceu surdo é um cão perfeitamente normal e feliz.
Na minha opinião o ponto mais negativo é o perigo da rua, dos carros. Ele nunca passeia sem trela em zonas próximas a carros. Levo-o a correr para zonas onde sei que são totalmente vedadas a transito.
Seja cão ou cadela nunca poderá acasalar, e os donos têm que garantir que isso nunca vai acontecer (nem sem querer, nem com aquele pensamento triste "se não tiver bebés vai morrer infeliz").
É um cão sociavel, muito sociavel com qualquer pessoa ou cão.
Quanto ao facto da antiga dona o ter devolvido, há pessoas assim...
Também a mim me disseram: "Surdo?! Um cão tão caro?! E ainda dá para trocar??"
A comunicação e educação vai ser praticamente tão fácil quanto a educação de um cão que ouve.
Aconselho a compra de alguns livros sobre surdez canina e ler muito na internet. A nós ajudou-nos em muitas coisas (por ex a forma de o acordar, de o repreender etc).
Na minha opinião o ponto mais negativo é o perigo da rua, dos carros. Ele nunca passeia sem trela em zonas próximas a carros. Levo-o a correr para zonas onde sei que são totalmente vedadas a transito.
Seja cão ou cadela nunca poderá acasalar, e os donos têm que garantir que isso nunca vai acontecer (nem sem querer, nem com aquele pensamento triste "se não tiver bebés vai morrer infeliz").
A comunicação e educação vai ser praticamente tão fácil quanto a educação de um cão que ouve.

Aconselho a compra de alguns livros sobre surdez canina e ler muito na internet. A nós ajudou-nos em muitas coisas (por ex a forma de o acordar, de o repreender etc).
<p>"Se o seu cão não gosta de alguém, faça o mesmo!"</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
O criador não sabia que ele era surdo quando o vendeu?PatCosta3 Escreveu:O Loki tem ano e meio e percebemos que era surdo logo nos primeiros dias.
Uma surdez unilateral pode passar despercebida a alguém; mas bilateral, num cão dessa raça, com essa côr, marcações e olhos seria de desconfiar que houvesse a possibilidade de ser surdo.
-
- Membro
- Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
Não sei se sabia... Eu não sei passou despercebido, se não.. Acho que nunca saberei.Tumbleweed Escreveu:
O criador não sabia que ele era surdo quando o vendeu?
Uma surdez unilateral pode passar despercebida a alguém; mas bilateral, num cão dessa raça, com essa côr, marcações e olhos seria de desconfiar que houvesse a possibilidade de ser surdo.
Informei o criador imediatamente mal percebi e agora cabe-lhe a ele agir de outra forma em futuros acasalamentos com os seus cães.
Quanto a mim coube-me aceitar esta diferença do meu cão e lidar com isso da melhor forma que posso, lendo muito e tendo redobrada atenção na rua com ele.
Falo para ele normalmente (pode parecer ridiculoi...) mas falo. Loki bom dia, Loki NÃO, Loki vem cá, etc etc ao mesmo tempo que faço os gestos ou lhe dou festas.

na foto ainda com um ano.
<p>"Se o seu cão não gosta de alguém, faça o mesmo!"</p>