Cortar os bigodes aos cães?!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado abr 21, 2012 1:59 am

Perguntaram-me se eu não cortava os bigodes à Amy. Que claramente não o fiz, porque eles já estão a retorcerem para a frente.

Ora os bigodes são a primeira coisa que os cães usam para tocar nos objectos, ver se a comida está quente ou fria e acredito que funcionem para tipo de coisas.

A minha pergunta é: Cortam os bigodes aos vossos cães? Ou pelo menos aparam?

Bem, só fosse só dar alí um toquezinho no retorcido, tudo bem, mas muito curto julgo que será contra producente!

Já tinham ouvido falar disto?
Ah e a verdade é que eu nunca vejo os bigodes dos cães, a não ser que esteja mesmo focada nisso. Neste momento não me consigo lembrar de que tamanho estarão os bigodes do meu outro cão... :)
Última edição por srYuki em sábado abr 21, 2012 12:54 pm, editado 1 vez no total.
Himura13
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 6:42 am
Piriquito

sábado abr 21, 2012 3:08 am

srYuki Escreveu:Perguntaram-me se eu não cortava os bigodes à Amy. Que claramente não o fiz, porque eles já estão a retorcerem para a frente.

Ora os bigodes são a primeira coisa que os cães usam para tocar nos objectos, ver se a comida está quente ou fria e acredito que funcionem para tipo de coisas.

A minha pergunta é: Cortam os bigodes aos vossos cães? Ou pelo menos aparam?

Bem, só fosse só dar alí um toquezinho no retorcido, tudo bem, mas muito curto julgo que será contra producente!

Já tinham ouvido falar disto?
Ah e a verdade é que eu nunca vejo os bigodes dos cães, a não ser que esteja mesmo focada nisso. Neste momento não me consigo lembrar de que tamanho estarão os bigodes do meu outro cão... :)
sryuki , nunca o fiz porque nunca tive cães que precisassem , mas ha pessoas que aparam porque por vezes ficam tao grandes que ate se tornam incomodos para o animal, mas se achar que nao estao muito grandes e que ele está na boa deixe estar os bigoditos dele , mas atençao , nunca corte so mesmo aparar ao de leve
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado abr 21, 2012 12:54 pm

Ah ok
Obrigado pela informação.
Realmente desconhecia de todo que se cortavam! Para já acho que não faz muito sentido...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado abr 21, 2012 12:56 pm

Só aparar por?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado abr 21, 2012 1:00 pm

Penso que a Himura13 interpretou mal a designação de "bigodes". Penso que terá pensado no pêlo comprido que forma as bigodaças de algumas raças.

SrYuki, os bigodes dos cães (tal como nos gatos) não se cortam nem se aparam.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
kittten
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 1:58 pm

Não? de certeza?

Onde estão aqui os bigodes?

Imagem

ou aqui

Imagem

ou aqui

Imagem

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado abr 21, 2012 2:02 pm

A minha cadela é uma caniche, cortamos-lhe os bigodes sempre que lhe aparamos o pêlo (cortamos mais no focinho, por razões de higiene) e nunca a vi ficar afectada por isso. Continua a agir da mesma forma. E não vejo nenhuma outra forma de cortar o pêlo do focinho sem cortar também os bigodes.

Aqui está a minha cadela com um corte (bigodes incluídos) feito em casa:

http://imageshack.us/photo/my-images/15/dsc02253p.jpg/
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado abr 21, 2012 2:45 pm

Já apanhei um juíz (parvo) americano que estava muito incomodado com as vibrassas do cão, e me aconselhou a arrancar.

Acho uma estupidez, e estive quase para lhe dizer isso.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 21, 2012 3:37 pm

Parece-me que os bigodes dos cães não tem as mesmas funções das dos gatos.
Sempre vi animais que vão à tosquia ficarem sem os bigodes. Que depois crescem de novo.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado abr 21, 2012 4:53 pm

A mim tb me parece uma estupidez. nunca cortei nem nunca irei cortar bigodes a cao nenhum. o meu panda tem bigodes curtos ja a petra tem uns bigodes enooormes compridos.... e vai ficar tudo igual.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 21, 2012 5:21 pm

Mas os seus cães não são de tosquiar. Se fossem, via que é práticamente impossível de não o fazer.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado abr 21, 2012 5:52 pm

Ok. percebo que ao tosquiar seja dificil nao cortar os bigodes,entendo sim. mas acho que os bigodes lhes fazem falta.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado abr 21, 2012 6:59 pm

Estava eu bem arranjada se nao pudesse cortar bigodes aos cães :roll:

Já aos gatos, não digo o mesmo, daí que deixo sempre ficar o pêlo em toda a cabeça. Agora em cães? Não dá mesmo, só se nunca cortasse o pêlo no focinho. Nos cães os bigodes não fazem falta como em outras espécies, não há mal nenhum em se cortar, não perdem sensibilidade. Assim como não ficam cegos se lhe cortar as franjas. Mitos...

Os exemplos da Kittten dizem tudo
kittten
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 7:06 pm

Eu por acaso gostava de ver como se tosquia a cabeça dum cão sem cortar os bigodes, especialmente nas tosquias higiénicas.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado abr 21, 2012 7:08 pm

Claro que lhes fazem falta, Suesca. São órgãos sensoriais, servem-lhes não só para medir distâncias como também para apanharem vibrações causadas pelo movimento, sentirem e medir o vento, etc. Basta observar um cão quando está a sonhar para se ver as vibrissas a vibrar, ou quando cheira qualquer coisa na rua.

Não é por acaso que os caçadores de antigamente se aborreciam quando alguém se lembrava de cortar os bigodes aos seus cães, ou estes os perdiam por alguma razão. Numa observação muitíssimo empírica, diziam que cortar-lhes os bigodes era tirar-lhes o faro. E tinham uma certa razão, pois a falta das vibrissas e das informações que elas lhes transmitem desorientava os cães durante a caça.

Muitos dos cães que começaram por ser de caça e que estão hoje transformados em cães de regaço ou de casa são alvo de tosquias sofisticadas, como é o caso dos caniches (que eram cães de caça aos patos em zonas húmidas), entre outros. Nessas tosquias perdem os bigodes, claro, e pensa-se que não lhes faz mal, o que é verdade, pois cortar-lhos não os faz adoecer nem os mata, mas na realidade privam-nos desses órgãos sensoriais.

E incitar a arrancar-lhos, como fez o tal juiz citado pela Tumbleweed, além de disparatado é cruel e pode ser posto ao lado das amputações estéticas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”