Cão (hiper)nervoso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sabotage
Registado: terça abr 24, 2012 11:26 am

terça abr 24, 2012 11:44 am

Boa tarde.

Há ano e meio adoptei um cão sem raça definida, de uma ninhada de rua. Chama-se Faqir.

Nunca tinha tido um cão, macho. Sempre tive cadelas, e mesmo assim, só fizeram parte da minha família, sendo este o primeiro animal ao meu inteiro cuidado. A primeira dúvida que me coloquei foi: «deverei castrar o Faqir?» E até hoje permaneci com essa dúvida, e provavelmente por ser ingénua, não sei!

O Faqir desde muito novo sempre foi meigo, amoroso, e um cão “mimoso”. Mas a partir dos 6, 7 meses começou a transformar-se… a meiguice e o mimo mantem-se… em casa! Ou com pessoas que ele conhece. Lá fora é um autêntico monstrinho. Ladra a toda a gente, tentando atirar-se, inclusive. Eu dou trela curta, puxo-o, digo “NÃO” firmemente, mas ele fica nervoso, e não pára. Raros são os cães a quem ele não ladra, e vai lá “espicaçar”. Se eles se viram a ele, ele foge.

Fora isto, é um cão que se tornou muito irritadiço: ao mínimo barulho passa-se da cabeça! Não acalma, parece estar sempre em sentido de alerta.

Nunca lhe bati – sempre lhe dei o ‘NÃO’ firme, seguido de castigo.

Desde pequeno sempre socializou com outros cães – nomeadamente uma cadela e um cão, que são os únicos a quem não ladra. Mesmo assim, fica tenso, com medo… Não percebo. Já pensei que poderá ser trauma da ninhada, mas não sei. Sinto que estou a falhar como dona, e queria corrigir-me.

Nos últimos tempos ele desespera para ir à rua. Ele aprendeu desde novo a ir buscar a trela. E sempre a foi buscar em duas situações: a)quando está mesmo aflito – b)quando quer ir passear, e faz manha.

Agora, anda num desespero jamais visto! Há cerca de 3 dias que chora, gane, rosna. Chega a rua só cheira, e marca território… não sei o que fazer para fazer dele um cão mais calmo…

Desculpem o post algo confuso, provavelmente faltam-me detalhes que seriam importantes.
Peço-vos então conselhos, sugestões, pois sinto que como dona estou a falhar e o Faqir não está feliz…
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça abr 24, 2012 11:53 am

Este último comportamento pode dever-se ao cheiro de alguma cadela em cio na vizinhança.

E sim, alguma coisa em si, dona, não está a resultar na educação e treino do cão. A sua tensão perante o comportamento dele na rua deve estar a passar-lhe a mensagem de que os outros cães e os movimentos e ruídos normais do ambiente são maus e de temer.

Sugiro-lhe que passe em revista as suas próprias atitudes, só mudando-se a si conseguirá mudá-lo a ele.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Sabotage

terça abr 24, 2012 11:56 am

Floripes2 Escreveu:Este último comportamento pode dever-se ao cheiro de alguma cadela em cio na vizinhança.

E sim, alguma coisa em si, dona, não está a resultar na educação e treino do cão. A sua tensão perante o comportamento dele na rua deve estar a passar-lhe a mensagem de que os outros cães e os movimentos e ruídos normais do ambiente são maus e de temer.

Sugiro-lhe que passe em revista as suas próprias atitudes, só mudando-se a si conseguirá mudá-lo a ele.
Obrigado Floripes2.

Neste caso, supondo que este desespero em ir à rua se deve mesmo a alguma cadela - que devo fazer?

Já pensei e repensei onde falho na educação do Faqir - noto que a falha principal está na desobediência dele... Ainda estou a tempo, tendo em conta que ele já tem ano e meio?
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça abr 24, 2012 12:04 pm

Já tentou fazer treinos de obediência na rua? O "junto" acho que seria muito útil no seu caso, de forma a mantê-lo mais focado em si em vez de estar super atento a tudo à volta. Leve recompensas de alto valor (frango cozido, biscoitos, brinquedos, etc.) e faça uns treinos com ele na rua. O meu também é um bocadinho assim, como descreve, mas agora está melhor, quando se aproxima um cão recompenso-o por mostrar os comportamentos certos (manter-se calado e quieto, por exemplo).
Outra questão tem a ver com a estimulação mental, isto é, o seu cão pode se sentir frustrado por estar em casa. Deixe-lhe brinquedos para ele se entreter, espalhe a ração dele pela casa/varanda/quintal ou um kong, é muito útil nestes casos, isto tudo para ele se sentir bem em casa e não querer desesperadamente ir para a rua. E claro, exercício físico também é importante :)

Bem esta é a minha opinião, haverá outras, só tem que aproveitar o que lhe vão dizer e ver o que é melhor para si e para o seu cão.

Boa sorte,
Sara
Sabotage

terça abr 24, 2012 12:11 pm

saraestrelo Escreveu:Já tentou fazer treinos de obediência na rua?
Olá Sara! Confesso que só utilizo o "não" firme, e a trela curta se portar mal, dando mais trela, se portar bem.

saraestrelo Escreveu:O "junto" acho que seria muito útil no seu caso, de forma a mantê-lo mais focado em si em vez de estar super atento a tudo à volta. Leve recompensas de alto valor (frango cozido, biscoitos, brinquedos, etc.) e faça uns treinos com ele na rua. O meu também é um bocadinho assim, como descreve, mas agora está melhor, quando se aproxima um cão recompenso-o por mostrar os comportamentos certos (manter-se calado e quieto, por exemplo).
Vou seguir o conselho. Obrigado, mais uma vez pela dica.

saraestrelo Escreveu:Outra questão tem a ver com a estimulação mental, isto é, o seu cão pode se sentir frustrado por estar em casa. Deixe-lhe brinquedos para ele se entreter, espalhe a ração dele pela casa/varanda/quintal ou um kong, é muito útil nestes casos, isto tudo para ele se sentir bem em casa e não querer desesperadamente ir para a rua. E claro, exercício físico também é importante :)
Pois, ele tem imensos brinquedos, mas só liga a dois em especial. Quanto à comida, ele nunca come enquanto eu não chegar a casa.
Ele tem um pátio grande só para ele, mas parece que não lhe "diz nada", até eu chegar a casa.

Bom, talvez deva falar com o veterinário? Castração, não ajudará?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça abr 24, 2012 12:44 pm

De certeza que o vet a vai aconselhar. E vai ajudar sim.
Floripes2
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 3:23 pm

Sabotage Escreveu:...

Bom, talvez deva falar com o veterinário? Castração, não ajudará?
Não, não ajudará. Na esmagadora maioria dos cães que conheci que foram castrados para evitar comportamentos adquiridos, estes até pioraram. A castração só é eficaz no que respeita à reprodução e aos comportamentos inerentes a esta função.

Independentemente do que o seu veterinário aconselhar a este respeito, o comportamento do seu cão não está relacionado com as hormonas sexuais, deve-se a má socialização, sendo favorecido pela sua própria atitude perante as situações.

Se fica tensa e receosa do que poderá acontecer quando vai com ele à rua, transmitir-lhe-á essa tensão através da sua atitude, e até da maneira como lhe segura na trela. Se o socializou mal e não consegue controlar as suas próprias emoções, se não consegue rever esse aspecto e assumir o controlo de si própria apropriado para educar eficientemente o seu cão, e não vai haver petiscos suficientes que ensinem o animal a acalmar-se quando a dona não o faz.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Sabotage

terça abr 24, 2012 4:09 pm

Floripes2 Escreveu:
Não, não ajudará. Na esmagadora maioria dos cães que conheci que foram castrados para evitar comportamentos adquiridos, estes até pioraram. A castração só é eficaz no que respeita à reprodução e aos comportamentos inerentes a esta função.
Compreendo. Agradeço a informação.
Floripes2 Escreveu: Independentemente do que o seu veterinário aconselhar a este respeito, o comportamento do seu cão não está relacionado com as hormonas sexuais, deve-se a má socialização, sendo favorecido pela sua própria atitude perante as situações.

Se fica tensa e receosa do que poderá acontecer quando vai com ele à rua, transmitir-lhe-á essa tensão através da sua atitude, e até da maneira como lhe segura na trela. Se o socializou mal e não consegue controlar as suas próprias emoções, se não consegue rever esse aspecto e assumir o controlo de si própria apropriado para educar eficientemente o seu cão, e não vai haver petiscos suficientes que ensinem o animal a acalmar-se quando a dona não o faz.
Sim, tudo bem. Mas eu creio que não fico nervosa, nem receosa. Onde ele costuma dar o seu passeio, anda sempre solto. Se outros cães se aproximam, eu não o vou lá buscar - deixo-o "desenrascar-se".

O único receio que lhe transmito, é o dele se atirar as pessoas, porque apesar de ele não morder, as pessoas assustam-se quando um animal se atira para elas a ladrar. Daí eu puxá-lo, e ser mais receosa. Deveria não puxar a trela?

Talvez alguns comportamentos meus no início tenham despoletado esta situação: demasiado mimo, confesso, brincadeira a mais, não conseguir castigá-lo... mas desde que ele se tornou mais nervoso, tenho tentado mudar a minha postura....

... já pensei se tem a ver com um "novo dono", que entretanto se juntou à família...- isso poderá confundir o cão? De repente ter "dois donos"?
Castração então, não será uma hipótese?
Floripes2
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 5:09 pm

Sabotage Escreveu:...

Mas eu creio que não fico nervosa, nem receosa. Onde ele costuma dar o seu passeio, anda sempre solto. Se outros cães se aproximam, eu não o vou lá buscar - deixo-o "desenrascar-se".
Primeiro erro. Nós somos os piores juízes de nós próprios, até porque na maior parte das vezes não temos consciência das nossas próprias emoções. E nas outras recalcamo-los.

E essa de deixar o cão andar sem trela e "desenrascar-se" se encontrar outros animais agressivos... Olhe, nem sei o que lhe diga. E o que me ocorre não é nada simpático.
O único receio que lhe transmito, é o dele se atirar as pessoas, porque apesar de ele não morder, as pessoas assustam-se quando um animal se atira para elas a ladrar. Daí eu puxá-lo, e ser mais receosa. Deveria não puxar a trela?
Acaba de me confirmar o que tenho estado a dizer-lhe: a sua atitude influencia o cão e despoleta os comportamentos indesejáveis.

A trela é apenas o meio de contenção do cão, é a nossa atitude que lhe diz o que lhe é permitido fazer para proteger a dona. Se a dona lhe transmite temor perante desconhecidos, ele corre e atira-se a eles para os afastar. E nesses momentos não há trelas que cheguem.

Se, pelo contrário, a dona se comportar de maneira calma e assertiva, basta um pequeno puxão da trela para lhe desviar a atenção e ele verificar que tudo está bem.
Talvez alguns comportamentos meus no início tenham despoletado esta situação: demasiado mimo, confesso, brincadeira a mais, não conseguir castigá-lo... mas desde que ele se tornou mais nervoso, tenho tentado mudar a minha postura....
Convença-se de vez: o cão não é nervoso, a dona é que o torna "nervoso" perante certas situações.

O mimo em cachorro é normal, mas nunca se deve esquecer que o que ali se tem é um cão, não uma criança. Mas tanto no caso dele como no de uma criança, a correcção dos maus comportamentos é tão necessária como o afecto. "Não conseguir castigá-lo" é o pior que se pode fazer com um ser imaturo e em formação.

Mas é claro que ainda está a tempo de corrigir a má educação dada ao seu cão, tem é de se convencer de que é o seu próprio comportamento que tem de corrigir. E ao corrigi-lo vai corrigir também a sua posição corporal, que tem de ser firme, segura e descontraída, a atitude do chefe da matilha e, por consequência, mudará também as regras de convívio.
... já pensei se tem a ver com um "novo dono", que entretanto se juntou à família...- isso poderá confundir o cão? De repente ter "dois donos"?
Sim o aparecimento de um novo membro na família pode trazer alguma insegurança ao cão, mas também aí é a atitude dos donos que o resolve ou o agrava.
Castração então, não será uma hipótese?
Poderá ser uma hipótese em casos de comportamentos inatos, mas sem deixar de ter presente que não tem sucesso visível nos adquiridos, que são instalados através da educação e treino do cão.
<p>&nbsp;</p>
Sabotage

quinta abr 26, 2012 2:06 pm

Obrigado pelas vossas opiniões.

Ontem dei um grande passeio com o Faqir, e tentei manter uma postura mais calma, sem puxões de trela. Continuou igual a ele mesmo, mas com o decorrer do passeio deixou de "ligar" a quem passava.

Quando se cruzava com outros cães, ladrava insistentemente, mas continuei a caminhar, e ele desistiu logo.

Vou tentar manter este ritmo. Continuarei a visitar este tópico, dando novidades, e explorando o resto do fórum.

Até breve!
Floripes2
Membro Veterano

quinta abr 26, 2012 2:53 pm

Óptimo, progressos à vista! :D

Como vê, é mesmo a nossa atitude que influencia os comportamentos de um cão. Para além disso, em matéria de educação, eles precisam, tal como nós, de regras e limites, e somos nós que lhos inculcamos, eles não as aprendem espontaneamente. Portanto, só revendo e corrigindo os nossos próprios comportamentos podemos corrigir os do nosso cão.

Claro que a reeducação agora iniciada pode levar algum tempo, mas é como tudo na vida: para que resulte e se obtenha resultados na tarefa, tem de se ser persistente, coerente e de se dar o exemplo.

Continuação de bom treino!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”