Ajuda com Cachorrinho :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SERGIOMGEMP
Registado: sábado abr 28, 2012 10:54 am

sábado abr 28, 2012 11:54 am

Bom dia,
Ontem recebi em minha casa o meu primeiro cachorro, um labrador de 2 mesinhos! Como sou novo nestas andanças de "dono de cão", agradecia a vossa ajuda, para que eu possa "domar esta fera" em condições :) . Ontem foi a primeira noite connosco e chorou a noite toda! Como vi em alguns sítios que se deve ignorar o animal nestas situações, assim fiz. No entanto além de ter custado ignorar o cão, ele lá se cansou ( passado +- 2 horas) e adormeceu. Gostaria de saber o que posso fazer para lidar com esta situação. Uma nota, o cão dorme no exterior.
Desde já, grato pela vossa colaboração.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado abr 28, 2012 12:02 pm

Olá,
Como foi separado da mãe e da ninhada há pouco tempo é natural que chore por se sentir sozinho num novo ambiente.
Em principio isso é uma coisa que passa
Para ele dormir mais sossegado arranje-lhe uma caminha quente e confortável, aí pode colocar uma peça de roupa velha mas que tenha o seu cheiro para ele se sentir acompanhado, ou uma botija de agua quente envolvida numa mantinha.
Antes de ser hora de deitar brinque com ele e canse-o. :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado abr 28, 2012 1:27 pm

Como já disse a Maraya, o cachorro foi tirado de um local quente e seguro e metido noutro, onde de repente já não há o conforto do calor da mãe nem o respirar dos irmãos. Sente-se só e tem falta de tudo isso, portanto, chora e lamenta-se, quer voltar a reencontrá-los.

Por isso é que a fase de transição da ninhada para o dono deve ser feita com cuidado. Devia ter sido metido em casa, onde pudesse sentir um pouco daquilo que ficou para trás e que não vai voltar. Claro que choraria um pouco, mas estaria quente e seguro. Tem o resto da vida para se habituar à casota no exterior, por isso as primeiras semanas devem sempre ser vividas em casa dos donos e junto destes. Essas primeiras semanas são essenciais para criar os laços afectivos com os humanos aos quais passa a pertencer.

Por outro lado, nenhum cachorro deve passar subitamente para um meio desconhecido que ainda não está preparado para apreender. É por isso que é recomendável trazer sempre um trapo que tenha servido à mãe e à ninhada, pois o cheiro impregnado nele dá-lhe uma sensação de segurança e estabelece a ponte para a nova vida que inicia.

Maraya, o truque da peça de roupa dos donos baseia-se nisto, mas para que resulte é preciso que já haja uma ligação forte entre o dono e o cão. Pôr-lho agora de nada serve, pois o cachorro não conhece o cheiro, nem este está ligado à vida de ninho que deixou para trás.

Resumindo e concluindo: meta o cachorro em casa, não ceda aos choros nocturnos, mas não o exile já para o exterior. Tem tempo para isso, de momento preocupe-se com a criação de laços entre a família humana e o cão, sob pena de, se não o fizer, vir a ter aí um animal com problemas comportamentais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

sábado abr 28, 2012 3:41 pm

O que fiz com a minha cadela resultou e nunca chorou. Embora muitos defendam que nunca/jamais o cão deve dormir no quarto do dono.

No primeiro dia que a tive, dei-lhe ultima refeição ante de ir dormir.
Na primeira noite, dormiu na cama que lhe comprei mas coloquei-a no chão do meu quarto, junto a minha mesa de cabeceira. Sem choros nem nada, até de manhã.

Segunda noite, ultima refeição antes de dormir, mas a cama dela, ficou aos pés da minha cama.

Terceira noite, ultima refeição antes de dormir, cama ao fundo do quarto.. Quarta noite, já ficou fora do quarto no local que lhe estava destinado, até hoje sem choros.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 28, 2012 9:43 pm

Com este mau tempo, um cão de dois meses no exterior?

Se o habituar desde cedo a ter hábitos de higiene, é muito mais simples de educar um cão que está junto dos humanos.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 29, 2012 7:14 am

Já devia saber que o labrador é dono-dependente.
Deve estar com a família.

Eu tenho quintal, mas desde o início a cadela dormiu dentro de casa (na cozinha, por causa dos xixis e cócós que, nesta idade, são impossíveis de evitar...mas fáceis de limpar).
Não sei se tem emprego, mas se somar as horas que está fora e a noite que o cão está lá fora, quase que não está com o cão...

É verdade que o labrador larga muito pêlo e suja (toda a vida) mas, passada esta fase da infância, não há nada melhor que o seu focinho nas nossas pernas e a sua presença quer estejamos a ver televisão, a falar ao telefone ou a lavar a louça.
Não prescinda disso.
É essa sensação de companheirismo e permanente meiguice que torna os donos de labradores tão fanáticos da sua raça.
E, como disse a sasquatch, fica tão fácil educá-los...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo abr 29, 2012 7:34 am

o chorar é normal pois sente a falta do aconchego da mae e dos irmaos, eu quando fui buscar o meu, um dia antes fui comprar a raçao, brinquedos e uma caminha confortavel só nao caia na mesma asneira que eu que comprei uma cama de raça pequena a pensar que se adquava mais a ele por ser pequenino e eles crescem num abrir fechar de olhos e depois vai querer sempre a pequena o meu ainda hj dorme na grande mas com a pequena la dentro pois ja tentei a tirar mas ele faz um granel que nem imagina.

quando fui buscar o meu levei um pequeno cobertor de criança e pedi ao criador que o esfregasse bem nos irmaos e na mae, á noite ele sente sempre o cheiro da mae e dos irmaos o que minimiza um pouco a separaçao, é sempre muito importante buscar o cao cedo se possivel de manha para ele passar o dia no seu novo habitat e se possivel antes de anoitecer brincar bastante com ele de forma ele durmir relaxado.

agora dormir da parte de fora nao faça isso, deixe ate que as noites de verao se aproximem para o habituar de forma que ele nao sofra com frio.
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo abr 29, 2012 7:18 pm

reforço o que já foi dito antes... um cachorro de dois meses apenas, com um tempo como tem estado e já está na rua? :|
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

domingo abr 29, 2012 10:11 pm

Tirando o que já foi referido, e dado que quando o levar ao veterinário este certamente lhe dirá que ele não pode ir à rua até ter as vacinas todas em dia, chamava a atenção para o facto de a sociabilização ser crucial para ter um cão equilibrado e feliz!
É verdade que ele não pode nem deve andar na rua antes de concluído o plano vacinal, mas pode perfeitamente levá-lo a passear ao colo, dar-lhe a conhecer vizinhos e amigos, estar numa esplanada com ele, andar de carro, comboio, etc... (isto tudo daqui a umas 2 semanas quando ele já tiver alguma ligação convosco para que se possa sentir seguro ao seu colo. tem de lhe dar tempo para confiar em si)

De resto, dado que tem um labrador, passe bastante tempo com ele. São cães de família, não são para estar no quintal o dia todo...como alguém aqui disse são "dono-dependentes" e é isso que os torna tão excepcionais! :)

Ensine-lhe também alguns truques e brincadeiras ;) é óptimo para a estimulação mental dele, é um excelente exercício (depois dormem que nem uns anjinhos eheh) e é mesmo muito bom para criar laços com ele!
Uma boa escola, que use métodos de reforço positivo, também não era mal pensado :)
SERGIOMGEMP
Registado: sábado abr 28, 2012 10:54 am

segunda abr 30, 2012 5:26 pm

Quero agradecer a vossa colaboração e vou certamente levar em conta as dicas que me indicaram.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção disponibilizada ao meu "problema" :)

Cumpts!
CristinaFR
Registado: quarta mai 02, 2012 8:27 pm

sexta mai 04, 2012 11:17 am

Olá. eu tb sou nova em ser dona de um cãozinho. Eu na primeira semana do spot cometi o erro de o deixar sozinho na cozinha. Ele chorava de duas em duas horas. Até que desisti e meti a cama dele no nosso quarto. teve lá 15 dias. Ficava a noite toda sossegadinho..so se levantava a meio da noite..caladinho..ia beber àgua à cozinha e fzr xixi..e voltava. Passado 15 dias voltou p cozinha e está la ate hoje..dorme a noite toda. Eles no inicio são mto bebes..precisam de tar mto quentinhos junto dos donos. Qd ganham confiança com a casa..já ficam onde os donos querem.
Responder

Voltar para “Cães”