Companhia para o cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tobthestar
Membro Júnior
Registado: terça mai 01, 2012 9:48 am

terça mai 01, 2012 9:56 am

Bom dia

Tenho um cão que vive num apartamento. Já há algum tempo que tenho pensado em arranjar-lhe uma companhia, pois passa algum tempo sozinho.

Não consigo decidir a melhor companhia entre um cão, uma cadela ou um gato.

Gostava de saber se alguém tem experiência em ter vários animais em casa e qual seria a melhor, tendo em conta que o fundamental é que o cão goste (se sinta feliz) com a companhia.

Obrigado

PS: Já agora, também gostava de perguntar qual o melhor produto para limpar os dentes do cão já que a sua boca por vezes cheira um pouco mal. Se existe algum spray 2 em 1 que desinfecte, deixando um hálito agradável.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça mai 01, 2012 9:57 am

O melhor é escolher uma cadela mas terá preferencialmente de ter os dois esterilizados.
Tobthestar
Membro Júnior

terça mai 01, 2012 10:09 am

Porque motivo diz que o ideal seria uma cadela?

A esterilização é que é um problema :( Eu não consigo esterilizar o meu cão. E se for só a cadela esterelizada, não será complicado para ele?

Ele por vezes encontra-se com uma cadela de uns amigos e é maravilhoso, uma festa, só visto. Só que a coitada da cadela é massacrada o dia inteiro, ele não desiste de andar atrás dela, só mesmo quando ela lhe "rosna" é que desiste por 30 segundos.

Já agora, sabe se existe alguma pilula para as cadelas?
sasquatch
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 10:20 am

O relacionamento é sempre muito melhor e muito mais fácil entre animais de sexo oposto.

Não há pilulas para cadelas, há inibidores do cio para usar em situações de urgencia e que usados todos os cios causam cancro. Terá mesmo de esterilizar e assim evitar ninhadas, tumores mamários e complicações uterinas graves.

Já constatou que o seu cão iria estar sempre a chatear a cadela. Se o castrar (uma operação muito simples e que nem é cara) o cão vai ser mais fácil de relacionar-se com a cadela e já agora com todos os outros cães.

Porque é que não consegue esterilizar o seu cão? Suponho que não se trata de um exemplar para reprodução pois não?

Então, o melhor é ter dois animais neutros e não pensar mais em chatices de marcar território, tentar montara cadela, tentar seguir cadelas na rua, etc.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça mai 01, 2012 10:38 am

E se não tem capacidade para manter dois cães felizes (e não falo em termos monetários) é melhor procurar outra solução. :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Tobthestar
Membro Júnior

terça mai 01, 2012 10:48 am

sasquatch Escreveu:O relacionamento é sempre muito melhor e muito mais fácil entre animais de sexo oposto.

Não há pilulas para cadelas, há inibidores do cio para usar em situações de urgencia e que usados todos os cios causam cancro. Terá mesmo de esterilizar e assim evitar ninhadas, tumores mamários e complicações uterinas graves.

Já constatou que o seu cão iria estar sempre a chatear a cadela. Se o castrar (uma operação muito simples e que nem é cara) o cão vai ser mais fácil de relacionar-se com a cadela e já agora com todos os outros cães.

Porque é que não consegue esterilizar o seu cão? Suponho que não se trata de um exemplar para reprodução pois não?

Então, o melhor é ter dois animais neutros e não pensar mais em chatices de marcar território, tentar montara cadela, tentar seguir cadelas na rua, etc.
Bom dia Squash

Obrigado pelos conselhos. O cão não é para reprodução. O problema é precisamente esse, pois se não fosse também acho que não teria dúvidas em arranjar uma cadela, mas não quero a casa cheia de cachorros.

Já agora, isso de estar sempre a tentar montar a cadela é porque não está habiltuado a conviver com outros animais ou é sempre assim? A cadela com quem se encontra às vezes não está com o cio. Se a cadela for esterilizada, já não a vai ter interesse em tentar montá-la?

A esterilização de um cão consiste em torná-lo estéril, mas mantendo os mesmos interesses, ou retiram-lhe algum órgão?

Isto são muitas questões e dúvidas pois nunca tive dois animais. A sua experiência e conselhos são muito bem-vindos.

Obrigado
Tobthestar
Membro Júnior

terça mai 01, 2012 10:51 am

Geight Escreveu:E se não tem capacidade para manter dois cães felizes (e não falo em termos monetários) é melhor procurar outra solução. :roll:
Oi? Porque é que diz que não tenho capacidade? Desculpe, mas está-se a referir concretamente a quê?

:? :? :?
sasquatch
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 12:32 pm

Os cães tentam montar por desejo de manifestar dominância ou mesmo para acasalar.
Se a cadela não estiver fértil ele pode tentar fazer o mesmo para mostrar que manda e claro que ela não vai gostar. Também há cães que estão sempre a tentar fazer isso, seja em que circunstâncias forem.

Na castração retiram-se os testículos do cão. A incisão é mínima, o cão vem para casa passado horas e não tem nada de mais. Ajuda a evitar alguns tumores que ocorrem em machos. Os animais tornam-se mais fáceis de educar, deixam de fazer tanta marcação de território com urina, como perdem a fonte de testosterona ficam menos agressivos e claro que perdem o interesse com cadelas.
Geight
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 12:39 pm

Estou a referir-me à esterilização/castração e à pílula para cadelas.

Se o seu cão está constantemente a chatear a cadela dos seus amigos, provavelmente fará o mesmo com outra, e por isso talvez fosse melhor castrá-lo mas como não é possível, o futuro eventual habitante iria "sofrer" com isso.
A pílula, como já viu a resposta, não deveria ser uma opção para o caso.

Como não pretende fazer criação, o melhor para a convivência entre eles seria esterilizar/castrar ambos e como não o vai fazer, talvez fosse melhor adquirir um gato (não reparei nesse pormenor quando vi o seu post).
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mai 01, 2012 2:22 pm

Se o cão mostra precisar de companhia, deve-se arranjar uma da mesma espécie.

No seu caso, eu arranjaria outro cão, sendo que uma fêmea é preferível. E é preferível porque o seu cão, pelo que diz, é dominante e pode entrar em guerra com outro macho que entre no seu território.

Por outro lado, se introduzir um gato em casa, ele poderá encará-lo como provável caça, o que não lhe trará o benefício que pretende.

Quanto às esterilizações, informe-se junto do seu veterinário.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça mai 01, 2012 2:30 pm

Tobthestar Escreveu:Porque motivo diz que o ideal seria uma cadela?

A esterilização é que é um problema :( Eu não consigo esterilizar o meu cão. E se for só a cadela esterelizada, não será complicado para ele?

Ele por vezes encontra-se com uma cadela de uns amigos e é maravilhoso, uma festa, só visto. Só que a coitada da cadela é massacrada o dia inteiro, ele não desiste de andar atrás dela, só mesmo quando ela lhe "rosna" é que desiste por 30 segundos.

Já agora, sabe se existe alguma pilula para as cadelas?
Porque é que não consegue castrar o seu cão e no entanto seria capaz de o mandar fazer a uma fêmea?
Não sabe que a castração da fêmea é muito mais invasiva que a do macho?

Pilulas para cadelas ou gatas são perigosas, podem provocar tumores.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Tobthestar
Membro Júnior

terça mai 01, 2012 3:26 pm

Boa tarde

Estive a almoçar. Peço desculpa por só agora estar a responder.

Vou tentar explicar e perguntar, pode ser que saibam responder. Quando se tira os testículos ao cão ele continua a ter, desculpem "erecção e interesse sexual"?

Eu não queria castrar porque o cão não é bébé... É mesmo com convicção pessoal, causa-me imensa confusão.

Quanto a esterilizar a cadela, se optasse por esta hipótese, penso que não seria tão agressivo uma vez que pretendo adquirir um bébé, seja gato, cão ou cadela.

Ou seja, segundo entendi o meu cão tenta cobrir a cadela mesmo que ela esteja esterilizada? É isso? E conseguiria conviver melhor com uma cadela esterilizada, tendo em conta a sua frustração, ou com um macho? Sendo que ambos iriam para minha casa em bébés, portanto cresceriam com o meu cão.

O meu cão é pequenino, de uma ternura extrema. Seria incapaz de fazer mal a uma mosca.

Portanto gatos está fora de questão?

PS: PAra que se perceba melhor, o meu cão não tenta cobrir as cadelas todas. Ele não se relaciona com nenhum cão nem cadela. Nos encontros ocasionais de rua, ou ignora ou começa a ladrar, seja cão ou cadela. Só com a dos meus amigos, que conhece desde bébé é que faz isso...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça mai 01, 2012 3:36 pm

Não, gatos não estão fora de questão, pelo contrário. Mas se quer dar companhia ao seu cão, essa companhia deve ser uma da mesma espécie, com as mesmas necessidades e comprtamentos.

Quanto à esterilização do seu cão, ela vai retirar-lhe o interesse sexual e impedi-lo se reproduzir (por motivos óbvios), mas não influencia a dominância. Mesmo que o torne mais parado e pachola.

Volto a dizer: fale com o seu veterinário. Melhor do que as opiniões recebidas aqui, oiça o que ele tem a dizer-lhe, tanto os prós como os contras.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Tobthestar
Membro Júnior

terça mai 01, 2012 3:44 pm

Floripes2 Escreveu:Não, gatos não estão fora de questão, pelo contrário. Mas se quer dar companhia ao seu cão, essa companhia deve ser uma da mesma espécie, com as mesmas necessidades e comprtamentos.

Quanto à esterilização do seu cão, ela vai retirar-lhe o interesse sexual e impedi-lo se reproduzir (por motivos óbvios), mas não influencia a dominância. Mesmo que o torne mais parado e pachola.

Volto a dizer: fale com o seu veterinário. Melhor do que as opiniões recebidas aqui, oiça o que ele tem a dizer-lhe, tanto os prós como os contras.
Boa tarde

Pois eu não queria nada mesmo esterilizar o meu cão, seria a última opção. Gostaria que me informassem se o cão iria andar sempre atrás da cadela, a tentar cobri-la, teendo em conta que a conheceria desde bébé. E também gostaria de saber se fosse um macho, se iriam comportar-se como dois irmãos/amigos?

Ok obrigado pela dica de ser da mesma raça ... Valeu.
Geight
Membro Veterano

terça mai 01, 2012 4:21 pm

Depende muito dos próprios animais: machos com machos e femeas com femeas tendem a ter mais brigas, pelo que cão com cadela é a combinação ideal... mas nem sempre é o caso, há cães que simplesmente se dão bem e se o seu não é agressivo/dominante e irá adquirir um cachorro, não me parece que o sexo do novo habitante seja importante. :wink:

Não sei se sabe mas se optar por um cão ou cadela, tem mesmo de o castrar/esterilizar e tal coisa só se faz quando eles têm por volta dos 7 meses.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”