Reprodução, prós e contras
Moderador: mcerqueira
Desde criança que tenho animais e umas das coisas que sempre me fascinou foi a sua reprodução.
Fico um bocado surpreso quando aqui no fórum se defende recorrentemente a castração, a esterilização, mesmo com cães de raça pura.
Fico com a sensação que se pretende defender os “bons” criadores, que apesar das melhores práticas e de todo o amor que têm pela raça, não deixam de ser negociantes de animais.
Estes criadores normalmente vendem os cães a preços inacessíveis à maioria da população, o que também vai potenciar o mercado paralelo, dos animais ditos de qualidade inferior.
Se as pessoas não se importam se o cachorro tem a cauda 1cm mais comprida ou se o stop não está bem definido, mas no geral o cão representa aquilo que pretendem, será lícito condenarmos a reprodução destes cães só porque não são o melhor exemplar do estalão? Não será um proteccionismo exagerado do estalão (que foi definido por nós e não pela natureza)
Quanto à qualidade de vida, parece-vos que terão uma vida “normal” estes animais castrados ou esterilizados?
Fico um bocado surpreso quando aqui no fórum se defende recorrentemente a castração, a esterilização, mesmo com cães de raça pura.
Fico com a sensação que se pretende defender os “bons” criadores, que apesar das melhores práticas e de todo o amor que têm pela raça, não deixam de ser negociantes de animais.
Estes criadores normalmente vendem os cães a preços inacessíveis à maioria da população, o que também vai potenciar o mercado paralelo, dos animais ditos de qualidade inferior.
Se as pessoas não se importam se o cachorro tem a cauda 1cm mais comprida ou se o stop não está bem definido, mas no geral o cão representa aquilo que pretendem, será lícito condenarmos a reprodução destes cães só porque não são o melhor exemplar do estalão? Não será um proteccionismo exagerado do estalão (que foi definido por nós e não pela natureza)
Quanto à qualidade de vida, parece-vos que terão uma vida “normal” estes animais castrados ou esterilizados?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Venha perguntar à minha cadela se faz uma vida normal ou a incomoda não ter cios.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am
Já há demasiados cães sem dono para se apoiar a reprodução de rafeiros ou de exemplares supostamente de raça. Não só serve para aumentar uma população já de si demasiadamente grande de cães, como serve para estragar as raças em todos os aspectos (morfológicos e temperamentais).
Poderia pedir à minha cadela (que tem uma vida normal e que tem cios) para perguntar à sua, mas como os cães normalmente são um reflexo dos donos, temo que a sua não iria entender a pergunta.marianamar Escreveu:Venha perguntar à minha cadela se faz uma vida normal ou a incomoda não ter cios.
Não veja isto como um ataque pessoal, mas sinceramente...se não tem uma experiência ou conhecimento para partilhar, por favor, não estrague o tópico com ruído.
As raças não são definidas pela natureza.
São definidas por um estalão e criar animais saudáveis e perfeitos e adequados a uma funcionalidade determinada por esse estalão, custa caro e exige trabalho, sacrificio e conhecimentos que os criadores de animais baratos fora de estalão, não conhecem e não praticam.
Daí que o preço dos bons criadores seja fora do alcance de muita gente.
Fazer dinheiro fazem os criadeiros que não respeitam regras, não pagam o que os outros pagam, não vão a concursos, não compram bons reprodutores, não respeitam periodos de descanço para as cadelas, não gastam nem no desparasitante e depois ainda levam roda de beneméritos por criarem animais sem saúde nem qualidade mas que enchem de alegria e importância quem quer armar aos cucos com um cão da moda sem ter dinheiro por vezes para pagar ração ou vacinas!
Dado que a grande maioria dos cães é rafeiro, o que propõe?
Ter as cadelas a parir á força toda para cães e cadelas serem muito felizes, ou ter os animais inteiros mas a guardar voto de castidade?
São definidas por um estalão e criar animais saudáveis e perfeitos e adequados a uma funcionalidade determinada por esse estalão, custa caro e exige trabalho, sacrificio e conhecimentos que os criadores de animais baratos fora de estalão, não conhecem e não praticam.
Fazer dinheiro fazem os criadeiros que não respeitam regras, não pagam o que os outros pagam, não vão a concursos, não compram bons reprodutores, não respeitam periodos de descanço para as cadelas, não gastam nem no desparasitante e depois ainda levam roda de beneméritos por criarem animais sem saúde nem qualidade mas que enchem de alegria e importância quem quer armar aos cucos com um cão da moda sem ter dinheiro por vezes para pagar ração ou vacinas!
Dado que a grande maioria dos cães é rafeiro, o que propõe?
Ter as cadelas a parir á força toda para cães e cadelas serem muito felizes, ou ter os animais inteiros mas a guardar voto de castidade?
Eu sou contra a esterelizaçao por comodismo, porque para mim um organismo vivo é um sistema muito composto, que interactua na sua totalidade, logo não faz sentido eliminar órgãos importantes, que interactuam com o resto do corpo via hormonas.
Mas também não nos podemos esquecer que não estamos a falar em termos de animais selvagens, onde estes estão sujeitos a selecção natural e as leis da vida. O homem criou um ambiente que nada tem a ver com um ecossistema natural, por isso havendo um sobrepopulação de cães e gatos nas cidades, sim, porque os canis estão cheios, não faz sentido as pessoas pensarem na "beleza da reprodução". Deixem os criadores criarem bons cães, em boas condições e com todos os cuidados necessários, e desfrutem do vosso amigo de 4 patas.
Mas também não nos podemos esquecer que não estamos a falar em termos de animais selvagens, onde estes estão sujeitos a selecção natural e as leis da vida. O homem criou um ambiente que nada tem a ver com um ecossistema natural, por isso havendo um sobrepopulação de cães e gatos nas cidades, sim, porque os canis estão cheios, não faz sentido as pessoas pensarem na "beleza da reprodução". Deixem os criadores criarem bons cães, em boas condições e com todos os cuidados necessários, e desfrutem do vosso amigo de 4 patas.
Última edição por Teffie em quarta mai 02, 2012 3:15 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Eu não critico quem é a favor das esterilizações nem quem é contra. São opções pessoais e cada um saberá fundamentar a sua.
Agora relativamente à sua questão a minha resposta é sim, estes animais (esterilizados) têm uma vida normal. Já tive animais nas duas situações e não vejo diferença nenhuma no que se refere à qualidade de vida. Claro que há as vantagens e as desvantagens mas essas são conhecidas, estudadas e bem fundamentadas, cabe a cada um ponderar e tomar uma decisão.
Agora relativamente à sua questão a minha resposta é sim, estes animais (esterilizados) têm uma vida normal. Já tive animais nas duas situações e não vejo diferença nenhuma no que se refere à qualidade de vida. Claro que há as vantagens e as desvantagens mas essas são conhecidas, estudadas e bem fundamentadas, cabe a cada um ponderar e tomar uma decisão.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
Não tenho dúvidas que o preço seja justo, e cada um vende ao preço que entender. Eu por exemplo, quando comprei a minha cadela foi num criador e não foi nesses que vendem a saldo.sasquatch Escreveu:As raças não são definidas pela natureza.
É bem provável que venha a ter uma ninhada e que até me torne criador...quem sabe. Vou procurar o melhor macho que encontrar/pagar para fazer a reprodução. Mas mesmo assim, penso que a maioria condenará esta atitude.
Não proponho nada, espero que cada dono seja consciente e tenha noção da sua realidade. Eu por exemplo, tive uma rottweiler que nunca pariu mas também não foi esterilizada.sasquatch Escreveu: Dado que a grande maioria dos cães é rafeiro, o que propõe?
sasquatch Escreveu:E a sua cadela gosta de no cio querer um macho e não ter?
Nunca reparei em qualquer mudança de comportamento por parte da cadela durante o cio, a não ser o ir limpar as partes intimas com mais frequência.

Muitos criadores com os quais falei dizem que uma cadela nao deve procriar no primeiro cio, nem deve procriar em todos os cios, porque o organismo tem de recuperar, e muitos deles têm apenas 2-3 ninhadas da mesma cadela, fazendo as contas, acho que a cadela passou a maior parte dos cios a sofrer porque queria um macho...

É a minha opinião.
Sou totalmente contra a castração. Aceito a esterilização desde que não implique castração. É uma crueldade que modifica todo o sistema psicologico e hormonal do animal. Tantos direitos dos animais (a maioria não passa de tretas) e depois castram-nos!
Os direitos dos animais são dos assuntos com mais hipocrisia que podem existir
Cumprimentos
Francisco Bica
Os direitos dos animais são dos assuntos com mais hipocrisia que podem existir
Cumprimentos
Francisco Bica
Concordo!bhess Escreveu:Eu não critico quem é a favor das esterilizações nem quem é contra. São opções pessoais e cada um saberá fundamentar a sua.