O 1ºpasseio do cachorrinho!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

quinta nov 06, 2003 1:54 pm

Boa tarde a todos:

Hoje vou começar a passear a minha cadelinha na rua, mas pelas poucas vezes que a trouxe à rua ela n fez nada, há alguma maneira para ela perceber que é na rua que tem de começar a fazer as suas necessidades? e ela quando se cruza com algum cão ela encolhe-se e começa a ganir muito, como acham que possa tirar este medo pelos outros animais (porque ela não tem só esta reacção com os cães também tem com outros animais).

Obrigado a todos e tenham um bom dia. :)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta nov 06, 2003 2:15 pm

O Dylan, quando saiu à rua pela primeira vez (aos 3 meses) quase não queria caminhar de tanto medo que tinha, o coitadinho tremia e ficaba ao pe de mim, mas com mimos e mostrando-le que não havia nada que temer, foi ganando confiança, e agora é mesmo um malandro
Um treinador a quem eu perguntei no jardim dissera-me que tivesse paciência até ele fazer chichi na rua pela primeira vez, e que então lhe fizesse festas e miminhos e alguma palavra que eu costumasse usar quando ele fazia algo bem (lindo, o muito bom, o coisa assim). E desde esse dia dizer NÂO quando fizera chichi dentro de casa para ele perceber a diferença.
Adaptousse rápido, embora continue a fazer chichi na varanda as veces, quando a gente não o leva à rua a tempo :?

Parabens, e desfrutem dos passeios!

Alicia
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta nov 06, 2003 2:23 pm

Mas não a levou logo à rua quando a recebeu?

Deve ser esse o caso, por isso é normal ela ter receio da rua, dos animais, etc. Passou muito tempo sem contacto.

Para ela fazer as necessidades na rua, leve-a de manhã e após a refeição, e espere. Não se vá embora sem ela fazer o serviço, e como já referiram, recompense.

Para se habituar aos outros cães, não permite que eles a incomodem. No máximo só a podem cheirar. Um movimento mais brusca de brincadeira pode assustar. Habitue-a a se aproximar aos animais e para isso vá sempre você à frente. Tem de chegar primeiro ao outro animal, tem de se aproximar dele e afaga-lo. Assim o seu sabe que se pode aproximar também. Se mesmo assim não resultar, com um biscoito na mão faça com que se aproxime. Quando estiverem juntos, dê o biscoito e recompense verbalmente e com festas (não na cabeça). Depois mesmo sem biscoito faça com que ela siga a sua mão até chegar próximo ao outro cão. Sempre que ela estiver a ser cheirada ou a cheirar ou a brincar, recompense sempre verbalmente e com festas. Se ela começar a recuar, ladrar ou levantar o pelo, nunca recompense.

O essencial é não permitir que ela se assuste. Cuidado com os cães soltos que podem magoá-la com as correrias.
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta nov 06, 2003 4:30 pm

KROZ Escreveu: Mas não a levou logo à rua quando a recebeu?
Oh kroz! isso nem parece pergunta sua!!

Então a cadelita não tem que ter as vacinas todas para poder ir á rua?? ;)
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

quinta nov 06, 2003 4:44 pm

Os cães não precisam do programa de vacinação completo para, nos braços do dono por exemplo, ou em passeios de carro, se irem ambientando ao que no futuro os vai rodear: a "ver" outros animais, aos barulhos dos carros, crianças, pessoas em geral e a todo o tipo de situações que mais tarde o levem a amedrontar-se...como parece que aconteceu...

Correndo o risco de meter o pé na argola, acho que o Kroz não se referia "a ir à rua" no sentido de fazer as necessidades.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta nov 06, 2003 5:23 pm

NRC,

Eu acho que tem toda a ração, o Kroz deve ter querido dizer isso.
Eu desde que recebia a Goldie levei ao colo para tudo quanto era lado, de carro, a pé... sempre que podia e os locais o permitiam ela ía comigo.

Em relação ao Xi-xi, às vezes leva tempo, mas se o passear bastante, ele avaba por cheirar onde os outros fazem e vai acabar por fazer.
É preciso, sempre, paciência e muito amor...
KROZ
Membro Veterano

quinta nov 06, 2003 7:50 pm

Enganaram-se todos :)

Eu referia mesmo andar com o cão no chão e em contacto com outros seres vivos, mas claro com o devido cuidado e selecionando os contactos.

Eu nunca espero para acabar a primo vacinação. Para mim isso é um erro pois estamos a habituar o cão a fazer as necessidades em casa e corremos o risco de ficar com um cão nada sociável, o que em raças grandes pode ser desastroso.

O meu pinscher já é o que é... e se tivesse ficado até aos 4 meses em casa... ui... que maravilha!

Se o cão for de imediato à rua assim que o temos, fica muito mais sociável e não ganha medos tal como o cão do membro que abriu o tópico.

É preciso é ter cuidado para não haver contacto com cães desconhecidos e não deixar o cão andar muito nas ervas para que não coma nada. E ainda se aproveita para o cão se habituar desde cedo a vir ao chamamento do dono.

Para mim só há vantagens. Ambos os cães vinham ao meu chamamento aos 3 meses. Há ai pessoas que nem aos 2 anos...
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

quinta nov 06, 2003 8:29 pm

Concordo com o KROZ! Não podemos atrasar a sua sociabilizaçao, que deve ser feita logo no primeiro mes (mas atenção!) com todos os cuidados devido à fragilidade do cachorro!
Tive sorte com o meu Senna, pois sempre o visitei desde o seu primeiro dia ao canil e as suas primeiras saidas, dentro do recinto do canil, foram feitas sobre o olhar atento e ladrar de uma duzia de Pastores Alemães, pois o seu criador também cria Pastores e em larga maioria (2 para 10)! Isto de certeza absoluta que o ajudou na socializaçao com outros animais!
(por acaso tenho uma foto muito engraçada que mostra os primeiros contactos feitos pelo Senna, que irei por no meu album)

Quanto às saidas temos que ter muita paciencia, nem que seja a apanhar um pouco de frio logo pela manha à espera que o nosso canito se "alivie", e concerteza recompensa-lo no fim de ele fazer as suas necessidades!
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta nov 06, 2003 9:20 pm

kroz,
[i]Para mim só há vantagens. Ambos os cães vinham ao meu chamamento aos 3 meses. Há ai pessoas que nem aos 2 anos...[/i]
ha pessoas?? :D

concordo, eu tb tento sempre socializa-los o quanto antes!
quanto à pergunat inicial deste post: mais uma vez o kroz ta em grande, subscrevo!
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta nov 06, 2003 9:56 pm

Desculpem lá meus amigos mas vão-me explicar onde é que vão buscar um cão bem socializado se este apanhar esgana ou parvovirose!

Se calhar o que aconteceu foi que esta cadelinha saiu muito cedo da ninhada! Essa sim é das socializações mais importantes na vida de um cachorro!

Agora correr riscos????? Eu não corro! :o
Última edição por Megaran em quinta nov 06, 2003 10:30 pm, editado 1 vez no total.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta nov 06, 2003 10:12 pm

Eu fui buscar a Bianca com dois meses.
Saía com ela ao colo para todo o lado.
Ia à praça e à praia, passeava pela cidade.
Assim, sociabilizava-a (pensava eu) sem que ela corresse riscos.
Ficou medrosa e mimada (queria subir ao meu colo por tudo e por nada)... :? :oops:

Quando a levei de trela à rua, pelo próprio pé, fez uma birra enorme.
Nem aceitava a trela, nem o facto de estar no chão.
Cometera um enorme erro. :o :p

Fez uma adaptação difícil e algo chata, mas consegui eliminar o mau hábito.
Hoje em dia nem liga à trela, mas continua a adorar colo.
Mas nem eu consigo com ela ao colo (pesa imenso, já) nem ela cabe no mesmo (está enorme). 8) :D

Quanto a o que eu farei quando tiver o próximo cão... bem, vou concerteza passeá-lo, desde cedo, pela trela e sem colo! :| ;)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quinta nov 06, 2003 10:14 pm

aligra Escreveu:Adaptousse rápido, embora continue a fazer chichi na varanda as veces, quando a gente não o leva à rua a tempo
Aligra, que idade tem o seu cachorrito? É que a minha Rebeca também é assim, também já percebeu que na rua é correcto, mas ainda não percebeu que em casa é errado! E já tem 5 meses! Será muita idade para ainda não ter aprendido?

:o
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quinta nov 06, 2003 10:18 pm

Olá!

A mim já me disseram que os cães só se "conseguem controlar" perto de um ano de idade... :roll:

Já agora gostaria que algum forista mais entendido desse a sua opinião.

Obrigada :)
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta nov 06, 2003 10:28 pm

Megaran,

concordo plenamente que nao vale a pena correr riscos desnecessarios...
m,as andar com o cachorrinho sp ao colo, ou mante-lo mt tempo dentro de casa tambem nao eh positivo...
é como em tudo, no meio é q tá a virtude... nem tanto ao mar nem tanto à terra!

Quanto à idade até à qual eles não se controlam... n sei dados cientificos, mas julgo que depende do cao e da educação...
KROZ
Membro Veterano

quinta nov 06, 2003 11:07 pm

Megaran Escreveu: Desculpem lá meus amigos mas vão-me explicar onde é que vão buscar um cão bem socializado se este apanhar esgana ou parvovirose!

Se calhar o que aconteceu foi que esta cadelinha saiu muito cedo da ninhada! Essa sim é das socializações mais importantes na vida de um cachorro!

Agora correr riscos????? Eu não corro! :o
Só apanha se deixarem... se os meus não têm vacinas, não têm contacto com cães desconhecidos.

De resto as hipóteses de haver problemas são minimas e eu prefiro um cão educado, a fazer as necessidades na rua e bem sociabilizado.

Pensam que os criadores têm sempre os cães fechados em casa? :)
Muitos dos vossos canitos já andaram na rua antes de irem para vocês.
Não se esqueçam que muitos criadores têm canis em moradias, e os cães muitas vezes andam soltos em locais onde podem estar ratos ou outros bichos. Não me refiro a todos claro, mas muitos sei que os deixam estar à vontade. Depois vocês fecham-os em casa :)
Última edição por KROZ em quinta nov 06, 2003 11:11 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”