cães de caça são bons cães de companhia?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cães de caça são bons cães de companhia?

Votação encerrada em sexta jun 08, 2012 7:43 am

sim
36
92%
não
3
8%

Total de votos: 39
Dvicente
Membro Júnior
Registado: sábado mar 07, 2009 10:05 am

quarta mai 09, 2012 7:43 am

Bom dia a todos, como indica o titulo tenho aqui uma curiosidade será que os cães denominados "cães de caça" serão bons cães de companhia para se ter em casa/apartamento, dou o exemplo como podengo, pointer, perdigueiro,Épagneul Bretão...
Na altura e que fui buscar o meu pequenito ofereciam me um podengo mas disseram me logo que não era animal para se ter em casa e assim e como ainda era novo adoptei outro animal, e hoje estava aqui com essa duvida que gostavam que me esclarecessem.
Cumprimentos
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta mai 09, 2012 7:58 am

Ser ou não de raça não tem nada haver com ser ou não um bom cão de companhia. O temperamento do animal já tem!

E cada raça tem o seu temperamento mas ainda assim julgo que todas são compativeis para ser cão de companhia DESDE QUE sejam temperamentos compativeis com o do próprio dono e estilo de vida deste (por exemplo, um cão que requeira muito exercicio fisico e mental não é para qualquer um e pode ser considerado mau cão de companhia por muitos).

Não sou expert nisto mas penso que faz sentido.
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

quarta mai 09, 2012 8:03 am

Melhor cão de companhia que um Golden Retriever?
Um Labrador?
E tantos outros...
Na minha opinião podem e são cães de companhia.
daisy96
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2008 8:17 am

quarta mai 09, 2012 8:11 am

DVicente para mim qualquer que seja a raça são sempre cães de companhia. :wink:
Mas respondendo á pergunta que fez , neste momentos tenho dois SRD ele uma mistura de perdigueiro com braco e ela uma mistura de podengo com epagnhol e posso lhe dizer que são os melhores companheiros :wink:
Essa conversa "cheira-me " a caçador :evil: perdoem-me se estou a julgar injustamente mas.... conheço muitos e infelizmente para eles um cão só serve para a caça :evil: como FELIZMENTE estes dois nunca serviram para a caça na 1 oportunidade pedi que mos dessem resposta imediata - Leva-os só dão despesa e nem para a caça servem :evil:
Resumidamente tenho os cães mais doces e meigos deste mundo, são os meus bebes , os meus filhos patudos. :wink:
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta mai 09, 2012 9:47 am

Todos eles serão uma boa companhia, mas não tenho dúvidas que há raças que se adaptarão melhor á vida de apartamento que outras.

O melhor é ler um pouco sobre as raças em questão.

Como já foi falado, o Labrador é uma excelente companhia e é também um cão de caça.
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quarta mai 09, 2012 10:13 am

Na minha opinão os cães de caça são optimos cães de companhia, normalmente o problema são as pessoas que os escolhem para tal.
São cães que precisam de muito exercico, e se não o fazem como qualquer cão tornan-se destruidores e não são cães para ter em apartamentos, um pointer por exemplo foi feito para caçar a galope um dia inteiro e sendo assim na maioria das vezes não fazem o exercicio necessario.E não falando que a maioria tem uma enorme paixão pela caça e sendo animais de companhia são privados de o fazer.
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

quarta mai 09, 2012 10:46 am

Cães da caça sim, caçadores não...
jPrudencio
Membro
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quarta mai 09, 2012 10:56 am

Se não fossem os caçadores não existiam cães de caça.
Dvicente
Membro Júnior

quarta mai 09, 2012 12:07 pm

daisy96 , não cheira nada a caçador , o único sitio onde caço é no prato, simplesmente fiz esta questão por curiosidade, o meu SRD também é cruzado de um caça e não tem nada a ver.
Simplesmente estou a questionar se privando estes caçadores exímios não iria afectar o comportamento deles, visto estar no génese dele.
Fique claro que eu não estou a pensar ir buscar nenhum cão de caça é apenas uma curiosidade que tinha e queria a opinião das outras pessoas.
Quando ao labrador apesar de caçador já a muitos anos que é dos principais cães de companhia pode ter vindo ao longo do tempo a perder aquele instinto de caça.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 09, 2012 12:12 pm

São excelentes cães de companhia mas apenas para quem tem tempo e pedalada para eles. Se a ideia é sofá, xixi, xixi, sofá, esqueça o sofá, já era e o cão passa a ser um problema duro de roer e insuportável de aturar.
Adoro a maioria dos cães de caça e até me arrepiam estas imagens. Meus maravilhosos podengos.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta mai 09, 2012 12:18 pm

O que é ser cão de companhia? Todos os cães têm capacidade de comunicar com os humanos, de uma forma muito eficaz. Todos foram usados para uma determinadas tarefa, aliás é dai que surgem os grupos de cães, os cães de parar pertencem ao grupo 7, por exemplo. Mas a questão é que sejam de que grupo forem têm de ser treináveis, educáveis, por isso, dependendo da raça serão mais ou menos. Na minha opiniãop depende mais da raça do que do grupo. Tenho Epagneuls Bretons há 24 anos, tive-os em casa como cães de caça e companhia e agora como cães de companhia e treino desportivo... para mim esta raça é a mais versátil que existe, apenas não serve como cão de pastoreio e guarda, de resto poderemos ter um Epagneul para o que quisermos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta mai 09, 2012 12:35 pm

O Epagneul Breton, por exemplo, é um excelente cão de companhia...
jPrudencio
Membro

quarta mai 09, 2012 12:58 pm

Como a forista Argay disse o problema é mesmo ter pedalada para eles, eu tenho um setter Inglês com 1 ano e ele tem uma energia incrivel, (isto em dias não muito quentes, porque ele sofre imenso com o calor) mas a altura em que ele é mais feliz é quando está no campo a caçar, pois foi para isso que ele nasceu.
daisy96
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2008 8:17 am

quarta mai 09, 2012 12:59 pm

Dvicente Escreveu:daisy96 , não cheira nada a caçador , o único sitio onde caço é no prato, simplesmente fiz esta questão por curiosidade, o meu SRD também é cruzado de um caça e não tem nada a ver.
Simplesmente estou a questionar se privando estes caçadores exímios não iria afectar o comportamento deles, visto estar no génese dele.
Fique claro que eu não estou a pensar ir buscar nenhum cão de caça é apenas uma curiosidade que tinha e queria a opinião das outras pessoas.
Quando ao labrador apesar de caçador já a muitos anos que é dos principais cães de companhia pode ter vindo ao longo do tempo a perder aquele instinto de caça.
DVicente talvez não me tenha expressado bem :oops: , quando mencionei caçador referia-me a quem lhe disse que cão de caça não serve para companhia , não a si :wink:
Dvicente
Membro Júnior

quarta mai 09, 2012 1:06 pm

Compriendido daisy :) foi um mal entendido xD
Penso que a minha duvida esta tirada podem sim ser cães de companhia tem é necessidades especial, mas energia para gastar e uma maneira de estar diferente?
E não acham que é importante continuar a dar lhes liberdade para terem o seu instinto de caça saciado?

O meu também sofre muito com o calor :( no verão ligo quase sempre uma ventoinha ligada onde ele costuma estar para arrefecer (claro que não a ligo virada para o cão é so para dar ambiente :) )
Responder

Voltar para “Cães”