Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

segunda mai 14, 2012 8:38 am

Olá a todos acabei de me registar, faz hoje uma semana que descobri que a minha cadelinha de dois anos tem leishmaniose estamos de rastos :( gostaria muito de saber quem está a passar por isto tb e se há casos de sucesso por aqui.
Obrigado
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda mai 14, 2012 10:53 am

Tenho muito pena! Não a posso ajudar, apenas desejar boa sorte!
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

segunda mai 14, 2012 11:35 am

Lamento muito. :cry:

Infelizmente sei o quanto é terrível receber uma notícia destas. :cry:

Tive um canito (Martim) que resgatei dum canil que tinha leish mas, quando descobrimos que era portador desta doença, infelizmente já tinha insuficiência renal. :cry:

Esteve comigo 4,5 anos e até ao agudizar da doença (Abril de 2011), teve uma vida perfeitamente normal. Só a partir de fins de Junho é que as coisas começaram a piorar e, infelizmente faleceu em Agosto/2011. :cry: :cry:

Em contrapartida, tenho uma outra cadelita (Estrelita) que também tem leish mas, como a mesma lhe foi diagnosticada logo no princípio, felizmente não tem nenhum orgão afectado e faz uma vida perfeitamente normal, tomando medicação diária depois de ter feito o tratamento com gluc***.

Tudo depende do animal, da fase em que foi detectada a doença ... são vários os factores mas, assim como eu tenho a Estrelita com esta doença há dois anos, há por aqui mais foristas também com animais com leish, os quais levam também uma vida perfeitamente normal. :wink:

Sei de casos em que os animais tinham leish e, viveram sempre com qualidade de vida, acabando por falecer ou de velhice ou com outras maleitas.

Desejo TODA a sorte do mundo para a sua canita e, apesar do abalo por que estão a passar com a notícia, está na hora de "arregaçarem as mangas" e lutarem por ela. :wink:

Vá dando notícias e BOA SORTE. :wink:
Piranhita
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 1:59 pm

Ela vai começar pra semana a dar umas injeções glucantime e tb já está a tomar 4 comprimidos por dia zurin, espero que corra tudo bem.
Obrigado
carina7
Membro Júnior
Registado: segunda mar 19, 2012 4:38 pm

segunda mai 14, 2012 2:05 pm

Olá Boa tarde

Tenho conhecimento de uma cadela que tem essa doença já esteve muito mal mas de momento está fora de perigo.Têm é que tomar um comprimido para o resto da vida mas isso é o menos.

Boa sorte
PUMAGTO
Membro Júnior
Registado: domingo ago 14, 2011 10:29 pm

segunda mai 14, 2012 3:23 pm

Piranhita é uma notícia de deixar qq pessoa de rastos. Aguenta firme que vai correr tudo bem. :wink:
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda mai 14, 2012 3:29 pm

Piranhita Escreveu:Olá a todos acabei de me registar, faz hoje uma semana que descobri que a minha cadelinha de dois anos tem leishmaniose estamos de rastos :( gostaria muito de saber quem está a passar por isto tb e se há casos de sucesso por aqui.
Obrigado
Muita força!

Sara
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda mai 14, 2012 3:38 pm

Há uns largos anos fui FAT de um cão encontrado na rua em avançado estado de leishmaniose. Quando mo trouxeram, já tinham feito muito trabalho com ele, pois disseram-me que era uma "pasta de caspa" pegada, que já não trazia, para além das várias feridas nos flancos e nas orelhas, que teimavam em não fechar.

E quando finalmente se conseguiu que sarassem essas, depois de várias vezes reabrirem, passaram para a cauda. O animal pingava-me a casa toda com sangue, quando se sacudia enchia-me as paredes de respingos de sangue até meia altura, enfim, um drama.

Ao fim de uns três meses nisto, lá se conseguiu controlar a leish e estabilizar a saúde dele. Acabou por arranjar dono e veio a morrer alguns anos mais tarde de algo que não estava relacionado com a leish.

Ora, a sua cadelinha não chegou a este estado, com certeza. Está a ser tratada, é jovem e é estimada, portanto tem todas as razões para não desesperar. Ela vai viver ainda muitos anos com uma qualidade de vida igual à que teria se não sofresse de leishmaniose. E todos os dias se fazem progressos em medicina, portanto, há que confiar no vet e nela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
saraestrelo
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 4:09 pm

Piranhita Escreveu:Olá a todos acabei de me registar, faz hoje uma semana que descobri que a minha cadelinha de dois anos tem leishmaniose estamos de rastos :( gostaria muito de saber quem está a passar por isto tb e se há casos de sucesso por aqui.
Obrigado
Já agora como descobriu a doença? Por rastreio de rotina ou a cadelinha teve sinais da doença?

Sara
Argguida
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 4:16 pm

O facto dum animal não apresentar sintomas não quer dizer que não esteja infectado. :cry: :cry:

Tanto o Martim como a Estrelita não tinham nenhum sintoma. :cry: Descobriu-se por mero acaso. :cry:
saraestrelo
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 4:41 pm

Pois disso é que eu tenho medo :( Porque pelo que tenho lido a doença tem um grande período de incubação e o cão pode estar assintomático durante muito tempo, por isso é que eu gostava de saber em que situações é que detectaram a doença.
Piranhita
Membro Veterano

terça mai 15, 2012 8:13 am

A doença foi descoberta por acaso, levei a minha pequena ao vet pra ela doar sangue pra outro cão e antes da transfusão fizeram o despiste da doença e acusou.
Argguida
Membro Veterano

terça mai 15, 2012 8:38 am

No meu caso com o Martim quando ele foi adoptado esteve dois dias no vet a fazer exames a tudo incluindo à leish, tendo dado negativo.

Passado um ano e, como começou a coxear, melhorou e voltou a coxear, uma forista daqui levou-me ao vet dela (o meu actual :D :D ) e este, após um exame completo ao Martim suspeitou que ele tinha leish. De imediato fizémos os exames, os quais infelizmente deram positivo.

Segundo o meu vet, de certeza que o Martim quando saíu do canil já tinha esta doença e, como ele tinha umas feriditas quando saíu, se tivesse sido ele a vê-lo naquela altura, teria feito mais exames. :cry: :cry:

Nunca o Martim teve qualquer tipo de sintoma (peladas, emagrecimento, crescimento exagerado de unhas, nada de nada) :cry:

Com a Estrelita foi um pouco diferente. Ela saíu do canil com vários problemas de saúde começando pela febre da carraça, displasia da anca. Fez os testes da leish e deram negativos mas mesmo no border-line. Passados uns tempos repetiu e, desta vez deram negativos mas, como ela tinha tido febre da carraça, tanto o laboratório como o veterinário disseram que, se assim quisesse e por excesso de zelo, poderia repetir os testes 6/7 semanas depois. Foi o que fiz quando ela foi internada para ser operada à displasia. Aí não só a leish deu positiva como deu positiva para a dirofilariose. :cry: :cry:

A Estrelita também nunca teve nenhum sintoma da doença. Descobriu-se por acaso. :cry:

Penso que a melhor forma de se ir controlando a situação é para além obviamente da protecção que não deve falhar, no final do verão fazer testes de controlo pois, como sabemos, a protecção náo é infalível. :cry: :cry:
saraestrelo
Membro Veterano

terça mai 15, 2012 8:48 am

Obrigada pelos vossos testemunhos. Acho que no final deste verão vou fazer o rastreio, o meu cão foi adoptado com 1 ano e meio portanto não sei o historial dele antes disso e sinceramente quando o adoptei metia só as pipetas e não tinha informações suficientes sobre a leishmaniose e ele sempre andou muito pelo campo, mesmo no verão.
Obrigada mais uma vez e força com os vossos patudos,
Sara
Argguida
Membro Veterano

terça mai 15, 2012 9:01 am

Muito obrigada Sara. :wink:

No final do verão também vou fazer o rastreio à Maria e à Xiquinha. Em princípio irá estar tudo bem, pelo menos assim o espero.

Sara, como o seu canito costuma andar bastante pelo campo, MUITO CUIDADO com as carraças. :cry: :cry: A febre da carraça é muito grave e, se não tratada, é mortal. :cry: :cry:

O Martim quando já estava a ficar pior da insuficiência renal, para "ajudar" ainda mais, apareceu com febre da carraça. Infelizmente o organismo dele não conseguiu combater as duas situações. :cry:

No ano anterior tinha apanhado também febre da carraça mas, felizmente, naquela altura, conseguiu debelá-la.

Fale com o seu vet sobre a melhor prevenção que pode/deve fazer em relação às carraças. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”