Por ter aplicado herbicida no jardim, fui obrigado a prender no canil a minha labrador que tem um ano.
Ontem era o segundo dia que ficava presa, nos seus 12m2 do canil, com os brinquedos do costume.
Ás 3 da manhã, acordei com ela a ganir de tal forma que pensei que lhe estavam a fazer alguma coisa de mal... gania muito e sem parar.
Quando cheguei ao canil, ela parou com aqueles ganidos de sofrimento. Logo de seguida, afastei-me para ver se andava alguma coisa pelo jardim que lhe pudesse ter feito mal. Logo que me afastei meia dúzia de passos, ela começou novamente a ganir. Voltei para trás, abri-lhe a porta, e ela calou-se pegando logo numa bola para brincar.
Ela nunca ladra nem ladrou ontem, quando se manifestou foi mesmo com aquele ganir desesperado e contínuo que se ouviu na freguesia toda.
Acabei por deixa-la solta, porque nesta altura penso que o herbicida já terá perdido o efeito.
Já vos aconteceu algo semelhante?
Comportamento muito estranho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am
Fita... quando prendo o jack de castigo e ele vê os miudos... Chora para o soltarem e poder ir brincar.. 

Também achei que era isso, estranhei porque foi para o canil calmamente e quando se manifestou foi logo como se estivesse a morrer (só ouvindo...)JackCocker Escreveu:Fita... quando prendo o jack de castigo e ele vê os miudos... Chora para o soltarem e poder ir brincar..
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Cuidado.
Lá em casa, esses produtos mantêm o "canito" aobrrecido por 1 semana. A sério, 8 dias!
É melhor confirmar...
Lá em casa, esses produtos mantêm o "canito" aobrrecido por 1 semana. A sério, 8 dias!
É melhor confirmar...
Posso estar enganado, mas li algures que estes herbicidas "roundup" ficam inertes passando umas horas ou após contacto com o solo.srYuki Escreveu:Cuidado.
É melhor confirmar...
Por outro lado, o quinta está agora todo em terra, só com meia dúzia de ervas pequenas (ainda vou semear a relva).
No rótulo não tem indicação de quanto tempo deve manter afastados os animais?
Eu quando coloco alguma coisa, o que evito ao máximo mas por vezes tem mesmo que ser para evitar males maiores, deixo no mínimo 15 dias de intervalo. Umas horas parece-me muito pouco e ela pode sempre lembrar-se de comer a meia dúzia de ervas.
Eu quando coloco alguma coisa, o que evito ao máximo mas por vezes tem mesmo que ser para evitar males maiores, deixo no mínimo 15 dias de intervalo. Umas horas parece-me muito pouco e ela pode sempre lembrar-se de comer a meia dúzia de ervas.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Muito cuidado com o herbicida. Se não me engano a margem de segurança são 15 dias, mesmo que chova durante este tempo. Não esquecer que quem aplica (por exemplo, as Juntas de Freguesia) é obrigado a assinalar a aplicação com avisos. Por causa disto é que acho que umas horas de intervalo é muito pouco.
No seu caso, não é necessário assinalar pois aplicou no seu jardim e sabe quem vai a sua casa. No caso do animal, mais vale prevenir do que remediar. Esse tipo de produtos infiltra-se no solo. Começa a fazer efeito uns dias depois (daí achar que umas horas é pouco tempo).
No seu caso, não é necessário assinalar pois aplicou no seu jardim e sabe quem vai a sua casa. No caso do animal, mais vale prevenir do que remediar. Esse tipo de produtos infiltra-se no solo. Começa a fazer efeito uns dias depois (daí achar que umas horas é pouco tempo).
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm
Por cá também costumo fazer um intervalo de 15 dias.
Nós aplicámos esse produto no sábado e o Jay, que vai ao quintal quando quer, continuou a ir quando quis. foi o roundup q utilizámos e diz lá k nao é toxico para animais. Tb andei a pesquisar na net e diz que o glisofato (roundup) é mt pouco tóxico, isto é, torna-se tóxico para os animais apenas se for ingerido em grandes quantidades. mesmo que tenham o cuidado de manter os vossos animais afastados, 2 dias bastam, uma vez que o produto é rapidamente absorvido pelo solo.