Tenho Cadela Tramatizada!!!!!! O que posso fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MyCat
Membro Júnior
Registado: domingo dez 08, 2002 6:56 pm

sexta nov 07, 2003 1:47 pm

[b]Encontrei uma cadelinha abandonada em lisboa, e levei-a para casa, so que aos poucos percebi que a cadela tem traumas, porque treme muito, urina facilmente (basta fazer uma festa, ou quando me zango com ela), pensa que estes sintomas nao sao normais, e penso que sofreu bastante, e nao sei o que fazer, amigos meus dizem para eu dar a cadela a um canil, pois ela suja a casa toda, mas nao vou fazer isso, pois adoro-a!
mas preciso de ajuda, algum sitio onde possa leva-la a fazer um tratamento!
Alguem que me ajude?!!!!

Obrigado![/b]
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta nov 07, 2003 1:54 pm

MyCat Escreveu: Encontrei uma cadelinha abandonada em lisboa, e levei-a para casa, so que aos poucos percebi que a cadela tem traumas, porque treme muito, urina facilmente (basta fazer uma festa, ou quando me zango com ela), pensa que estes sintomas nao sao normais, e penso que sofreu bastante, e nao sei o que fazer, amigos meus dizem para eu dar a cadela a um canil, pois ela suja a casa toda, mas nao vou fazer isso, pois adoro-a!
mas preciso de ajuda, algum sitio onde possa leva-la a fazer um tratamento!
Alguem que me ajude?!!!!

Obrigado!
Leva-la para um canil agora só ia aumentar os traumas da bichinha.
O melhor tratamento é o carinho em casa. Não se zangue excessivamente com ela, tente ser firme, mas carinhoso e tenha em mente que vai demorar tempo até que as coisas se resolvam.
Aposte no carinho e na firmeza. Tente sociabilizá-la com mais pessoas e outros cães que saiba que são amigáveis e acima de tudo tenha muita muita paciência.
Se realmente quer o bem dessa cadela, sei que vai ter. ;)
O facto de ela se urinar com frequência e descontroladamente pode ser algum problema a nível fisico, por isso considero relevante também a ida a um Veterinário fazer um "check-up" completo à cadelinha, referindo esse facto e tratar da respectiva vacinação.
Se se sentir a desanimar, lembre-se que ela depende de si ;)
Vá dando notícias e boa sorte!! :D
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta nov 07, 2003 2:06 pm

OLá,,

Acho que a catarina resumiu tudo!
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

sexta nov 07, 2003 2:10 pm

Acho que além do trauma normal de um animal abandonado, essa cadela poderá ter qualquer outro problema físico (incontência). Penso que a ida ao Vet é muito importante.

Boa sorte
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta nov 07, 2003 2:50 pm

A ida ao veterinário é bom conselho para descartar causas físicas.

Quanto ao comportamento, a norma é tentar ver em que situações demonstra medo. A partir daí o "tratamento" é fazê-la ir passando aos poucos por essas situações, sem insistir nem ralhar quando manifestar medo, e premiando-a sempre que não o mostrar.

Toda a sua convivência com a cadela nestes primeiros meses deve ser direccionado para dar-lhe confiança, e sem carinhos excessivos - em vez disso muita brincadeira.

Pode ser um processo demorado e requer bastante paciência, mas a "cura" ou melhoras substanciais são muito possíveis.

Sorte

José Carlos
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 07, 2003 3:14 pm

Nos cães muito submissos, por vezes pode ocorrer perdas involuntárias de urina quando lhes tocamos ou lhes damos atenção, devido ao nervosismo. Ocorre mais nos cachorros.

Não se preocupe que isso passa com o tempo. É apenas falta de confiança.

Continue a dar carinho á sua cadelinha e aos poucos introduza-a a novas situações. Deixe-a tomar a iniciativa de vir ter consigo, mesmo que largue urina, finja que não aconteceu nada. Não a forçe a nada. Deixe que a sua confiança e boa disposição por si só a faça sentir-se mais calma e segura.

Não desista de um cão apenas porque é timido demais. São traumas que o tempo irá apagar. Vai ver que daqui a uns tempos ela vai ser outra. ;)
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta nov 07, 2003 3:19 pm

Olá !

Gostava que explicasse melhor isso dos xixis! Elá faz xixi quando se enerva ou faz assim sem mais nem menos?`

As minhas duas cadelas tb eram abandonadas, a mais velhas eu já tenho há 11 anos tambem era uma cadela que deve ter sofrido muito maus tratos, porque também tremia muito e quando ralhavamos com ela a cadela parecia que se ia enfiar pelo chão abaixo! Com muito carinho e confiança ela acabou por se tornar num cão perfeitamente normal..

a outra foi mais complicado porque foi encontrada num esgoto... A mãe dela andava abandonada e foi parir os cachorros aí! o que aconteceu foi que os cahorros nunca tinham visto uma pessoa até aos 2 meses e meio! Quando a trouxe para casa foi um desastre... ela tinham um medo absurdo de nós enfiava-se debaixo dos móveis, e dentro de qualquer buraco que encontrasse. Felizmente consegui que ela tivesse confiança em nós, mas ainda demorou até ela ter uns 4 a 5 meses!

Tenha paciencia e conquiste-a aos poucos!
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sexta nov 07, 2003 6:23 pm

Megaran Escreveu:Felizmente consegui que ela tivesse confiança em nós, mas ainda demorou até ela ter uns 4 a 5 meses!
Pois, confiança em vocês... sem contar com uma simpática trinca que o tronozelo do meu namorado sofreu, mas aquilo foi só um beijinhos, né, miúda??? :lol:
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta nov 07, 2003 6:46 pm

Olá,

Aconselhava-lhe para já, uma ida ao Veterinário, para as primeiras impressões, sobre o seu estado geral de saúde.

A seguir, dava-lhe um tempo e espaço, para adaptar-se à sua nova e tão merecida vidinha.

Boa Sorte! :D
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sábado nov 08, 2003 3:38 am

Dalilah Escreveu:
Pois, confiança em vocês... sem contar com uma simpática trinca que o tronozelo do meu namorado sofreu, mas aquilo foi só um beijinhos, né, miúda??? :lol:
Poix! :oops: realmente eu esqueci-me de referir que a confiança é só mesmo em nós!! Mas também foi só uma trinquinha pequenininha, ne? :lol:
MyCat
Membro Júnior

sábado nov 08, 2003 12:43 pm

Obrigado pelas respostas!
Eu vou leva-la ao veterinario, para saber a sua opniao!
Uma coisa eu tenho a certeza eu nao vou desitir dela!
Em relação a urina frequente, penso que seja pelos nervos, da outra vez, sentei-me ao pe dela e la começou-me abraçar com as patas e nao queria que fosse embora fiquei com ela no colo umas horas, senti que ela tinha medo de ficar sozinha, e fiquei a pensar como é que uma pessoa pode fazer tao mal a uma cadelinha tao amorosa!
Obrigado por tudo...
eu vou dando noticias do comportamento dela!
alexandrasantos
Membro Júnior
Registado: domingo nov 02, 2003 8:06 pm

sábado nov 08, 2003 3:14 pm

Olá,

Não sou apologista de dar conselhos sobre comportamento pela net, pois o comportamento canino é um bom bocado mais complexo do que pensamos. Fazer um diagnóstico conciso ou dar conselhos específicos sem ver a cadela é um pouco como dar um tiro no escuro.
De todo o modo, aqui vão algumas dicas que espero que a esclareçam um pouco :
Em termos de prevenção de problemas comportamentais, a socialização acaba entre as 12 e 16 semanas de idade. Se falta de socialização fôr um dos problemas da sua cadela, tudo o que fizer agora será para remediar a situação. É muito importante não a expor a situações que lhe causem mais medo do que ela já tem, pois em vez de se habituar a essas situações vai criar uma sensibilização ainda maior. Penso que seria melhor ela aprender a sentir-se relaxada e segura em casa antes de a começar a levar a uma quantidade de sítios diferentes. O comforto táctil é um instinto que está presente à nascença e que prevalece durante toda a vida do cão. Por isso, se a cadela fosse minha, eu apostaria em muito contacto físico. Há que trabalhar em ajudar a cadela a sentir-se segura antes de se trabalhar em qualquer tipo de disciplina. Não entendi o porquê de ralhar com ela . Ela já aprendeu o que pode e não pode fazer ?
A última coisa que um cão traumatizado precisa é de castigos, incluíndo castigos verbais. Através do castigo o cão pode aprender o que não deve fazer, mas de certeza que não aprende o que deve fazer.
Em que circunstâncias é que ralha com ela ?
Que género de estímulos é que a põem a tremer ?
Há alguma coisa na sua linguagem corporal que a assuste, como por exemplo movimentos rápidos e bruscos em direcção à cadela, ou dobrar-se repentinamente sobre ela, etc. ?
Alexandra
Psicóloga canina
Membro Associado do Animal Care College
Reino Unido
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 08, 2003 11:52 pm

Ora aqui está uma resposta de peso...e mt valor, por alguém que sabe... ;) :D .

Obrigada, alexandrasantos. É sempre bom ter alguém, neste cantinho..., que saiba algo sobre o comportamento animal...

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MyCat
Membro Júnior

domingo nov 09, 2003 11:26 am

Muito Obrigado alexandra pelos seus conselhos!
MyCat
Membro Júnior

domingo nov 09, 2003 11:27 am

Muito Obrigado alexandra pelos seus conselhos!
Responder

Voltar para “Cães”