Como ensinar a fazer necessidades no sítio certo?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olá.
A minha cadela tem 10 meses.
E só consegui que começasse a fazer na rua com o início do primeiro cio.
Agora com o tempo seco, tem vindo à rua cerca de 4x por dia e vai para 2 semanas que não faz nada em casa. Faço um espaçamento máximo de cerca de 4h.
Como é mais novinha deverá leva-la talvez ainda com intervalos menores, talvez 3h. Se não tem essa possibilidade, se calhar vai ter que esperar um pouco mais porque só em adultos é que aguentam períodos mais longos, bem como nessa altura dá para programar melhor a alimentação em função disso (jogar com o número de refeições e horários em que terá mais disponibilidade para a levar à rua).
A minha cadela tem 10 meses.
E só consegui que começasse a fazer na rua com o início do primeiro cio.
Agora com o tempo seco, tem vindo à rua cerca de 4x por dia e vai para 2 semanas que não faz nada em casa. Faço um espaçamento máximo de cerca de 4h.
Como é mais novinha deverá leva-la talvez ainda com intervalos menores, talvez 3h. Se não tem essa possibilidade, se calhar vai ter que esperar um pouco mais porque só em adultos é que aguentam períodos mais longos, bem como nessa altura dá para programar melhor a alimentação em função disso (jogar com o número de refeições e horários em que terá mais disponibilidade para a levar à rua).
Posso-lhe dar uma dica que resultou com o meu.
Quando ela fizer o seu xixi, vá lá com uma folha de jornal, molhe-o na urina, e coloque essa folha de jornal onde quer que a sua cadela passe a fazer as suas necessidades. É muito provável que só por si ela volte ao jornal para fazer necessidades, caso isso não aconteça, brigue, sempre que ela não fizer no jornal, e leve-a até ao jornal. Nos primeiros tempos pelo menos convém o jornal ter sempre o cheiro a urina (não tem necessariamente que ser sempre a mesma folha hehe). Tenha também alguma paciência, mas sempre que ela não fizer lá brigue (caso a apanhe no acto, caso contrario não adianta brigar).
Lave também com detergente os locais onde ela urinar (fora do jornal), de modo a que não fique nenhum cheiro.
O meu foi assim que aprendeu, e ainda hoje faz sempre no jornal. Além dos jornais absorverem um pouco do cheiro, torna-se mais pratico quando é para limpar as necessidades, pois só tem que enrolar as folhas, colocar no lixo, e meter novas folhas no chão.
Há videos também no youtube a explicar este procedimento, caso necessite.
Cheguei a tentar que o meu fizesse em areia de gato, contudo nunca consegui. Ele até já levantava a pata para fazer xixi lá, contudo, a maior parte da urina ia para o chão, ficando em grandes poças por baixo do caixote, o que me fez desistir da ideia. Com os jornais, não tive muitas dificuldades.
Boa sorte
PS: Se quando diz na rua refere-se a fora da sua casa, então aí não posso ajuda-la. Cheguei a pensar nessa ideia quando o meu era pequeno, mas achei pouco pratico, pouco higiênico e cansativo. Teria que ter a paciência (enquanto ele fosse bébé) para sair de casa umas quantas vezes por dia só para ele fazer necessidades, além de ter que andar sempre com saco de plastico para recolher e deitar fora. Aliado a isso ainda teria que levar com olhares condenatórios das pessoas. Optei pelo jornal, acho mais eficiente.
Quando ela fizer o seu xixi, vá lá com uma folha de jornal, molhe-o na urina, e coloque essa folha de jornal onde quer que a sua cadela passe a fazer as suas necessidades. É muito provável que só por si ela volte ao jornal para fazer necessidades, caso isso não aconteça, brigue, sempre que ela não fizer no jornal, e leve-a até ao jornal. Nos primeiros tempos pelo menos convém o jornal ter sempre o cheiro a urina (não tem necessariamente que ser sempre a mesma folha hehe). Tenha também alguma paciência, mas sempre que ela não fizer lá brigue (caso a apanhe no acto, caso contrario não adianta brigar).
Lave também com detergente os locais onde ela urinar (fora do jornal), de modo a que não fique nenhum cheiro.
O meu foi assim que aprendeu, e ainda hoje faz sempre no jornal. Além dos jornais absorverem um pouco do cheiro, torna-se mais pratico quando é para limpar as necessidades, pois só tem que enrolar as folhas, colocar no lixo, e meter novas folhas no chão.
Cheguei a tentar que o meu fizesse em areia de gato, contudo nunca consegui. Ele até já levantava a pata para fazer xixi lá, contudo, a maior parte da urina ia para o chão, ficando em grandes poças por baixo do caixote, o que me fez desistir da ideia. Com os jornais, não tive muitas dificuldades.
Boa sorte
PS: Se quando diz na rua refere-se a fora da sua casa, então aí não posso ajuda-la. Cheguei a pensar nessa ideia quando o meu era pequeno, mas achei pouco pratico, pouco higiênico e cansativo. Teria que ter a paciência (enquanto ele fosse bébé) para sair de casa umas quantas vezes por dia só para ele fazer necessidades, além de ter que andar sempre com saco de plastico para recolher e deitar fora. Aliado a isso ainda teria que levar com olhares condenatórios das pessoas. Optei pelo jornal, acho mais eficiente.
Os cães precisam de sair à rua e precisam aprender a diferençar espaço da casa do espaço da rua. Animais que aprendem a fazer necessidades dentro de casa mais cedo ou mais tarde acabam a fazer fora do sitio.
Gatos é um coisa, cães é outra. Dá trabalho, é chato, faça chuva ou faça sol, mas quem tem cães sabe que é assim mesmo.
Pouco higiénico não me parece, ter um cão grande a fazer as necessidades dentro de casa é que não é lá daquelas coisas mais asseadas!
Sempre apanhei tudo o que os meus cães faziam na rua e os xixis faziam na terra. Como a casa tem espaço à volta, eram ensinados a ir a um local especifico para eles. Na via pública levamos sempre saquinhos.
Pouco práticos? Mas os animais não são práticos, quando os levamos para casa temos de perceber que é assim que funcionam e se aceitamos ter um cão temos de nos sujeitar. É ocasião para eles cheirarem, passearem, socializarem.
Os meus foram habituados a ir de 5 em 5 horas mas temos sempre alguém para ir com eles. Levaram cerca de 2 meses a aprender. Facilitou o ter a casa com espaço à volta.
Gatos é um coisa, cães é outra. Dá trabalho, é chato, faça chuva ou faça sol, mas quem tem cães sabe que é assim mesmo.
Pouco higiénico não me parece, ter um cão grande a fazer as necessidades dentro de casa é que não é lá daquelas coisas mais asseadas!
Sempre apanhei tudo o que os meus cães faziam na rua e os xixis faziam na terra. Como a casa tem espaço à volta, eram ensinados a ir a um local especifico para eles. Na via pública levamos sempre saquinhos.
Pouco práticos? Mas os animais não são práticos, quando os levamos para casa temos de perceber que é assim que funcionam e se aceitamos ter um cão temos de nos sujeitar. É ocasião para eles cheirarem, passearem, socializarem.
Os meus foram habituados a ir de 5 em 5 horas mas temos sempre alguém para ir com eles. Levaram cerca de 2 meses a aprender. Facilitou o ter a casa com espaço à volta.
Se a alimenta de acordo com um horário definido, ela provavelmente faz as suas necessidades praticamente nas mesmas alturas do dia (pelo menos o cocó, porque pde sentir aflita para urinar mais vezes durante o dia). O que pode fazer é estar atenta nela, e assim que a vir fazer algo (começa às voltas a cheirar muito), interrompe-a (apenas interromper e não assustar) e leve-a logo para o sítio certo. Também pode fazer como o Vitorjcj disse, que é molhar um pouco de urina num dos jornais para ela cheirar lá e aprender que pode fazer as suas necessidades em cima dos jornais.
Mas se quiser que ela faça na rua e não nos jornais, então terá que a levar à rua logo que se aperceba que ela precise de fazer algo. Se ela não fizer nada na rua, leve-a para a casa e leve-a logo à rua quando ela parecer querer fazer algo.
Se ela fizer sempre na rua mas continuar a fazer em casa às vezes, não se preocupe porque em princípio, com a idade ela conseguirá aguentar melhor. O meu só aos 9 meses é que deixou de fazer em casa por completo.
Mas se quiser que ela faça na rua e não nos jornais, então terá que a levar à rua logo que se aperceba que ela precise de fazer algo. Se ela não fizer nada na rua, leve-a para a casa e leve-a logo à rua quando ela parecer querer fazer algo.
Se ela fizer sempre na rua mas continuar a fazer em casa às vezes, não se preocupe porque em princípio, com a idade ela conseguirá aguentar melhor. O meu só aos 9 meses é que deixou de fazer em casa por completo.
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Bem... se for a contar o que fiz que não resultou... levei resguardo dela com xixi para a relva, nada. Levei cocó num saquinho e deixei na relva, nada. Levantei-me muito cedo, ainda antes dela acordar e trazer à rua, nada. Só resultou realmente aquando do primeiro cio, quando começou a ter mais maturidade.
Mas lá está, a sorte é que é uma bicha pequena, porque por exemplo xixis e cocós de cães de tamanho de labrador em casa... não deve ser fácil.
A minha ainda faz no sanitário dela com grelha (não fazia há 15 dias, mas fez hj de manhã, por causa de umas alterações na rotina desta semana) e tenho noção que ela sabe exactamente que aquilo é para aquele fim. No entanto, PREFERE fazer na rua. Mas quando está apertadinha, lá vai ela à grelha.
Eventualmente a diferença/desvantagem para quem usa só um sistema é que tendo o sanitário à disposição, não estão muito condicionados a horas, se bem que continuam a fazer, cumprindo os ritmos biológicos deles após as horas de digestão e bebidas de água.
Mas lá está, a sorte é que é uma bicha pequena, porque por exemplo xixis e cocós de cães de tamanho de labrador em casa... não deve ser fácil.
Não entendi. Como assim, como descuido?sasquatch Escreveu: Animais que aprendem a fazer necessidades dentro de casa mais cedo ou mais tarde acabam a fazer fora do sitio.
A minha ainda faz no sanitário dela com grelha (não fazia há 15 dias, mas fez hj de manhã, por causa de umas alterações na rotina desta semana) e tenho noção que ela sabe exactamente que aquilo é para aquele fim. No entanto, PREFERE fazer na rua. Mas quando está apertadinha, lá vai ela à grelha.
Eventualmente a diferença/desvantagem para quem usa só um sistema é que tendo o sanitário à disposição, não estão muito condicionados a horas, se bem que continuam a fazer, cumprindo os ritmos biológicos deles após as horas de digestão e bebidas de água.
-
- Membro
- Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
- Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...
POUCO PRÁTICOVitorjcj Escreveu:Posso-lhe dar uma dica que resultou com o meu.
Boa sorte

Pouco prático é deixar um cão fazer as necessidades dentro de casa quando já se pode levar a rua. os patudos não vem ensinados pelo contrário e se ninguém o fizer eles fazem onde lhes apetece eu tive dois meses a ensinar a minha cadela que o cocó e o xixi era na rua e não precisei de "brigar"com a cadela há e quando diz brigar espero que seja ralhar e não bater pois se é isso que faz não sei a razão que tem um cão se as pessoas não tem paciência (não me estou a referir a si jp05)caso contrároi não os ponham em casa agora deve ser lindo convidar alguém para casa e o cachorro a fazer as necessidades em casa...

Agradeço a todos a disponibilidade, fiquei mais descansado quando srYuki mencionou que a dele só aos 10 meses é que aprendeu, nunca tive cães e pensei que por esta altura ela já devia ter aprendido.
Inda pensei no jornal pa ela fazer só num sítio até aprender a fazer só na rua mas também não resulta pois tenho duas gatas e elas ao sentirem o cheiro do xixi vão lá "enterrar" e desfazem aquilo tudo, ainda é pior.
Já comecei a ir mais vezes com ela mas nem sempre posso, mas já se vai portando melhor. Parece que só preciso de ter mais paciência.
Mais uma vez obrigado a todos
Inda pensei no jornal pa ela fazer só num sítio até aprender a fazer só na rua mas também não resulta pois tenho duas gatas e elas ao sentirem o cheiro do xixi vão lá "enterrar" e desfazem aquilo tudo, ainda é pior.
Já comecei a ir mais vezes com ela mas nem sempre posso, mas já se vai portando melhor. Parece que só preciso de ter mais paciência.
Mais uma vez obrigado a todos

-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Você sabe lá o que eu experimentei...jp05 Escreveu:Agradeço a todos a disponibilidade, fiquei mais descansado quando srYuki mencionou que a dele só aos 10 meses é que aprendeu, nunca tive cães e pensei que por esta altura ela já devia ter aprendido.
Com 4 meses, tivemos 12h fora de casa. Eu vinha com ela á rua, mas nada. 12h. E lá fez tudo assim que entrámos em casa!

Felizmente que agora, assim que chegamos á rua é o xixizinho da praxe. Primeiríssima coisa. Yes! Foi inconsciente, mas criou-se a rotina de que 1º vamos ao xixi e depois ao passeio. E mesmo no passeio, tenho 1 percurso que lhe dá tempo para fazer o nr 2. A alternativa é esperar pela mesma zona, mas é menos eficiente, já que ela quando "dá á perna" o intestino tb desenvolve.
Procure o meu tópico sobre o cio e vai perceber que eu relato que ela começou a fazer na rua nessa altura. Foi aliás como percebi que estava com o cio.
Suponho que também seja uma questão de maturidade...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Peço desculpa não li os posts do outros utilizadores, já li tópicos a mais acerca deste tema.
A minha cadela fez umas dez vezes em casa até aos quatro meses e nunca mais fez.
O único material que precisei foram rodelas de salsicha e coerência para fazer as coisas dentro de uma sequência lógica.
Conforme escrevi no meu blog.
http://bomcaopanheiro.blogspot.pt/2012/ ... orros.html
Espero que acrescente alguma coisa e que ajude.
A minha cadela fez umas dez vezes em casa até aos quatro meses e nunca mais fez.

O único material que precisei foram rodelas de salsicha e coerência para fazer as coisas dentro de uma sequência lógica.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm
apesar deste poste ser antigo... gostei imenso..doglover80 Escreveu:Peço desculpa não li os posts do outros utilizadores, já li tópicos a mais acerca deste tema.
A minha cadela fez umas dez vezes em casa até aos quatro meses e nunca mais fez.![]()
![]()
ando a "estudar" tudo para o caso de decidir comprar o CHIhuahua que ando a seguir
tenho algumas duvidas a respeito de alguns termos... usados no blog... mas tentarei registrar me e colocar por lá
boa sorte