Colite cuidado!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cockie1978
Membro Júnior
Registado: quarta abr 25, 2012 11:56 pm

domingo jun 03, 2012 12:20 pm

Boa tarde a todos
Venho relatar uma situação que sucedeu com o meu cão, um chihuhua de 5 meses!
O meu cão na noite de sexta para sabado, fez diarreia e esta vinha com algum sangue.
Fiquei preocupado, no entanto o cão estava sempre muito enérgico, pensei ser algo ligeiro e que passava com uma canja com frango que lhe preparei.
Sucede que na tarde de ontem apanhei um susto enorme:
O cão quando foi defecar fez uma enorme poça de sangue no chão. Fui a correr para o veterinário pensei que iria perder o meu grande amigo!
A veterinária deu-lhe duas injecções, e um outro medicamento em bisnaga.
Disse-me o seu cão tem uma colite com alguma gravidade, vai ter de tomar medicação à base de antibióticos e se nao resultar terá de ser internado e fazer medicaçao a soro!
A dra. perguntou-me o que lhe dava de comer, eu respondi ração e canja quando vomita ou tem diarreia. No entanto a minha mae dá-lhe pão por vezes ou um pouco de iogurte ou gelado numa colher pequena.
A Dra. referiu o seguinte:
Só lhe de raçao ou a tal canja mais nada!
No entanto referi à Dra. quando vou passear com o cão por vezes solto-o e ele come uma ou outta coisa sem que consiga impedi-l
Agora não sei sinceramente se terá sido disso mas tambem gosto de soltar o cão para ele se exercitar!!!
Poderá ser alguma planta ou erva que tenha comido?
O que voces acham?
Existe ainda outro problema o meu cão não me deixa por-lhe o comprimido na boca ou meamo a bisnaga, tenho misturado na comida, acham que os medicamentos fazem efeito à mesma?
Como fazem com os vossos canitos?!
O cão graças a Deus está a melhorar, que grande susto que apanhei!!!
Um abraço a todos e desculpem o texto ser demasiado extenso!
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo jun 03, 2012 12:42 pm

Todos nós adoecemos, faz parte da vida. Quando há percas de sangue nunca se deixa para amanhã, vai-se no próprio dia ao médico. Não significa que estamos a morrer mas que precisamos ser tratados.
Não tem mal nenhum pôr os remédios na comida, certifique-se apenas que os toma todos. As melhoras dele.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jun 03, 2012 12:59 pm

O truque que eu (e penso que a maior parte das pessoas que tem cão) uso quando vou dar comprimidos ao meu cão (excepto o desparasitante, que é palatável e ele toma aquilo como se fosse um biscoito saboroso :D) é esconder num pouco de comida húmida ou então queijo (não aconselho o queijo na sua situação... porque a colite pode ser alérgico à comida e mesmo que não seja comidas mais salgadas, picantes, etc. podem agravar a situação) e não faz mal nenhum em fazer isto :) o que interessa (como já foi referido) é que o canito tome os comprimidos.

Por curiosidade, a médica despistou parvovirose? Ou descartou por o cão estar alegre e bem disposto?

Ahh outra coisa, se o cão está com diarreia, sendo um cão de raça pequena e ainda para mais jovem é ter MUITO cuidado com desidratação. Certifique-se que ele bebe àgua...
cockie1978
Membro Júnior
Registado: quarta abr 25, 2012 11:56 pm

domingo jun 03, 2012 1:59 pm

Muito obrigado pelos conselhos!!!
O canito manteve sempre boa disposição, e nem aparentava estar doente!
A veterinária pergintou-me logo isso, no entanto vai ser desparasitado outra vez dps do tratamento!
Espero que não tenha adquirido essa tal doença!
Tenho tido imenso cuidado na questão da água, tem toda a razão a hidratação é fundamental!
Tenho posto o comprimido e a pasta na comida, ainda bem que o efeito se mantém pq ele não é nada fácil!
Aprendi outra coisa como referiu o outro membro, não se pode adiar e esperar por melhoras, nestas situações não podemos pensar como alguns humanos, incluindo eu próprio!
O cão está a recuperar bem!
Espero que a minha má experiência, e forma errada de encarar a situação possa servir de exemplo a todos!
Muito obrigado
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jun 03, 2012 2:07 pm

Se até agora está bem disposto não há-de ser parvovirose... além disso a parvovirose tem uma diarreia com um cheiro muito característico...

Outra coisa muito importante: o cão não é uma pessoa, portanto nem pensar em "automedicar" o cão!! As doses são diferentes e há alguns medicamentos que nós usamos normalmente (por exemplo: paracetamol) que não devem ou não podem mesmo ser administrados aos animais!

As melhoras para o canito :)
Responder

Voltar para “Cães”