Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

segunda jun 04, 2012 9:21 am

Tenho o meu cachorro com quase 8 semanas, com que idade se podem castrar? Só vou ao vet pra semana dar a 2ª vacina.
Obrigado
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda jun 04, 2012 11:34 am

Se for fêmea aconselho a castrar após o 1º cio. Se for macho após o 1º ano/ ano e meio de idade :)
nadapossollo
Membro
Registado: sexta dez 16, 2011 8:02 pm
Localização: Nina(Cão) Nina(coelha) Simba(Cão) Manchinha(coelha) Turtle(tartaruga)...

segunda jun 04, 2012 11:44 am

Eles podem ser castrados antes mas aconselho o que a MiMoo disse pois é melhor é o que eu acho :D :D :D
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda jun 04, 2012 11:47 am

As opiniões sobre este assunto são variadas. Ou seja, cada veterinário terá a sua opinião, por isso acho que deve falar com o seu veterinário e seguir o procedimento que ele lhe indicar.
Pelo que tenho visto, nas fêmeas é mais aconselhável antes do primeiro cio e nos machos (dependendo do porte) quando atingir a maturidade sexual.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 11:51 am

Eu dei a resposta que dei depois de aqui no fórum me terem mostrado um artigo sobre castrações antes da puberdade. Falei com várias pessoas (dentro da área) e estive a ver qual seria a melhor idade... as cadelas após o 1º cio (a diminuição da protecção dos tumores mamários não é significativa e se se castrar mais cedo é uma maior atrofia do tracto reprodutor e ele produz menos muco protector o que predispõe a vaginites; falaram-me também que pensavam sempre 2 ou 3 vezes antes de fazer castração em cadelas Boxer por terem uma grande predisposição a incontinência urinária), os cães (macho) não é muito comum as pessoas castrarem e apenas o fazem quando há alguma doença reprodutiva no entanto se alguém quisesse fazer para prevenção de fugas e de gravidezes indesejadas o deveriam fazer após a puberdade (ano/ano e meio de idade) para que houvesse crescimento normal dos ossos (e também diminuir a incidência das doenças especificadas no tal artigo :))
bhess
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 12:01 pm

MiMoo Escreveu:Eu dei a resposta que dei depois de aqui no fórum me terem mostrado um artigo sobre castrações antes da puberdade. Falei com várias pessoas (dentro da área) e estive a ver qual seria a melhor idade... as cadelas após o 1º cio (a diminuição da protecção dos tumores mamários não é significativa e se se castrar mais cedo é uma maior atrofia do tracto reprodutor e ele produz menos muco protector o que predispõe a vaginites; falaram-me também que pensavam sempre 2 ou 3 vezes antes de fazer castração em cadelas Boxer por terem uma grande predisposição a incontinência urinária), os cães (macho) não é muito comum as pessoas castrarem e apenas o fazem quando há alguma doença reprodutiva no entanto se alguém quisesse fazer para prevenção de fugas e de gravidezes indesejadas o deveriam fazer após a puberdade (ano/ano e meio de idade) para que houvesse crescimento normal dos ossos (e também diminuir a incidência das doenças especificadas no tal artigo :))
Eu não a quis contradizer, comecei por dizer que há diversas opiniões fundamentadas. Daí acho que a user piranhita, se tiver confiança no seu veterinário, deverá seguir aquilo que ele lhe aconselhar.

Calvin
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 12:04 pm

bhess Escreveu:Eu não a quis contradizer, comecei por dizer que há diversas opiniões fundamentadas. Daí acho que a user piranhita, se tiver confiança no seu veterinário, deverá seguir aquilo que ele lhe aconselhar.
Não foi em resposta a si :) simplesmente eu já estava a escrever isso quando veio a sua mensagem :) Eu já ia justificar de qualquer forma :D
bhess
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 12:10 pm

MiMoo Escreveu:
bhess Escreveu:Eu não a quis contradizer, comecei por dizer que há diversas opiniões fundamentadas. Daí acho que a user piranhita, se tiver confiança no seu veterinário, deverá seguir aquilo que ele lhe aconselhar.
Não foi em resposta a si :) simplesmente eu já estava a escrever isso quando veio a sua mensagem :) Eu já ia justificar de qualquer forma :D
Ah! Ok... :wink:

Calvin
Piranhita
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 1:19 pm

A minha cadelinha já está esterilizada, agora é o meu cachorro que queremos castrar apesar de ser de (raça) não é pra procriar por isso...
Mas um ano e meio :o sempre pensei que fosse mais cedo é que tenho em casa outro macho este não está castrado e tenho receio que as hormonas dos dois saltem e dê pro torto :oops:
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 1:31 pm

Pode sempre aconselhar-se com o veterinário, mas penso que com boa educação não há motivo para eles entrarem em conflito (um dos motivos que leva dois machos não castrados que sejam excelentes amigos a lutarem é uma cadela em cio... visto que a sua está castrada... :))
Piranhita
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 1:42 pm

MiMoo Escreveu:Pode sempre aconselhar-se com o veterinário, mas penso que com boa educação não há motivo para eles entrarem em conflito (um dos motivos que leva dois machos não castrados que sejam excelentes amigos a lutarem é uma cadela em cio... visto que a sua está castrada... :))
Sim exacto mas pode sempre passar alguma por aqui, apesar de ter os muros altos se passa algum cão por aqui dão sempre conta e nem o vêem :roll:
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda jun 04, 2012 2:28 pm

Eu tive durante cinco anos (quatro para o mais novo) três machos e uma cadela a viver juntos, todos inteiros, e os machos nunca se pegaram por causa dos cios dela.

Penso que é pouco provável que os seus o façam só à passagem de uma cadela em cio. Será diferente se na vizinhança houver uma cadela residente em cio: nesse caso, sim, a tensão prolongada dos dois podem conduzir a uma situação de briga.

Mas se tem um inteiro, o mais velho, porque não começa por esse e deixa o outro amadurecer por completo antes de o castrar?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jun 04, 2012 8:10 pm

Aconselhe-se com o vet.

Já começam a aparecer uns vets mais jovens e informados que sabem que a castração não vai causar danos nenhuns e que castram cedo.

O meu não porque é um chato. :evil:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda jun 04, 2012 9:44 pm

E há cães que assim que chegam à maioridade começam logo a desafiar o cão mais velho da casa.
Piranhita
Membro Veterano

terça jun 05, 2012 8:21 am

Floripes2 Escreveu:
Mas se tem um inteiro, o mais velho, porque não começa por esse e deixa o outro amadurecer por completo antes de o castrar?
È o meu rottweiler já é velhote tem 13 anos não queremos castrá-lo queremos que passe o tempo que lhe resta feliz e sossegado e como o cachorro é de uma raça grande e forte temo um pouco. Mas segunda já vai á consulta já vou ver o que a vet diz.
Obrigado
Responder

Voltar para “Cães”