Tenho cães desde que me lembro, mas nunca me preocupei com treino e obediência até me registar aqui. Reconheço que muitos dos meus cães anteriores estavam mal educados, sabiam os comandos sentar e dar a pata e pronto, era aí que terminava o "treino".
Hoje os dois cães que tenho comigo sabem as regras básicas para um dia a dia harmonioso com eles dentro de casa. Não destroem o que não é deles, não choram se ficam sozinhos, não ladram eternamente. Sabem sentar, dar a pata, deitar, dar beijinhos, dar um abraço. Mais importante, não tocam algo que eu proibir, não passam um espaço que eu proibir. Passeiam relativamente bem à trela (sou eu quem ainda tem de aprender a fazê-lo de forma correcta).
Mas há um sem numero de coisas que ainda tenho de aprender, para lhes poder ensinar. A pesquisa vai sendo lenta, com tanta coisa para fazer...
Assim achei que podia ser giro cada um partilhar a sua experiência com o treino dos seus cães! Mesmo se quiserem explicar como ensinam determinado truque, ou impõem determinada regra, pode haver quem saiba melhor e nos consiga corrigir.
Por exemplo, ensinei o meu cão o "deita" relativamente rápido, repetindo a palavra e orientando o seu corpo para a posição com as minhas mãos, mas não consigo convencer a minha cadela a fazê-lo. Alguém sabe porque será, ou uma abordagem diferente que possa resultar?
Já agora, alguém sabe explicar a diferença entre treino e obediência?