Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta jun 08, 2012 3:47 pm

Boas :D

Tenho cães desde que me lembro, mas nunca me preocupei com treino e obediência até me registar aqui. Reconheço que muitos dos meus cães anteriores estavam mal educados, sabiam os comandos sentar e dar a pata e pronto, era aí que terminava o "treino".

Hoje os dois cães que tenho comigo sabem as regras básicas para um dia a dia harmonioso com eles dentro de casa. Não destroem o que não é deles, não choram se ficam sozinhos, não ladram eternamente. Sabem sentar, dar a pata, deitar, dar beijinhos, dar um abraço. Mais importante, não tocam algo que eu proibir, não passam um espaço que eu proibir. Passeiam relativamente bem à trela (sou eu quem ainda tem de aprender a fazê-lo de forma correcta).

Mas há um sem numero de coisas que ainda tenho de aprender, para lhes poder ensinar. A pesquisa vai sendo lenta, com tanta coisa para fazer...

Assim achei que podia ser giro cada um partilhar a sua experiência com o treino dos seus cães! Mesmo se quiserem explicar como ensinam determinado truque, ou impõem determinada regra, pode haver quem saiba melhor e nos consiga corrigir.

Por exemplo, ensinei o meu cão o "deita" relativamente rápido, repetindo a palavra e orientando o seu corpo para a posição com as minhas mãos, mas não consigo convencer a minha cadela a fazê-lo. Alguém sabe porque será, ou uma abordagem diferente que possa resultar?

Já agora, alguém sabe explicar a diferença entre treino e obediência?
Dashuri
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2012 9:38 pm

sexta jun 08, 2012 3:52 pm

Para ensinar os meus cães a deitar, agarrava com a mão na comida e metia-a rente ao chão, e com a outra mão, fazia uma ligeira pressão nas omoplatas do cão ao mesmo tempo que pronunciava a ordem: "*animal* Deita!". Assim que eles se deitavam, tinham a sua recompensa exagerada :p
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta jun 08, 2012 4:12 pm

Eheheh, gosto deste tema :)
Ora nao vou falar de obediência, porque considero maior parte das coisas "truques" e uma das minhas cadelas é excelente aluna, aprende num instante.
O meu problema é que sao poucas as coisas a que obedece se nao sentir qe estos num momentosa treino com biscoitos etc. mas nao é coisa que me preocupe muito pois ao básico ela responde em maior parte das situações.

Deixo aqui a lista dos "truques" qe ensinei à minha pequena:
- Senta
- Deita (também sabe deitar com comando á distancia)
- Da a pata
- Ladra
- Toca (na mão geralmente)
- Aqui
- Fica/quieta
- Luz (Acende e Apaga luzes)
- Abre e fecha portas (para abrir recorro a uma corda que ela puxa)
- Agarra (ainda nao está perfeito porque espera e depois larga)
- Up (salta)

Devo-me estar a esquecer de algumas coisitas.
De resto sabe fazer estilo percurso de obstáculos num parque infantil.
Porta-se bem bem a trela e com outros caes

Com esta cadela o reforço positivo resulta bem e uso um clicker e biscoitos/raçao.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta jun 08, 2012 4:23 pm

Antes de ter o meu, tinha uma cadela que era perfeita - não destruía, não ladrava à maluca, era obediente... Não me preocupava com os pormenores de educação, porque não era necessário.

Agora o meu é um pequeno terror - destrói, é bruto, ladra quando não quer estar isolado (quando estamos por perto), aproveita a mínima oportunidade para roubar coisas... Pelo menos é confiante, bastante amigável com pessoas e anda bem de trela (quando não há outro cão por perto lol), e aprende bem.

Penso que o mais difícil é ele não ter medo de palmadas... Um método que sempre conheci como "o método" para comportamentos não desejados... Posso estar a dar-lhe forte e feio, que ele vai continuar a aproveitar as poucas oportunidades que tem para roubar aquele papel higiénico ou aquele snack na mesa.
Mas foi por causa disso que ele me forçou estudar outras formas de lidar com cada situação/comportamento. Foi ele que me levou a aprender formas de reprimir mais eficaz e menos extremas. Foi ele que me levou a aprender formas de dar volta à situação sem usar reprimendas. Foi ele que me levou a aprender formas de o habituar a portar-se bem em vez de se portar mal.

Por exemplo, para ele, é muito engraçado ter-nos a nós os donos a correr atrás dele por ele ter roubado algo que não deve. As palmadas finais não resultam, pois para ele parece que vale a pena. Então o que faço às vezes é fazer de conta que não quero saber e que vou sair da sala e convidá-lo para algo divertido, e se ele não largar logo o objecto e ir atrás de mim todo contente, digo-lhe um "não!" firme, vou ter com ele sem correr atrás dele, e se ele largar, digo-lhe "ok", dou-lhe uma festinha e vou-me embora, e se não largar, leva uma palmada e é posto de castigo, que é deitar a meu lado sem poder sair de lá durante uns bons minutos. E depois, muitas vezes, pegar no cachaço/coleira sem grandes dramas é mais eficaz que dar palmadas a ele.
Mas se eu fingir que não quero saber e que estamos para sair de uma divisão e fazer algo, ele já reage bem e em princípio poupam-se reprimendas, que se for demais também não é construtivo.

E foi a habituá-lo a roer os seus brinquedos de forma mais positiva que ele deixou de ser tão curioso/destrutivo com objectos interessantes em casa. Mas enfim... Tenho esperanças que com a idade deixa mesmo por completo essas curiosidades ocasionais. :lol:

Mas ele ser tão confiante é também uma das características que admiro. :) Quando um método não funciona, há que tentar outras formas.
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

sexta jun 08, 2012 4:56 pm

Marianamar,

Há relativamente pouco tempo ensinei a minha Rita a deitar e posso partilhar o meu método...ja experimentei o "deita" e carregar nas costas mas não deu, então primeiro mostro lhe o petisco e mando sentar (ela sabe que não pode comer o petisco mesmo quando lhe ponho o mesmo debaixo do nariz) e depois da pozição sentada coloco o petisco entre as patas dianteiras dela quase juto ao corpo, de maneira de a obrigar a deitar-se se quiser apanhar o petisco. Não sei se me fiz entender, e digo o "deita"!
Comigo resulta pois ela aprendeu bastante rapido e agora posso so fazer o movimento para baixo e dizer "deita" que ela faz! ;)
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jun 08, 2012 5:59 pm

Gosto deste tema, embora os meus só se sentem e deitem à ordem, de resto... Não me aventuro! :oops:
marianamar Escreveu:Por exemplo, ensinei o meu cão o "deita" relativamente rápido, repetindo a palavra e orientando o seu corpo para a posição com as minhas mãos, mas não consigo convencer a minha cadela a fazê-lo. Alguém sabe porque será, ou uma abordagem diferente que possa resultar?
Segurar a recompensa o mais abaixo possível, entre as patas dianteiras, normalmente faz com que eles se deitem para mais facilmente lhe chegar.
marianamar Escreveu:Já agora, alguém sabe explicar a diferença entre treino e obediência?

Acho que não se pode dizer que exista uma diferença, acho que falando neste dois conceitos dentro deste tema, a obediência é um tipo de treino.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jun 08, 2012 6:24 pm

Para deitar, além do que já disseram se apenas colocar o biscoito mais abaixo (no chão entre as patas da frente) não funcionar há outra forma (deve haver mais claro!), pondo a sua perna meia dobrada tipo a fazer túnel. O cão vai estar de um dos lados do "túnel" e do outro ponha o biscoito, a tendência dele vai ser agachar-se e tentar chegar ao biscoito e como tem a perna acaba por baixar também o rabo, deitando-se :) (e ir fazendo isto e depois tentar sem a perna)
Há muitos canais bons no youtube para treino de cães (há mais, mas assim de repente estou a lembrar-me destes):
http://www.youtube.com/user/tab289
http://www.youtube.com/user/kikopup
http://www.youtube.com/user/dogstardaily
http://www.youtube.com/user/claudiahoyle
marianamar
Membro Veterano

sábado jun 09, 2012 12:13 am

Obrigada, vou experimentar essa opção de "baixar" a goluseima :D

Já agora, alguém usa clicker? Resulta? É melhor que o treino apenas com comandos de voz/gestos?
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jun 09, 2012 6:42 am

Eu uso clicker com o meu cão. Gosto dos resultados :)
Mas assim como uso o clicker agora, antes usava uma palavra... os ingleses gosta muito do "Yes"... mas dizer "Sim" fica esquesito :lol: eu usava o "Boa"; é só uma questão de ser mais fácil marcar o comportamento desejado. Uso gestos na mesma para orientar o cão.
Clickers caseiros: canetas ou esferográficas, tampa de compal (aquelas que depois de abrir fazem click)...
Só não gosto muito dos clickers de caixa... (o botão fica muito para baixo e não dá muito jeito carregar) gosto mais de uns novos que o botão é saliente.

Depois diga como está a correr :)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado jun 09, 2012 9:25 am

Olá mariamar, eu gosto mito deste livro http://bookworms.sapo.pt/books/13775/o- ... -de-treino
Usei-o para ensinar comandos básicos (usa os métodos aqui já referidos) e especialmente como manual de obediência. Tem muitas dicas úteis.

Também tem um separador de treino avançado com clicker masv não gostei desa parte. Comprei um sobre treino com clicker que neste momento não me recordo do nome. Mas para obediência, treino básico, comandos básicos e eliminar maus hábitos gostei bastante do livrpo. Além disso não exige muito tempo para ler porque é muito à base de imagens e algum texto e tópicos.
maraya
Membro Veterano

sábado jun 09, 2012 11:33 am

Eu uso o clicker para ensinar os "truques" á minha cadela e resulta... tenho outro cão que não "responde" tão bem.
Mas o clicker é uma boa ferramenta e permite-nos captar e recompensar rapidamente os comportamentos que queremos.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano

sábado jun 09, 2012 11:14 pm

joana_boris Escreveu:Olá mariamar, eu gosto mito deste livro http://bookworms.sapo.pt/books/13775/o- ... -de-treino
Usei-o para ensinar comandos básicos (usa os métodos aqui já referidos) e especialmente como manual de obediência. Tem muitas dicas úteis.

Também tem um separador de treino avançado com clicker masv não gostei desa parte. Comprei um sobre treino com clicker que neste momento não me recordo do nome. Mas para obediência, treino básico, comandos básicos e eliminar maus hábitos gostei bastante do livrpo. Além disso não exige muito tempo para ler porque é muito à base de imagens e algum texto e tópicos.
Tenho esse livro cá em casa.
Por acaso só lhe passei os olhos uma vez ou duas :lol: tem as ordens todas ilustradas passo a passo e por isso é um livro bastante acessivel e exempificativo :)

Agora ando a pensar em novos "truques" para ensinar à minha pequena :lol: ... Sugestões?
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo jun 10, 2012 8:49 am

maraya Escreveu:
joana_boris Escreveu:Olá mariamar, eu gosto mito deste livro http://bookworms.sapo.pt/books/13775/o- ... -de-treino

Tenho esse livro cá em casa.
Por acaso só lhe passei os olhos uma vez ou duas :lol: tem as ordens todas ilustradas passo a passo e por isso é um livro bastante acessivel e exempificativo :)

Agora ando a pensar em novos "truques" para ensinar à minha pequena :lol: ... Sugestões?
Sim, eu gostei muito, pelo menos quando não percebia muito sobre o que era treino e obediência e não tinha a certeza de que postura devia adoptar face a tudo isso. Por isso mesmo acho o livro bastante útil para quem é novo nestas andanças. É muito simples e tem uma boa explicação para os comandos básicos. Pelo menos eu usei-o para ensinar a maioria dos truques à minha cadela e os resultados foram bons :)
marianamar
Membro Veterano

domingo jun 10, 2012 3:26 pm

Obrigada, vou procurar!...
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

domingo jun 10, 2012 3:39 pm

À minha cadelita ensinei:

-Senta;
-Deita;
-Fica;
-Busca;
-Dar à mão;
-Dar as duas patas consoante o pedido;
-Manter a pata no ar até eu dizer para baixar;
-Manter o biscoito no focinho até eu dar a ordem "come";
-Junto;
-Rebolar para o lado que eu estalar os dedos;
-Ladrar a meu pedido;
-Comer só quando dou ordem;
-Ficar na cama numa divisão até eu a deixar sair;
-A jogar frisbee.

Estou a tentar ensinar o "spin" que é aquela volta que eles dão, mas ela está chatinha para aprender esse.... aprendeu o ladrar em busca e salvamento no primeiro dia :D .
O truque da patinha no ar é o 1º passo para a ensinar o "mancar falso" dos filmes hehe... mas é um truque muito avançado. A primeira parte já está pro, falta o mais complicado...

Tudo que requer é mesmo muita paciência... confesso que o único truque fui ver à net é o de mancar, o resto aprendi ensinando-lhe. Ela também ajuda... adora aprender!

O meu pequenito de 4 meses aprendeu os básicos: senta, deita, dá a pata, fica e o comer quando digo. Espero conseguir ensinar-lhe muita coisa também, mas é um pug teimosinho é preciso tripla pachorra :lol: .
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Responder

Voltar para “Cães”