Cadela Agressiva... HELP ME!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
catiatex
Membro Júnior
Registado: segunda jun 11, 2012 2:50 pm

segunda jun 11, 2012 3:07 pm

No passado mes de Janeiro, adoptei uma cadela vadia, rafeirota que segundo dizem os vizinhos ela estaria abandonada à uns 2 meses.
A cadela sempre foi muito brincalhona, cativou toda a família em pouco tempo mas ao fim de alguns dias conseguimos reparar que ela tem o seu quê de agressiva e de dominante.

Começou por morder os outros cães da casa (muito mais pequenos que ela), atacou a tartaruga que esta sempre pelo jardim, tendo feito algumas feridas na carapaça e se algum humano se mostra zangado com ela, ela demonstra-se muito muito agressiva.
Por diversas vezes a minha irmã foi mordida por ela, nada de grave, felizmente, mas a gota de água surgiu ontem quando a minha mãe (que é a pessoa que mais se ocupa da cadela, visto que eu e a minha irma so estamos em casa ao fim de semana) ao repreende-la por ter fugido de casa, a cadela "atirou-se a minha mãe" tendo a mordido.

Estamos num dilema enorme. Gostamos imenso da cadela mas temos receio que haja consequencias maiores. Dizem que um cão que morde a "mão que o alimenta" não é um bom cão. Não sabemos o historial dela até a chegada a nossa casa...logo desconhecemos quais os traumas a quem ela foi submetida... É uma cadela que adora brincar, caçar passaros, mas detesta que alguem lhe passe a mão na cabeça ou no pêlo e não aceita que a peguemos ao colo nem que se alteie de voz, demonstrando aí um ar mesmo muito muito agressivo...
Precisamos de dicas vossas urgentemente, quem passou ou passa por isso e como solucionou/soluciona...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jun 11, 2012 3:15 pm

Eu nao arriscaria muito... Se tiver possibilidade procure a ajuda de um bom profissional e inscreva a sua cadela em algumas aulas de treino.
Eles certamente saberão avaliar a cadela e lhe irão dizer qual a atitude correta a tomar perante o caso.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Pedradas0
Registado: quarta abr 04, 2012 9:04 pm

segunda jun 11, 2012 3:56 pm

Boas, acho que deve procurar ajuda, não no campo da obediência mas sim no campo da psicologia canina. Existem profissionais que a podem ajudar a que a sua cadela a veja como líder e não se virar a ninguém. Sei que já existe acupuntura para animais para que libertem más energias. Fale com um profissional que é o melhor, faça pesquisa.

Boa sorte :)
catiatex
Membro Júnior

segunda jun 11, 2012 4:06 pm

Após uma conversa com um veterinário, ele aconselhou-me mesmo a abater a cadela, porque dado ao seu caracter psicologico isto poder ser algo irreversivel...
Por motivos financeiros, não posso gastar assim tanto dinheiro em métodos que poderão não ser eficazes dado ao caracter dela...

Gosto imenso dela, mas o facto de ela poder tornar as coisas mais complicadas ao tornar-se perigosa, está a desmotivar-nos imenso...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda jun 11, 2012 4:09 pm

Conversa com um veterinário? Mas qual é o veterinário que lhe vai abater um cão saudável? Porque motivo não esgotam outras opções antes de partir para a mais radical?

Por motivos financeiros não pode optar por outros métodos, então e se a cadela adoecesse não a tratava? Já agora explique lá por favor, porque raio tiraram vocês a cadela da rua?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda jun 11, 2012 4:11 pm

catiatex Escreveu:Após uma conversa com um veterinário, ele aconselhou-me mesmo a abater a cadela, porque dado ao seu caracter psicologico isto poder ser algo irreversivel...
Por motivos financeiros, não posso gastar assim tanto dinheiro em métodos que poderão não ser eficazes dado ao caracter dela...

Gosto imenso dela, mas o facto de ela poder tornar as coisas mais complicadas ao tornar-se perigosa, está a desmotivar-nos imenso...
:roll: Poupem-me :roll:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda jun 11, 2012 4:14 pm

Outra? :o
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
maraya
Membro Veterano

segunda jun 11, 2012 4:19 pm

Ao adoptar a cadelinha assumiu uma responsabilidade...
Ela passeia diariamente?
É de porte grande?
Tente procurar ajuda antes de optar pelo abate.

Tente exercita-lá todos os dias (ela o melhor será passear de açaime para prevenir) e comece a disciplina-la e a impor regras.
Se já viu que gritar a mete num estado mais ansioso procure outro método.

O melhor é mesmo contactar um profissional antes da situação se agravar.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
catiatex
Membro Júnior

segunda jun 11, 2012 4:20 pm

Porque motivos retiramos a cadela da rua? Porque simplesmente, eu na condição de ser humana e de boa cidadã sempre tentei dar uma oportunidade a quem precisa...Coisa que muita gente prefere gastar centenas de euros a comprar um cão de raça, eu optei por adoptar uma cadela vadia, do qual não conheço o seu historial... mereço respeito por isso, não mereço?

Todos os meus animais de estimação são seguidos por veterinarios... eu propria sou estudante de Medicina, logo tento zelar pela saúde quer dos meus animais quer dos adultos que vivem com eles...

Quantos e quantos pit bull e rotweillers são saudaveis e mesmo assim são abatidos por comportamentos perigosos, sra Madalena e Minuxa?... o veterinário, amigo meu, desde o inicio disse-me que esta cadela teria um comportamento muito territorial... mas nunca pensamos que ela ficasse agressiva com os humanos....
Estou desesperada a tentar encontrar alguma alternativa para este caso que não seja o abate e que não me faça dispender muito dinheir. Dispenso ja criticas...
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jun 11, 2012 4:21 pm

Não poderá a cadela estar a testar-vos, no sentido de ver quem é o líder?
Se ela sentir medo na sua mãe vai tentar mandar nela, digamos assim.
Como é o comportamento dela consigo, por exemplo? Também é dominante?
catiatex
Membro Júnior

segunda jun 11, 2012 4:32 pm

maraya Escreveu:Ao adoptar a cadelinha assumiu uma responsabilidade...
Ela passeia diariamente?
É de porte grande?
Tente procurar ajuda antes de optar pelo abate.

Tente exercita-lá todos os dias (ela o melhor será passear de açaime para prevenir) e comece a disciplina-la e a impor regras.
Se já viu que gritar a mete num estado mais ansioso procure outro método.

O melhor é mesmo contactar um profissional antes da situação se agravar.
Cara Maraya,
a cadela vive numa casa com um enorme quintal. Ela tem toda a liberdade de sair para a rua, visto que a rua onde ela vive não tem saida e não tem transito quase nenhum... por incrivel que pareça ela, apesar de ter um temperamento da cadela vadia, dá curtos passeios pelo bairro, volta sempre a casa... é bastante estimulada com brincadeiras (desde bonecos ruidosos, bolas de ténis e adora caçar pássaros...)
é uma cadela de porte médio-grande.
A questão mesmo é como impor-lhe regras, visto que se falarmos com ela de mansinho ela é super amorosa, mas se falarmos de uma forma mais séria ela fica mesmo agressiva (mostra os dentes e até os seus olhos ficam de uma cor avermelhada, como de fúria)... descobrimos sem querer que ela se ve alguém com um pau ou uma vassoura, ela foge com medo...

E este comportamento agressivo esta a deixar-nos com medo de que ela possa eventualmente atacar algum vizinho ou alguém de casa... porque se alguém se atreve a fazer uma simples festa na cabeça corre o risco de ser mordido por ela...
maraya
Membro Veterano

segunda jun 11, 2012 4:36 pm

Basicamente ela controla a zona toda e nao tem ninguém que controle as suas atitudes.

1° depois de tais episódios eu nao deixaria a cadela vadiar sozinha. É uma cadela com porte suficiente para fazer estragos e trazer vários problemas sérios.

Experimentem passea-lá á trela (de acaime) todos os dias. O passeio é um ponto importante na disciplina e na relação cão-dono.

Ensine-lhe o senta por exemplo e faça com que ela cumpra a regra antes de lhe dar a refeição.

Mas por aqui só vai ter dicas que podem nao ser as mais acertadas para o seu caso em especifico.
catiatex
Membro Júnior

segunda jun 11, 2012 4:41 pm

Sasha9 Escreveu:Não poderá a cadela estar a testar-vos, no sentido de ver quem é o líder?
Se ela sentir medo na sua mãe vai tentar mandar nela, digamos assim.
Como é o comportamento dela consigo, por exemplo? Também é dominante?

De facto desde o inicio ela sempre se tentou demonstrar dominante. Sabemos perfeitamente que ela nos tenta por a prova... por exemplo, ela sabe que esta proibida de saltar para o sofá, mas quando ela se apercebe que não está ninguem perto dele, ela salta... se alguem a ve e ninguem lhe diz nada, ela começa a enroscar-se toda no sofa, dando ares de sua graça. se alguem a repreende por estar no sofa, ela mostra-se agressiva.

A minha mãe, depois do ataque de ontem está com algum receio. Liguei ao veterinario que a acompanha e ele disse para a minha mae a ignorar por completo, fazer de conta que nada se passou e para que ela fique só no quintal como castigo, isto é, nâo pode entrar na area dos humanos.
Hoje, segundo a minha mae, a cadela sente-se atordida porque a minha mae nem um bom dia lhe desejou... :)

Ela comigo tem um comportamento exemplar.. penso que sera pelo facto de ter sido eu a recolhe-la da rua e por ter tratado dela nos primeiros dias (lava-la, tosquia-la, desparasita-la) e por ser boa acompanhante de brincadeiras com ela. Mas ela ja me mordeu como sinal de aviso (nada de muito grave)
Com a minha irma a relaçâo não é tao boa.
Com a minha mae sempre teve uma excelente relaçao, a excepçao de alguns olhares de furia quando é repreendida...
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda jun 11, 2012 4:43 pm

catiatex, faça o que acha que tem a fazer.
Quem vive com a cadela é você, quem tem os problemas é você. Ninguém melhor que você sabe como os resolver.

As opiniões dos outros são apenas isso, opiniões.

P.S.: Desculpe tratá-la por você, foi para facilitar a escrita :D
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
antipragas
Membro
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

segunda jun 11, 2012 4:45 pm

bhess Escreveu:Outra? :o
Outra, que maneiras são essas de tratar as pessoas :?:
Se não houvesse alguma preocupação por parte da "user" na tentativa de resolução do problema, nem sequer tinha gasto o seu tempo em registar-se no forúm, não acha :?:
Responder

Voltar para “Cães”