Dalmata gravida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lmml91
Membro Júnior
Registado: quarta jun 13, 2012 3:44 pm

quarta jun 13, 2012 8:53 pm

Boas!
Eu tenho uma cadela dalmata com um ano, e teve recentemente com cio e por isso esteve cerca de duas semanas presa no canil. Acontece que numa tarde incrivelmente ela soltou-se e andou toda a tarde solta ate eu chegar a casa. Recentemente ja nao esta presa no canil porque acho que ja nao ta com cio, contudo as maminhas dela estao maiores que o normal :( estara gravida? Ou podera apenas ter engordado mais?
Se estiver gravida ser de um rafeiro. Isso influenciara futuras crias? Por exemplo, se ela cruzar com um dalmata as crias nao nascem puras?

Obrigado
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jun 13, 2012 9:08 pm

Para confirmar se a cadela está gravida o melhor será recorrer a um vet.
Se a cadela engravidou de um rafeiro, os cachorros irão nascer rafeiros (cruzados de dálmata).
Se ira influenciar os cachorros? Sim serão influenciados pelos genes do pai... Poderá ser na aparência, no porte etc.

Editei para deixar claro qe os cachorros que irão ser "influenciados" sao os desta ninhada ou seja os filhos do pai rafeiro.
Última edição por maraya em quarta jun 13, 2012 9:23 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta jun 13, 2012 9:11 pm

Ó lmml91, acha que uma pessoa atrás dum pc, sabe se a cadela está grávida.
Só um veterinário poderá confirmar a sua suspeita!!!

Estas cadelas são umas marotas!!!! :)
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

quarta jun 13, 2012 9:18 pm

Senhor, deixe-se de criações de dálmatas.... deixe isso para os criadores experientes.

Tem um bom exemplar? Foi avaliado por um juiz? È saudável? tem experiência com cães? (não me parece)
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quarta jun 13, 2012 9:19 pm

Se engravidar de um rafeiro, não nascem dálmatas. Se numa próxima vez cruzar com um dálmata, saem dálmatas. O facto de cruzar com um rafeiro agora, não influencia as crias de futuras cruzas, isso é mito
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta jun 13, 2012 9:21 pm

lmml91 Escreveu:Boas!
Eu tenho uma cadela dalmata com um ano, e teve recentemente com cio e por isso esteve cerca de duas semanas presa no canil. Acontece que numa tarde incrivelmente ela soltou-se e andou toda a tarde solta ate eu chegar a casa. Recentemente ja nao esta presa no canil porque acho que ja nao ta com cio, contudo as maminhas dela estao maiores que o normal :( estara gravida? Ou podera apenas ter engordado mais?
Se estiver gravida ser de um rafeiro. Isso influenciara futuras crias? Por exemplo, se ela cruzar com um dalmata as crias nao nascem puras?

Obrigado
Se a sua cadela estiver prenhe de um rafeiro irá parir rafeiros, mas nesta ninhada e só nesta.
Se voltar a cruzar com um dalmata irá ter dalmatas, não vai influênciar em nada.

Ups, respondi ao mesmo tempo que o user acima.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
fmoniz
Membro Veterano

quarta jun 13, 2012 9:22 pm

A sua cadela tem LOP?

Efetivamente só nascerão dálmatas puros se a sua cadela tiver LOP e cruzar com um cão com LOP.
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quarta jun 13, 2012 9:27 pm

A minha cadela durante o cio e mesmo uns dias depois fica com as tetas um pouco inchadas.

Mas caso houvesse hipotese (mesmo que remota) de ter estado com algum cão, aconselho-a a procurar um vet. Poderá ir a tempo de reverter uma gravidez indesejada.

Quanto à outra questão, os cachorros seriam rafeiros.
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quarta jun 13, 2012 9:30 pm

O que o user quer saber é se numa FUTURA cruza com um dálmata, saíriam rafeiros. Existe um mito que se uma cadela de raça pura acasalar com um rafeiro, nunca mais pode gerar cães puros
maraya
Membro Veterano

quarta jun 13, 2012 9:33 pm

bearock Escreveu:O que o user quer saber é se numa FUTURA cruza com um dálmata, saíriam rafeiros. Existe um mito que se uma cadela de raça pura acasalar com um rafeiro, nunca mais pode gerar cães puros
Ah estava a falar desse mito, nem me lembrei... Pensei que estava a pensar remediar a situação juntando agora a cadela com um dálmata :lol:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

quarta jun 13, 2012 10:02 pm

Também não me lembrava da existência desse mito.

Tal como já foi referido, a suposta cruza com o rafeiro, não tem qualquer influência nas futuras ninhadas.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jun 13, 2012 10:04 pm

A minha ficou com as maminhas ainda inchadas uns dias depois do cio... mas se está ou não, realmente só o vet lhe poderá dizer.

Sobre cruzar dálmatas, nunca li nada, mas deve ser mais difícil (muito mais) do que parece. Este nunca cruzou, mas o anterior, que tinha LOP cruzou com uma cadela da mesma aldeia, mas eu nem sei se a cadela tinha LOP (não me lembro bem do processo), mas "parecia" dálmata.

Resultado, os cachorros que nasceram pouco se pareciam com dálmatas e tinham grandes manchas (não pintas, manchas) no dorso. E só nasceram 3, comparativamente com os 10, 12, 14 que costumam nascer nas ninhadas de dálmatas. Dálmatas que não se parecem com dálmatas, "ninguém" os quer (maneira de dizer). Arranjar famílias para por exemplo 12 cachorros, de um cão que parece que já não está na moda, vai ser uma carga de trabalhos. É que nascem mesmo muitos!...

Pense muuuuuito bem se quer ter 10/12 cachorrinhos de 1 assentada.

PS - Mas que é uma coisa linda de se ver, é! Primeiro tudo branquinho, depois milhares de pintinhas a mexericar... :D

PS2 - Pensando melhor, agora que leio coisas aqui, na volta o meu cão nem foi o pai!...
lmml91
Membro Júnior
Registado: quarta jun 13, 2012 3:44 pm

quarta jun 13, 2012 10:28 pm

Desde ja muito obrigado pelas respostas!

Gostaria de deixar claro que nao pretendo fazer criaçao, mas como é obvio gostava que a minha cadela tivesse pelo menos uma ninhada na sua vida e a ter que ser, que fosse de um dalmata tambem.

Amanha ja passo pelo veterinario para falar com eles e ver o que se pode fazer.

Abraço
fmoniz
Membro Veterano

quarta jun 13, 2012 10:29 pm

A sua Dálmata tem Pedigree?
maraya
Membro Veterano

quarta jun 13, 2012 10:30 pm

lmml91 Escreveu:Desde ja muito obrigado pelas respostas!

Gostaria de deixar claro que nao pretendo fazer criaçao, mas como é obvio gostava que a minha cadela tivesse pelo menos uma ninhada na sua vida e a ter que ser, que fosse de um dalmata tambem.

Amanha ja passo pelo veterinario para falar com eles e ver o que se pode fazer.

Abraço
Deixe-me dizer que nao é assim tão obvio. :)
Muita gente aqui tem cadelas que nunca criaram e nunca vão criar.
Se pretende fazer uma ninhada é porque vai fazer criaçao.
Qual a razão pela qual pretende ter uma ninhada então?
Responder

Voltar para “Cães”