A linguagem dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta jun 15, 2012 3:48 pm

En todos os tópicos que tenho visto aqui a pedir ajuda para cães que comportam mal, verifico que geralmente as pessoas não estão atentas à linguagem corporal dos seus animais.

Como penso que isso se deverá ao desconhecimento dos sinais que os nossos amigos utilizam para nos dizerem em que estado de espírito estão, levando os seus donos a interpretarem mal as suas reacções, deixo aqui um desenho que encontrei no Facebook, em que se mostram esses sinais com muita clareza:

Imagem

Também sugiro, a quem se interesse realmente por isto, que imprimam o desenho, o afixem no ponto da casa que der mais jeito e o estudem diariamente até decorarem esses sinais.

Fica a sugestão, espero que seja útil.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
antipragas
Membro
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

sexta jun 15, 2012 3:54 pm

Bom tópico, gostei :wink:
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

sexta jun 15, 2012 3:56 pm

Muito bom mesmo. Obrigada Floripes :D
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta jun 15, 2012 3:59 pm

A minha passa a vida a fazer o "Te amo muito". Que bom! :)
carlapt2012
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

sexta jun 15, 2012 4:01 pm

Muito obrigada Floripes, vai dar um jeitaço lá em casa :D
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

sexta jun 15, 2012 4:01 pm

Muito espeçifico e detalhado!
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta jun 15, 2012 4:02 pm

Adorei!
Mas reparei que muitos sinais são identificados pelas orelhas e pela cauda!
Como é que se faz com um cocker orelhudo e sem cauda???
É que eu só consegui identificar claramente o "Medo", "pedindo" e o "te amo"
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Floripes2
Membro Veterano

sexta jun 15, 2012 4:03 pm

carlapt2012 Escreveu:Muito obrigada Floripes, vai dar um jeitaço lá em casa :D
:D Ainda bem. Aprendermos a "ler" os nossos canitos poupa-nos muitos dissabores. A nós e a eles, claro.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

sexta jun 15, 2012 4:04 pm

O meu sobrinho cão é o "te amo muito" seguido do "pedindo" que é para me convencer a levá-lo a passear. Naquela cabeça correm ideias como "vá eu curto-te à brava agora leva-me à rua que eu estou farto de estar em casa" :wink: :D
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Floripes2
Membro Veterano

sexta jun 15, 2012 4:10 pm

Minuxa Escreveu:Adorei!
Mas reparei que muitos sinais são identificados pelas orelhas e pela cauda!
Como é que se faz com um cocker orelhudo e sem cauda???
É que eu só consegui identificar claramente o "Medo", "pedindo" e o "te amo"
A cauda e as orelhas são os mais evidentes, mas há outros: toda a posição do corpo, a expressão facial, o pêlo do dorso, etc. Só há é que apurarmos o nosso sentido de observação. Se revir os desenhos, vai encontrar essas diferenças.

Nos cães de orelhas caídas, como os cockers e muitos outros, os sinais mantêm-se: eles movimentam os músculos e a base das orelhas desloca-se.

Quanto à cauda... pois, os que se opõem aos cortes de cauda bem têm chamado a atenção para essa função primordial do apêndice. Mas, desde que haja algum coto, também é possível observar os sinais. No entanto, é o conjunto destes, nos quais os corporais não são os menores, que nos indicam o estado de espírito do cão.
<p>&nbsp;</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jun 15, 2012 4:12 pm

Adoro esta imagem!! :D Publico várias vezes no facebook para que as pessoas aprendam a "ler" os seus cães... (Também existe uma para gatos)

Quanto aos orelhudos, não é tão fácil como nos cães de orelhas "em pé" mas consegue-se ver a posição da base da orelha (julgo eu) e o rabo (já tive uma cadela de cauda amputada) também se consegue ver se está para baixo, para cima ou se está a abanar... Apenas é mais difícil mas acho que se consegue! :D

Edit: Entretanto a Floripes respondeu... :oops:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta jun 15, 2012 4:15 pm

Obrigada pelas dicas :wink:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Floripes2
Membro Veterano

sexta jun 15, 2012 4:17 pm

Nunca é demais vincar as diferenças, Bhess. :wink: Acho que quem está mesmo interessado em ler estes sinais consegue-o sempre.

No caso das caudas, por exemplo, é vê-los a abanarem os cotos quando estão contentes! :D
<p>&nbsp;</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta jun 15, 2012 4:26 pm

Gostei! Muito bom! :D
Não vi foi a barriguinha para cima, estou sempre a receber dessas!
antipragas
Membro
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

sexta jun 15, 2012 4:28 pm

Sasha9 Escreveu:Gostei! Muito bom! :D
Não vi foi a barriguinha para cima, estou sempre a receber dessas!

Pois é, nem me lembrava desse gesto tão giro e especial :!: :!: :!:
Responder

Voltar para “Cães”