Cadela agressiva! - ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quinta jun 28, 2012 9:47 pm

Olá a todos.
Como alguns de voces sabem, faço voluntariado em duas associações de animais, e numa delas (a mais perto de minha casa) há uma cadelinha com uns 4/5 meses no maximo, linda, com uns olhos verdes de morrer.
É super meiguinha à primeira vista, pede festinhas, miminhos, mas depois...
Bom, não se pode tocar na comida porque ela ataca, se tiver alguma coisa na boca ai de quem se aproximar, no inicio achavamos que era simplesmente para brincar, sendo elauma cachorrinha, mas não.
Ela levanta o pêlo todo começa a mostrar os dentes e ataca!
Para a afastar das coisas, dizemos um não firme e damos-lhe um toque (nada de palmadas atenção) e ela faz xixi no chão e vai-se deitar na cama muito abatida, mas se tentar-mos tocar volta a tentar atacar, mas só sai de lá com autorização.
Sendo ela uma cachorra linda, as pessoas ficam com pena e, ou não ralham com ela, ou quando ralham de seguida fazem festas, o que me parece uma anormalidade, estando elas a incentivar o comportamento da cadela.
O problema não é agora, cachorra, porque os dentinhos ainda não alijam, o nosso medo é que quando crescer continue assim, vai ficar de porte médio e já é capaz de fazer alguns estragos.
Não temos possibilidade de a levar a um treinador, sendo ela uma cachorra que se encontra para adopçãoe não sabemos bem como lidar com a situação, ela só se torna agressiva com a comida, brinquedos etc,coisas que ela tenha na boca digamos assim.
É uma cadela muito dominante e possessiva, e ataca constantemente o companheiro de box (um canito adulto de porte pequenito extremamente meiguinho) por causa da comida.
Temos tantos cães para tratar, que a responsável não consegue acompanhar todos a 100% e apesar do excelente trabalho realizado na associação por parte tanto da responsável como da maioria dos voluntários, alguns cães são agressivos e não conseguimos reabilitar todos, apesar de já terem chegado cães agressivos que fomos conseguindo sociabilizar e hoje fazem parte de famílias felizes!
Bom, venho aqui pedir ajuda, para saber se alguém me pode dizer mais ou menos como bloquear o mau comportamento dela, como ainda é nova calculo que seja mais fácil que em adulta, de modo a que possa ser adoptada e fazer parte de uma família feliz e equilibrada.
Peço tecnicar que possamos fazer “em casa” ou seja sem ter de nos deslocar-mos a um treinador, pois como podem calcular com 100 animais para alimentar, em obras… O dinheiro tem de ser bem gasto.
Obrigada a todos em meu nome, em nome da associação e em especial em nome da bela Mabelle.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta jun 28, 2012 10:57 pm

Tem MP :wink:
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta jun 28, 2012 10:58 pm

repetido
Saracocas
Membro Veterano
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quinta jun 28, 2012 11:07 pm

Lida e respondida!
Obrigada amiga
skander
Membro Júnior
Registado: sábado mai 19, 2012 11:20 pm

sexta jun 29, 2012 1:17 am

Eu tive um problema parcialmente parecido.

Tenho o Rafa e tenho o Nero. Quando trouxe o Nero, o Rafa teve ciúmes.

Numa das primeiras vezes que lhes demos de comer, o Nero, com apenas 1 mês e meio, atreveu-se a meter o focinho da tigela do Rafa. Foi o Diabo.

O Rafa rosnou e mostrou-lhe os dentes.

Dei-lhe uma palmada, mais por instinto do que outra coisa. A partir daí, o Rafa continuou a ser dominante, mas mediante um pequeno rosnar que o Nero percebeu.

E continuou a exercitar o seu domínio com uma agressividade contida, ao contrário do que aconteceu da primeira vez. Numa ocasião, rosnou ao Nero pelo facto deste ter pegado nos meus sapatos, coisa que estava vedada ao Rafa, desde há muito tempo. Eles têm 2 anos e picos de diferença.

Ainda hoje, o Rafa é o dono do domínio, apesar de ter 13 kgs contra 42 kgs do Nero. Come primeiro e o Nero só enfia o focinho no comedouro do Rafa, após este se desinteressar por completo.

Eu sei que haverá muitas pessoas que desaprovam correcções agressivas aos cachorros. Também não lhes bato com frequência, nem violentamente. Aliás, o Nero fará 2 anos em Dezembro e penso que há muito mais do que um ano que não tenho que corrigir nenhum deles de forma mais agressiva. O tom de voz costuma ser suficiente.

No entanto, houve alturas em que lhes dei umas palmadas. Sempre quando os apanhava com a "boca na botija" e nunca como frustração por ter plantas arrancadas ou buracos feitos nos canteiros, sem que tivesse presenciado tal coisa.

Não me parece aceitável que um cão rosne por ter algo na boca ou por lhe quererem tocar na comida.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta jun 29, 2012 10:37 am

A cachorra nasceu na associação ou foi encontrada? Ela pode ter aprendido a lutar para guardar os seus recursos ou ficar sem elas.

Os meus pais adoptaram uma min pin na mesma altura que eu adoptei o meu rapaz, e ela na altura tinha cerca de 1 ano. Ela tinha problemas com a comida, rosnava se aproximassemos e até tentava morder. Penso que isso foi porque teve à luta com outros cães (tinha a ponta da orelha com cicatriz).
Ela depois acabou por se curar, depois de uma situação em que a consequência de morder foi muito má (foi voada acidentalmente quando mordeu a mão do meu pai) pois aprendeu que morder é muito mau, mas também é porque foi bastante mimada que tinha comida mesmo boa toda a hora (deixou de sentir a necessidade de guarda).

Mas o que quero dizer é que essa cachorra pode ter aprendido assim por questões de sobrevivência, e é muito insegura (faz xixi quando tem medo). Talvez o que pode fazer é treino de dessensitização. Num sítio sem outros cães e familiar para ela, dê-lhe comida que não seja muito saborosa ou valiosa para ela, mas que a possa atrair para o tacho. Tente aproximar pouco a pouco, mas mostrando-lhe que tem algo mais saboroso na mão. Vai dando esse snack pouco a pouco enquanto se aproxima do tacho. Quando finalmente conseguir aproximar do tacho, deita o resto do snack para lá e vai-se embora. Repete mais umas vezes até ela não reagir por completo.
Repete depois mais sessões, usando cada vez comida mais saborosa no tacho e mais saborosa na mão.
Isto serve para mostrar que não tem interesse no tacho dela, mas que quando se aproxima é para dar mais e melhor.

Outra coisa que se pode fazer é dar comida à mão.
E outra coisa é por exemplo dar-lhe um snack de roer mas segurar numa das pontas enquanto que ela rói aquilo, mas sem lhe der por completo. Depois vai-lhe deixando levar o snack, mas pode andar perto dela mas ignorando-a, até ela se habituar gradualmente que humanos não querem saber do que ela tem em posse (não a deixe ter oportunidade de fugir ou esconder o snack, faça isso num espaço pequeno).

É inaceitável um cão rosnar por lhe tirarem algo, mas também temos que perceber que às vezes não é só uma questão de luta pela hierarquia ou dominância. O importante aqui é fazê-la perceber que não precisa de ter tanta insegurança e lutar pela comida, e não apenas reprimir essa insegurança por causa das correcções.

Quando ela sentir mais segura com humanos, pode fazer sessões com outros cães. Experimenta dar guloseimas não muito saborosas à cachorra e ao outro cão, enquanto que eles estejam a uma certa distância, e depois vá diminuindo essa distância. Quando a cachorra habituar a não se sentir ameaçada pelo outro cão, experimente com guloseimas mais saborosas gradualmente.
Também é importante que o outro cão seja calmo e não vá tentar tirar-lhe a comida quando está a dar-lhes guloseimas. E tente dar em turnos também, para fazer perceber que cada um tem a sua vez.
skander
Membro Júnior
Registado: sábado mai 19, 2012 11:20 pm

sexta jun 29, 2012 11:49 am

@AST88

Sim, eu tenho noção disso. Como disse, agi por instinto, perante um cão que ameaçava um cachorro muito jovem ainda.

E nunca mais foi necessário intervir. O Rafa ainda hoje exerce a sua dominância, sem ter que mostrar os dentes ao Nero. Basta um pequeno rosnar.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jun 29, 2012 11:50 am

O cão (ou cadela) mais velho no terreno é sempre superior. Tem de se compreender isto. Uma matilha não é uma democracia, nem tem de ser e os canídeos são muito severos com as infracções.

Não é boa ideia permitir que cães rosnem ou mostrem traços de dominãncia com os donos ou que um cão novo recem chegado tente conquistar o lugar do mais velho.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta jun 29, 2012 1:02 pm

Saracocas Escreveu:Olá a todos.
Como alguns de voces sabem, faço voluntariado em duas associações de animais, e numa delas (a mais perto de minha casa) há uma cadelinha com uns 4/5 meses no maximo, linda, com uns olhos verdes de morrer.
É super meiguinha à primeira vista, pede festinhas, miminhos, mas depois...
Bom, não se pode tocar na comida porque ela ataca, se tiver alguma coisa na boca ai de quem se aproximar, no inicio achavamos que era simplesmente para brincar, sendo elauma cachorrinha, mas não.
Ela levanta o pêlo todo começa a mostrar os dentes e ataca!
Para a afastar das coisas, dizemos um não firme e damos-lhe um toque (nada de palmadas atenção) e ela faz xixi no chão e vai-se deitar na cama muito abatida, mas se tentar-mos tocar volta a tentar atacar, mas só sai de lá com autorização.
Sendo ela uma cachorra linda, as pessoas ficam com pena e, ou não ralham com ela, ou quando ralham de seguida fazem festas, o que me parece uma anormalidade, estando elas a incentivar o comportamento da cadela.
O problema não é agora, cachorra, porque os dentinhos ainda não alijam, o nosso medo é que quando crescer continue assim, vai ficar de porte médio e já é capaz de fazer alguns estragos.
Não temos possibilidade de a levar a um treinador, sendo ela uma cachorra que se encontra para adopçãoe não sabemos bem como lidar com a situação, ela só se torna agressiva com a comida, brinquedos etc,coisas que ela tenha na boca digamos assim.
É uma cadela muito dominante e possessiva, e ataca constantemente o companheiro de box (um canito adulto de porte pequenito extremamente meiguinho) por causa da comida.
Temos tantos cães para tratar, que a responsável não consegue acompanhar todos a 100% e apesar do excelente trabalho realizado na associação por parte tanto da responsável como da maioria dos voluntários, alguns cães são agressivos e não conseguimos reabilitar todos, apesar de já terem chegado cães agressivos que fomos conseguindo sociabilizar e hoje fazem parte de famílias felizes!
Bom, venho aqui pedir ajuda, para saber se alguém me pode dizer mais ou menos como bloquear o mau comportamento dela, como ainda é nova calculo que seja mais fácil que em adulta, de modo a que possa ser adoptada e fazer parte de uma família feliz e equilibrada.
Peço tecnicar que possamos fazer “em casa” ou seja sem ter de nos deslocar-mos a um treinador, pois como podem calcular com 100 animais para alimentar, em obras… O dinheiro tem de ser bem gasto.
Obrigada a todos em meu nome, em nome da associação e em especial em nome da bela Mabelle.
Muito bem vou ajudar... atenção isto é uma ajuda séria e as criticas não são para si em especifico são para todas as associações que encaixam nestes termos.

Eu fiz voluntariado e fui dirigente de uma associação de cães abandonados durante 8 anos e para além de mim, mais ninguém tem formação em comportamento canino. Passa pela cabeça de alguém ir fazer voluntariado para uma associação humanitária ou de outra espécie sem perceber nada do contexto onde se tá? Não, mas no caso das associações de cães abandonados as pessoas acham que por ter cães estão habilitados a mudar comportamentos de cães e não estão. Quando me ofereci para transmitir os meus conhecimentos gratuitamente aos restantes voluntários aceitaram, fiz a apresentação, mas até hoje, já lá vão dois anos, ainda espero que marquem a data, as pessoas simplesmente não acham importante, mas de fato é.

No caso que reporta os voluntários estão a transformar uma situação normal de guarda do recurso valioso, normal em cachorros numa determinada fase, num problema de agressividade sério devido à abordagem que estão a ter. O que estão a fazer está a piorar as coisas, por favor parem para bem da Mabelle.

A Mabelle tem um problema de agressividade por guarda do recurso valioso, em inglês "resource guarding", este é o assunto a ser lido e relido pelos voluntários que interagem com a Mabelle, por que tudo aquilo que fazem tem de ter um objectivo de resolver o problema.

O segundo problema da Mabelle, de ser agressiva para o companheiro, tenho a dizer que é um problema mais uma vez da associação e não do cão, os cães têm personalidade, existem essncilamente 5 tipos de personalidade e convem saber fazer bons emparelhamentos de cães nas boxes para evitar problemas desse tipo, não se podem por cães juntos com dois tipos de personalidade que levem a situação desse tipo.

Por isso como vê não gostou do meu post, mas de fato esta é a realidade.

Todos os cães têm tendência para guardar os recursos valiosos, é o instinto de sobrevivência animal a funcionar, cabe aos donos, neste caso voluntários, ensinar o cão que pode partilhar o recurso porque ninguém o quer roubar, ensiná-lo a gostar de partilhar recursos valiosos, e aquilo que têm feito é roubar o recurso e ainda por cima fazê-lo através da imposição fisica, logo ela vai aumentando a necessidade de defender o recurso. Uma coisa normal e passageira transformou-se em algo maior. Parem de lhe tirar coisas, leiam o que é isto da guarda de recursos valiosos e depois iniciem este treino:

1ª fase - Controlar toda a comida ao que a Mabelle tem acesso, só dar comida nas alturas do treino. Quando vão dar a comida levem convosco algo mais valioso que a comida quie ela tem, normalmente uns cubinhos de queijo, fiambre, salsicha, bacon... são mais valiosos que qualquer outra coisa. Colocam a comidda no chão mas exigem um "senta" antes, por isso levantam a taça por cima da cabeça dela e esperam, ela vai-se sentar e vocês pousam a taça. De seguida afastam-se e ao fim de alguns segundos aproximam-se até uma distância em que ela está calma e atiram uns pedaços do queijo, fiambre, etc.... e voltam a afastar-se. Repetem isto várias vezes ao longo da refeição da cadela. e vão reduzindo a distância até cerca de um metro. Não atiram a recompensa se ela ficar tensa e parar de comer, se rosnar, se mostrar os dentes, etc., dão só quando continua a comer normalmente ou se vier ter convosco e se afastar da taça para vir buscar as recompnesas na mão.

2ª fase - Agora a um metro de distância da taça depois de a ter colocado no chão, pedindo o "senta", vai chamar a cadela ou pedir para se sentar, a ideia é que ela largue a taça da comida por breves instante. Gosto mais do "senta", se ela se sentar atira as recompensas para dentro da taça da comida e deixa-a mais uns segundos e repete. Até a cadela estar descontraida e até antecipar dando sentas sem os pedir.

3ª Fase - Quando já está descontraida e oferece sentas, vai pedir esse "senta" e vai colocar com a mão a recompensa no interior da taça, para habitua-la a que lhe mexam na taça... faz isto uma quantas vezes até que ela fique interessada em cheirar a mão mas descontraida, não para morder a mão, mas para comer a recompensa... quando fizer isto em vez de colocar a recompnesa no interior da taça, levanta a taça do chão e coloca a recompensa e volta a colocar a taça no chão.

4ª fase - Com CUIDADO coloca a taça no chão deixa-a comer um pouco, aproxima-se dela, pede para se sentar, levanta a taça e volta a colocá-la no chão logo de seguida, sem recompensas nenhumas... e tem um cão normal.

ATENÇÃO: Pode passar todas as fases num só dia, ou só conseguir passado alguns dias, depende da sensibilidade dos voluntários e da situação da cadela.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta jun 29, 2012 1:25 pm

Exacto, às vezes não se trata de uma questão de quem é que é o "top" da hierarquia. E não aconselho impor isso a um cão à força, quando o cão se sente tão inseguro e nem sequer tem confiança suficiente para com a pessoa.

Com correcções pode-se ensinar um cão a reprimir as suas reacções, mas pode muito piorar essa insegurança e fazê-lo sentir maior necessidade de se defender (pois está a confirmar-lhe que de facto é assim que o mundo funciona, que quem ganha a luta ganha os recursos; e ao mesmo tempo não está a deixá-lo perceber que não precisa de ter tanto receio que ninguém lhe rouba os recursos). Uma cachorra com 5 meses ainda não se defende assim tanto, mas quando crescer vai ter mais coragem para se lutar/defender.

Um líder não é apenas alguém que se impõe a sua vontade, mas sim alguém que o cão se pode confiar e sentir seguro.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jun 30, 2012 7:22 am

Eu já estava a preparar na minha cabeça algo tipo o que o doglover80 disse. Nunca iria sair tão bem :) Concordo e subscrevo.
Saracocas
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 1:29 pm

Bom, sinceramente não me parece que a culpa seja da associação, com 100 animais para tratar, tentamos sempre que as coisas dêm certo, nem vou entrar por ai.
Depois fui para lá fazer voluntariado a algum tempo, tenho hoje 15 anos e não me arrependo, é uma das melhores associações que já vi, a cadela é jovem e dominante, isso é culpa da associação?
O outro cão que está com ela era muito dominante com a cadela que estava com ele, então juntou-se com a mabelle que tambem é dominante, e as coisas correm bem, a excepção da comida, ele come a dele e ela a dela, se ele tocar na dela ela "ralha" com ele.
Enfim, agradeço a quem tentou ajudar, vamos ver o que se pode fazer.
Cumps
Saracocas
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 1:32 pm

E doglover muito obrigada pelos conselhos, foram muito uteis, e vou tentar mete-los em pratica já amanha quando lá for.
Muito obrigada a todos!
Saracocas
Membro Veterano

sábado jun 30, 2012 1:35 pm

Trolitar**
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo jul 01, 2012 4:30 pm

Saracocas Escreveu:Trlitar: Claro que sim, no entanto ha aqui pessoas que podem ajudar, e porque não pedir ajuda?
Nem todos são iguais e todos aqui tentaram ajudar.
Não sei oq ue acha estranho, uma associação com cerca de 100 animais para cuidar, alguns voluntarios que trabalham para melhorar a vida de todos os animaisque já estão.
Não sei onde esta a parte estranha disso, somos voluntarios não somos treinadores de cães, dai ter vindo pedir ajuda aqui, para pessoas que já tivessem tido casos identicos.
Bom, o que tinha de aprender já aprendi aqui com todos os que tentaram ajudar, muito obrigada!
A Saracocas faz muito bem em ser voluntária e demonstra uma integridade moral aos 15 anos superior a muitas outras pessoas na mesma idade, o problema de existirem 100 cães não é seu, não é só da associação e não é só dos politicos, nem é só das autoridades, é de todos ao mesmo tempo.

O que lhe queria fazer passar é que quem é voluntário deve receber formação pela associação, alguém dai deve ir fazer essa formação e transmitir os conhecimentos aos restantes, é vital que isso aconteça. Não é preciso que sejam treinadores de cães, é preciso que percebam de comportamento canino e saibam como mudar comprotamentos, por vezes pequenos problemas facilmente tratáveis, impedem que o cão seja adoptado.

Já experimentou e que tal?
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”