Venda de cachorros cruzados em loja

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

domingo jul 01, 2012 3:23 pm

Eu bem sei que o último local onde se deve comprar um cachorro é numa loja de animais... Eu sei que os preços são exagerados e geralmente o animal nem tem LOP. Para além de todo o stress a que o animal está sujeito, desconhecimento do carácter/aparência dos pais, etc, etc, etc...
Mas pronto, só compra quem quer e quem sou eu para contrariar... Agora, aquilo que eu vi ontem é que acho inadmissível... Apesar de ser contra a venda de animais em lojas, gosto sempre de ir espreitar os novos cahorrinhos... E o que vi ontem deixou-me muito indignada... Vi cachorrinhos castanhos, malhados a serem vendidos como Yorkshires. Quando vi do lado de fora, fiquei admirada porque não estava a ver que raça seria... Então entrei para verificar e vejo que "eram" Yorkshires e o preço 490€. Fiquei mesmo doente, ainda por cima é a minha raça preferida e que conheço muito bem e acho indecente uma loja descer tão baixo... Ia falar com o funcionário, mais não fosse para que não pensem que enganam qualquer um, mas entretanto apareceu uma moça a tentar vender-me ração e entretanto tive que sair...
De qualquer forma, vou tentar passar lá em breve para ver se os cachorros já foram vendidos e também para mandar a boca... Enfim!
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo jul 01, 2012 3:33 pm

fteixeira Escreveu:Eu bem sei que o último local onde se deve comprar um cachorro é numa loja de animais... Eu sei que os preços são exagerados e geralmente o animal nem tem LOP. Para além de todo o stress a que o animal está sujeito, desconhecimento do carácter/aparência dos pais, etc, etc, etc...
Mas pronto, só compra quem quer e quem sou eu para contrariar... Agora, aquilo que eu vi ontem é que acho inadmissível... Apesar de ser contra a venda de animais em lojas, gosto sempre de ir espreitar os novos cahorrinhos... E o que vi ontem deixou-me muito indignada... Vi cachorrinhos castanhos, malhados a serem vendidos como Yorkshires. Quando vi do lado de fora, fiquei admirada porque não estava a ver que raça seria... Então entrei para verificar e vejo que "eram" Yorkshires e o preço 490€. Fiquei mesmo doente, ainda por cima é a minha raça preferida e que conheço muito bem e acho indecente uma loja descer tão baixo... Ia falar com o funcionário, mais não fosse para que não pensem que enganam qualquer um, mas entretanto apareceu uma moça a tentar vender-me ração e entretanto tive que sair...
De qualquer forma, vou tentar passar lá em breve para ver se os cachorros já foram vendidos e também para mandar a boca... Enfim!
Seria melhor fazer uma denúncia, se eles estão a vender gato por lebre, melhor e mais inteligente para acabar com esse tipo de negócio, seria uma visita dos orgãos competentes e uma multa.
Agora ir lá mandar bocas, só que quiser arrumar uma chatice para si, suponho eu.
Depois de uns meses nesse fórum, prefiro aconselhar medidas corretas, se pode provar que vendem gato por lebre, faço o correto, denuncie.
Boa sorte! :lol:
<p>&nbsp;</p>
Trolitar
Membro
Registado: sexta jun 29, 2012 7:18 pm

domingo jul 01, 2012 3:35 pm

fteixeira Escreveu:Eu bem sei que o último local onde se deve comprar um cachorro é numa loja de animais... Eu sei que os preços são exagerados e geralmente o animal nem tem LOP. Para além de todo o stress a que o animal está sujeito, desconhecimento do carácter/aparência dos pais, etc, etc, etc...
Nunca presenciei nada semelhante. Os cachorros parecia-lhe o quê? Não eram Yorkshires e estavam designados como sendo?

E não disse nada? Pode ter havido engano.
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 3:37 pm

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO
Decreto-Lei n.º 57/2008
de 26 de Março
O desenvolvimento de práticas comerciais leais é essencial para assegurar a confiança dos consumidores no
mercado, para garantir a concorrência e para promover
o desenvolvimento de transacções comerciais transfronteiriças.
O presente decreto -lei estabelece uma proibição geral
única das práticas comerciais desleais que distorcem o
comportamento económico dos consumidores e aplica -se
às práticas comerciais desleais, incluindo a publicidade
desleal, que prejudicam directamente os interesses económicos dos consumidores e indirectamente os interesses
económicos de concorrentes legítimos, transpondo para
a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2005/29/CE, do
Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Maio, relativa
às práticas comerciais desleais das empresas nas relações
com os consumidores no mercado interno, e que altera as
Directivasn.
os
84/450/CEE, do Conselho, de 10 de Setembro, 97/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20
de Maio, 98/27/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho,
de 19 de Maio, e 2002/65/CE, do Parlamento Europeu e
do Conselho, de 23 de Setembro, e o Regulamento (CE)
n.º 2006/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de
27 de Outubro.
Aquela proibição geral aplica -se da mesma forma a
práticas comerciais desleais que ocorram antes, durante
e após qualquer relação contratual entre um profissional
e um consumidor. Esta proibição geral é conjugada com
disposições sobre os dois tipos de práticas comerciais
desleais mais comuns: as práticas comerciais enganosas
e as práticas comerciais agressivas. O carácter leal ou
desleal da prática comercial é aferido utilizando -se como
referência o consumidor médio.
O presente decreto -lei classifica as práticas enganosas
como acções enganosas e omissões enganosas. Em relação
às omissões, estabelece um número limitado de elementos
essenciais de informação para que, em determinados casos, o consumidor possa tomar uma decisão de transacção
esclarecida.
As disposições relativas às práticas comerciais agressivas abrangem as práticas que restringem significativamente
a liberdade de escolha do consumidor. Trata -se de práticas
que recorrem ao assédio, à coacção, incluindo o recurso à
força física, e à influência indevida.
O presente decreto -lei não visa proibir práticas publicitárias que consistam no uso de afirmações claramente
exageradas ou afirmações não destinadas a ser interpretadas literalmente.
Procedeu -se à determinação das pessoas ou organizações que têm um interesse legítimo para reagir contra
as práticas comerciais desleais, quer perante um tribunal
quer perante uma autoridade administrativa competente
para decidir relativamente às queixas ou para instaurar os
procedimentos legais adequados.

FONTE : http://ec.europa.eu/consumers/rights/do ... rtugal.pdf
<p>&nbsp;</p>
Trolitar
Membro

domingo jul 01, 2012 3:41 pm

Se fossemos levar a peito o que essa legislação diz... era lindo era... muito havia a dizer sobre este site.
fteixeira
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 3:42 pm

Trolitar Escreveu:
Nunca presenciei nada semelhante. Os cachorros parecia-lhe o quê? Não eram Yorkshires e estavam designados como sendo?

Pareciam cruzados de Yorkshire. A fisionomia era a mesma mas a cor não deixava margem para dúvidas... Não me parece que tenha sido engano, parece-me mais que tenha sido um descuido do "pseudo" criador e que um dos pais seja Yorkshire e outro não... Como lhe disse ia dizer mas chegou uma menina a tentar vender-me ração, estava muita gente na loja e tive que sair mas estou a pensar voltar lá pois fiquei a cismar no assunto...
Trolitar
Membro

domingo jul 01, 2012 3:45 pm

fteixeira Escreveu:
Trolitar Escreveu:

Pareciam cruzados de Yorkshire. A fisionomia era a mesma mas a cor não deixava margem para dúvidas... Não me parece que tenha sido engano, parece-me mais que tenha sido um descuido do "pseudo" criador e que um dos pais seja Yorkshire e outro não... Como lhe disse ia dizer mas chegou uma menina a tentar vender-me ração, estava muita gente na loja e tive que sair mas estou a pensar voltar lá pois fiquei a cismar no assunto...
Pode denunciar. Mas olhe que é aceite socialmente que se chame Yorkshire a cães sem LOP.

Aliás, para que não haja quaisquer dúvidas, as lojas costumam ter precisamente essa indicação.
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 3:48 pm

Trolitar Escreveu:Se fossemos levar a peito o que essa legislação diz... era lindo era... muito havia a dizer sobre este site.
Tendo em base que está na lei, é fácil. É só fazer o que é correto.

Isso não é levar a peito, é fazer uso dos direitos de cidadão.
Pagamos impostos e tudo mais, temos total direito e dever de usarmos a lei.
Se vai resolver ou não, isso já não posso responder.
Agora, ficar aqui a debater se a user deve ir até lá mandar bocas ou deixar de ir, bom, nisso não me sinto confortável para dar conselhos.
Prefiro aconselhar o mais sensato.
Cumprimentos,
Ziggyma
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 4:00 pm

Trolitar Escreveu:Pode denunciar. Mas olhe que é aceite socialmente que se chame Yorkshire a cães sem LOP.

Aliás, para que não haja quaisquer dúvidas, as lojas costumam ter precisamente essa indicação.
Sim, que não tenham LOP já é costume... Mas que pelo menos pareçam Yorkshires... Qualquer pessoa que conheça minimamente a raça percebia que não eram puros... A mim pareceu-me um cruzamento com Spitz ou Pequinois. Olhe, eram mais ou menos assim:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo jul 01, 2012 4:02 pm

Não poderão ser Yorkies, fora do estalão?

Isto não percebendo muito da raça
Trolitar
Membro

domingo jul 01, 2012 4:04 pm

fteixeira Escreveu:
Trolitar Escreveu:Pode denunciar. Mas olhe que é aceite socialmente que se chame Yorkshire a cães sem LOP.

Sim, que não tenham LOP já é costume... Mas que pelo menos pareçam Yorkshires... Qualquer pessoa que conheça minimamente a raça percebia que não eram puros... A mim pareceu-me um cruzamento com Spitz ou Pequinois. Olhe, eram mais ou menos assim:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Pois, eu que não percebo nada de raças, também não me parecem. As pessoas compram, mesmo assim?
ziggyma
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 4:05 pm

fmoniz Escreveu:Não poderão ser Yorkies, fora do estalão?

Como dizem aqui na arca, se está fora do estalão é rafeiro.
Se forem rafeiros, a loja está a praticar propaganda enganosa.
Propaganda enganosa é crime:
Artigo 6.º
Práticas comerciais desleais em especial
São desleais em especial:
a) As práticas comerciais susceptíveis de distorcer substancialmente o comportamento económico de um único
grupo, claramente identificável, de consumidores particularmente vulneráveis, em razão da sua doença mental
ou física, idade ou credulidade, à prática comercial ou ao
bem ou serviço subjacentes, se o profissional pudesse razoavelmente ter previsto que a sua conduta era susceptível
de provocar essa distorção;
b) As práticas comerciais enganosas e as práticas comerciais agressivas referidas nos artigos 7.º, 9.º e 11.º;
c) As práticas comerciais enganosas e as práticas comerciais agressivas referidas, respectivamente, nos artigos 8.º
e 12.º, consideradas como tal em qualquer circunstância.
FONTE: http://ec.europa.eu/consumers/rights/do ... rtugal.pdf
<p>&nbsp;</p>
fteixeira
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 4:05 pm

fmoniz Escreveu:Não poderão ser Yorkies, fora do estalão?

Não me parece... Os Yorkies são bastante fáceis de identificar... E como tenho uma e me fartei de ler e estudar a raça é que falo... Se calhar se fosse outra raça nem me aperceberia, se bem que acho que é uma diferença bastante flagrante...
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo jul 01, 2012 4:16 pm

Havia um papel na montra dos cães? Dizia o quê?
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
fteixeira
Membro Veterano

domingo jul 01, 2012 4:24 pm

Geight Escreveu:Havia um papel na montra dos cães? Dizia o quê?
Dizia : "Yorkshires. 490€". Bem, acho que vou lá de novo para tirar isto a limpo...
Responder

Voltar para “Cães”