Esterilização de osso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

segunda jul 02, 2012 4:53 pm

Tenho um osso que fui buscar ao talho e já está limpo. Alguém me sabe dizer como posso esteriliza-lo, de uma forma caseira, para futuras utilizações? Pretendo rechea-lo, tal como se faz com os Kongs.

Pelo que li, pode ser feito no forno, mas não sei ao certo qual a temperatura e o tempo necessário. E com óxido de etileno, que não faço a mais pequena ideia se é de fácil acesso ao público.

Secalhar o mais fácil é mesmo comprar online e esquecer a aventura!:oops:

Obrigada
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jul 02, 2012 7:53 pm

Não faço ideia do que pretende mas a mim o vet ensinou-me (atenção que o meu vet é super miudinho) a ferver os ossos na panela de pressão até ficarem limpos e depois dar para eles limparem os dentes.

O que acontece é que eles levam os ossos para o jardim e ficam meio badalhocos, aí lavo à torneira e pronto. Duram anos.
dianne
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 8:09 pm

Pensei nisso, mas ao ferver não ficam cozidos? Depois não se partem quando os cães os roem? É um osso grande, da tíbia de vaca.

Tipo estes
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

A ideia era depois utilizar para rechear o interior.
Outdog
Membro Veterano
Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm

segunda jul 02, 2012 8:24 pm

dianne Escreveu:Pensei nisso, mas ao ferver não ficam cozidos? Depois não se partem quando os cães os roem? É um osso grande, da tíbia de vaca.

Tipo estes
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

A ideia era depois utilizar para rechear o interior.
Os ossos da tíbia da vaca, são tão rijos que eles não conseguem desfazer aquilo. Serve para limpar os dentes e exercitar o maxilar.
<p>Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou&nbsp;<a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
dianne
Membro Veterano

segunda jul 02, 2012 8:26 pm

Ok, vou então ferver, como foi sugerido. Obrigada! :)
WaterMonitor
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 4:25 pm

Cozidos ficam, mas como é o que o meu vet diz para fazer, faço.

A verdade é que familiares arranjam-me ossos enormes e até hoje nunca nenhum se partiu, a minha horda de bárbaros é que os rói nas pontas.

De vez enquanto um minorcas que anda por aqui dedica-se à arqueologia e lá me aparece um osso com anos e anos e que ele enterrou quando era novo. :lol: :lol: :lol: :lol:
dianne
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 7:13 pm

Ahahah :lol: Também acontece aqui em casa, mas como os enterra crús, acabam por criar ali um ecossistema! :oops: Então vem todo cheio de terra e com ervas a crescer. E ela toda contente, com o nariz e boca toda preta de terra.

Eu vou experimentar então a cozer. Vou vigiar as primeiras vezes para ver se não lasca. Mas como é tão grosso não deve ser fácil.

Obrigada! :D
WaterMonitor
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 7:36 pm

Peça no talho osso da perna ou da pá.

Os ossos mesmo grandes não lascam. O que faço é obrigar o meu marido a serrá-los ao meio para caberem na panela de pressão. Ele fica todo lixado, resmunga, mas eu sou muito chata e ele acaba por serrar aquilo. :lol: :lol: :lol:
dianne
Membro Veterano

terça jul 03, 2012 8:02 pm

Ah! Pois é.. Nem me lembrei do tamanho.. Tb vou ter de pedir pa serrar!eheh
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça jul 03, 2012 8:02 pm

Esses ossos se forem cozidos não deitam mau cheiro?
Imagino que se crus comecem a cheirar mal ou deixar um cheiro muito forte a carne como acontece com aqueles ossos com bocados de carne que se compram para cães.

Gostava de arranjar um para o meu cão mas não sei se é aconselhável para um cão de 5kg e num apartamento.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 03, 2012 8:10 pm

A cozedura limpa a carne (convém que fique bem limpo, atenção a tendões e etc., tem de ser tirados à faca) e o tutano.
Mesmo cozidos (30 mns) não se partem.

Isto diz uma amiga que eu dou crús...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

terça jul 03, 2012 8:19 pm

lsgl Escreveu:Esses ossos se forem cozidos não deitam mau cheiro?
Imagino que se crus comecem a cheirar mal ou deixar um cheiro muito forte a carne como acontece com aqueles ossos com bocados de carne que se compram para cães.

Gostava de arranjar um para o meu cão mas não sei se é aconselhável para um cão de 5kg e num apartamento.
Tenho um cão com 3 kg, e vivo em um apartamento.
Dou sempre ossos cozidos, só tenho evitado dar ossos crus, porque a única vez que dei ficou mesmo com mau cheiro e tive que recolher o osso no dia seguinte.
Espero ter ajudado.
Última edição por ziggyma em terça jul 03, 2012 8:44 pm, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jul 03, 2012 8:37 pm

Os ossos crus apodrecem, os cozidos, não.

Sempre dei ossos de vaca cozidos aos meus cães e aquilo não se parte nem por decreto, só quando já está muito desgastado, e mesmo assim...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça jul 03, 2012 9:23 pm

Eu dou crú. Trabalhos me dessem cozer ossos deste tamanho...

Imagem
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
fmoniz
Membro Veterano