cão lobo checoslovaco

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lmgcardoso
Membro Veterano
Mensagens: 483
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

quarta jul 04, 2012 9:10 pm

Já sei, visto esta enfermidade de fazer comparações e exemplos desproporcionados sobre o cão lobo checo, vou comprar um pit bull, se calhar será mais calmo e dócil para um miudo de 13 anos, pois eu como querem dizer aqui no forun os pais deste miudo vão fazer o mesmo que os pais de alguns aqui, não vão dar a minima para o miúdo e o cão vai ser criado e educado só pelo miudo.
Pelo amor de Deus, vamos lá ter calma. Sejamos sensatos.
Boa sorte
Lmgcardoso
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 05, 2012 12:04 am

mistyfog Escreveu:Sinto-me na obrigação de responder.
Sou dono de uma cadela cão lobo checoslovaco. Sou estudioso da raça e já convivi com dezenas de exemplares, incluido na Polónia (onde a raça é mais forte e de onde veio a minha cadela).

Primeiro, e mais importante: a raça não é simplesmente um hibrido de lobo com cão. Esses episódios sensacionalistas do encantador de cães, para além de serem planeados para chocar, são feitos com hibridos directos. Isto é uma raça oficial da FCI, logo com os seus padrões de temperamento, resultado de uma evolução de décadas para retirar o que de pior pode ter um cruzamento de lobo com cão. Aconselho vivamente a estudarem a forma como uma raça é oficializada e logo percebem como não é fazer um cruzamento e já está. São muitos anos de observação.

Segundo, a maior parte dos CLC são muito equilibrados e calmos. Um pouco indiferentes (mas tolerantes) a estranhos e completamente ligados aos donos. Somos a matilha deles, mas de uma forma tão forte como nunca vi com outra raça. A minha cadela até é dominante para o normal e ainda assim garanto-lhe que se lhe tentar dar festas por aí a primeira reacção dela vai ser: "fixe, queres brincar?!".

Terceiro, sim, não recomendaria a raça a ninguém sem experiência. Não pelo temperamento normal mas pela possibilidade de ter azar e lhe calhar um exemplar mais dominante. A minha cadela nas mãos de uma pessoa à espera de um temperamento de Labrador daria em desgraça. Mas ela aqui em casa só quer saber onde nós estamos e se a nossa bébé está bem. A raça tem alguns aspectos negativos que só serão ultrapassados por quem adora cães e especialmente a raça. Para mim, que adoro cães no geral e que todos os dias vejo beleza na raça, o positivo supera em muito o negativo. Mas garanto que a maioria das pessoas não está preparada para esta raça. Mais uma vez: não porque é um bicho que a qualquer momento ataca mas porque precisa de uma educação consistente e conhecedora, tal como outras raças.

Eu fico chateado como pessoas completamente ignorantes em relação ao que a raça realmente é afirmam coisas com uma certeza de guru. Já ouvi um conhecido treinador fazer afirmações desse tipo por isso já não me surpreende.

Para não acabar com esta onda negativa de bicho papão digo:
É uma raça com problemas como muitas outras mas de uma beleza muito grande. Não tem preço poder usufruir de alguns pormenores únicos - desde a movimentação à forma inteligente e altiva como gosta de nos proteger.

(Pode dar uma olhada em http://mistyvibe.posterous.com/ e esteja à vontade para enviar MP)
Finalmente um post de jeito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

NicaJunior
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta jul 05, 2012 12:41 am

lmgcardoso Escreveu: vou comprar um pit bull, se calhar será mais calmo e dócil para um miudo de 13 anos,
:lol: :lol: Olhe!!!! Calhando! Desde que bem educado....
Comprar é que não. Além de a criação destes cães não ser coisa legal ainda corria o risco de comprar algum cão de alguma cruza maluca com genes duvidosos e lá ficava o seu filho exposto á mesma ao perigo.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 05, 2012 1:52 am

Este tópico, aliado a um café tomado fora de horas, levou-me a pesquisar sobre estes cães e todos aqueles que, sendo cães, têm aparência de lobos. Claro que acabei por passar pelos híbridos, com maior ou menor percentagem de sangue lobo, mas há qualquer coisa nos lobos q os torna bastante distintos, pelo menos à 2ª vista. Um dos pormenores são as orelhas, muito mais curtas, numa cabeça grande e triangular. Outro é uma certa expressão nos olhos, onde não se encontra a doçura do olhar de um cão...

Bom, parei nesta página http://www.wolfpark.org/ccpage3.shtml e achei piada, pois tem um teste! Ora experimentem fazê-lo. :)
mistyfog
Membro
Mensagens: 80
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

quinta jul 05, 2012 9:48 am

A mim o que me preocupa não é a criança, mas quem vai realmente educar o cão. A criança ao escolher a raça é movida pela vaidade (não estou a julgar, é normal nessa idade) e essa é uma razão errada para escolher esta e qualquer raça. Havendo uma criança há necessidade de conhecimento e empenho acrescidos na educação...
O CLC não é daquelas raças em que não há duvidas que é boa com crianças, como o Labrador ou Dogue Alemão. Não é uma coisa inata por isso tem que ser trabalhada. Posto isto, na minha opinião é simples: se é para ser um cão especialmente para a criança pense noutra raça. Com um CLC, embora a tendência seja boa com crianças, pode também ter azar.
Um comportamento típico do CLC é a evitação. Se não gosta, afasta-se discretamente. Mesmo assim, é bruto a brincar, tem um instinto de caça desenvolvido e uma adolescência enérgica para um miudo, portanto tem que trabalhar a relação da forma certa. Se não tiver bons conhecimentos disto, é mais do que obrigatório um treinador experiente. Esteja só consciente disto.

Nós temos uma bébé e trabalhamos TODOS OS DIAS a interacção com a cadela (de forma controlada e gradual).

Esta é a verdade não romanciada. Ainda assim, um exemplo positivo da casa de onde veio a minha cadela:
http://youtu.be/WkI_pXti95M

Para mim é um prazer falar sobre a raça, dái os testamentos :)
Este ano vou ter o meu 2º e provavelmente uma ninhada.
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quinta jul 05, 2012 12:28 pm

mistyfog,

os seus textos são excelentes! Os meus Parabéns :D
Nota-se que tem a plena noção do cão que tem em mãos e que não é um mero curioso :wink:
nandaalmeida
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta jul 06, 2012 1:07 pm

lmgcardoso Escreveu:Já sei, visto esta enfermidade de fazer comparações e exemplos desproporcionados sobre o cão lobo checo, vou comprar um pit bull, se calhar será mais calmo e dócil para um miudo de 13 anos, pois eu como querem dizer aqui no forun os pais deste miudo vão fazer o mesmo que os pais de alguns aqui, não vão dar a minima para o miúdo e o cão vai ser criado e educado só pelo miudo.
Pelo amor de Deus, vamos lá ter calma. Sejamos sensatos.
Boa sorte
Lmgcardoso
Bom vamos lá ver se eu me faço entender:
Não tenho nada contra se o cão é para si,para o seu filho seja para quem for,quando referiu que o cão era para o seu filho pensei que o seu filho fosse maior de idade, coisa que não é.
Pelo que li dos outros users ter um cão dessa raça não é nada de outro mundo, mas tbm li que são cães que precisam de bastante liderança que não vai ser aplicada pelo seu filho de certeza.
Quanto aos pit lá vamos nós de novo, o pit é um cão bastante dócil, afável,e leal e etc,etc,.
E sim os pit são calmos e dóceis com crianças, para sua informação eu tive dois e sempre os deixei com as minhas sobrinhas.
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta jul 06, 2012 1:17 pm

mistyfog Escreveu:A mim o que me preocupa não é a criança, mas quem vai realmente educar o cão. A criança ao escolher a raça é movida pela vaidade (não estou a julgar, é normal nessa idade) e essa é uma razão errada para escolher esta e qualquer raça. Havendo uma criança há necessidade de conhecimento e empenho acrescidos na educação...
O CLC não é daquelas raças em que não há duvidas que é boa com crianças, como o Labrador ou Dogue Alemão. Não é uma coisa inata por isso tem que ser trabalhada. Posto isto, na minha opinião é simples: se é para ser um cão especialmente para a criança pense noutra raça. Com um CLC, embora a tendência seja boa com crianças, pode também ter azar.
Um comportamento típico do CLC é a evitação. Se não gosta, afasta-se discretamente. Mesmo assim, é bruto a brincar, tem um instinto de caça desenvolvido e uma adolescência enérgica para um miudo, portanto tem que trabalhar a relação da forma certa. Se não tiver bons conhecimentos disto, é mais do que obrigatório um treinador experiente. Esteja só consciente disto.

Nós temos uma bébé e trabalhamos TODOS OS DIAS a interacção com a cadela (de forma controlada e gradual).

Esta é a verdade não romanciada. Ainda assim, um exemplo positivo da casa de onde veio a minha cadela:
http://youtu.be/WkI_pXti95M

Para mim é um prazer falar sobre a raça, dái os testamentos :)
Este ano vou ter o meu 2º e provavelmente uma ninhada.
Esse vídeo é delicioso!
fmoniz
Membro Veterano
Mensagens: 729
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sexta jul 06, 2012 1:56 pm

fteixeira Escreveu:
mistyfog Escreveu:A mim o que me preocupa não é a criança, mas quem vai realmente educar o cão. A criança ao escolher a raça é movida pela vaidade (não estou a julgar, é normal nessa idade) e essa é uma razão errada para escolher esta e qualquer raça. Havendo uma criança há necessidade de conhecimento e empenho acrescidos na educação...
O CLC não é daquelas raças em que não há duvidas que é boa com crianças, como o Labrador ou Dogue Alemão. Não é uma coisa inata por isso tem que ser trabalhada. Posto isto, na minha opinião é simples: se é para ser um cão especialmente para a criança pense noutra raça. Com um CLC, embora a tendência seja boa com crianças, pode também ter azar.
Um comportamento típico do CLC é a evitação. Se não gosta, afasta-se discretamente. Mesmo assim, é bruto a brincar, tem um instinto de caça desenvolvido e uma adolescência enérgica para um miudo, portanto tem que trabalhar a relação da forma certa. Se não tiver bons conhecimentos disto, é mais do que obrigatório um treinador experiente. Esteja só consciente disto.

Nós temos uma bébé e trabalhamos TODOS OS DIAS a interacção com a cadela (de forma controlada e gradual).

Esta é a verdade não romanciada. Ainda assim, um exemplo positivo da casa de onde veio a minha cadela:
http://youtu.be/WkI_pXti95M

Para mim é um prazer falar sobre a raça, dái os testamentos :)
Este ano vou ter o meu 2º e provavelmente uma ninhada.
Esse vídeo é delicioso!
Eu no início estava a pensar que o que a criança tinha atrás era uma almofada :roll:

:P
mistyfog
Membro
Mensagens: 80
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

segunda nov 25, 2013 11:05 pm

Lembrei-me de vir aqui dizer que está prestes a nascer uma ninhada de topo desta raça em Portugal :)

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/ ... 5072_n.jpg
xtina_xm
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

segunda nov 25, 2013 11:11 pm

contacte o clube portugues de canicultura para saber se existem criadores credenciados no nosso pais =)
mistyfog
Membro
Mensagens: 80
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

sexta dez 20, 2013 6:54 pm

Nasceram!

http://bit.ly/1i82jvs
http://bit.ly/19CHWlv

A minha paixão e fascínio pela raça consegue aumentar ainda mais. A natureza um pouco mais crua mas terna; a determinação em sobreviver e a inteligência inata de protecção da matilha; a dedicação levada ao limite. É tocante o olhar na hora do parto, depois da privação durante horas a fio e perante estranhos. Parece querer dizer: "estamos juntos, não estamos?".
Numa noite fria de lua cheia nasceram 3 cachorritos cheios de força.
xtina_xm
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

sábado dez 21, 2013 12:56 am

opah que fixe!!! Quem me dera!! =D Parabens!
mistyfog
Membro
Mensagens: 80
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

sábado dez 21, 2013 11:31 am

Obrigado xtina! é a ninhada que sempre quis fazer :)
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado dez 21, 2013 12:35 pm

mistyfog Escreveu:Nasceram!

http://bit.ly/1i82jvs
http://bit.ly/19CHWlv

A minha paixão e fascínio pela raça consegue aumentar ainda mais. A natureza um pouco mais crua mas terna; a determinação em sobreviver e a inteligência inata de protecção da matilha; a dedicação levada ao limite. É tocante o olhar na hora do parto, depois da privação durante horas a fio e perante estranhos. Parece querer dizer: "estamos juntos, não estamos?".
Numa noite fria de lua cheia nasceram 3 cachorritos cheios de força.
Boas...

PARABÉNS!!!

E continue com essa paixão que diz que tem...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”