Caes presos, acorrentados.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Liamape
Registado: quarta jul 04, 2012 5:03 pm

quarta jul 04, 2012 5:19 pm

Gostaria de falar aqui de um tema muito serio, que infelizmente ainda ha pessoas com pouca formação, mas essas nem deviam sequer ter animais. Ter um cao preso, acorrentado a vida inteira é um crime e da o direito de qualquer pessoa denunciar tal ato. Acorrentar um cao é maltratar! Acho inacreditavel como existem pessoas que o fazem, e ainda acham que assim é que é, com a desculpa de que o animal assim nao foge. Um cao que é acorrentado e um dia se consegue ver livre, pode ser extremamente perigoso e agressivo. Um cao é naturalmente sociavel, e precisa de viver em matilha, e aceita-nos como seus lideres. Logo eles ficam quase completamente dependentes de nos. E como sao muito territoriais raramente tendem a fugir do seu territorio. Para os brutos que nao percebem nada de psicologia canina, por favor nao acorrentem os vossos caes. Se eles forem bem tratados, dependentes e felizes conosco, eles nao fogem, pois nao conseguem viver sem os donos.

"
O acorrentamento de cães não está directamente previsto na nossa legislação de protecção animal. No entanto, a situação em que se encontram os animais acorrentados constitui violação de uma ou mais das seguintes disposições do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de Outubro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro):

Artigo 8.º:
1 — Os animais devem dispor do espaço adequado às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo o mesmo permitir:
a) A prática de exercício físico adequado;
b) A fuga e refúgio de animais sujeitos a agressão por parte de outros.
(...)
Artigo 9.º:
1 — A temperatura, a ventilação e a luminosidade e obscuridade das instalações devem ser as adequadas à manutenção do conforto e bem-estar das espécies que albergam.
(...)
6 — As instalações devem dispor de abrigos para que os animais se protejam de condições climáticas adversas.
(...)
"
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta jul 04, 2012 5:22 pm

Acorrentar é maltratar sim :(
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jul 04, 2012 5:30 pm

Se for acorrentar o dia todo exposto aos elementos e sem contacto humano então sim é um horror! Agora se for num espaço com boas condições e o cão tiver uma boa qualidade de vida e contacto humano e tem exercício físico e cuidados adequados, então penso que não é assim tão mau (desde que não esteja acorrentado o dia todo sozinho). Nem sempre é assim tão fácil controlar um cão, talvez com o treino adequado não fogem, mas há cães que fogem e podem perder-se e vaguearem em terrenos perigosos.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta jul 04, 2012 5:34 pm

Se o terreno não for vedado sim, podem fugir e perder-se mas quem tem cães acorrentados sem vedação querem-nos para quê senão para guarda? E acha que quem os tem assim acorrentados vai passear com eles? Falamos dessas correntes e não dos que, por curtos períodos de tempo estão presos.
Liamape

quarta jul 04, 2012 5:48 pm

Concordo em enjaular o cao, desde que a jaula seja com uma area boa. E fazer isso apenas quando estamos ausentes de casa. Agora acorrentar nunca, nem por pouco tempo. Os caes ate podem fugir do seu territorio, mas se conhecerem bem a area em volta da casa ele sabe voltar. Mas eu percebo que em Portugal ninguem percebe nada de caes. Leiam o livro do Ceaser Millan!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta jul 04, 2012 6:27 pm

O pior é quando, quem acorrenta os seus cães, acha que os outros também devem estar acorrentados: "os cães são para estar presos", dizem-me, "soltos vêm desassossegar o meu, que também quer". São boa gente, bons vizinhos e não é de todo conveniente chatear-me com eles, mas faz-me confusão ver o cão com a corrente no pescoço, super apertada (senão solta-se). Já lhes disse para o soltarem um bocadinho todos os dias, pode brincar com os meus, mas está difícil convencê-los. Enfim... água mole em pedra dura tanto dá até que fura, já mudram de opinião em relação aos gatos, pode ser que ainda possa fazê-los mudar em relação ao cão. Fora a corrente, tem condições, espaço e é bem tratado, é só mesmo o estar preso que me incomoda... nenhum ser devia estar preso.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jul 04, 2012 7:45 pm

Acorrentar ou enclausurar os animais em jaulas é sempre uma prática cruel e só serve para tornar os animais nervosos, stressados e incontroláveis.

É muito difícil treinar e ensinar o que quer que seja a um animal nestas condições.
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quarta jul 04, 2012 8:56 pm

Não acho que seja assim tão linear.
Digo já que tenho 2caes acorrentados. E porque?! Porque apesar de vedação de 1,50, entre os outros 10 cães que tenho, estes dois palermas conseguem fugir.
Morreram-me dois cães à porta de casa, um porque o anormal do condutor de desviou de propósito para lhe passar por cima, e outro que infelizmente fugiu e a senhora simplesmente não conseguiu travara tempo.
Por isso cães que tenham tendência a fugir, simplesmente não tem hipótese cá em casa. É para a corrente. Com um bom tamanho claro, abrigo, àgua, comida e companhia canina (assim como humana) à descrição. E são soltos, sim, mas sempre bem vigiados.

Tema "muito sério" são os animais que passam fome, sede, frio, são abandonados e levam porrada todos os dias. Um cão à corrente ao pé disso é um bicho feliz.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jul 04, 2012 9:13 pm

Um cão à corrente nunca é feliz. E nunca fica um animal equilibrado, acredite, infelizmente vi muito cão à corrente pelas mais diversas razões.
Por vezes ficam mesmo com problemas comportamentais inultrapassáveis.

Muro de 1.50 para cães de pata alta não é nada.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta jul 04, 2012 9:21 pm

até de pata baixa... tive uma cadela de 15 quilos q saltava/trepava vedações com 2 metros, na boa. E a gorda da minha Maruxa, uma cadelona de 35 quilos, salta bem uma vedação de metro e meio... Um bom passeio todos dias
(e não são 15 minutos, são pelo menos duas horas), com muito exercício, muita brincadeira e interacção com os donos e pprdem logo a vontade de fugir. Por acaso achei graça, pouco depois de ter encontrado a Maruxa, comprei uma trela grossa, de nylon cor de rosa, toda pipi e fui dar uma volta com ela. Precisei de ir tomar café e deixei-a presa cá fora. Quando regressei, a cadela estava sentada no mesmo sítio, à espera... mas a trela estava roída. :P
MVieira27
Membro

quarta jul 04, 2012 9:23 pm

Pata alta coisa nenhuma. São dois bichos que tem tanto de atlético como uma morsa. Não são nenhumas feras de dentes arreganhados de frustração por estarem presos :lol:
Eu sei bem que não é o ideal, e eu não tenho prazer em tê-los acorrentados. Por mim andavam com os outros.
Mas sinceramente, acha que é melhor ter um cão acorrentado, ou espalmado na estrada? Ou ainda envenenados por um vizinho (como aconteceu a uma pessoa conhecida esta semana)?
Liamape

quarta jul 04, 2012 9:30 pm

Na vez de acorrentalos porque nao faz uma vedação com porta? É o mais aconselhavel.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta jul 04, 2012 9:34 pm

MVieira27 Escreveu:Pata alta coisa nenhuma. São dois bichos que tem tanto de atlético como uma morsa. Não são nenhumas feras de dentes arreganhados de frustração por estarem presos :lol:
Eu sei bem que não é o ideal, e eu não tenho prazer em tê-los acorrentados. Por mim andavam com os outros.
Mas sinceramente, acha que é melhor ter um cão acorrentado, ou espalmado na estrada? Ou ainda envenenados por um vizinho (como aconteceu a uma pessoa conhecida esta semana)?
Pois eu então sou muito mais radical que os users que me antecederam, para ter cães à corrente preferia não ter cães. Eu também detestaria que me pusessem uma corrente o pescoço.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jul 04, 2012 9:36 pm

kittten Escreveu:
MVieira27 Escreveu:Pata alta coisa nenhuma. São dois bichos que tem tanto de atlético como uma morsa. Não são nenhumas feras de dentes arreganhados de frustração por estarem presos :lol:
Pois eu então sou muito mais radical que os users que me antecederam, para ter cães à corrente preferia não ter cães. Eu também detestaria que me pusessem uma corrente o pescoço.
x2 000 000
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
MVieira27
Membro

quarta jul 04, 2012 9:37 pm

:lol: :lol:
Eu tenho uma vedação com uma porta! Duas até! metade com gradeamento de mais ou menos 1,50, outra metade com um muro de 2metros.
Todos os outros cães estão soltos, e não fogem! Aqueles dois artistas é que insistem em faze-lo. Por muito exercício ou passeios de duas horas que se faça. O pseudo beagle até aproveita para roubar galinhas ao vizinho, e leva-as para casa. :lol: Qualquer dia, é recebido pelo velhote com uma caçadeira.
Responder

Voltar para “Cães”