Caes presos, acorrentados.
Moderador: mcerqueira
Gostaria de falar aqui de um tema muito serio, que infelizmente ainda ha pessoas com pouca formação, mas essas nem deviam sequer ter animais. Ter um cao preso, acorrentado a vida inteira é um crime e da o direito de qualquer pessoa denunciar tal ato. Acorrentar um cao é maltratar! Acho inacreditavel como existem pessoas que o fazem, e ainda acham que assim é que é, com a desculpa de que o animal assim nao foge. Um cao que é acorrentado e um dia se consegue ver livre, pode ser extremamente perigoso e agressivo. Um cao é naturalmente sociavel, e precisa de viver em matilha, e aceita-nos como seus lideres. Logo eles ficam quase completamente dependentes de nos. E como sao muito territoriais raramente tendem a fugir do seu territorio. Para os brutos que nao percebem nada de psicologia canina, por favor nao acorrentem os vossos caes. Se eles forem bem tratados, dependentes e felizes conosco, eles nao fogem, pois nao conseguem viver sem os donos.
"
O acorrentamento de cães não está directamente previsto na nossa legislação de protecção animal. No entanto, a situação em que se encontram os animais acorrentados constitui violação de uma ou mais das seguintes disposições do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de Outubro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro):
Artigo 8.º:
1 — Os animais devem dispor do espaço adequado às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo o mesmo permitir:
a) A prática de exercício físico adequado;
b) A fuga e refúgio de animais sujeitos a agressão por parte de outros.
(...)
Artigo 9.º:
1 — A temperatura, a ventilação e a luminosidade e obscuridade das instalações devem ser as adequadas à manutenção do conforto e bem-estar das espécies que albergam.
(...)
6 — As instalações devem dispor de abrigos para que os animais se protejam de condições climáticas adversas.
(...)
"
"
O acorrentamento de cães não está directamente previsto na nossa legislação de protecção animal. No entanto, a situação em que se encontram os animais acorrentados constitui violação de uma ou mais das seguintes disposições do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de Outubro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro):
Artigo 8.º:
1 — Os animais devem dispor do espaço adequado às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo o mesmo permitir:
a) A prática de exercício físico adequado;
b) A fuga e refúgio de animais sujeitos a agressão por parte de outros.
(...)
Artigo 9.º:
1 — A temperatura, a ventilação e a luminosidade e obscuridade das instalações devem ser as adequadas à manutenção do conforto e bem-estar das espécies que albergam.
(...)
6 — As instalações devem dispor de abrigos para que os animais se protejam de condições climáticas adversas.
(...)
"
Se for acorrentar o dia todo exposto aos elementos e sem contacto humano então sim é um horror! Agora se for num espaço com boas condições e o cão tiver uma boa qualidade de vida e contacto humano e tem exercício físico e cuidados adequados, então penso que não é assim tão mau (desde que não esteja acorrentado o dia todo sozinho). Nem sempre é assim tão fácil controlar um cão, talvez com o treino adequado não fogem, mas há cães que fogem e podem perder-se e vaguearem em terrenos perigosos.
Se o terreno não for vedado sim, podem fugir e perder-se mas quem tem cães acorrentados sem vedação querem-nos para quê senão para guarda? E acha que quem os tem assim acorrentados vai passear com eles? Falamos dessas correntes e não dos que, por curtos períodos de tempo estão presos.
Concordo em enjaular o cao, desde que a jaula seja com uma area boa. E fazer isso apenas quando estamos ausentes de casa. Agora acorrentar nunca, nem por pouco tempo. Os caes ate podem fugir do seu territorio, mas se conhecerem bem a area em volta da casa ele sabe voltar. Mas eu percebo que em Portugal ninguem percebe nada de caes. Leiam o livro do Ceaser Millan!
O pior é quando, quem acorrenta os seus cães, acha que os outros também devem estar acorrentados: "os cães são para estar presos", dizem-me, "soltos vêm desassossegar o meu, que também quer". São boa gente, bons vizinhos e não é de todo conveniente chatear-me com eles, mas faz-me confusão ver o cão com a corrente no pescoço, super apertada (senão solta-se). Já lhes disse para o soltarem um bocadinho todos os dias, pode brincar com os meus, mas está difícil convencê-los. Enfim... água mole em pedra dura tanto dá até que fura, já mudram de opinião em relação aos gatos, pode ser que ainda possa fazê-los mudar em relação ao cão. Fora a corrente, tem condições, espaço e é bem tratado, é só mesmo o estar preso que me incomoda... nenhum ser devia estar preso.
Acorrentar ou enclausurar os animais em jaulas é sempre uma prática cruel e só serve para tornar os animais nervosos, stressados e incontroláveis.
É muito difícil treinar e ensinar o que quer que seja a um animal nestas condições.
É muito difícil treinar e ensinar o que quer que seja a um animal nestas condições.
Não acho que seja assim tão linear.
Digo já que tenho 2caes acorrentados. E porque?! Porque apesar de vedação de 1,50, entre os outros 10 cães que tenho, estes dois palermas conseguem fugir.
Morreram-me dois cães à porta de casa, um porque o anormal do condutor de desviou de propósito para lhe passar por cima, e outro que infelizmente fugiu e a senhora simplesmente não conseguiu travara tempo.
Por isso cães que tenham tendência a fugir, simplesmente não tem hipótese cá em casa. É para a corrente. Com um bom tamanho claro, abrigo, àgua, comida e companhia canina (assim como humana) à descrição. E são soltos, sim, mas sempre bem vigiados.
Tema "muito sério" são os animais que passam fome, sede, frio, são abandonados e levam porrada todos os dias. Um cão à corrente ao pé disso é um bicho feliz.
Digo já que tenho 2caes acorrentados. E porque?! Porque apesar de vedação de 1,50, entre os outros 10 cães que tenho, estes dois palermas conseguem fugir.
Morreram-me dois cães à porta de casa, um porque o anormal do condutor de desviou de propósito para lhe passar por cima, e outro que infelizmente fugiu e a senhora simplesmente não conseguiu travara tempo.
Por isso cães que tenham tendência a fugir, simplesmente não tem hipótese cá em casa. É para a corrente. Com um bom tamanho claro, abrigo, àgua, comida e companhia canina (assim como humana) à descrição. E são soltos, sim, mas sempre bem vigiados.
Tema "muito sério" são os animais que passam fome, sede, frio, são abandonados e levam porrada todos os dias. Um cão à corrente ao pé disso é um bicho feliz.
Um cão à corrente nunca é feliz. E nunca fica um animal equilibrado, acredite, infelizmente vi muito cão à corrente pelas mais diversas razões.
Por vezes ficam mesmo com problemas comportamentais inultrapassáveis.
Muro de 1.50 para cães de pata alta não é nada.
Por vezes ficam mesmo com problemas comportamentais inultrapassáveis.
Muro de 1.50 para cães de pata alta não é nada.
até de pata baixa... tive uma cadela de 15 quilos q saltava/trepava vedações com 2 metros, na boa. E a gorda da minha Maruxa, uma cadelona de 35 quilos, salta bem uma vedação de metro e meio... Um bom passeio todos dias
(e não são 15 minutos, são pelo menos duas horas), com muito exercício, muita brincadeira e interacção com os donos e pprdem logo a vontade de fugir. Por acaso achei graça, pouco depois de ter encontrado a Maruxa, comprei uma trela grossa, de nylon cor de rosa, toda pipi e fui dar uma volta com ela. Precisei de ir tomar café e deixei-a presa cá fora. Quando regressei, a cadela estava sentada no mesmo sítio, à espera... mas a trela estava roída.
(e não são 15 minutos, são pelo menos duas horas), com muito exercício, muita brincadeira e interacção com os donos e pprdem logo a vontade de fugir. Por acaso achei graça, pouco depois de ter encontrado a Maruxa, comprei uma trela grossa, de nylon cor de rosa, toda pipi e fui dar uma volta com ela. Precisei de ir tomar café e deixei-a presa cá fora. Quando regressei, a cadela estava sentada no mesmo sítio, à espera... mas a trela estava roída.

Pata alta coisa nenhuma. São dois bichos que tem tanto de atlético como uma morsa. Não são nenhumas feras de dentes arreganhados de frustração por estarem presos
Eu sei bem que não é o ideal, e eu não tenho prazer em tê-los acorrentados. Por mim andavam com os outros.
Mas sinceramente, acha que é melhor ter um cão acorrentado, ou espalmado na estrada? Ou ainda envenenados por um vizinho (como aconteceu a uma pessoa conhecida esta semana)?

Eu sei bem que não é o ideal, e eu não tenho prazer em tê-los acorrentados. Por mim andavam com os outros.
Mas sinceramente, acha que é melhor ter um cão acorrentado, ou espalmado na estrada? Ou ainda envenenados por um vizinho (como aconteceu a uma pessoa conhecida esta semana)?
Pois eu então sou muito mais radical que os users que me antecederam, para ter cães à corrente preferia não ter cães. Eu também detestaria que me pusessem uma corrente o pescoço.MVieira27 Escreveu:Pata alta coisa nenhuma. São dois bichos que tem tanto de atlético como uma morsa. Não são nenhumas feras de dentes arreganhados de frustração por estarem presos![]()
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
x2 000 000kittten Escreveu:Pois eu então sou muito mais radical que os users que me antecederam, para ter cães à corrente preferia não ter cães. Eu também detestaria que me pusessem uma corrente o pescoço.MVieira27 Escreveu:Pata alta coisa nenhuma. São dois bichos que tem tanto de atlético como uma morsa. Não são nenhumas feras de dentes arreganhados de frustração por estarem presos![]()
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>

Eu tenho uma vedação com uma porta! Duas até! metade com gradeamento de mais ou menos 1,50, outra metade com um muro de 2metros.
Todos os outros cães estão soltos, e não fogem! Aqueles dois artistas é que insistem em faze-lo. Por muito exercício ou passeios de duas horas que se faça. O pseudo beagle até aproveita para roubar galinhas ao vizinho, e leva-as para casa.