literatura de adestramento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jpfl
Membro
Registado: quarta fev 19, 2003 10:14 pm

quarta nov 12, 2003 12:32 am

olá caros foristas,
que tal dar-mos uma ajudinha a todos osque por impossibilidade económica ou pela inexistência de escolas caninas na sua zona de residência (o meu caso), têm que adestrar os seus cães com base em pesquisas na net, livros, foruns, etc.
que tal facilitar uma lista de livros onde se pode encontrar informação sobre adestramento e etiologia canina.

Listagem:
* New Complete Dog Training Manual - Dr. Bruce Fogle & Patricia Holden White. ISBN 0-7513-3867-2 (Amazon.com) - apresenta meios de treino para ensinar e "solucionar problemas".
*O Novo guia do Cão - Angela Wegmann. Editorial Presença - Colecção Habitat - breve psicologia canina, capítulo de adestramento
* Belgian Shepherd Dog - Dr. Robert Pollet. ISBN 1-903098-56-4. Interpet publishing (Amazon.com) - capítulo de adestramento e psicologia canina do pastor belga

agradeço desde já a vossa colaboração[/i]
jpfl
Membro

quinta nov 13, 2003 11:08 pm

então pessoal vamos lá a mexer na vossa biblioteca e a aumentar a listagem da literatura sobre adestramento.

obrigado pela vossa participação
joão paulo
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 2:28 pm

Estou á espera de receber uns livros que encomendei na Amazon. Assim que os receba e os leia coloco aqui, no caso de valerem a pena ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sexta nov 14, 2003 5:06 pm

Olá,

o melhor livro que comprei até hoje foi o " Rottweiler´s for Dummies" :D

www.dummies.com
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
jpfl
Membro

sexta nov 14, 2003 11:44 pm

obrigado pela cooperação.
nynf fico à espera do comentário sobre os novos livros.
rmarques, não conhecia o site dummies, pois compra os meus livros na amazon, mas pareceu-me bastante interessante.

um abraço
joão paulo
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 10:37 am

Conforme prometido e não esquecido ;) até porque acredito que o conhecimento deve ser partilhado...infelizmente já reparei que muitos dos que participam em provas e campeonatos levam a competição de tal forma a peito que acabam por ser de algum modo arrogantes e nada simpáticos ou cooperativos no que toca a ajudar iniciados...principalmente quando esses são de outras escolas ou equpas ;) Terão medo???? É que não me refiro aos grandes nomes das escolas, como o Celso que está sempre disponivel para ajudar e dar dicas, mas sim áqueles que estão na média...

Passando á frente. Os seguintes livros são muito bons para os amantes da raça Rottweiler. Destaco os 2 últimos pela qualidade da informação sobre a raça e pelas magnificas fotografias! Paulo C e Claudio, não sei se conhecem os ditos livros mas penso que iam gostar de dar uma vista de olhos!

Training Your Rottweiler
Barbara L. McNinch

The Ultimate Rottweiler, Second Edition
Andrew Brace

The Rottweiler : Centuries of Service
Linda Michels

E agora, o nº 1 para mim:

Top Working Dogs: Tracking, Obedience, Protection
Dietmar Schellenberg

Estes livros encontram-se disponiveis via Amazon.
<p>&nbsp;</p>
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jan 08, 2004 10:49 am

Olá,

Eu também fui ao Amazon (até porque em portugal não há nada - é triste! :( ) e comprei estes 2:

"Your Golden Retriever's Life: Your Complete Guide to Raising Your Pet from Puppy to Companion"
Betsy Sikora Siino, Joanne Howl ; Broché

"How to Train Your Golden Retriever"
Liz Palika ; Relié ;

Mas também estive para comprar o "Golden Rtriever for Dummies!" :)

Só para Goldens sei que contei uns 100, para outras raças não procurei...
Mas aconselho vivamente o site, porque para além dos imensos exemplares que tem, também gostei do "atendimento".

beijocas
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jan 08, 2004 11:47 am

Que tipo de treino se pretende?

Obediência básica (senta, deita, aqui, junto)? Este tipo de treino pode ser feito pelo próprio dono, se tiver muita paciência e perseverança. Uma pesquisa na net poderá dar-lhe artigos especializados seguindo vários métodos diferentes.

Outro tipo de treino (RCI, Mondioring, Agility, Obedience, etc)? Não aconselho treinar por livros, já que um pequeno erro por inexperiência pode comprometer o resultado global.

Cumprimentos

José Carlos
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 08, 2004 12:15 pm

jcsousa Escreveu: Que tipo de treino se pretende?

Obediência básica (senta, deita, aqui, junto)? Este tipo de treino pode ser feito pelo próprio dono, se tiver muita paciência e perseverança. Uma pesquisa na net poderá dar-lhe artigos especializados seguindo vários métodos diferentes.

Outro tipo de treino (RCI, Mondioring, Agility, Obedience, etc)? Não aconselho treinar por livros, já que um pequeno erro por inexperiência pode comprometer o resultado global.

Cumprimentos

José Carlos
Correcto, como sempre ;)
O treino básico é completamente diferente de um treino com objectivos de competição. Mesmo assim penso que para o básico é conveniente ter pelo menos algumas aulas com um treinador pois os livros não ensinam tudo (uma coisa é a teoria outra é a prática).
Mas faz-me confusão que algumas pessoas treinem os seus animais sem perceber a filosofia por trás do treino, a razão de certos métodos resultarem e outros não e a importancia do equilibrio na educação do cão mesmo no dia a dia.
O treino para competição deve ser sempre supervisionado por um treinador experiente, que simultaneamente treina o cão mas também o condutor, já que os erros deste último podem comprometer os bons resultados.
Nesse sentido, penso que é benéfico para o dono ter algumas bases e porque não ler a literatura existente sobre essas competições, de forma a poder compreender melhor a dinâmica do treino e responder mais prontamente ás exigências e desafios inerentes ao treino de um cão d etrabalho.
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jan 08, 2004 7:39 pm

Depois colocarei aqui um livro que tem um método de treino básico bastante satisfatório. Também tem muitas informações sbre cães em geral, com nota especial na secção de alimentação (for escrito nua época em que a ração practicamente não existia) e na de saúde.
O livro está em casa do meu pai, onde não há computador, mas segunda feira já o tenho. ;)
jpfl
Membro

quinta jan 08, 2004 10:35 pm

olá,

obrigado a todos pela colaboração.

vou ao site da amazon ver alguns dos livros que vocês indicaram

um abraço
joão paulo
Responder

Voltar para “Cães”