"ladra" enquanto come

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
oriexiac
Membro Júnior
Registado: quarta nov 30, 2011 8:20 pm

quarta jul 11, 2012 10:58 am

ola, estou um pouco triste e não estou a conseguir eliminar este "problema" com o meu cachorro de 9 meses, é o seguinte.

Quando lhe dou a ração, ou um osso para roer, se ele entender que eu por algum motivo vou mexer no prato da comida ou lhe peço o osso começa a rosnar, que posso fazer para ele perceber que não sou uma ameaça enquanto come?
obrigado
Outdog
Membro Veterano
Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm

quarta jul 11, 2012 11:16 am

Não desanime, o tempo faz milagres.
<p>Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou&nbsp;<a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

quarta jul 11, 2012 11:29 am

Outdog Escreveu:Não desanime, o tempo faz milagres.
Só se for de passar de o rosnar para o morder.

oriexiac Escreveu:ola, estou um pouco triste e não estou a conseguir eliminar este "problema" com o meu cachorro de 9 meses, é o seguinte.

Quando lhe dou a ração, ou um osso para roer, se ele entender que eu por algum motivo vou mexer no prato da comida ou lhe peço o osso começa a rosnar, que posso fazer para ele perceber que não sou uma ameaça enquanto come?
obrigado.

Adiante,

Quando lhe der o osso, fique a agarrar nele (osso), enquanto ele o tenta roer. E vá dizento a palavra que cita cada vez que ele se porta bem. se é que tem alguma.
Quanto à ração, vá-lhe dando umas vezes por mão, outras na taça.

Cumprimentos
JP
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jul 11, 2012 11:30 am

Se pesquisar vai encontrar muitas dicas.
Sirva-lhe a taça vazia. Coloque ração na mão e deite para a taça, ele come, dá mais um pouco e assim o vai alimentando, com ração vinda de si para ele perceber que não tem que proteger a taça. Vá também dando alguma ração directamente da sua mão. Veja a reacção dele, se ele vai ficando mais à vontade com a sua proximidade à gamela. Se ele rosnar, interrompe o processo por uns minutos.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

quarta jul 11, 2012 11:34 am

Enquanto ele estiver a comer experimente ir ao prato dele e coloque-lhe algum guloseima que ele goste, assim ele associa a sua presença a coisas boas. Quando lhe der de comer, não lhe dê logo a comida. seguro o prato na mão e só lho dê quando ele estiver calmo e submisso, de preferência sentado. Elogie-o e dê-lhe a comida. Tem de insistir bastante com este comportamento.
Tem de resolver o problema o quanto antes, não deixe evoluir, porque pode ser perigoso.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jul 11, 2012 6:24 pm

Além do que já aqui está escrito há já uns tópicos por aqui que poderá ler... é uma questão de procurar. Um dos mais recentes foi este:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=98447
oriexiac
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 10:00 am

durante a semana tenho tentado terminar com isto, mas está cada vez mais difícil, e hoje o bryan fez uma tentativa para me morder, já não sei que fazer
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jul 13, 2012 10:28 am

Cada bicho é individual. Não podemos esperar que todos tenham a mesma reacção e que comportamentos indesejados sejam eliminados no mesmo espaço de tempo... nem podemos exigir um período de tempo definido ao qual vamos conseguir resolver o problema.
Problemas como o seu têm que ser resolvidos com calma... provavelmente poderá ter que começar a uma distância do animal maior do que pensava... ou seja, veja a que distância o animal começa a demonstrar o comportamento agressivo... dê um passo atrás, trabalhe na zona de conforto do cão. Se as coisas não estão a resultar é porque estamos a tentar avançar depressa demais. (O que estou a sugerir é começar a atirar pedaços de comida a uma distância a que o cão não reaja de forma a que deixe de morder o objecto que ele defende para ir comer a coisa que você atirou (atenção que tem que ser algo de valor maior do que o objecto que o cão está a fazer guarda)) Dar a comida à mão também pode ser boa alternativa (tem a dose dele numa taça em cima de um balcão e vai tirando daí e pondo noutra taça ou dando-lhe directamente a comer da mão).
Problemas de agressividade são coisas que demoram algum tempo a resolver (alguns casos são mais rápidos do que outros, depende do tempo que o cão já está a apresentar o comportamento...)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jul 13, 2012 10:28 am

há claramente um problema de hierarquia na sua casa, o cão faz isso porque acha que manda.

Você tem medo do cão? pode parecer uma pergunta parva mas eles sentem isso.

Eu começava já a por em pratica todas as regras que o façam sentir que quem manda é o dono (o dono a comer 1ª, não passar 1º nas portas por ex).

Dava-lhe a comida á mão em cima da gamela e assim que ele rosnasse levava uma sapatada (não resulta com todos, mas resulta com a maioria e atenção, não disse espancar o cão).

Isto são só exemplos.

Seja assertivo, tom de voz firme (e não é a gritar) assim que ele se armar em esperto de-lhe um Não forte e feio....

Tem imensas coisas que pode ler e que o vão ajudar, mas claro..isto é um trabalho diário e tem que ter calma e paciência, quanto mais desespera, pior.

Se tiver dinheiro para isso, recorra a um treinador, é com certeza o caminho mais fácil e provavelmente mais produtivo.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta jul 13, 2012 10:59 am

oriexiac, pode-me explicar mais ou menos como está a proceder?

O Bryan tem esse comportamento porque não consegue confiar em si, perto da sua comida. O objectivo vai ser então, conseguir ganhar a confiança dele. Ele tem que perceber que a sua presença ou aproximação predizem algo bom.

Vou deixar aqui alguns exercícios, que retirei do livro "Culture Clash" de Jean Donaldson, e devem ser feitos com calma e sempre ao ritmo do seu cachorro. Não lhe peça mais do que ele consegue suportar.

1- quando for dar a refeição, coloque um pouco de ração na taça com a sua mão, recue um pouco, espere que ele acabe, e coloque mais um pouco. faça isto várias vezes durante as refeições, até ver que ele fica contente de o/a ver aproximar-se dele, porque significa que vem mais comida. :wink:

2- o próximo passo é, aproximar-se da taça, segura-la, colocar comida com a sua mão, voltar a por a taça no chão, recuar um pouco até ele terminar, aproximar-se novamente e repetir. Fazer várias vezes ao longo das refeições, até ver que ele está relaxado com a sua aproximação e a retirar a taça

3- repetir os exercícios 1 e 2, mas desta vez, coloque a comida com a sua mão enquanto ele ainda está a comer. Lembre-se, só deve aumentar a dificuldade dos exercícios se o seu cão estiver calmo com a sua aproximação. Repare na sua linguagem corporal, como olhar fixo de lado, corpo tenso

4- sente-se perto do Bryan enquanto ele está a comer e mantenha uma mão na taça, enquanto fala com ele calmamente, e adicione de vez em quando algo que ele goste muito com a outra mão, como um pedacinho de frango cozido ou fígado

5- sente-se perto da taça enquanto o Bryan está a comer, retire a mão muito calmamente da taça para segurar um pedaço de frango (ou que ele gostar), e coloque lá dentro

6- aproxime-se dele enquanto está a comer, coloque uns pedacinhos de frango, recue e repita 2 ou 3 vezes

7- aproxime-se dele enquanto come, remova a taça, coloque os pedacinhos de frango e volte a colocar no chão, recue e volte a repetir 2 ou 3 vezes

8- adicione o pedacinho de frango uma vez por refeição aleatoriamente

Se ele durante algum dos exercícios demonstrar tensão, volte ao exercício anterior e repita mais umas vezes.

Se vir que no exercício 6 ele fica muito tenso, com a sua aproximação, faça-o de forma gradual, por exemplo, aproxime-se a uma distância de 1 metro (ou a distância que ele conseguir suportar), e atire o pedacinho de frango para perto dele, ou para dentro da taça se conseguir, recue um pouco e volte a repetir, gradualmente diminuindo a distância entre si e o Bryan, até conseguir tocar na taça. Ou, espere até ele temrinar de comer, enquanto ainda está a lamber a taça, a coloque os pedacinhos de frango, e a cada refeição aproxime-se 1 ou 2 segundos mais cedo, até conseguir colocar o frango durante a refeição.

Boa sorte e dê novidades
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jul 13, 2012 11:13 am

oriexiac Escreveu:durante a semana tenho tentado terminar com isto, mas está cada vez mais difícil, e hoje o bryan fez uma tentativa para me morder, já não sei que fazer
Se não consegue resolver o problema sozinho, resta-lhe pedir ajuda a um treinador. Resolva isso o mais rápido possível.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sexta jul 13, 2012 11:16 am

Um truque que pode parecer estranho mas costuma resultar é por a tigela da comida num ponto mais elevado, consoante a estatura do cão, mas a um ponto onde ele tenha que esticar o pescoço para chegar á tigela. Desta forma eles perdem o instinto de proteger a comida e tornam-se mais sociáveis. Mais uma pergunta, quando lhe dá de comer como é que procede? Põe na tigela e já está? A tigela está no chão? O cão fica excitado quando lhe dá de comer? Se respondeu sim ás perguntas, também deve mudar esse comportamento, deve segurar a tigela na sua mão, por a ração e só põe a tigela no chão ou em cima de algum objecto quando assim o entender ou quando sentir que o cão está calmo e submisso.
A pergunta do medo faz todo o sentido, porque se ele a sentir a fraquejar é ele que instintivamente assume a liderança e você passa para segundo plano.
oriexiac
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 11:37 am

O Bryan é um cachorro amável que passeia comigo na rua a maior parte do tempo sem trela, brinca com outros cães com crianças, tudo, o único problema é na comida, a taça está no chão eu deito a dose de ração e ele permite que fique perto dele, o problema é quando aproximo a mão da taça, ou se lhes faço uma "festinha" mais perto da cabeça / boca, pois protege a comida, quando ele rosna levanto o tom de voz e dou-lhe uma palmada, nos últimos dias dei comer com a mão, ( alias ele está habituado a comer à mão porque ensino-o a dar a pata sentar etc e compenso-o com biscoitos etc) fiz vários exercícios, e hoje a reacção foi péssima, tirei-lhe a comida e ficou no canil(anda sempre a solta pelo quintal), quando lhe dou algum osso para roer, também não permite brincadeira, é o único senão.
oriexiac
Membro Júnior

sexta jul 13, 2012 11:39 am

será que ele pensa, "é hora de papar não me chateis deixa-me comer descansado"?
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jul 13, 2012 12:30 pm

oriexiac Escreveu:será que ele pensa, "é hora de papar não me chateis deixa-me comer descansado"?
Não acredite neste tipo de coisas. Ok? Um cão quando rosna está a quer dizer muita coisa, tudo menos "é hora de papar".

Há um video de um caso real, que demonstra um tipo de treino que poderá fazer, julgo que era com um Golden Retriever mas neste momento não estou a encontrar. Quando encontrar coloco aqui.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”