CLICKER

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vmdfs
Membro
Registado: sexta nov 18, 2011 11:53 am

quarta jul 11, 2012 7:07 pm

nem sei se é assim que se escreve, mas tenho ouvido falar do treinocom clicker, nao sei o que é ou como é feito o teino.

alguem pode esclarecer?
sabado vou ter a minha cadela ja com dois meses, devo começar já a tentar treiná la?
tenho terraço, devo ddeixá la no terraçao enquanto trabalhamos? (nao sou a favor, mas gostava de ter opinioes, pois ainda a acho demasiado bébé, mas quer me cá parecer que vai ser sempre uma bebe para os donos)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jul 11, 2012 7:18 pm

Olá,

Se pesquisar por treino com clicker encontra artigos interessantes. Na minha opiniao pode já começar a associar o clicker a coisas boas.

Quanto a ficar só na varanda penso que nao será a melhor opção a cachorra tem de aprender a ficar em casa sozinha se é isso que quer no futuro.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jul 11, 2012 8:47 pm

Eu escrevi umas coisas no tópico do Rijo http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=98678 mas faço copia para aqui:
Se vai comprar não compre os de caixinha... compre uns que tem o botão saído para fora! Muito mais fácil... o de caixinha o botão está metido para baixo e às vezes o click falha.

Se quiser improvisar um clicker, use as tampas de garrafa tipo compal (aquelas que fazem click depois de aberta a embalagem)... tem é um click mais abafado. Também pode usar canetas (abrir e fechar a caneta, aquelas que tem que se carregar), o único "defeito" é que o click de abrir a caneta e de fechar não é igual (um ao outro)... mas penso que os cães passam a associar quer um, quer outro a comida.
Em resposta a ShiroeAmigos que vai acolher em breve um cão com 2 meses de idade
Pode começar a introduzir o clicker assim que o cão chegar a casa :) (isto se ele não estiver cansado e não quiser ir dormir :P )
Inicialmente tarefas simples para ele também não ficar desinteressado e frustrado (a ideia é que o cão seja quase sempre bem sucedido)
http://youtu.be/-yA-rqnKwxU (gosto muito dos vídeos deste tipo! Ele tem um ar "estranho" mas explica bem)
Mas eu começaria por coisas simples como chamá-lo, ele vem e click+recompensa. Fugir e ele segue, click+recompensa. (Muita gente fala que se deve introduzir o clicker antes de começar o treino, mas eu acho que se pode começar logo o treino e eles acabam por associar o click a recompensa; mas para eles aprenderem costumo começar com exercícios simples). O sentar também é um bom exercício para se começar. O método que eu costumo usar é: inicialmente com luring (ou seja, um pedaço de comida e atrai-o para a posição que quero) e quando o cão começa a entender o gesto faço o gesto mas sem comida e introduzo o comando verbal.
No canal do youtube desse vídeo há muitos vídeos sobre treino. Há pouco tempo houve um tópico qualquer em que eu pus os canais do youtube sobre treino de cães que gosto mais, se quiser eu posso por aqui novamente :)
Editado: Espero que fique esclarecido, qualquer dúvida diga. :)
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

quarta jul 11, 2012 9:11 pm

Sendo ainda cachorro de 2 meses, aconselhava a fazer primeiro uns 20 clicks e dar recompensa para o cachorro associar o click á recompensa, depois pode ir tentando dar as ordens vocais. Escolha as palavras que quer usar para determinadas situações e assegure-se que toda a gente usa as mesmas palavras para as mesmas situações....o ideal seria treinar o cachorro num local calmo e sem grades distrações. De resto divirta-se e seja paciente.... 8)
MiMoo
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 9:14 pm

cmob Escreveu:Sendo ainda cachorro de 2 meses, aconselhava a fazer primeiro uns 20 clicks e dar recompensa para o cachorro associar o click á recompensa, depois pode ir tentando dar as ordens vocais. Escolha as palavras que quer usar para determinadas situações e assegure-se que toda a gente usa as mesmas palavras para as mesmas situações....o ideal seria treinar o cachorro num local calmo e sem grades distrações. De resto divirta-se e seja paciente.... 8)
Suponho que nos 20 clicks, cada click é associado a recompensa (ou seja, 20 x (click+recompensa) ) (só para não haver confusões) ;)
cmob
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 9:19 pm

Sim.... :oops: coitado do cachorro, só ao fim de 20 clicks é que levava a recompensa...lolol :oops:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jul 11, 2012 9:28 pm

Há uma coisa que se chama "carregamento do clicker" ou algo desde género. Deve começar por aí.

Não se esqueça também de subtrair as recompensas á dose de alimentação normal. Se for um cão pequeno e lambão, pode ficar gordo com mais facilidade.

Se for um cão pequeno, procure também biscoitos adequados ao tamanho dele, que poderão não ser um biscoito inteiro, dos que são comercializados, mas apenas pedaços.

Nesta altura, com a minha cadela e enquanto ela aceitou, dava ração como recompensa, que subtraia á dose diária. Só comecei a introduzir fruta e frango mais tarde. Eu também mantive a ração á descrição até aos 4 meses, mas caso apenas lhe dê em 3 ou 4 porções, aproveite os 5 minutos que o antecedem para o treinar. É o que chega.

Bons treinos. ;)
MiMoo
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 9:29 pm

cmob Escreveu:Sim.... :oops: coitado do cachorro, só ao fim de 20 clicks é que levava a recompensa...lolol :oops:
Ahaha :) Podia ser mal interpretada a frase e depois vinham para aqui queixar-se que doía a mão ou que o método não presta :twisted:

Só para esclarecer outra coisa porque só agora reli o tópico e vi esta frase "nao sou a favor, mas gostava de ter opinioes, pois ainda a acho demasiado bébé, mas quer me cá parecer que vai ser sempre uma bebe para os donos"
O "mito" inconveniente de treinar um cão antes de ter alguma maturidade deve-se ao facto de até há uns anos ("infelizmente" ainda há esta realidade) os cães eram treinados com métodos aversivos (estranguladora, coleira de choques e etc.)... esses métodos não podiam ser usados em cachorros, porque geraria cães extremamente medrosos que não saberiam cooperar... tinha que se esperar até o cão ter maturidade para "aguentar" métodos punitivos.
A "beleza" do treino com clicker é que funciona "ao contrário" dos métodos anteriores! Enquanto que as técnicas "aversivas" funcionam ao corrigir comportamentos indesejados, o clicker funciona ao reforçar comportamentos desejados.
Perguntas mais frequentes: então como é que o meu cão vai saber que certo comportamento não deve ser repetido? Vou dar um exemplo do meu cão... ele de vez em quando começava a raspar a relva (com a intenção de cavar um buraco), eu batia uma palma (o que interrompia o comportamento) e depois chamava-o e recompensava-o por ele ter vindo. Nunca tive buracos no jardim (e o cão passa muito tempo sozinho no jardim). ;) (há várias formas de interromper comportamentos e de alterar comportamentos... é usar a imaginação e quando a imaginação falha pedir ajuda ou procurar na net)

Bons treinos :)
Pikmim
Membro Júnior
Registado: quinta jun 28, 2012 2:08 pm

quarta jul 11, 2012 9:43 pm

Digam me uma coisa que comida/biscoitos usam como recompensa?
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

quarta jul 11, 2012 9:50 pm

Pikmim Escreveu:Digam me uma coisa que comida/biscoitos usam como recompensa?

Ração!
JP
cmob
Membro Veterano

quarta jul 11, 2012 9:54 pm

Existem umas saquetas da Royal Canin que custam cerca de 1,30€...são próprias para treinos.

http://www.royalcanin.pt/O-seu-cao/Prod ... onais/Educ
Pikmim
Membro Júnior
Registado: quinta jun 28, 2012 2:08 pm

Mas se usares a ração o cão não poderá perder interesse? não e preferível usar algo diferente do que ele come normalmente?

Cumprimentos
MiMoo
Membro Veterano

O meu cão com ração não trabalha muito bem... uso: pedacinhos de queijo, pedacinhos de frango ou pedacinhos de uma coisa que se chama chourição (não, não é o que nós comemos :P é um que está na secção dos animais... ou compro no jumbo ou compro no continente... são de marcas brancas. Normalmente compro o de frango); ou então uso uma mistura dos 3. Além de comida também uso brinquedos como recompensa e também festas.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jul 11, 2012 10:46 pm

Pikmim Escreveu:Mas se usares a ração o cão não poderá perder interesse? não e preferível usar algo diferente do que ele come normalmente?

Cumprimentos
Depende da ração. :D
Acho que a minha esquisitola de serviço gostou da última que lhe comprei e hoje tivemos a fazer treino com ração (Coisa que não acontecia há meses)!!! Esta saca maravilha foi a RC "exigent". Vamos lá ver quanto tempo faz efeito... Jantou bem e tudo!!! (Estou maravilhada e tinha que partilhar!)

Mas respondendo directamente á sua pergunta, á partida o cão responderá bem á ração, uma vez que o vai treinar COM FOME e antes de lhe servir a comida. Pelo menos em ambientes que lhe são familiares, como a sua casa.

Se o treinar num ambiente novo, aí sim, já é necessário outro tipo de recompensa, que o cão valorize mais. Durante muito tempo usei banana.

Mimoo, chourição mesmo para cão, para uma barriguita de 2 meses, é capaz de ser um bocado agressivo, não? Se calhar é melhor começar a introduzir coisitas, mas 1 a 1, como se faz com os bebés, e deixar passar uns dias, a ver se corre tudo bem, e começar com frutas e legumes (tipo cenoura).
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jul 11, 2012 11:34 pm

vmdfs Escreveu:nem sei se é assim que se escreve, mas tenho ouvido falar do treinocom clicker, nao sei o que é ou como é feito o teino.

alguem pode esclarecer?
sabado vou ter a minha cadela ja com dois meses, devo começar já a tentar treiná la?
tenho terraço, devo ddeixá la no terraçao enquanto trabalhamos? (nao sou a favor, mas gostava de ter opinioes, pois ainda a acho demasiado bébé, mas quer me cá parecer que vai ser sempre uma bebe para os donos)
Olá, o clicker é apenas um marcador, o mesmo que dizer muito bem ou outra coisa qualquer e recompensar. É apenas um pequeno instrumento que faz click. A vantagem é que pode ser mais rápido a dizer o tal muito bem e portanto conseguir mais precisão, a desvantagem é que inicialmente pode-se atrapalhar um bocado com clicker, comida e trelas nas mãos.
Responder

Voltar para “Cães”