A minha cadela come terra...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CShophie
Membro
Registado: sexta fev 03, 2012 12:30 pm

segunda jul 16, 2012 11:29 pm

Boas,

Gostaria que me ajudassem...
Em casa tenho um quintal/jardim com flores e tudo mais, mas grande parte dele é forrado com aqueles tapetes de relva artificial.
À algum tempo coloquei lá fora uns vasos com umas flores e agora vou dar com o pátio todo sujo de terra, e bem, presumo que seja a minha cadela, pois lá anda toda lambuzada de coisas pretas. Depois de estar com mais atenção reparei que nas fezes dela la vem bocados de terra e as fezes são mais moles... não sei se é pela terra ou não.
Será normal comer terra? É que já tenho ouvido dizer que os animais por vezes comem coisas "estranhas" pois necessitam de certas substancias em falta, que na alimentação não conseguem obter.
Como poderei fazer com que ela pare?

Peço desculpa por alguma asneira da minha parte.

Obrigada.
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

terça jul 17, 2012 8:12 am

Que idade tem a sua menina? Eu tenho 3 em casa e o mais novo com 3 meses tb come. :lol:
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

terça jul 17, 2012 8:16 am

Bom dia,

Não será uma terra qualquer.
É a chamada terra vegetal!
Ou seja, esse terra é estrumada, contém substâncias bio degradadas, que sofrem uma decomposição ao longo de anos, por vezes, meses, que torna benéfico o crescimento de plantas (no geral).

A sua cadela, deve encontrar nessa terra, substâncias activas que ainda não terminaram o processo de decomposição.

Quando falo em substâncias activas, refiro-me a matéria orgânica, tais como, alimentos, dejectos de animais entre muitos outros.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
JP
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jul 17, 2012 8:17 am

A sua cadela deve estar mesmo com alguma carência alimentar ou algum desequilíbrio a esse nível.

Aconteceu o mesmo com a minha, há uns anos, a seguir a um tratamento que teve de fazer. Segundo o veterinário que na altura a seguia, o medicamento que teve de tomar trouxe-lhe várias carências vitamínicas e em sais minerais.

Não sei se será o caso da sua, mas alguma deficiência existe, levando a sua cachorra a tentar supri-la comendo terra e, se calhar, outras coisas esquisitas. Leve-a ao veterinário, sim, esse hábito precisa de ser investigado e a sua origem, tratada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça jul 17, 2012 8:18 am

Bom dia. Penso que quando os cães começam a comer muitas ervas e terra poderá ser sinal de parasitas. As fezes mais moles também podem ser sinal disso mesmo. Desparasite a sua cadela e veja se continua! :wink:
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça jul 17, 2012 11:24 am

O meu quando era mais novo já comeu fezes e até paredes, e também foi por causa de carência de certos minerais/vitaminas. Isto porque ele estava a recuperar dos danos no sistema digestivo por causa da parvovirose, e isto afectou-lhe a capacidade de absorção. Penso que houve uma certa altura que também pareceu ter parasitas (feses com uma espécie de bolinhas brancas).

Agora já está mais grandinho e energético, e felizmente já não marcha as paredes.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça jul 17, 2012 11:27 am

Não tendo directamente a ver com o tópico, mas alguém me sabe dizer porque é que os cães comem relva?
A minha Minuxa ás vezes parece uma verdadeira vaca a comer relva :roll:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça jul 17, 2012 11:28 am

Também tenho uma que também comeu paredes. :D :D :D Não fiquei nem com uma inteirinha para amostra. :D :D :D
Floripes3
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 11:44 am

Minuxa Escreveu:Não tendo directamente a ver com o tópico, mas alguém me sabe dizer porque é que os cães comem relva?
A minha Minuxa ás vezes parece uma verdadeira vaca a comer relva :roll:
Não está bem explicado porque é que o cães comem erva, mas o facto é que comem. E não é qualquer uma, são mesmo só algumas.

É natural e não lhes faz mal. A melhor explicação que encontrei, quer pelo que dizem os vets, quer pela minha própria observação, é que o fazem para fomentarem o vómito de sucos gástricos em excesso. As ervas parecem ter apenas um efeito revulsivo, pois não são mastigadas nem digeridas. Saem sempre inteiras e verdinhas, quer sejam vomitadas na altura, quer façam o percurso digestivo todo: são expelidas inteiras na altura da defecação.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça jul 17, 2012 11:48 am

Porque é que os cães comem erva ? de facto, sendo o cão carnívoro é estranho.
Aqui dizem que o cão se purga comendo ervas...

De facto uma das causas pode ser má disposição e as ervas ajudam a vomitar.

Um vet americano diz que pode ser má disposição no estomâgo, ou necessidade de fibras, e também pode ser apenas porque gostam do sabor da erva...

Note-se que os carnívoros na natureza também comem vegetais - dos estomâgos das presas ou frutas que caem das árvores, pex.

Quanto às paredes, antigamente muitas mulheres grávidas na zonas rurais mais pobres, comiam o estuque das casas - tinha a ver com a maior necessidade de cálcio derivada do seu estado...

Convém ver se a alimentação do bicho é completa ou não faltarão sais minerais, cálcio, fibras, etc.
Se não faltar - então é porque gostam...
CShophie
Membro

terça jul 17, 2012 3:29 pm

Desde já obrigada pela ajuda!
Ela nunca comeu terra, mas só agora que tenho os vasos "a mão de semear" é que a menina se lembra de andar lá.
Vou ter mesmo que ir ao vet. porque ela de vez em quando tem comportamentos um pouco estranhos...quando digo estranhos é: come ervas/plantas mesmo, tipo folhas dos jarros ou assim e depois vomita; lambe paredes; come a dita terra... entre outras coisas. Isto não é sempre mas de vez em quando dá-lhe para estas coisas.
Ela deve ter alguns problemas digestivos ou assim...nada melhor que o vet. para ajudar.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça jul 17, 2012 3:44 pm

Se a sua cadela é uma Basset Hound é normalíssimo que coma terra e até algumas pedras (paus também e tudo o que não a coma a ela primeiro), se não é, então já não sei dizer. :lol: :lol: :lol: :lol:

Agora a sério, ela come terra ou come as plantas e/ou ervas? Quase todos os cães curtem um bocado de relva. Umas vezes vomitam, outras não.
CShophie
Membro

terça jul 17, 2012 3:50 pm

Eu não a vejo mesmo comer terra...mas se ela aparece com o focinho e boca cheia de terra, presumo que a coma :o
Floripes3
Membro Veterano

terça jul 17, 2012 4:32 pm

CShophie Escreveu:Desde já obrigada pela ajuda!
Ela nunca comeu terra, mas só agora que tenho os vasos "a mão de semear" é que a menina se lembra de andar lá.
Vou ter mesmo que ir ao vet. porque ela de vez em quando tem comportamentos um pouco estranhos...quando digo estranhos é: come ervas/plantas mesmo, tipo folhas dos jarros ou assim e depois vomita; lambe paredes; come a dita terra... entre outras coisas. Isto não é sempre mas de vez em quando dá-lhe para estas coisas.
Ela deve ter alguns problemas digestivos ou assim...nada melhor que o vet. para ajudar.
Cuidadíssimo com os jarros! Os tubérculos da raiz são venenosos!

Talvez seja bom rever as plantas que tem no jardim, pois algumas das ornamentais de jardim têm partes venenosas.

Quanto ao resto, podem ser comportamentos normais de todo o cão. Aparecer com o focinho sujo de terra não será de admirar se for um cão de caça, embora também dependa do tipo de caçador que for. Se for um cão de caça em toca, ao escavar nos buracos pode sujar o focinho até às orelhas; se se trata de uma basset hound, que é um cão de rasto, poderá não ser anormal enfiar o focinho dentro da terra solta para seguir algum rasto que lhe pareça interessante.

Para todos os efeitos, o melhor é mesmo pedir conselho ao veterinário.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

terça jul 17, 2012 4:36 pm

CShophie Escreveu:Eu não a vejo mesmo comer terra...mas se ela aparece com o focinho e boca cheia de terra, presumo que a coma :o
se come só terra esta com sorte, :lol: o meu come areia, papeis, algas na praia etc e tambem faz areia e outras coisas nas fezes e tambem sao sempre mais moles... :evil: :evil: :evil: :evil: o vet disse que nestas idades era normal mas para estar sempre atentos ao que ingerem, tipo paus e objectos pontiagudos podem criar complicaçoes ou ate lesoes no intestino etc
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Responder

Voltar para “Cães”