Atenção ao Calor!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça jul 17, 2012 11:33 am

Com o calor que se faz sentir lembrei-me de abrir um tópico para partilharmos ficas e alertas relacionados com os caes e o calor.

Não deixe o cão no carro por mais curta que seja a espera ou mesmo com as janelas abertas. Caes dentro de carros correm o risco real de sofrerem um golpe de calor.

Atenção aos passeios nas horas de maior calor, se puderem evitem.

Atenção aos pavimentos ao sol pois aquecem bastante e podem ferir as patas dos caes

Atenção aos açaimes, dêem preferencia a açaimes tipo "cesto" para que os caes possam ter a boca aberta evitem açaimes de "pano" pois o cao nao conseguirá respirar tão bem.

Disponibilizem sempre água fresca, e um local fresco para eles descansarem.
Já existem brinquedos próprios para estes dias (vão ao congelador).

Venham daí mais alertas e sugestões!
Última edição por maraya em terça jul 17, 2012 11:36 am, editado 2 vezes no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça jul 17, 2012 11:34 am

Muito pertinente! :wink:
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça jul 17, 2012 11:40 am

cães e não só!! os roedores e lagomorfos tb são sensiveis ao calor, principalmente as chinchilas que são originárias de climas frios!

as minhas ratz já estão com uma garrafa de água gelada na gaiola! os cães teem um alguidar grande com água e uma taça de água dentro da cozinha, para beberem!

avisos sobre o calor excessivo e a hipotese de golpes de calor nunca devem ser ignorados!!

além dos animais, cuidado com pessoas mais idosas, crianças e pessoas com um fraco sistema imunitário!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça jul 17, 2012 11:58 am

Já agora aproveito para dar uma dica.

Caso tenham cães teimosos/chatos (não sei bem como classificar) que não bebam água durante os passeios então podem pedir uma seringa ao vosso vet (no meu caso tenho uma de 10ml para um cão de 5Kg) e dar água pela seringa!

No meu caso funcionou na perfeição, à 2º ou 3º tentativa o cão percebeu o propósito e ia fazendo o movimento para beber água com a língua (eu coloco a ponta da seringa na parte de frente do focinho, assim a água cai logo para a língua se ele ajudar).

Eu uso isto mais para viagens de carro longas para o ir hidratando nas paragens nas estações de serviço pois ele ignora por completo o recipiente com água mas com seringa bebe bem.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jul 17, 2012 12:31 pm

É verdade, muita atenção, especialmente para quem tem raças raças braquicefálicas.

Mesmo tendo acesso á sombra, eles por vezes escolhem deitar-se ao Sol e poderá ser fatal (aqui há 3 semanas morreram 3 Bulls Ing.)...mesmo á sombra com estas temperaturas, dá asneira na certa...

Relembro que caso o cão evidencie sinais de estar a sofrer um golpe de calor (respiração ofegante; saliva espessa; gengivas e lingua vermelhas; cão debilitado...) devemos imediatamente colocar o cão em local fresco e envolve-lo em panos molhados, ou o ideal será coloca-lo em água fria e de seguida leva-lo imediatamente para o Vet.

Atenção que não é recomendado dar gelo ao animal de forma a não contrair os vasos sanguíneos abruptamente.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jul 17, 2012 12:52 pm

lsgl Escreveu:Já agora aproveito para dar uma dica.

Caso tenham cães teimosos/chatos (não sei bem como classificar) que não bebam água durante os passeios então podem pedir uma seringa ao vosso vet (no meu caso tenho uma de 10ml para um cão de 5Kg) e dar água pela seringa!

No meu caso funcionou na perfeição, à 2º ou 3º tentativa o cão percebeu o propósito e ia fazendo o movimento para beber água com a língua (eu coloco a ponta da seringa na parte de frente do focinho, assim a água cai logo para a língua se ele ajudar).

Eu uso isto mais para viagens de carro longas para o ir hidratando nas paragens nas estações de serviço pois ele ignora por completo o recipiente com água mas com seringa bebe bem.
x2. Também faço isso quando acho que ela tem mesmo que hidratar. Quando está por casa, não obrigo, mas o que noto é que faz menos xixi, proporcionalmente.

Já comparei com outra dona e o dela tb regista o mesmo comportamento.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça jul 17, 2012 1:16 pm

Mais um:
Cuidados redobrados com animais de pele e pêlo claro, se necessário usem protector solar nas extremidades!
Última edição por maraya em terça jul 17, 2012 1:34 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça jul 17, 2012 1:18 pm

lsgl Escreveu:Já agora aproveito para dar uma dica.

Eu dou de uma garrafinha de água pequena, pois os meus também não gostavam dos recipientes que usava nas viagens de carro! Da garrafinha bebem bem, parecem pessoas, é engraçado! :D
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça jul 17, 2012 1:28 pm

Eu dou com o borrifador, é uma festa para ela. Mas também bebe bem da gamela, só tenho que mudar a água duas ou três vezes de cada vez que vai beber, a moça tem nojo da própria baba.
zitapets

terça jul 17, 2012 1:32 pm

O tópico foi editado. Se não algo de útil a acrescentar ao tópico, por favor abstenha-se de participar.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jul 17, 2012 1:55 pm

Eu pus isto há uns tempos atrás: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=98400
Alguns cães gostam de cubos de gelo (é bom para aumentar a quantidade de água ingerida) (há gatos que também gostam); não esquecer de passar o gelo por água ou colocá-lo numa taça com água (se tirarem do congelador directo para o cão podem ficar com a língua colada ao gelo...)
Para aumentar a ingestão de água de gatos dá para colocar uma bomba de água que faça recircular a água na taça... (há taças já com este sistema), parece que os gatos gostam de beber de águas com movimento (há muita gente que deixa uma torneira aberta (um pouquinho aberta) para correr um fiozinho de água para os gatos beberem (também resulta mas gasta mais água).
Dar comida húmida também aumenta a ingestão de água (uma vez que têm mais ou menos 90% de humidade).
Dar fruta (atenção, algumas frutas não se devem dar aos animais, como por exemplo as uvas) também os ajuda com a ingestão de água.

Peço desculpa se repeti a dica de alguém, mas eu não li todas as respostas :P
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça jul 17, 2012 2:10 pm

indigo003 Escreveu:cães e não só!! os roedores e lagomorfos tb são sensiveis ao calor, principalmente as chinchilas que são originárias de climas frios!

as minhas ratz já estão com uma garrafa de água gelada na gaiola! os cães teem um alguidar grande com água e uma taça de água dentro da cozinha, para beberem!

avisos sobre o calor excessivo e a hipotese de golpes de calor nunca devem ser ignorados!!

além dos animais, cuidado com pessoas mais idosas, crianças e pessoas com um fraco sistema imunitário!
Eu também ponho uma garrafa de água gelada na gaiola das minhas ratz, especialmente em viagens. Também costumo dar-lhes muitos alimentos ricos em aguas, como courgette, tomate, maçã, elas adoram, marcha logo tudo. Ontem fizemos uma viagem e molhei-as com agua tepida/nao muito fria. Agora estão na divisão mais fresca da casa, que é mesmo muito fresquinha.

A cadela nas horas de maio calor vem para dentro de casa e dou-lhe valentes mangueiradas que ela detesta, apesar de adorar nadar, mas fica logo outra. Agora deu-me em ter medo da gamela (provavelmente algum passaroco grande a assutou quando ia beber agua) e tenho que lhe dar de água numa bacia grande, onde ela gosta de mergulhar as beiças e sacudir montes de água para cima de tudo (e baba também) :lol: . Nos passeios bebe água da gamela na maior, mas nesta altura do ano só a levo ao fim do dia e de manhã, nem pensar a esta hora terrível, acho que derretiamos as duas.

O gato que é o bicho mais farfalhudo que tenho anda na maior. Se for preciso até se põe ao sol numa janela :o Mas convenhamos que a minha casa é mesmo muito fresquinha e ele raramente sai.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jul 17, 2012 2:26 pm

joana_boris Escreveu:(...)
O gato que é o bicho mais farfalhudo que tenho anda na maior. Se for preciso até se põe ao sol numa janela :o Mas convenhamos que a minha casa é mesmo muito fresquinha e ele raramente sai.
A pelagem farta não só protege do frio como tambem do calor ;)
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

terça jul 17, 2012 2:33 pm

MiMoo Escreveu:Eu pus isto há uns tempos atrás: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=98400
Alguns cães gostam de cubos de gelo (é bom para aumentar a quantidade de água ingerida) (há gatos que também gostam); não esquecer de passar o gelo por água ou colocá-lo numa taça com água (se tirarem do congelador directo para o cão podem ficar com a língua colada ao gelo...)
Para aumentar a ingestão de água de gatos dá para colocar uma bomba de água que faça recircular a água na taça... (há taças já com este sistema), parece que os gatos gostam de beber de águas com movimento (há muita gente que deixa uma torneira aberta (um pouquinho aberta) para correr um fiozinho de água para os gatos beberem (também resulta mas gasta mais água).
Dar comida húmida também aumenta a ingestão de água (uma vez que têm mais ou menos 90% de humidade).
Dar fruta (atenção, algumas frutas não se devem dar aos animais, como por exemplo as uvas) também os ajuda com a ingestão de água.

Peço desculpa se repeti a dica de alguém, mas eu não li todas as respostas :P
é muito chato para quem está ausente nas horas de maior calor :cry: nao sei se fiz bem, mas antes de sair de casa (13h) deixei a agua no bebedouro com imenso cubos de gelo lá dentro, pois mesmo os bebedouros estar protegidos do sol a agua aquece muito rapidamente :| e o genioso do meu cao por vezes tem a mania de deitar a agua toda fora com as patas nao sei porque faz isso... por vezes chego a casa e nao tem gota de agua por entornar a agua toda :| :| :|
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jul 17, 2012 2:38 pm

É normal os cachorros deitarem as taças ao chão... um vizinho resolveu isso pondo uma taça de cimento...
A cadela de uma minha colega de casa era insuficiente renal (já tinha uns 10 anitos) e ainda tinha o vício de virar o raio da taça da água... sempre um stress porque nunca sabíamos há quanto tempo ela não tinha água... deixávamos sempre umas 3 grandes taças espalhadas pela casa, depois era chegar a casa para ter 3 grandes piscinas espalhadas pela casa... (lol)
Responder

Voltar para “Cães”