Será um cão hiper-activo???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta nov 13, 2003 11:02 am

Olá a todos!

Gostava de partilhar com todos os foristas, para saber a vossa opinião sobre o que acham dos cães hiper activos, qaundo é que se sabe se um cão é ou não é , hiper-activo...

O meu cão - Tião -, foi trazido do canil com 4 meses, em Agosto deste ano, de momento ele está com quase 7 meses e a minha pergunta é : Será ele um cão hiper-activo??

Ele acorda de manhã às 08h30, vai para o quintal e começa logo a correr, entra para dentro de casa, sobe e desce as escadas, vai para o quintal, trepa às janelas, salta para cima das pessoas da casa... isto sempre em correria. Eu vou almoçar a casa, e a primeira coisa que ele faz é ir buscar um boneco para eu lhe atirar, para jogarmos ao Busca e Trás. Ás vezes, a minha avó diz-me que ele dormiu toda a manhã , mas a maior parte das vezes, está acordado e passa a manhã a correr, escada a cima, escada abaixo e quintal...
Eu vou novamente trabalhar á tarde e chego por voltas 18h15 a casa e ele começa logo a correr assim que me vê. Pergunto à minha avó o que é que ele fez à tarde e ela responde-me: Correu!! :roll:
Ele começa a saltar para cima de mim e a ir buscar os bonecos para brincarmos, resolvo levá-lo à rua e depois brincamos com os bonecos...
O passeio à rua, no inicio de ele vir para nossa casa, era a andar normalmente :roll: ... agora, o passeio é sempre em corrida :o :o ... eu fico estafada e ele olha para mim, quando chegamos a casa, como que a perguntar: Só isto??.... :o
Entramos em casa, brincamos aos bonecos, Busca e Trás, ele sempre a correr para os apanhar e quando os vem trazer até mim, manda-se contra as minhas pernas para os entregar... e ele está com 23 Kg e já me deitou ao chão algumas vezes, com estas correrias loucas...
Paramos ao fim de 15 minutos, porque já me doi os braços de atirar bonecos... e vou descansar.ele continua a ir buscar os bonecos para brincarmos, para eu já não lhos atiro. Depois ele fica no quintal a correr, na relva à volta das àrvores, em correrias loucas ou corre atrás do próprio rabo :o :o
Nunca está cansado...
Depois do jantar, costumo brincar com ele novamente com os bonecos ou a correr atrás dele como se fosse um cão... que ele fica todo maluco!
Normalmente adormece por volta as 23h30... mas ontem era 00h15 e ele continuava a correr!
Enquanto vejo televisão depois do jantar, ele passa o tempo a saltar para cima de mim, a trazer-me bonecos, a correr escada acima, escada abaixo, a correr atrás dos gatos, a correr no quintal, a empoleirar-se nos muros para espreitar os cães vizinhos... enfim, não pára quieto ;)
Aos sábados e aos domingos, como estamos todos em casa, é raro o tempo que ele dorme durante o dia. De manhã, vou à aula de obediência com ele, sábados e domingos, e ele além da aula, ainda corre e brinca com os outros cães durante cerca de 1 hora... sempre sem parar, a correrem uns atrás dos outros....

Ontem fui ao vet e falei-lhe disto, e ele disse que ele seria um cão hiper-activo e perguntou-me se eu o queri aum pouco mais calmo, eu disse que sim, porque eu não tenho pedalada para ele, ele nunca se cansa...
e ele receitou-lhe um medicamento chamado Calmicalm 20

Alguém já deu isto a um cão??

O texto já vai muito longo...
Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.... ;) ;)

Beijinhos

Tchinho
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 13, 2003 11:47 am

Será que foi picado pela mesma mosca que o João Baião?!? Cá para mim andam a dar "pastilha' ao cão às escondidas....hehehehe!
Esta descrição quase me faz lembrar uma anedota de um senhor que vai ao médico preocupado com o cansaço e a vida sexual! Não conto aqui para não ferir susceptibilidades, mas alguns devem saber a que anedota me refiro!
Esse cão, mesmo para um cachorro de 7 meses que por norma é muito activo, parece-me de facto algo 'activo de mais' ;) É nestas alturas que fico ainda mais contente com o que tenho em casa!
Calmantes não me parecem uma boa solução! Só em casos extremos. O melhor é arranjar-lhe uma companhia para ele se cansar durante o dia na brincadeira.

Abraços e boa sorte
Paulo C.
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta nov 13, 2003 11:49 am

ola tchinho,

o q vou escrever aqui eh [b]somente a minha opiniao[/b]

muitas vezes ha casos de hiperactividade diagnosticada a criança que, de facto, nao sao hiperactivas. poderá estar a acontecer o mesmo com o seu cão! o medicamento não conheço, mas penso q será apenas a sua confiança no seu vet que determinará se foi bem diagnosticado ou não.
tenho algumas perguntas: que tipo de cão é? tem raça? se srd, deve ser de porte médio, não? ele passa o dia em casa, apesar de ter jardim? há outros animais na casa?

espero ter ajudado um mínimo...
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quinta nov 13, 2003 11:59 am

Concordo com o PauloC. De facto, o Tião parece ter mais actividade que o normal, mesmo para um cachorro, mas também me parece que ter o cão a calmantes é uma maldade. E se ainda por cima tem um quintal para correr!... Não lhe pode arranjar um amigo, para o ajudar a gastar energias? É muito melhor do que os calmantes... :p
Tchinho
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 12:02 pm

Olá Scar_Raf

O Tião é cruzado de Golden Retriever com Pastor... foi o que me disseram :roll:
Ele é de raça grande, irá ficar com mais ou menos 35 Kg em adulto.
Em casa, além dele, tenho 2 gatos, 2 coelhos, pássaros, tartarugas, peixes, uma esquila e rãs ;)
Nada que dê para brincar com ele...

Tchinho
Tchinho
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 12:08 pm

Não posso arranjar mais nenhum cão.... se não o meu pai, mata-me ;)

Ele durante o dia está em casa, mas tem a porta aberta para ir para o quintal ;) ... ele vai sempre que quer! e acreditam ele quer sempre, até quando chove a cântaros ;)

Por isso é que eu vou mais cedo com ele aos sábados e domingos às aulas de obediência, para ele poder correr e brincar com os outros cães, porque eu vejo que ele adora ;) :) :)

Tchinho
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 13, 2003 12:10 pm

tchinho,
e os gatos, n brincam?
eu nao sou grande apologista do medicar (especialmente animais) por ser o mais fácil... bom, se é um cão jovem, pode ser que a folia lhe passe... ou não. já falou com o treinador?
há alguns sitios com especializações em comportamento animal. se calhar n era má hipótese em vez de o estar a "drogar"....
veja se lhe queima mais calorias... um amigo (nem q fosse um canito mais pequeno) era boa hipotese...

e pq n adoptar no canil de torres? ;)
Tchinho
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 12:18 pm

Scar_raf

... não posso mesmo.... ter outro cão.... :( :| :cry: .... eu por mim, tinha mais, mas não dá... :roll:

olha, os gatos, não gostam muito dele, correm, bufam e rosnam para o Tião... ele é muito maior que eles, e quer brincar com eles como se eles fossem cães... e não dá ... aquelas brincadeiras dos cães, de saltarem para os pescoços uns dos outros, abraçarem-se com as patas dianteiras e fingirem que se mordem no pescoço e orelhas e rebolarem-se todos enrolados uns nos outros... não dá para os gatos :roll: :roll:
O Tião só quer brincar assim :o

Não sei o que hei-de fazer....

A minha mãe até já pôs a hipótese de dar o Tião mas eu disse-lhe que NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Tchinho
Tchinho
Membro Veterano

quinta nov 13, 2003 12:20 pm

Pelas fotos do Tião do meu album , podem ver como é que ele é..... ;)

É lindoooooooooooooo.... mas é muito maluco!

Tchinho
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta nov 13, 2003 12:26 pm

Olá.....

Apesar de não ser de forma tão efusiva como o Tião, também o Bono tem a meu ver, alguns sinais de hiper-actividade.
Também ele se farta de correr pelo quintal, persegue a própria cauda, etc...etc....
Até quando lhe dou a ordem "senta", esta nunca é cumprida durante algum tempo........em 5 segundos e já está a querer levantar-se.....
Por exemplo na rua, quando vou com alguém e com ele à trela (enquanto esperamos na parte de fora de um café, por exemplo...), tem sempre que manifestar a sua impaciência com pequenos sonzinhos (de boca fechada)...
Sempre tentei repreender ou de certa forma atenuar esta impaciência e esta electricidade, mas a verdade é que ele já tem 4 anos e continua o mesmo cachorro de sempre. Este cão vive para brincar durante as 24 horas do dia.....
Ter outro cão, está neste momento totalmente fora de questão, como muita pena minha....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 13, 2003 12:41 pm

Susana,
fui ver o tiao :)
afinal ja o conhecia do album da arca! é lindo!
bom, se n podes ter outro cao... vais ter mesmo q arranjar maneira de o exercitar mais!!! educa-o para que ele aprenda que ha alturas para tudo...
muita paciencia e boa sorte.
no caso das criança, apesar de requerer tratamento, passa com a idade... pode ser que o tiao qd crescer... :lol:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta nov 13, 2003 7:47 pm

Também tenho um cão assim (o Infeliz, que está no meu avatar). É o mias doido de todos. Estes são animais que por hereditariedade de genes, possuem um base azotada anormal que os faz pensar que são uma mistura entre cangurus e avestruzes. No entanto o Infeliz acompanha a maluqueira com "gritos" alucinados e algo que se parece bastante com saltos mortais.
Mas nunca usei nem nunca usarei uma coisa tão bárbara como um calmante no meu louquinho! Se o seu (teu) cão é demasiado activo é só deixá-lo sozinho para ele se fartar da sua "hiper-actividade" e ficar um pouco mais calma. Faça (faz) uso da teoria "podes berrar o tempo que quiseres que eu não te vou ligar nenhuma enquanto não adoptares um comportamento normal". Foi isso que eu fiz com a minha matilha de loucos (entretanto reduzida, graças a alguns vizinhos maldosos). Ficaram mais ou menos curados, com umas leves réstias de maluqueira transmitidas na hora das refeições e quando chegamos a casa.
dogue
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

quinta nov 13, 2003 8:58 pm

ola!

o melhor mesmo seria arranjar um amigo tb hiper activo como um fox terrier ou um outro terrier. n seria mto bom para a saude de um bulldogue andar nessas correrias o dia todo...

Não concordo com o uso de qq droga... o melhor q ha a fazer é ignorar quando n se quer brincar com ele. Ou ele se farta e acalma ou vai brincar sozinho ;)

Melhor um cao hiper activo do q um q passa o dia a dormir e so acorda para comer.
alexandrasantos
Membro Júnior
Registado: domingo nov 02, 2003 8:06 pm

quinta nov 13, 2003 9:38 pm

Olá,

Conheço o Clomicalm. É um ansiolítico e regra geral é receitado para problemas especificamente relacionados com ansiedade. Muitas vezes acontece que dietas com um teor de proteína muito elevado podem contribuir para a hiperactividade, pela maneira como a proteína é metabolizada no cérebro. Há alguma hipótese de contactar a Faculdade de Medicina Veterinária e informar-se se têm um nutricionista ?
Cumprimentos,
Alexandra
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

quinta nov 13, 2003 9:59 pm

O meu cão tinha + ou - um ano quando veio cá para casa... Digo-vos, sem exagero que nos primeiros 3 meses passei um autêntico inferno! É que eu tirei-o da rua, então estão a imaginar... Quando o encontráva na rua ele era muito sossegadinho, vinha pedir festas muito kerido... Pois... Quando se viu de banho tomado, barriga cheia, cicatrizes e parasitas ausentes... Ai Ai!!! Ninguém o aturáva... Depois raspáva 1000 vezes a porta da rua só mesmo para vadiar porque tinha acabado de chegar de lá... Todos os vizinhos diziam que ele acalmar-se-ia (nem q fosse com a velhice!)... Agora, já se passou um ano e 2 meses desde q o trouxe e está muito melhor... Não tem mesmo nada a ver... Também a minha mãe pôs me a hipótese de o voltar a por na rua, mas eu consegui dar sempre a volta e com o tempo ensinar-lhe a ir à rua a certas horas e a não ser tão mal comportado... Mas o teu cão tem problemas de comportamento também? pois deve ser como o meu... Sempre à procura de qualquer coisa para fazer-nos correr atras dele... (Reparei nas tuas fotos :) )...
Quando ele estiver a stressar a tua mãe por andar que nem um doido podes dar-lhe um osso dakeles grandes de pele para ele roer... Pelo menos sempre está parado por um tempinho...(O que serve para acalmares a tua mãe ;) )...

Troço para que ele se acalme... BOA SORTE! VAIS CONSEGUIR, NAO DESISTAS NUNCA DELE!!!)
Responder

Voltar para “Cães”