Pedido de soluções urgentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
3tarolas
Registado: quarta jul 25, 2012 11:16 am

quarta jul 25, 2012 11:49 am

Boa tarde, já algum tempo que venho ao fórum para tirar ideias mas nunca criei um tópico.

A situação é a seguinte, tenho a minha shiva com um aninho de idade, fomos adota-la faz agora um ano ela deve de ter nascido em junho.

Em Dezembro de 2011 na véspera de Natal fugiu de casa, temos terreno e ela consegui passar entre as grades, foi um desespero mas dois dias mais tarde lá a encontramos a 5km de casa.

Dois meses mais tarde e depois de varias tentativas dela de fuga (sem sucesso felizmente), lá decidimos ir buscar um cão para lhe fazer companhia durante as horas que não estávamos em casa.

Adotamos o sultão no sábado e quando chegamos a casa.... a shiva tinha fugido outra vez. Desta foi mais desesperante pois só ao final de 2 meses e 18 dias é que a encontramos a mais de 12km de casa.

Os problemas são os seguintes:
- Ela é a líder, ( mas isso não é muito mau pois o sultão nem se importa muito, gostam um do outro e passam a vida na galhofa)
há tenho de dizer que onde ela andou todos a adoravam principalmente os senhores dos cafés porque ao que me foi dito ela corria com todos os cães que mordiam nas pessoas, claro está quando voltou para casa veio coxa de uma patinha porque nesse mesmo dia foi um pastor alemão.
- 4 dias depois de voltar para casa mordeu na minha filha.
nós claro desculpamos está alterada foi muito tempo...
- cava o quintal todo (melhor que as escavadoras)
- ontem mordeu no meu filho ( e aqui começam os problemas sérios) já passaram 3 meses e ela já não devia de ter estas reações.
- o pior não para de tentar fugir, já colocamos portões novos, arame farpado em cima.

Eu já não sei o que fazer o meu marido só diz que não quer a cadela assim, que se fosse só a destruição que ainda era como o outro agora morder nos nossos filhos nem pensar.

Para terem uma ideia o sultão como podem verificar é o dobro do tamanho e o triplo do peso dela e é um santo... ela é o que nós chamamos a taliban.
Por favor ajudem-me, deem-me ideias baratas pois financeiramente é para esquecer.
Pensei na coleira de treino com choque mas é absurdamente cara.
Fico a aguardar os vossos conselhos
:idea:
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

quarta jul 25, 2012 12:50 pm

Cara 3tarolas,

Você, descreveu algumas situações, mas em nenhuma delas, estavam presente os passeios habituais, que os cães devem fazer.

Passeia os seus cães?!
JP
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jul 25, 2012 1:49 pm

A cadela está esterilizada? Tem algum treino de obediência?

Correm, brincam com ela? Em que circunstâncias mordeu as crianças?

Esta restrita a algum espaço ou tem liberdade onde vive?

Refere que não pode fazer despesas, isso é complicado porque animais significam sempre despesas e trabalho.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta jul 25, 2012 3:25 pm

Conselhos possíveis via net:
- Passeio diário com exercício físico;
- Vedar correctamente o terreno;
- Pedir aos seus filhos para não terem qualquer interacção com a cadela.

Agora se quer ajudar a sua cadela tem que contratar um treinador com a máxima urgência. Não lhe consigo dar conselhos baratos, um cão dá muita despesa...

De que zona do país é?
3tarolas
Registado: quarta jul 25, 2012 11:16 am

quarta jul 25, 2012 8:50 pm

Antes de mais obrigada pelas resposta, vou tentar responder a todos.
A Shiva tem 3 terrenos com cerca de 300m2 cada para correr brincar e saltar, pelo que acho que não seja falta de espaço que ela tem. Está presa dentro dos portões mas não tem qualquer tipo de corrente nela por esse motivo como nós dizemos vai aos figos e cava o terreno todo.
Os passeios não são tantos como antes de ela fugir isto porque assim que regressou a casa o meu marido teve de ser operado de urgência e ainda não anda e eu com trabalho 8horas casa e 3 filhos não consigo passear como antes se conseguia fazer. Isto é! vão os dois há rua mas é basicamente para fazer as necessidades não há tempo para brincadeiras.
As circunstancias em que ocorreram os episodios de morder foram:
1- na minha filha de 8 anos logo na primeira semana de regresso, estava no interior da casa e subiu para cima da cama, coisa que nunca foi autorizada a fazer a minha filha refilou com ela e quando foi tentar empurra-la ela mordeu, claro está que eu não vi por isso quando cheguei ao quarto a minha reacção não foi barafustar mas sim dizer shiva sai dai e fazer o mesmo ela ainda me rosnou mas não teve hipotece eu levantei o tom de voz e ela de fininho saiu. Como disse este ignoramos pois ela estava ainda meio baralhada.
2- este foi pior estávamos no jardim e o meu piolho pequeno de 3 anos a brincar com os brinquedos ao pé de nós ela do nada começou a ladrar para o nada e puff mandou-se á cara dele.

O meu marido como está em recuperação está todo o dia em casa diz que estes ataques de ladrar para o ar são constantes e começa a correr em direcções que não está lá ninguém.

Se está esterilizada? Não vamos agora no final deste mês fazer a esterilização para ver se acalma.
Contudo acho que não tem só a ver com isso porque já tive 4 cadelas 3 cães e nunca foram esterilizados e não eram assim.
Se me permitem isto pode parecer um absurdo mas será que existe cães com hiper activos?
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jul 25, 2012 8:58 pm

Existem cães com maior nível de actividade, por isso sim, podemos dizer que existem cães hiperactivos.
Se a cadela tem muita energia (e grande nível de actividade) necessita pelo menos de 2 passeios diários (manhã e à noite) de pelo menos 45 min cada um... e se possível que se lhe atirasse uma bola ou um brinquedo para ela correr...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jul 25, 2012 9:12 pm

A esterilização faz diferença, geralmente acalma os animais.
a mim o que parece é que ela tem poucas regras.

Façam-na sentir que há territórios dos donos e que são os donos quem manda. Não permitam que trepe para camas ou sofás e nem que rosne.
Nunca deixei um animal meu rosnar-me, digo logo não e dou uma sapatada no focinho. Logo. Não ignorem qualquer comportamento errado, actuem logo.

Façam com que perceba que as crianças mandam: deixem que sejam elas a meter a comida no prato à cadela. Nunca deixe as crianças sem vigilância com animais.

Não percebo o ataque dela ao menino, terá achado que eram brinquedos dela?

Já a levou ao vet para despistar se está tudo bem?

Há animais com necessidades de actividade mais altos que outros mas o que me parece é que ela tem necessidade de treino e com crianças em casa é bom ouvirem a opinião de um treinador.
bruno1212
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 9:34 pm

sexta jul 27, 2012 11:54 pm

Veia um pouco de encantador de caes com temas parecidos vai ver que ajuda bastante, vá ao das raças consideradas perigosas
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

sábado jul 28, 2012 11:36 am

A impressão que dá é que a cadela não reconhece a hierárquia.
Tem de começar do início.
A minha sugestão é : dê-lhe a comida mas só depois de a mandar sentar e ela obedecer.
Este é o princípio - quem dá a comida é o dono.

Mandar sentar (há vídeos de como fazer),pex.

http://www.youtube.com/watch?v=NHmtheJ2qtc

Quando ela fizer isto sem refilar, ensine os seus filhos a fazerem o mesmo.

Pense em ordens que ela deva obedecer - sentar, chamada, parar,etc.
Vá treinando da mesma forma e ensine os filhos mais velhinhos a fazerem o mesmo.
A base do ensino é ordem, obediência, recompensa - quando ensinados, uma festa basta.

A internet está cheia de vídeos para diversas ordens e situações.
Se perceber inglês, aconselho o César Milan - mas também há muitos em brasileiro.
Responder

Voltar para “Cães”