
(vou avisando que isto está extenso! Mas vocês também estão de férias...

Para assinalar o dia, recebeu uma POPOTA II (ou "irmã da popota", ainda não está decidido) uma vez que a Popota I pediu a reforma (um hipopotamo da National Geographic, que ela adora e que tem desde que veio cá para casa, como tal, remendada já dezenas de vezes). Foi a FIESTA!


Depois a dona lembrou-se, que para assinalar o dia, podia ir pela PRIMEIRA VEZ Á PRAIA e fazer a alegria suprema da patuda!
Mas parece que isto de praia, não é uma coisa de paixão. Mas de amor. Como tal é mais lento e não se gosta assim ás primeiras...
Ora pois, para começo de conversa, ainda não estava o estaminé todo montado, já a Amy circulava com o focinho carregado de areia! Entretanto opta pela reconhecimento TOTAL e rebola-se na areia! Virou croquete.
Ah, devo dizer, que aqui a esperta, lhe meteu protector 30 mesmo na pele do nariz e já por cima dos pelos daquela zona, que era pelo curto, e no lombo, levou filtro solar com UV para cabelo, que foi recomendado para cabelos e pelos. No nariz, foi metido 30 minutos antes, para ir secando no caminho. No lombo, devia ter posto em casa, mas não me lembrei!!!
Tenho que dizer que hoje estava um dia de praia "DAQUELES"! Além da optima temperatura sem vento, a água tb n estava mto fria. Além disto, tinha uma daquelas marés baixas lá muito ao fundo, que eu adoro. Aliás, ideal para estas situações, com espaço para bolas, crianças, animais e correrias.
Atraí-a então á areia molhada e progressivamente á beira de água com 1 brinquedo. Molhar as patas ainda vá, mas ir ao banho é que não! Incentivamos, inclusivamente indo todos para água e chamando, mas não deu.
Aqui já ela tinha dado várias correrias. Mas nesta altura começa mais propensa para o disparate, quando nós todos dentro de água, ela fartou-se, foi para tráz, primeiro atrás das bolas dos miúdos depois, disparada em direcção á areia seca........... onde se rebola toooda!
Quando lá chego, e tive que ir a correr atrás dela ("Amy, estás tramada que vais ficar presa!!") tinha um croquete muito bem rolado! Era areia por tudo quanto era lado, mas aflitivamente no nariz, olhos e boca.
Efectivamente a maneira que tive de tirar tudo aquilo mais rapidamente, foi leva-la a banhos, ainda que a contra-gosto dela. Teve que ser. Ainda assim, só lhe meti as patas traseiras dentro de água, segurando nas outras duas e dando banho com a mão. Veio ao colo (mariquices!) e teve que aguentar na toalha enquanto secava (e até ao banho seguinte).
Enquanto a mantinha na toalha, fui tirando melhor a areia dos olhos e começo a reparar que tinha areia lá dentro. E comecei a tentar limpar. Não levei soro (nunca me iria lembrar que fosse preciso) e realmente a única coisa que pude utilizar foram lenços de papel, mas foi mesmo necessário!!! Mesmo mesmo! Comecei a massajar o olho para fazer deslocar as areias para o canto do olho, mas como ela começa a deixar, começo a abrir melhor a palpebra e vejo que ela tem areia alojada por todo o lado, tanto na palpebra inferior como na superior, bem lá fundo. Linhas de areia já agregadas com materia do proprio olho. MUITA AREIA MESMO!!!! Nem faço ideia do desconforto que ela teria. Nem sei se os proprios olhos conseguiriam expulsar aquilo tudo sozinhos! Como é que é possível que o cão não se defenda dos elementos? Da areia!!! Que não feche os olhos quando deve!!!!
Bem, lá consegui tirar a porcaria toda (a que estava visivel) e agora em casa vou lavando com soro e vou vendo se não ficou lá nada que cause infecção.
Lá fomos, uns tempos depois, a mais umas brincadeiras á beira de água, desta vez mantida mais de perto. Estava outra vez muito suja de areia, desta vez na cauda e levei-a a limpar no mar. Desta vez, foram testadas as habilidades natatórias.


Não sei se ela reagirá melhor com a areia de futuras vezes, mas eu não fiquei com vontade de repetir o episódio tão cedo. Possivelmente é mais uma daquelas coisas em que se vê que a minha cadelinha ainda é imatura. Ou então simplesmente tonta! Sei que ela não gostou muito da água, pelo menos desta vez...
Como notas, havia mais cães pequenos perto. Nenhum causou problemas e cada cão estava muito centrado no SEU dono. Havia mais 2 médios, juntos, mas não levantaram patinhas das suas toalhas. Tudo no maior civismo. Gostei.
Foto 2: "Não! Que tu vais por isto no facebook"

Foto 3: "Meio com sono, meio amuada do banho"

Foto 4: "Com a minha dona no mimooooo"

E pronto. Se levarem os cães há praia... levem soro fisiológico e eventualmente gaze esterilizada, caso não haja nada melhor...
edit - Dorme sensivelmente desde as 20h com um sono pesado
