Castrar ou não castrar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta jul 26, 2012 10:33 am

Olá foristas,

Preciso de opiniões de quem percebe mais do assunto e que tenha mais experiência, pois não percebo muito disto.

O nosso cão é um macho com 1 ano de idade, e embora é um bom cão em geral, desde pequeno notei que é bastante desafiador. Nunca tive um cão tão desafiador, que desafia os limites e regras para ver se consegue obter/fazer o que quer. Por exemplo, quando ainda era novinho, tive à luta com ele por não o deixar subir à cama, e nem com palmadas, nem com reprimendas e nem pondo-o fora da cama várias vezes ele desistia facilmente.
Com o passar do tempo as coisas melhoraram pois nós como donos aprendemos melhores formas de lidar com certos problemas comportamentais (desenvolvimento de bons hábitos que sejam mais recompensadores para ele, treino positivo para reinforçar a motivação de obedecer e melhoramento nas técnicas de reprimir/castigo quando se porta mal) e como assumir liderança, mas mesmo assim as coisas às vezes não são fáceis.

Estamos a levá-lo para um treinador, e ele também acha que o nosso cão é muito dominante, e embora ele não é agressivo, às vezes pode ser bastante insistente no que quer.

Dos cães que tive, nunca tive problemas assim, e embora ele fez-me aprender muitas coisas que desconhecia, às vezes torna-se muito cansativo, pois ele exige uma liderança muito mais eficaz.
Ele até se porta bem em geral (melhorou bastante), só que às vezes quando nos desafia é cansativo e frustrante.

Enfim, resumindo... Há uns tempos atrás estive a ler sobre castração. Sei que isto não muda o temperamento nem a energia do cão, mas pode ajudá-lo a não reagir a cadelas com cio (ficar mais calmo) e também é possível torná-lo menos dominante. Também li que é melhor fazê-lo só depois de uma certa idade, porque precisa de certas hormonas para o desenvolvimento/crescimento.

Assim, se alguém podesse dar alguma opinião sobre se a castração pode ajudar no caso do nosso cão agradecia. :)
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta jul 26, 2012 11:30 am

Nos meus 3 machos resultou; o único senão é que ficaram com tendência para engordar (mais os machos que as fêmeas). A idade ideal não sei; os meus vieram para cá já com 4 ou 5 anos...
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta jul 26, 2012 11:51 am

A decisão de castrar ou não, depende se quer que o seu cão venha a procriar ou não. Senão, o melhor é castrar.
E, se não for de raça pura, não hesite em castrar.
sheep23
Membro Veterano

quinta jul 26, 2012 1:06 pm

Ele é rafeiro, adoptámo-lo num canil quando tinha 3 meses. Não estamos a pensar em procriá-lo, embora dá pena pois ele é muito único e gostamos muito dele.

Só que se realmente for mais benéfico tanto para ele como para nós, seria melhor castrá-lo. O único receio que tenho é que li antes que pode aumentar a possibilidade de certas doenças/cancros, mas terei que ler melhor.

Isso talvez também ajuda na reactividade que ele tem para com os outros cães, que embora estamos a levá-lo para um treinador por causa disso, as coisas continuam difíceis pois só podemos ir lá aos fins de semana.
sheep23
Membro Veterano

quinta jul 26, 2012 1:08 pm

Joie2 Escreveu:Nos meus 3 machos resultou; o único senão é que ficaram com tendência para engordar (mais os machos que as fêmeas). A idade ideal não sei; os meus vieram para cá já com 4 ou 5 anos...
Os seus cães eram dominantes? Isso melhorou com a castração? Já agora eram também dominantes entre si?

Por acaso o meu cão dá-se melhor com fêmeas, estou a pensar se com a castração isso melhora ligeiramente a possibilidade de ele se conviver com outros machos.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jul 26, 2012 3:14 pm

Se está a falar daquele artigo que andou por aí a circular ele baseia-se em castrações em animais muito jovens (antes dos 5/6 meses). Como o seu já tem um ano e picos, entendi (no artigo) que o risco dele desenvolver essas tais doenças não é tão relevante como se tivesse sido castrado muito jovem. :)
O meu cão é castrado desde os 6/7 meses (foi jovem, eu sei... mas só tive acesso ao artigo depois da cirurgia). Nunca tive tendência para engordar... come o que quer, mas corre muito... costumo sair com ele de bicicleta todos os dias pelo menos 1 hora (passeio matinal 40 min e 1h de bike ao fim do dia, às vezes ainda vai à praia correr atrás de pássaros). Quando não o posso levar de bicicleta, faz a mesma volta que faz de manhã e ainda lhe atiro umas bolas e umas pinhas numa zona relvada que cá há para ele correr)... mas o meu cão adora correr... :) por isso pode comer à vontadinha que não engorda... se ele começasse a engordar, teria que reduzir a dose (é engraçado porque eu deito-lhe uma dose já pré-definida por mim... nos meus balanços entre bem e magro consegui definir uma dose... e se eu por acaso acho que lhe devo deitar mais um pouco ele não come... ele lá se auto-regula).
E como se pode ver, o seu nível de actividade não diminuiu :P
Uma outra coisa que noto diferença (com um cão que agora me apareceu aqui e que eu estou a tentar encontrar donos para ele) é que na presença de uma cadela (mesmo sem cio) ele não podia estar mais indiferente do sexo... o outro, fica a cheirá-la tempos e tempos... até me dá pena da cadela :P E encontros entre machos também sinto o meu mais relaxado que o outro... mas isto não tem só a ver com a castração... também tem a ver com a educação... o meu outro cão também era calmo com cadelas (sem cio) e com outros machos lá se ia portando bem (mas com cadelas com o cio queria ir lá e gania porque não conseguia chegar-lhes... e de vez em quando fugia e vinha meio mal tratado por andar à bulha por causa de alguma cadela com o cio)
O cão "novo" não castrado que eu tenho aqui, não sei a sua proveniência... só sei que foi posto de um carro fora... por isso não sei que educação ele (não) tem.

Resumindo e concluindo: sou a favor da castração para diminuir estes instintos de procura de parceira :) acho que lhes tira um pouco o stress de cima... ter em atenção que durante um mês o cão pode ainda ter esses comportamentos por ter as hormonas em circulação (acho que é um mês...)

Seja qual for a sua decisão, será sempre a correcta para si e ponderada por si.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 26, 2012 11:54 pm

Antes de mais nada gostaria de deixar bem claro que eu não vivo no mesmo"convento" onde está, sheep23.
Mas a minha opinião muito pessoal em relação à castração é desfavorável, considero uma "arma" de último recurso que só deve ser utilizada em casos extremados ( extremo é o abate, e..., e...) quando tudo o resto falha, quer num cão de raça ou num cão S.R.D.
Ora, se o seu cão é um animal mais "exigente", cansativo até (como julgo que o descreve) talvez esteja a necessitar de mais repetições, até porque ainda é um jovem adulto ( 1 ano ) que não mostra ou ainda não mostra sinais de agressividade e que já demonstrou sinais de melhoramento com um treino mais apropriado. Talvez precise de mais tempo para "solidificar" o que já aprendeu ou que ainda está a aprender, e com a consequente coerência disciplinar.
Parece-me uma opção mais ponderada do que submeter um animal saudável à "faca". (anestesia geral pode eventualmente ser perigosa, cada caso é um caso).
Mas disse e volto a repetir não vivo na sua casa nem vivo com as consequências do que vir a decidir.
Se por outro lado decidir levar avante a castração nem que o motivo seja, porque sim.
Nunca faça antes dos 8 meses ( que não é o caso) por vir a interferir com o desenvolvimento natural do animal.
Se o animal tem 12 meses, espere mais um bocadinho (talvez 16 meses), certamente não perde nada e terá mais confiança que esta decisão (pela castração) não irá afectar o seu animal num sentido indesejado
Já agora,os meus animais são facilmente controláveis (no passado e no presente) cujo principal traço que os une não é a teimosia, é a casmurrice pura e dura, portanto frustração é me familiar mas tento fazer que seja "uma cena que não me assiste".
Espero ter ajudado com esta minha opinião muito pessoal e que vale o que vale.
sheep23
Membro Veterano

sexta jul 27, 2012 9:25 am

Obrigada pelas respostas. :)

Ainda não consigo decidir se castrar é realmente uma boa opção para o meu cão, pois custa-me pensar de o ter de o operar e é algo que não dá para voltar atrás.

Pelo que li, parece que é mais seguro castrar só ao fim de 2 anos, só que há tantas divergências de opiniões quanto ao comportamento dominante depois da castração, que realmente não sei se isso ajudaria no nosso caso.

Quanto à reacção às cadelas com cio, a minha família tem uma cadelinha não esterilizada com quem ele brinca de vez enquando, mas quando ela estava com cio, nota-se que o meu cão andava mais stressado quando a via.

Quanto à educação, custa-nos um bocado pois ele exige muito mais que algum cão me exigiu, e muitas vezes quando me desafia e não desiste, torna-se frustrante e stressante para mim. :( Sinceramente, nunca pensei que é preciso mais para além de consistência e firmeza, mas parece que estou enganada. Por um lado admiro o seu temperamento, mas por outro lado é uma dor de cabeça. Ele parece um curso de treino nível expert que estou a frequentar lol. Talvez daqui a uns aninhos ele acalma com a idade, e nós vamos aprendendo cada vez mais truques e métodos mais eficazes.

Só que se castrar realmente pode trazer benefícios e com a idade certa não correr risco de doenças seria então ideal (se o cão não precisar de passar mais pelo stress com cadelas em cio, se isto ajuda a melhorar na dominância e se ajuda a relacionar melhor com os machos), pois embora não o vamos dar pois gostamos muito dele, também seria bom se podessemos viver com menos stress dos desafios por parte dele.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jul 27, 2012 12:54 pm

Qualquer treinador lhe vai dizer que facilita muito a castração.
Além disso é uma intervenção cirúrgica mínima, muito mais simples e superficial do que a das fêmeas.
Não exagerem a questão da anestesia e da operação em si porque é uma intervenção muito simples.
Trata-se de um SRD, não há qualquer interesse em ter inteiro um animal que não se destina a reprodução até para evitar um stress desnecessário ao animal quando perante uma fêmea com cio ou outro macho.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta jul 27, 2012 12:56 pm

E o meu foi castrado e nao esta mais gordo.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
sheep23
Membro Veterano

sexta jul 27, 2012 1:25 pm

O meu maior receio será mais por causa das possíveis consequências da castração, como por exemplo cancros ou outras possíveis doenças causadas pela falta de hormonas no sistema. Penso que sendo uma cirurgia existe sempre um risco mínimo, mas ao mesmo tempo também é algo mínimo e de fácil recuperação.

Por acaso ainda não perguntei ao meu treinador do que é que ele acha, talvez amanhã falo com ele para ver.
sheep23
Membro Veterano

sexta jul 27, 2012 2:00 pm

AST88 Escreveu:Vai castrar o seu cão só porque ele é um pouco dominante?

Isso não é um pouco a lei do menor esforço?
Menor esforço seria mais pô-lo na rua. Se tiver um cão como o meu irá perceber. E nem me vou listar das coisas que tive que esforçar a fazer e a lidar.
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

sexta jul 27, 2012 2:01 pm

Não sei se ajudarei, apenas posso relatar o que me aconteceu á uns anos atrás...

Tive um doberman, equilibrado, dócil e posso até dizer que dos canitos que tive, foi talvez o mais fácil. Nunca senti necessidade de o castrar e tal nunca foi abordado pela vet. Quando o Steve (doberman) tinha 8 ou 9 anos apareceu-me de pára quedas uma cocker adoptada com 8 meses. Correu tudo muito bem na adaptação á nova companheira até que a pequena entrou em cio...nem quera saber o que era controlar o Steve. Só faltava mesmo ele subir paredes. Resultado a cadelinha foi estagiar para casa de familiares até passar o cio :cry:

Nunca pensamos ter os canitos para criação apesar dos dois terem Lop, mas decidimos castrar o macho, por ser um processo mais simples e menos invasivo. Confesso que quiz poupar a pequenina a uma cirurgia bem maior.... :oops:

Falei com a vet e tive uma 'discussão' forte com ela. Na opinião da vet o Steve era mais velho na casa e se alguém teria de ser 'sacrificado' seria a femea, que era a 'intrusa'.
Acabamos por dar ouvidos á vet e decidimos esterelizar a Daisy e deixar o Steve 'inteiro'.

Passou um ano e o Steve adoeceu com cancro na próstata com metasteses renais. Agora imagine qual o 1º tratamento aconselhado pela mesma vet???? Esterelizar o Steve, na tentativa de 'atrasar' o progresso do cancro!!!!!! Como a dita senhora tinha muitos clientes, deve ter esquecido de que não tinha querido castrar o mais velho tempos atrás!!!

Aí decidi recorrer a outro vet que me disse que mesmo castrando o cão era tarde...que deveria ter sido esterelizado muito antes :cry:

Foi muito bem acompanhado pelo novo vet, e ainda esteve connosco mais 5 anos.Foi eutanasiado e adormeceu nos meus braços aos 14 anos e quando ele perdeu a qualidade de vida e começamos a não conseguir atenuar-lhe as dores.

Não sei se ajuda, mas deixo a experiência do que passamos, nós e o Steve
<p>amiga 3msq</p>
sheep23
Membro Veterano

sexta jul 27, 2012 2:13 pm

Obrigado 3msq pela partilha da sua experiência. Por acaso li que algumas pessoas levam os seus cães para castrar quando estes começam a ficar mais velhos e não enquanto novos, exactamente para evitar certos problemas/doenças que possam aparecer com a idade.

O meu cão com a cadela dos meus pais em cio ficou irrequieto, e embora ele estava controlável, acho que seria muito difícil para ele se vivessem na mesma casa.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

sexta jul 27, 2012 2:55 pm

Olá

Vou apenas falar daquilo que vivi, tive um cão chamado Horácio que muito amei. Fui na conversa alheia e acabei por nunca o castrar, e o que aconteceu? O Horacio desenvolveu aos 11 anos problemas na prostata e por sua vez no sistema urinário também. Solução do vet devia ter sido castrado... O Horácio morreu passados 3 meses chegando ao ponto de ser algaliado todos os dias para poder urinar, cheio de dores...Foi muita a dor, tanto para o meu cão como para mim, tive de o mandar eutanasiar, morreu nos meu braços :cry:
Hoje tenho outro cão com quase 8 meses e a sua castração ja está marcada!
Desejo-lhe sorte, qualquer que seja a sua decisão.
Responder

Voltar para “Cães”