Preciso de opiniões de quem percebe mais do assunto e que tenha mais experiência, pois não percebo muito disto.
O nosso cão é um macho com 1 ano de idade, e embora é um bom cão em geral, desde pequeno notei que é bastante desafiador. Nunca tive um cão tão desafiador, que desafia os limites e regras para ver se consegue obter/fazer o que quer. Por exemplo, quando ainda era novinho, tive à luta com ele por não o deixar subir à cama, e nem com palmadas, nem com reprimendas e nem pondo-o fora da cama várias vezes ele desistia facilmente.
Com o passar do tempo as coisas melhoraram pois nós como donos aprendemos melhores formas de lidar com certos problemas comportamentais (desenvolvimento de bons hábitos que sejam mais recompensadores para ele, treino positivo para reinforçar a motivação de obedecer e melhoramento nas técnicas de reprimir/castigo quando se porta mal) e como assumir liderança, mas mesmo assim as coisas às vezes não são fáceis.
Estamos a levá-lo para um treinador, e ele também acha que o nosso cão é muito dominante, e embora ele não é agressivo, às vezes pode ser bastante insistente no que quer.
Dos cães que tive, nunca tive problemas assim, e embora ele fez-me aprender muitas coisas que desconhecia, às vezes torna-se muito cansativo, pois ele exige uma liderança muito mais eficaz.
Ele até se porta bem em geral (melhorou bastante), só que às vezes quando nos desafia é cansativo e frustrante.
Enfim, resumindo... Há uns tempos atrás estive a ler sobre castração. Sei que isto não muda o temperamento nem a energia do cão, mas pode ajudá-lo a não reagir a cadelas com cio (ficar mais calmo) e também é possível torná-lo menos dominante. Também li que é melhor fazê-lo só depois de uma certa idade, porque precisa de certas hormonas para o desenvolvimento/crescimento.
Assim, se alguém podesse dar alguma opinião sobre se a castração pode ajudar no caso do nosso cão agradecia.
