Higiene Oral

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 14, 2003 11:12 am

Bom dia!
Numa loja vi um biscoitos que tinham fluor para dar aos cães, mas desde que o meu Freddy deixou de ser cachorro, deixei comprar aquerles brinquedos de pele para eles roer, depois qd vi bem qd li atras da embalagem vi que esses brinquedos eram bons para a hieigene oral e para a saúde oral canina, pelo visto devo ter feito mal ter parado dar esse brinquedo de pele para roer... :oops: :oops: :oops:
a minha dúvida é se vale a pena comprar agora comprar esses com fluor ou dos brinquedos normais de pele, até vi uns grandes em forma de osso.
é que tenho receio que ele não lique muito,pq uma vez comrei uma bola de borracha em forma de ouricho que apitava para ele brincar e ele não ligou nenhuma...

Saudações e fiquem bem! ;)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 14, 2003 1:22 pm

È sempre aconselhável dar esses ossos aos cães para roerem. A formação de tártaro é muito frequente e também perigosa. Não se descuide, senão passa a vida a visitar o veterinário de 6 em 6 meses para fazerem uma destartarização completa. Sai caro e o cão tem que ser anestesiado....

Há imensa variedade e dos mais diversos sabores. Vai ver que vai haver algum que o seu cão goste.
Se mesmo assim não for suficente, há algumas pastas orais para lamber, escovas de dentes...etc...
Odemirense
Membro Veterano
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta nov 14, 2003 1:28 pm

Obrigado pela sugestão! ;)
É o que vou fazer logo qd a loja abrir, comprar esses tal osso.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 1:34 pm

Olá

Eu não sei se a Elsa estará de acordo comigo no que respeita à limpeza dos dentes. Eu dou-lhes ossos naturais, normalmente de porco porque de vaca tenho mais dificuldade em encontrar. Elas gostam e aproveitando o útil ao agradável, ficam com os dentes limpos.
Em relação aos ossos artificiais, que normalmente é pele seca de vaca enrolada em forma de osso, só lhes pegam enquanto cachorros. Depois, definitivamente, não ligam.
Um outro artigo que lhes dou muito de vez em quando é da Pedigree, o dentarask, que alegadamente lhes limpam os dentes. Eu não lhes dou isso para esse efeito, mas por eles gostarem muito. Mas parto cada unidade em três partes e promto. É uma guloseima como outra qualquer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Odemirense
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 1:41 pm

[quote=nel]
Olá

Eu não sei se a Elsa estará de acordo comigo no que respeita à limpeza dos dentes. Eu dou-lhes ossos naturais, normalmente de porco porque de vaca tenho mais dificuldade em encontrar. Elas gostam e aproveitando o útil ao agradável, ficam com os dentes limpos.
Em relação aos ossos artificiais, que normalmente é pele seca de vaca enrolada em forma de osso, só lhes pegam enquanto cachorros. Depois, definitivamente, não ligam.
Um outro artigo que lhes dou muito de vez em quando é da Pedigree, o dentarask, que alegadamente lhes limpam os dentes. Eu não lhes dou isso para esse efeito, mas por eles gostarem muito. Mas parto cada unidade em três partes e promto. É uma guloseima como outra qualquer.
[/quote]
Olá!
E dás todos os dias?
É como tem fluor, principalmente aqueles que eu vi, eram barras cilindricas, verdes, não me lembro da marca, tenho receio que o exesso de fluor lhe faça mal.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta nov 14, 2003 2:10 pm

Olá!

Tal como o nel eu também dou às minhas cadelas o denta rask! Elas adoram e serve para lhes limpar os dentes! Todos gostam dos ossos prensados e serve também para se entreterem e para "tratar" da sua vontade louca de deitar o dentito a qualquer coisa que esteja por perto! ;) Segundo o vet me disse a ração que lhes dou, juntamente com umas goluseimas ou biscoitos da mesma marca também ajudam a manter os dentes limpos!
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta nov 14, 2003 2:19 pm

Pois, eu deixei de comprar daqueles ossos de couro para o Dylan roer porque o maluco os mastigaba (se diz assim?) e engolia aos bocados e as veces ficaba com um bocado de diarreia, pensei logo que seria pelos ossos, se calhar teria que voltar a dar-le e ver si acontece novamente ficar com diarreia, não sei :roll:

Alicia
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta nov 14, 2003 2:40 pm

Elsa:

Agora já há vets que fazem destartarização a laser, sem anestesia geral... o vet dos meus animais já faz assim ;) ;)

Como não posso dar esses ossos rijos ao meu Tião, lavo-lhe os dentinhos todos os dias com pasta de dentes com sabor a eucalipto e canela e que já tem fluor ;)

Tchinho
Odemirense
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 2:49 pm

[quote=Tchinho]
Elsa

Agora já há vets que fazem destartarização a laser, sem anestesia geral... o vet dos meus animais já faz assim ;) ;)

Como não posso dar esses ossos rijos ao meu Tião, lavo-lhe os dentinhos todos os dias com pasta de dentes com sabor a eucalipto e canela e que já tem fluor ;)

Tchinho
[/quote]

Olá!
O teu Tião deixa!? :o
Acho que com o meu seria uma balburdia! :lol: Se ele não pára quito para tomar banho imagino para lavar os dentes :lol:
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 14, 2003 3:35 pm

Por acaso ainda não tive contacto coma técnica a laser... fico feliz por saber que é sem anestesia, pois tenho um cão de água com enorme propensão para o tártaro e volta e meia lá estou eu a levá-lo ao vet para tirar o tártaro.

Ele tem um grande problema... lá em casa ele nega-se a comer qualquer tipo de osso e não toca em brinquedos, pois é o mais submisso dos outros cães e fica com medo de lhe tirarem os ossos ou brigarem com ele. Então a única solução era dar-lhe o dentarask ao bocaditos e com ele sozinho e mesmo assim dá 3 trincadelas e larga.... também lhe dei orozime, uma pasta com uma enzimas que previne o tártaro, é boa logo a seguir ás destartarizações... mas acho que o mais eficaz é ou a escovagem ou os ossos.

A única que tem uns dentes de crocodilo de fazer inveja é a dobermann, já tem 6 anos e tem os dentes impecávelmente brancos. É uma roedora de bolas complusiva :roll:

A ela e agora ao outro macho, dou-lhes ossos fumados e os de pele, além dos dentarask... o kaiser ( cão dágua) só mesmo com escovagens, ele não pega mesmo nos ossos.. é um parvo. ;)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta nov 14, 2003 4:00 pm

Olá Odemirense

Ele deixa-me lavar-lhe os dentinhos e adora o sabor da pasta, roi a escova toda quando acabo de os escovar ;)

Ele para tomar banho, também é um amor :) , fica sentadinho na banheira e eu a lavá-lo para ele ficar todo limpinho ;) ... até deixa pôr água directamente com o chuveiro no focinho ;)

Se calhar é porque ele adora brincar dentro da banheira, mesmo quando não vai tomar banho ;) Adora respirar para dentro do ralo da banheira e escavar o fundo da banheira...

Beijinhos

Tchinho
Odemirense
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 6:02 pm

Olá tchinho!
De que raça é o teu cão?
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:39 pm

O teu Tião deixa!?
Acho que com o meu seria uma balburdia! Se ele não pára quito para tomar banho imagino para lavar os dentes
Ele deixa-me lavar-lhe os dentinhos e adora o sabor da pasta, roi a escova toda quando acabo de os escovar
O cão do meu namorado, o Bond, é um Fox e também deixa fazer tudo! Lavar os dentes, toma banho nas calmas, tirar-lhe a porcaria que às vezesa acumula nas barbichas ao pé da boca... qualquer coisa! Até a tosquiar, o tosquiador diz que já é tosquiador há 30 anos e nunca viu um cão tão calmo e meiguinho que se deixa tão bem tosquiar!

Agora, queria aproveitar para perguntar uma coisa: o Bond tem tendência para acumular tártaro. Se o tártaro já lá está, não vale a pena dar-lhe desses ossos e denta rask contra o tártaro sem fazer a destartarização, pois não? Quero dizer, eles previnem, mas não retiram, não é?
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:48 pm

Olá
A Elsa já disse tudo! ;)
O Sniff adora tudo o que seja comer! Mas esses biscoitos, basta dizer o nome, que começa a cair a baba!!
Sempre lhe demos, os dentarask, os grandes em forma de osso, os outros que tem varias arestas, sei lá, tanta coisa!
Tivemos que suspender porque acho que lhe fazia mal à barriga, então agora é só esporadicamente...
Mas já teve que ir ao vet fazer uma destartarização, à uns meses, e além de custar ver o cão anestesiado, custa ter que desembolsar 50€, para ele ficar com um sorriso a brilhar!! :D

Fiquem bem
Ana
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:52 pm

Há já algum tempo, também eu lancei um tópico relacionado com a higiene oral dos cães, por causa do meu cão...
O Bono, é cruzado de Caniche e tal como a raça (que é atreita à formação de tártaro nos dentes), também ele tem esta tendência; e sempre lhe dei ração, dentarasks, ossos de couro prensado, etc...etc...
Actualamente, dou-lhe quase diariamente uns palitos de couro prensado. Nunca notei grandes melhorias, mas noto que não têm havido evoluções negativas.
O que experimentei recentemente com ele, foi uma ração da Hill's (passo a publicidade) que se chama "Oral Care", e até agora estou bastante satisfeito com os resultados. Como os "croquetes", são maiores, obrigam-no a um maior exercício de gengivas e até dos próprios dentes.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”