Cadela fugiu de mim no parque e correu loucamente até casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jonpt33
Registado: domingo ago 07, 2011 1:38 am

sexta ago 03, 2012 10:23 am

Boas

Eu sou dono de uma golden retriever femea de 14 meses.

O que me aconteceu hoje nunca me aconteceu, aqui na ajuda lisboa, temos um parque onde muita vez a levo e a solto, e ela corre, brinca, e vem sempre atrás de mim. Hoje aconteceu que quando a chamei no fim pq ela estava numa zona q estava sem rede, ela não me obedeceu e começou a correr loucamente, passou por pessoas e não se meteu com elas quando ela é muito docil, atravessou a estrada, correu uma outra estrada toda que é sempre a subir, nao olhou mais para trás para me ver, eu sempre a correr atras dela e a chama-la mas ela nada, sempre a correr, atravessou outra estrada, passou por carros, passou por pessoas e não se meteu com elas o que não é normal nela e eu também com medo de a perder porque por muito que corra, ela corre mais, até que perco o contacto visual com ela (sempre com medo de ser atropelada), Chego a outra rua perto de casa, olho para cima nada de anormal, e decido bom, vou rua abaixo que é a minha rua. O que aconteceu é que ela estava à porta da casa, do meu prédio lá sentada à espera e uma vizinha a olhar para ela mas ela nada de confianças.

Porquê ela fugir directamente para casa, e quando chegou à porta se sentou e estava calma e porquê é que ela não me respeitou quando o faz habitualmente?

alguma ideia para eu compreender o que se passou. O certo é que ganhei agora receio de a soltar, pois pode ser atropelada se lhe dá outro vaipe destes

abraços e obrigado
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

sexta ago 03, 2012 10:30 am

E ela estava perto de si?
Secalhar não o ouviu e entrou em pânico quando se viu sozinha e procurou um sitio seguro que é a casa :roll:
Agora é normal ter receio de voltar a solta-la ainda bem que não se magoou nem magoou ninguém.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sexta ago 03, 2012 11:59 am

O mais certo é que o animal tenha percebido que quando o chama é para o prender e levar para casa, mude a rotina, quando o chamar dê-lhe uma goluseima e volte a solta-lo...vá repetindo até o animal pensar que cada vez que é chamado é para receber uma recompensa e não para se preso.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta ago 03, 2012 5:45 pm

Há alguma hipótese de ela ter ouvido um ruído de casa? Por exemplo uma pessoa da família a chamar ou é mesmo longe?

E o ruído de um carro da família a chegar? Os meus sempre notaram o barulho do motor a uma distância considerável...
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

sexta ago 03, 2012 6:35 pm

Piranhita Escreveu:E ela estava perto de si?
Secalhar não o ouviu e entrou em pânico quando se viu sozinha e procurou um sitio seguro que é a casa :roll:
Agora é normal ter receio de voltar a solta-la ainda bem que não se magoou nem magoou ninguém.
Esta parece-me a situação mais provavel na minha opinião. Você quando a chamou sabe se falou o suficientemente alto para ela o ouvir? Pode realmente ter sido isso que aconteceu.
A mim ocorreu-me uma vez o meu cão ter fugido de perto de mim e tambem voltou para casa mas nesse caso apercebi-me logo do motivo que o levou a voltar, tinha na altura uma das cadelas em cio e ele ficava maluco.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
represas
Membro Júnior
Registado: terça fev 21, 2012 4:44 pm

sexta ago 03, 2012 8:48 pm

jonpt33 Escreveu:Boas

Eu sou dono de uma golden retriever femea de 14 meses.

O que me aconteceu hoje nunca me aconteceu, aqui na ajuda lisboa, temos um parque onde muita vez a levo e a solto, e ela corre, brinca, e vem sempre atrás de mim. Hoje aconteceu que quando a chamei no fim pq ela estava numa zona q estava sem rede, ela não me obedeceu e começou a correr loucamente, passou por pessoas e não se meteu com elas quando ela é muito docil, atravessou a estrada, correu uma outra estrada toda que é sempre a subir, nao olhou mais para trás para me ver, eu sempre a correr atras dela e a chama-la mas ela nada, sempre a correr, atravessou outra estrada, passou por carros, passou por pessoas e não se meteu com elas o que não é normal nela e eu também com medo de a perder porque por muito que corra, ela corre mais, até que perco o contacto visual com ela (sempre com medo de ser atropelada), Chego a outra rua perto de casa, olho para cima nada de anormal, e decido bom, vou rua abaixo que é a minha rua. O que aconteceu é que ela estava à porta da casa, do meu prédio lá sentada à espera e uma vizinha a olhar para ela mas ela nada de confianças.

Porquê ela fugir directamente para casa, e quando chegou à porta se sentou e estava calma e porquê é que ela não me respeitou quando o faz habitualmente?

alguma ideia para eu compreender o que se passou. O certo é que ganhei agora receio de a soltar, pois pode ser atropelada se lhe dá outro vaipe destes

abraços e obrigado
É grave a cadela não lhe ter obedecido, no entanto, tente perceber se foi por não o ter ouvido. Faça várias simulações soltando-a e chamando-a de seguida, intercalando as situações, sempre que responda à chamada recompense-a e faça-lhe uma festa. Verifique tambem se o tipo de acessório que usa para a prender, é confortável ou se de alguma maneira e por qualquer motivo o acessório possa estar a magoá-la. Embora seja estranho atitude do animal, não é caso para alarme, tente perceber o motivo, eles são animais e não máquinas, temos que ter paciência com eles.
Um abraço.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

segunda ago 13, 2012 8:06 am

è ilegal andar com animais soltos. Se eu ando com os meus pela trela na rua, porque há quem pense que não deve levar os seus igualmente de trela ?
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

segunda ago 13, 2012 8:45 am

A minha já me fez isso uma vez. Tb num parque perto de casa. Fartou-se e foi até casa.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda ago 13, 2012 9:31 am

Tudo o que já foi dito acima, e especialmente numa zona urbana, TRELA, pela segurança da cadela e dos outros.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda ago 13, 2012 10:30 am

marianamar Escreveu:Tudo o que já foi dito acima, e especialmente numa zona urbana, TRELA, pela segurança da cadela e dos outros.
X2. É por estas e por outras que TODOS os dias desaparecem animais. No meio disto tudo ainda teve muita sorte pelo facto da cadela não ter sido atropelada.

NÃO FACILITE. Os azares não acontecem só aos outros ... :roll: :roll:
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

segunda ago 13, 2012 10:32 am

AQuartelmar Escreveu:è ilegal andar com animais soltos. Se eu ando com os meus pela trela na rua, porque há quem pense que não deve levar os seus igualmente de trela ?
Porque cada um é quem é e ninguém tem nada a ver com isso :wink:

Quando interferirem consigo ou com algum dos seus animais aí sim, poderá julgar.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda ago 13, 2012 10:38 am

suprem0 Escreveu:
AQuartelmar Escreveu:è ilegal andar com animais soltos. Se eu ando com os meus pela trela na rua, porque há quem pense que não deve levar os seus igualmente de trela ?

Quando interferirem consigo ou com algum dos seus animais aí sim, poderá julgar.
Pois ... o pior é se pelo facto do animal andar solto e ter "partido disparada" atravesando ruas COM TRÂNSITO tivesse sido atropelada. Acha que isso não iria interferir com a vida de quem a atropelou SEM CULPA nenhuma???
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

segunda ago 13, 2012 10:39 am

Então as pessoas só devem cumprir as leis se lhes interessar e ninguém tem nada a ver com isso ?

Curioso.

Sabe, foi por fantásticas opiniões como a sua que surgiu a lei dos cães ditos perigosos.Parabéns.

suprem0 Escreveu:

Timas
Registado: sexta ago 10, 2012 10:34 am

segunda ago 13, 2012 10:47 am

suprem0 Escreveu:

Ao desrespeitar a Lei está a interferir com todos nós. O dever de fiscalização cabe à sociedade em geral e não apenas à polícia.
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

segunda ago 13, 2012 11:00 am

Timas Escreveu:
suprem0 Escreveu:

Ao desrespeitar a Lei está a interferir com todos nós. O dever de fiscalização cabe à sociedade em geral e não apenas à polícia.
Sim, tem razão. Mas diga-me, tem animais? Nunca os solta?

Eu tenho noção que não o devo fazer. Mas faço. Faço porque tenho um cão altamente enérgico, que precisa de correr, soltando-o várias vezes na expo ou num jardim perto de casa. Se é permitido? Não, não é. Mas eu não o acho justo. Se for multada, pago a multa. Pago o estrago. E assumo responsabilidade por ela.

Mas também está ensinada a parar na passadeira e a andar no passeio. Desde pequena. Tb sei bem que é um cão e é imprevisivel, mas gosto de a ver feliz. E ela é feliz quando corre e tem estes pequenos momentos de liberdade.
Responder

Voltar para “Cães”