Raças (donos) consideradas perigosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça ago 07, 2012 11:18 pm

Boas a todos e todas.

Alguém me sabe dizer quais as raças consideradas perigosas em portugal? E como é que isso funciona actualmente?

Por exemplo, as raças consideradas perigosas na Alemanha são muito poucas. Mas com escola adequada e atestado do veterinário, qualquer cão de raça considerada perigosa pode andar na rua como qualquer outro cão sem açaime.
Esse atestado tem que ser renovado todos os 2 anos pelo veterinário depois de testes de comportamento do cão.
Vivo na Alemanha, daí eu saber que as coisas são assim aqui. E creio que na França também é assim mas sem certezas

Gostaria de saber como funcionam as coisas em Portugal.
Sporting7
Membro Veterano
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

terça ago 07, 2012 11:28 pm

Em portugal as raças PP são:
-American staffordshire terrier
-Rottweiler
-Cão de Fila Brasileiro,
-Dogue Argentino
-Tosa
-Pit Bull
-Staffordshire bull terrierr.
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

quarta ago 08, 2012 8:25 am

Engraçado, tenho vários amigos com cães rottweiler e pitbull e os cães são tão meiguinhos...

A minha vizinha tinha um rottweiler e era tão calmo, brincalhão... era um cao como qualquer dono quer ter!!!
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta ago 08, 2012 8:34 am

O rottweiler é dos cães mais meigos que há.

Só por dizer que se morder, vai doer ;)

Mas há cães que têm mais tendência para morder que o rottweiler.
Mas também temos que ver que quem faz essas leis, são uns ignorantes.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta ago 08, 2012 9:55 am

Cá em Portugal, além da lista já referida acima são considerados cães potencialmente perigosos, todos os cruzamentos dessas raças e todos os cães que pela sua força de mordida poderão causar danos sérios (tive preguiça de ir transcrever a lei, mas acho que está lá +- isto).
É necessário andarem de trela curta e açaime; estarem chipados e registados (assim como todos os cães); andarem acompanhados por alguém maior de 16 (agora estou em dúvida se era 16 se 18); terem seguro e, agora a parte mais estúpida pois é impossível de obter, terem um comprovativo em como foram treinados com/num treinador certificado (é impossível de ter isto porque NÃO há treinadores certificados em Portugal... porque não há entidade que os certifique... enfim, uma parvoíce!)
unknownfmost
Membro
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

quarta ago 08, 2012 10:10 am

Flashorde Escreveu:O rottweiler é dos cães mais meigos que há.

Só por dizer que se morder, vai doer ;)

Mas há cães que têm mais tendência para morder que o rottweiler.
Mas também temos que ver que quem faz essas leis, são uns ignorantes.
Ignorantes são sempre os outros. Quem sabe não a contratam como consultora quando e se a lei for revista.
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta ago 08, 2012 10:11 am

AST88, Na Alemanha, isso depende das regiões. Se é uma zona mais rural ou mais urbana. Eu tou numa zona mais rural e aqui só os American staffordshire terrier, o Staffordshire bull terrier e o american Pittbul são consideradas raças potencialmente perigosas. Mas com o atestado passado pelo vet a nível do comportamento, passam a ser cães normais.

Em zonas mais urbanas, acrescentas o tosa, o Bull terrier, o dogue argentino, o fila Brasileiro e em certas zonas como Berlim, o rottweiler.
Mas na sua grande maioria, são as 3 que mencionei em primeiro.
Mas 90% dos cães podem andar sem açaime nas ruas porque as pessoas têm um certo cuidado e seguem as leis à risca, até porque qual é o bom amante de cães que vai querer andar com o seu cão com açaime.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta ago 08, 2012 10:15 am

Pode ler a legislação em vigor sobre esta matéria aqui:
Decreto-Lei n.º 315/2009, de 29 de Outubro (D.R. n.º 210, Série I).

E a portaria onde são mencionadas quais as raças consideradas potencialmente perigosas, que em Portugal são 7:
Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
bhess
Membro Veterano

quarta ago 08, 2012 10:18 am

Flashorde Escreveu:AST88, Na Alemanha, isso depende das regiões. Se é uma zona mais rural ou mais urbana. Eu tou numa zona mais rural e aqui só os American staffordshire terrier, o Staffordshire bull terrier e o american Pittbul são consideradas raças potencialmente perigosas. Mas com o atestado passado pelo vet a nível do comportamento, passam a ser cães normais.

Em zonas mais urbanas, acrescentas o tosa, o Bull terrier, o dogue argentino, o fila Brasileiro e em certas zonas como Berlim, o rottweiler.
Mas na sua grande maioria, são as 3 que mencionei em primeiro.
Mas 90% dos cães podem andar sem açaime nas ruas porque as pessoas têm um certo cuidado e seguem as leis à risca, até porque qual é o bom amante de cães que vai querer andar com o seu cão com açaime.
Tem a certeza de que funciona assim? Há legislação específica para cada zona do país? E o Rottweiler é considerado potencialmente perigoso no seu país de origem? :o

Calvin
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta ago 08, 2012 10:40 am

Tem aqui as raças PP na Alemanha. Ponha para traduzir a página se utilizar o Google chrome. Não sei se o Firefox tem essa opção.

http://katalog-hunde.de/news/diverse/ge-Hunde.html
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 08, 2012 10:42 am

bhess Escreveu:
Tem a certeza de que funciona assim? Há legislação específica para cada zona do país? E o Rottweiler é considerado potencialmente perigoso no seu país de origem? :o
É uma república federal.
bhess
Membro Veterano

quarta ago 08, 2012 10:57 am

Flashorde Escreveu:Tem aqui as raças PP na Alemanha. Ponha para traduzir a página se utilizar o Google chrome. Não sei se o Firefox tem essa opção.

http://katalog-hunde.de/news/diverse/ge-Hunde.html
Já estive a ver. Mas pelo que percebo, se passar nos tais testes de carácter, praticamente todas podem se "livrar" do estatuto.

lsgl Escreveu:
bhess Escreveu:
É uma república federal.
Obrigada. Estive a ler e já percebi que sim. :wink:

Calvin
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta ago 08, 2012 11:10 am

Exactamente. Daí achar que a Alemanha é um bom país para que os cães se sintam um pouco mais livres ;)
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quarta ago 08, 2012 11:13 am

Valeu a pena ler, não conhecia o Alano Espanhol e agora que conheço quero um :o
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta ago 08, 2012 11:28 am

Não conheço a raça mas pelas imagens que estive a ver, é muito bonito ;)
Responder

Voltar para “Cães”