Ração para cães esquisitos
Moderador: mcerqueira
Preciso da vossa ajuda. Sei que a maioria não acredita nisto, mas a verdade é que a minha miúda não gosta da ração... está mais magra, come muito pouco e já foi ao vet, não está doente.
Portanto, a opção é mudar de ração. A questão é que ela é mesmo esquisita: só para verem, já lhe dei queijo e ela não o comeu.
Desde que a adoptamos que lhe damos ACANA puppy. No ínicio comia bem, mas agora já não...só enganada com comida húmida ou frango. Mas mesmo assim, escolhe para colocar os grãos de lado.
Já lhe dei a experimentar ORIJEN e tb não gostou. Ontem comprei uns bicoitos da Naturea, mel e yogurte e mandou-mos comer a mim. Portanto, gostava de pedir a vossa ajuda para me indicarem uma boa ração mas que ao mesmo tempo que seja mais doce (será assim que se diz) que as restantes... Vou tentar comprar um saco pequenino, porque já fui a três lojas e não encontrei quase amostras de nada. Só de royal canin para cães mini (até 4kg) e, ela até gostou, mas não se adapta a ela...
Tem cerca de 9 kg, mas deveria pesar uns 12/13kg.
Obrigada!
Portanto, a opção é mudar de ração. A questão é que ela é mesmo esquisita: só para verem, já lhe dei queijo e ela não o comeu.
Desde que a adoptamos que lhe damos ACANA puppy. No ínicio comia bem, mas agora já não...só enganada com comida húmida ou frango. Mas mesmo assim, escolhe para colocar os grãos de lado.
Já lhe dei a experimentar ORIJEN e tb não gostou. Ontem comprei uns bicoitos da Naturea, mel e yogurte e mandou-mos comer a mim. Portanto, gostava de pedir a vossa ajuda para me indicarem uma boa ração mas que ao mesmo tempo que seja mais doce (será assim que se diz) que as restantes... Vou tentar comprar um saco pequenino, porque já fui a três lojas e não encontrei quase amostras de nada. Só de royal canin para cães mini (até 4kg) e, ela até gostou, mas não se adapta a ela...
Tem cerca de 9 kg, mas deveria pesar uns 12/13kg.
Obrigada!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Que idade tem?
Conheço a ração ideal, mas só dá a partir de 1 ano de idade
Conheço a ração ideal, mas só dá a partir de 1 ano de idade
-
- Membro Veterano
Royal Canin Mini Exigent
Se nada resultar... dieta caseira... é mais difícil que uma dieta comercial (porque tem que se equilibrar bem os nutrientes)... mas quando tudo bem feito não há problemas nutricionais... mas é muito menos prático. Se for de Lisboa há a Dogs Wish, que foi criada por uma veterinária (tenho ideia que começou por fazer isso porque tinha um cão que também era picuinhas com comida)
Eu também tive um que era meio picuinhas... mas lá ia resolvendo com um arrozinho e frango misturados na ração ou comida húmida misturada na ração... havia dias em que ele até comia só a ração, mas quando não comida lá tinha eu que inventar qualquer coisa.
Eu também tive um que era meio picuinhas... mas lá ia resolvendo com um arrozinho e frango misturados na ração ou comida húmida misturada na ração... havia dias em que ele até comia só a ração, mas quando não comida lá tinha eu que inventar qualquer coisa.
O que costumo fazer com esses cãezinhos picuinhas é começar por cozer arroz em caldo de frango ou de carne, misturar uma boa porção com a ração e umas lasquinhas, poucas, de carne. Tudo bem misturado.
Claro que as primeiras refeições se caracterizam por marchar o arroz e a carne e ficar a ração. Não ligo, não dou mais nada e deixo ficar o prato. Ao segundo ou terceiro dia, vejo que horas depois a fome obrigou a ir rapar a maior parte do que foi deixado.
Geralmente, ao fim de três ou quatro dias nisto, a ração começa a marchar também ao mesmo tempo que o arroz. Quando vejo que já nada fica no prato, começo a reduzir lentamente a quantidade de arroz e carne e a acrescentar apenas caldo. Em menos de um mês, o bicho está a comer tudo sem acrescentos, pois chegou à conclusão de que por muita fita que faça daqui não recebe mais atenção por isso, nem mais arrozinho e carninha.
Acho que o segredo está mesmo em não lhes ligar nenhuma: o que lhes pomos na frente é tudo o que recebem, e não há cá fitas para ninguém.
Claro que as primeiras refeições se caracterizam por marchar o arroz e a carne e ficar a ração. Não ligo, não dou mais nada e deixo ficar o prato. Ao segundo ou terceiro dia, vejo que horas depois a fome obrigou a ir rapar a maior parte do que foi deixado.
Geralmente, ao fim de três ou quatro dias nisto, a ração começa a marchar também ao mesmo tempo que o arroz. Quando vejo que já nada fica no prato, começo a reduzir lentamente a quantidade de arroz e carne e a acrescentar apenas caldo. Em menos de um mês, o bicho está a comer tudo sem acrescentos, pois chegou à conclusão de que por muita fita que faça daqui não recebe mais atenção por isso, nem mais arrozinho e carninha.
Acho que o segredo está mesmo em não lhes ligar nenhuma: o que lhes pomos na frente é tudo o que recebem, e não há cá fitas para ninguém.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Experimente Specific, tem resultado nos casos mais complicados de falta de interesse pela ração... 

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Se for como a minha, a novidade super apetitosa só interessa uns dias. Tentei de tudo até me fartar de desperdiçar comida. Passei a não ceder nem um milímetro, se está saudável, que coma o que lhe ponho, não come, azar. Ela começou a perceber que acabaram os ciclos viciosos para a tentar fazer comer. Com a minha foi a ÚNICA coisa que resultou, ela era bem capaz de passar três dias sem comer, como se nada fosse, eu desesperava e lá ia na cantiga, caldinho disto e daquilo, comia uns dias, enjoava. Tive que ser radical. E acredite que a minha é mesmo esquisita, não gosta de fiambre, não gosta de peixe, não gosta de biscoitos para cão, enfim, uma lista sem fim. Mas já percebeu que o que não gosta mesmo é de passar fome 

-
- Membro Veterano
Conheço uma cadela que ficou 5 semanas sem comer (ou sem comer quase nadinha) ... Esquisita como ela, não sei se existe 

Nada que me admire. Porque o problema nem são os 3 dias sem comer... mas as 5 semanas sem comer quase nada, mas o suficiente para se manterem na birra. São capazes de ficar assim imenso tempo, é um desespero. Por isso eu digo, mais vale cortar-se o mal pela raiz, não é nada fácil, especialmente quando estão em crescimento. Mas é melhor levarem o tratamento radical de ficarem sem comer até perceberem que a macacada não resulta do que passarem uma vida toda a comerem o mínimo. Foi por me ver perante esse cenário que tive que ser radical, pelo bem dela.ReginaVieira Escreveu:Conheço uma cadela que ficou 5 semanas sem comer (ou sem comer quase nadinha) ... Esquisita como ela, não sei se existe
-
- Membro Veterano
Pois... A cadelita é realmente complicada de comer. é de porte bem pequeno e chegou a emagrecer 1kg e pico, num cão pequeno como ela foi muito, e ainda por cima corre tanto todos os diasAcena Escreveu:Nada que me admire. Porque o problema nem são os 3 dias sem comer... mas as 5 semanas sem comer quase nada, mas o suficiente para se manterem na birra. São capazes de ficar assim imenso tempo, é um desespero. Por isso eu digo, mais vale cortar-se o mal pela raiz, não é nada fácil, especialmente quando estão em crescimento. Mas é melhor levarem o tratamento radical de ficarem sem comer até perceberem que a macacada não resulta do que passarem uma vida toda a comerem o mínimo. Foi por me ver perante esse cenário que tive que ser radical, pelo bem dela.ReginaVieira Escreveu:Conheço uma cadela que ficou 5 semanas sem comer (ou sem comer quase nadinha) ... Esquisita como ela, não sei se existe

Agora a dona está a misturar uma colher (já não me lembro qual delas) na ração e tem marchado tudo, mas é sempre uma chatice

... e cães seniores, que não se sabe o que comiam, magérrimos que não gostam de ração mas que precisam, mesmo, de se alimentar? Pois, eu comecei a misturar carnes na ração e agora estou tramada. Que trabalheira!!!
Há anos que ando nisto... 

Eu percebo-vos... estive em "guerra" com o meu velhote porque ele "obrigava-me" a amolecer quase em papa a ração, meter um pouco de ração húmida misturada e ainda andar atrás dele a dar à mão a comida para ele comer
Então decidi que não fazia nada disso: punha a comida sem qualquer água e ele que comesse.
Resultado: andou a comer o minimo e emagreceu...passados 7 dias desisti porque ele come ração veterinária e eu tenho medo que o rapaz piore à pala desta sub-nutrição. Li também que deixar cães/gatos que comem rações veterinárias sem comer uns dias pode ser prejudicial ao problema deles mas não faço a mínima se é verdade (mas não quero experimentar just in case).
Em todo o caso ele cedeu um pouco nas esquesitices e desde então tem comido tudo com um pouco de ração húmida (dose habitual e não a exagerada dos últimos tempos) e um pouco de nada de água (fica um pouco menos estaladiço mas não chega a ficar mole).
Enfim, agora quero ver se tento outra ração que andam por aí a apregoar (se o veterinário concordar) para ver se ele fica menos esquisito, mas não tenho muita esperança.
Só sei que os meus outros cães não eram esquisitos e marchavam a comidinha toda (mas era caseira e própria para eles)

Então decidi que não fazia nada disso: punha a comida sem qualquer água e ele que comesse.
Resultado: andou a comer o minimo e emagreceu...passados 7 dias desisti porque ele come ração veterinária e eu tenho medo que o rapaz piore à pala desta sub-nutrição. Li também que deixar cães/gatos que comem rações veterinárias sem comer uns dias pode ser prejudicial ao problema deles mas não faço a mínima se é verdade (mas não quero experimentar just in case).
Em todo o caso ele cedeu um pouco nas esquesitices e desde então tem comido tudo com um pouco de ração húmida (dose habitual e não a exagerada dos últimos tempos) e um pouco de nada de água (fica um pouco menos estaladiço mas não chega a ficar mole).
Enfim, agora quero ver se tento outra ração que andam por aí a apregoar (se o veterinário concordar) para ver se ele fica menos esquisito, mas não tenho muita esperança.
Só sei que os meus outros cães não eram esquisitos e marchavam a comidinha toda (mas era caseira e própria para eles)

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Subscrevo por experiência.ReginaVieira Escreveu:Royal Canin Mini Exigent
Aliás, a minha gostou tanto que engordou meio kilo em 15 dias (conto isto no tópico da ReginaVieira), o equivalente num humano de pelo menos 5 kg!! Portanto ela gostou!!!

Entretanto já lhe troquei, por ter engordado demais, mas continua a comer bem. Achei mais importante que comesse só ração sem aditivos de nada, portanto muito apetitosa.
Também tive mais ou menos a actitude da Acena. Gastei dinheiro na ração mais cara que havia portanto ela ia comer quer quisesse, quer não!!!!
Nos primeiros 2 dias fez fita. Fez de conta que não gostava. Mas eu topei-a e percebi que sim, que gostava, porque ela me fazia truques a troco de croquetes de ração! NHAM!!

Não cedi e não dei rigorosamente mais nada. Nem biscoitos, nem fruta nem lasquinhas de pão nosso, NADA! Ainda não passou tempo suficiente para dizer que é infalível, mas para já estamos bem!
Terá um problema, que a ração é bastante mais cara do que a que lhe está a dar, mas tente que comece a comer bem e então depois faz-lhe a troca e fica a saber que se houver uma altura em que ela está mais magrita, pode sempre dar um saco daqueles.
Tem sacos de 800 gr para experimentar.
Apesar de ser mais pesada do que os tipicamente "mini" (não sei se existe equivalente para cães maiores) penso que terá lá uma tabela que lhe dá a indicação da quantidade para o peso do seu cão.
Boa sorte.