Projeto - Criador.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo ago 19, 2012 8:06 pm

Boas a todos.
Tenho andado há largos meses a pensar em ser criador de Bull terriers.
Sempre gostei da raça e tenho andado a estudá-la profundamente.
Gostaria de ter uns conselhos de criadores daqui do forum (não da raça mas sim sobre criação no geral, sabendo que cada um tem os seus métodos)
O criador onde reservei o meu 1° bull terrier tem-me ajudado muito por causa de certas burocracias.
Vou deixar de trabalhar para me poder dedicar aos meus filhos e aos cães unicamente. Faço isso porque a minha esposa tem um bom salário, até porque sei que a criação não serve de ganha pão, a não ser que me tornasse criadeiro, algo que não quero.
A minha ideia seria ter 3 fêmeas e 1 macho no máximo e criar apenas 2 vezes por ano, ou seja, haveria sempre uma fêmea "de folga" por ano

Espero críticas construtivas. E se do pouco que mencionei, algo está errado, espero que mo digam. Tenho tido muito apoio do criador do meu primeiro cão e mesmo ele não estando aqui, visto ele ser francês, agradeço-lhe na mesma.
Era uma pessoa que não conhecia de lado nenhum e hoje já la almoço e tomo banhocas na piscina dele. Já faz parte da família. :D :D

Desde já muito obrigado pelas dicas que me poderão dar.
Belinha40
Membro Veterano
Registado: segunda mai 10, 2010 10:21 am

domingo ago 19, 2012 8:30 pm

Flashorde Escreveu:Boas a todos.
Gostaria de ter uns conselhos de criadores daqui do forum (não da raça mas sim sobre criação no geral, sabendo que cada um tem os seus métodos)
O criador onde reservei o meu 1° bull terrier tem-me ajudado muito por causa de certas burocracias.
Vou deixar de trabalhar para me poder dedicar aos meus filhos e aos cães unicamente. Faço isso porque a minha esposa tem um bom salário, até porque sei que a criação não serve de ganha pão, a não ser que me tornasse criadeiro, algo que não quero. A minha ideia seria ter 3 fêmeas e 1 macho no máximo e criar apenas 2 vezes por ano, ou seja, haveria sempre uma fêmea "de folga" por ano

Espero críticas construtivas. E se do pouco que mencionei, algo está errado, espero que mo digam. Tenho tido muito apoio do criador do meu primeiro cão e mesmo ele não estando aqui, visto ele ser francês, agradeço-lhe na mesma.
Era uma pessoa que não conhecia de lado nenhum e hoje já la almoço e tomo banhocas na piscina dele. Já faz parte da família. :D :D

Vai viver só à conta dela?? E os filhos também?? Não me parece que vá resultar :roll:
Sou a tiabela
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo ago 19, 2012 8:42 pm

Desejo-lhe boa sorte..até porque eu sempre tive um bom salário e nunca pensaria em abdicar dele para me dedicar a criar cães e a viver do salário da minha mulher.Primeiro porque nunca daria, e segundo porque para criar cães como bom criador custa muito dinheiro. Nunca ouvi falar de alguém que se tivesse dedicado á criação de cães da forma que o sr refere. E já ando nisto há uns bons anos

Vou deixar de trabalhar para me poder dedicar aos meus filhos e aos cães unicamente. Faço isso porque a minha esposa tem um bom salário, até porque sei que a criação não serve de ganha pão, a não ser que me tornasse criadeiro, algo que não quero.
A minha ideia seria ter 3 fêmeas e 1 macho no máximo e criar apenas 2 vezes por ano, ou seja, haveria sempre uma fêmea "de folga" por ano

Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo ago 19, 2012 8:43 pm

Belinha40 Escreveu:
Vou deixar de trabalhar para me poder dedicar aos meus filhos e aos cães unicamente. Faço isso porque a minha esposa tem um bom salário, até porque sei que a criação não serve de ganha pão, a não ser que me tornasse criadeiro, algo que não quero. A minha ideia seria ter 3 fêmeas e 1 macho no máximo e criar apenas 2 vezes por ano, ou seja, haveria sempre uma fêmea "de folga" por ano

Vai viver só à conta dela?? E os filhos também?? Não me parece que vá resultar :roll:

Isso não será problema. Foi tudo pensado e repensado vezes sem conta.
Para lhe dizer a verdade, a minha esposa trabalha a 20h / semana.
Vai aumentar a sua carga horária para 35h. E posso-lhe dizer que a 20h neste momento, ela ganha tanto como eu a 40h.
Os filhos não são problema tb. Posso-lhe dizer que os abonos chegam bem para os meus filhos. E tb tenho poupanças que fiz nestes últimos anos de trabalho.
Apenas me fartei de trabalhar para os outros, e ainda por cima a fazer algo que não gosto. Sei que os meus ganhos serão muito poucos. Mas não é isso que me interessa mais. Sei que haverá momentos em que os ganhos serão quase nulos e mesmo negativos se algo correr mal (sobretudo a nível da saúde dos cães, que pode acontecer)

Mas obrigado pela sua preocupação.
Sabia que essa pequena chamada de atenção iria surgir ;)
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo ago 19, 2012 8:47 pm

AQuartelmar Escreveu:Desejo-lhe boa sorte..até porque eu sempre tive um bom salário e nunca pensaria em abdicar dele para me dedicar a criar cães e a viver do salário da minha mulher.Primeiro porque nunca daria, e segundo porque para criar cães como bom criador custa muito dinheiro. Nunca ouvi falar de alguém que se tivesse dedicado á criação de cães da forma que o sr refere. E já ando nisto há uns bons anos

Muito obrigado.
Em relação a salário, o meu salário não é dos melhores. Estou muito perto do salário mínimo que são de 1500 e picos no Luxemburgo (país onde trabalho mas resido na Alemanha)
Para dizer a verdade, até recebo mais de abonos que de salário :)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

domingo ago 19, 2012 8:57 pm

Crio há bastantes anos e sigo essa lógica da 1 ou 2 ninhadas por ano. Durante este tempo todo nunca prescindi de trabalhar fora, e olhe que ganho bem menos que os 1500 euros .....
Se quer fazer algo de jeito não deixe de trabalhar, até porque para fazer algo de jeito todo o dinheiro vai fazer-lhe falta ....
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 19, 2012 9:08 pm

Pois eu não me meto na sua vida privada, mesmo que o Flashorde a exponha neste praça pública (mesmo que cheia de moscas como na assinatura de uma forista daqui :lol: ).

Em relação à criação de cães, penso que está a ir demasiado depressa e demasiado levianamente. Acha que chega ter três fêmeas e um macho para obter uma linha sua que se aproveite?

Os seus animais vêm todos do mesmo criador e da sua linha? Preocupou-se em estudar genética? Sabe equacionar que animal com determinados genes deve cruzar com que animal com outros genes que complementem os do primeiro para um determinado resultado?

Sabe de cor e salteado o estalão e sabe avaliar com precisão a qualidade do animal que tem na frente só por analisar visualmente a sua morfologia? Sabe analisar andamentos, implantações de cauda, orelhas e membros? Tem experiência neste campo?

Já nem falo do despiste de doenças genéticas nem questões de hereditariedade, onde entram as características indesejáveis, os defeitos que ninguém consegue eliminar definitivamente, mas que se pode minimizar.

E depois há questões como as constantes movimentações por exposições, a fim de adquirir as certificações necessárias e indispensáveis à aquisição de bom nome do seu afixo, que custam dinheiro, muito mais do que aquele que a sua mulher ganha. E instalações decentes para os animais, serviços de veterinário, viagens para montas com o cão X ou Y que está num outro país, o custo dessas montas, enfim, uma infinidade de trabalho dispendioso e que tem de ser feito de forma consciente.

Olhe que não basta gostar de uma raça, ler umas coisas por aqui e por ali e juntar três cadelas e um cão, é preciso muitíssimo mais. E isto é-lhe dito por alguém que não está dentro do meio (nem quer estar), mas tem alguma noção dos efeitos práticos de tal opção...
Última edição por Floripes3 em domingo ago 19, 2012 9:11 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo ago 19, 2012 9:10 pm

A hipótese de um de nós deixar de trabalhar já tinha sido posta para que um de nós estivesse sempre com os nossos filhos, isso já antes de se pensar em fazer a criação.
A hipótese da criação surgiu depois porque seria algo que eu gostaria de fazer e como estaria em casa poderia seguir com o projecto em frente.
Sei que será difícil, mas sei que posso tornar este sonho possível.
E posso dizer-lhe que o que tenho na cabeca em relacao a lucros é:
Saldo 0 quando nao é negativo ;) E que se por acaso tiver lucros, seria para investir no bem estar dos meus cães.
Volto a dizer que felizmente, estou bem na vida, a minha esposa tem um salário um pouco fora do comum (pró positivo) e que foi tudo bem pensado, (prós e contras) e que se eu sonhasse apenas que poderia destabilizar a minha vida e sobretudo a dos meus filhos, nem pensaria seguir com este projecto.

Mas percebo muito bem a preocupação. As despesas de uma criação são enormes.
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo ago 19, 2012 9:40 pm

Floripes3 Escreveu:Pois eu não me meto na sua vida privada, mesmo que o Flashorde a exponha neste praça pública (mesmo que cheia de moscas como na assinatura de uma forista daqui :lol: ).

Em relação à criação de cães, penso que está a ir demasiado depressa e demasiado levianamente. Acha que chega ter três fêmeas e um macho para obter uma linha sua que se aproveite?

Os seus animais vêm todos do mesmo criador e da sua linha? Preocupou-se em estudar genética? Sabe equacionar que animal com determinados genes deve cruzar com que animal com outros genes que complementem os do primeiro para um determinado resultado?

Sabe de cor e salteado o estalão e sabe avaliar com precisão a qualidade do animal que tem na frente só por analisar visualmente a sua morfologia? Sabe analisar andamentos, implantações de cauda, orelhas e membros? Tem experiência neste campo?

Já nem falo do despiste de doenças genéticas nem questões de hereditariedade, onde entram as características indesejáveis, os defeitos que ninguém consegue eliminar definitivamente, mas que se pode minimizar.

E depois há questões como as constantes movimentações por exposições, a fim de adquirir as certificações necessárias e indispensáveis à aquisição de bom nome do seu afixo, que custam dinheiro, muito mais do que aquele que a sua mulher ganha. E instalações decentes para os animais, serviços de veterinário, viagens para montas com o cão X ou Y que está num outro país, o custo dessas montas, enfim, uma infinidade de trabalho dispendioso e que tem de ser feito de forma consciente.

Olhe que não basta gostar de uma raça, ler umas coisas por aqui e por ali e juntar três cadelas e um cão, é preciso muitíssimo mais. E isto é-lhe dito por alguém que não está dentro do meio (nem quer estar), mas tem alguma noção dos efeitos práticos de tal opção...
Os cães não virão todos do mesmo criador. E nem o meu cão será o pai de todas as criações.
Posso dizer-lhe por exemplo que o pai do meu cão, tem uma taxa de consanguinidade (espero que seja o termo em português) de 23% e a mãe de 6%.
Tenho falado com o criador para poder adquirir uma fêmea de pais diferentes deste (ambos com taxa de consanguinidade abaixo dos 5% sendo que a mãe está até nos 0%) Isso para finais de 2013.
As outras 2 fêmeas serão adquiridas em outros 2 criadores diferentes pertencentes ao CFABAS que é o clube oficial de terriers do tipo Bull. Isso para 2014.
Isso é um projecto a longo termo.
O meu objectivo não é ser vendedor, mas como é lógico, quando se tem uma criação, tem que se "vender" e para isso preciso de um certo prestígio (expos etc)
Posso por exemplo dizer-lhe que o Pai do meu futuro menino, foi vice campeão mundial do World dog show em Paris em 2011. Foi na classe Júnior é certo, mas muitos títulos se seguiram depois disso. Ele está classificado categoria 4 sendo o máximo possível 6. Sendo que acima de 4, tudo depende da sua descendência.
Quanto ao número de cães, foi o número que surgiu por que nao queria "profissionalizar". Se no entanto for necessário expandir, então poderei expandir um pouco mas não queria expandir muito a nível do número de cães.
Tenho discutido com um veterinário, caso eu seguisse o projecto em frente.
O mais importante, no caso do bull terrier, seria aquilo a que chamam aqui o PEA (teste de surdez)
E aos 12 meses, Teste aos rins e ao coração (sendo esses 2 opcionais mas muito importantes, ou seja, para mim, obrigatórios).
Ah e também um teste às ancas por causa das displasias.

Estou em estudo, isto é tudo a longo termo e ainda não é definitivo

Pexo desculpas se os termos caninos que utilizei nao sao os melhores. Tentei traduzi o melhor possível. Eu só sei os termos em francês pelo que traduzido à letra para o português, podem não ser os mais correctos.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo ago 19, 2012 9:43 pm

Eu só sei que quero ir viver para o seu país!
Desejo-lhe muita sorte, independentemente do que decidir.
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo ago 19, 2012 9:57 pm

Acena Escreveu:Eu só sei que quero ir viver para o seu país!
Desejo-lhe muita sorte, independentemente do que decidir.
Muito obrigado!

O Luxemburgo é um bom país para se trabalhar. Mas nem tudo é um mar de rosas. Muitos portugueses aqui optam pelo luxo (tipo ter bons carros todos os 2 anos) e fazer um pouco a vida à Portuguesa ( ir ao café todos os dias e mais que uma vez por dia) e depois queixam-se de que a vida está dificil.
Contam-se pelos dedos de uma mão, as vezes que fui ao café em 8 anos que cá estou. Pode-se fazer boa vida aqui, mas tem que se fazer certos sacrifícios. ;) para depois então se poder "gozar" um pouco.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 19, 2012 11:02 pm

Flashorde, quanto ao seu projecto de ser criador, nada vou dizer, porque não percebo nada do assunto.

Quanto à ideia de abdicar de um dos salários do casal para cuidar e acompanhar mais proximamente os filhos quando há essa possibilidade, acho excelente ideia, independentemente de ser a mãe ou o pai. Na sociedade portuguesa, ainda bastante machista, isso ainda será raro e, socialmente, não é visto com bons olhos quando, feitas as contas, pesadas as vantagens e as desvantagens e havendo uma boa relação, de confiança, mente aberta, etc., entre o casal, é ao pai que toca deixar de trabalhar.

Mas assim como as donas de casa de antigamente não viviam à conta dos maridos, também os homens nessa situação não vivem à conta das mulheres. Tratam da casa, tratam dos filhos, ajudam e muito o cônjuge que trabalha fora, as crianças crescem com outro acompanhamento e noutro ambiente.

Sei que em França e também na Alemanha já vão sendo frequentes casos assim, espero que em Portugal nos deixemos de preconceitos e assim venha a ser também.

Por aí, por mim, vá em frente. Com criação de cães ou sem ela. :)
Última edição por Tassebem em domingo ago 19, 2012 11:03 pm, editado 1 vez no total.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo ago 19, 2012 11:02 pm

Flashorde Escreveu:Muitos portugueses aqui optam pelo luxo (tipo ter bons carros todos os 2 anos) e fazer um pouco a vida à Portuguesa ( ir ao café todos os dias e mais que uma vez por dia) e depois queixam-se de que a vida está dificil.
Contam-se pelos dedos de uma mão, as vezes que fui ao café em 8 anos que cá estou. Pode-se fazer boa vida aqui, mas tem que se fazer certos sacrifícios. ;) para depois então se poder "gozar" um pouco.
Ora eu trabalhando em Portugal não me posso dar ao luxo de ir de férias para lado nenhum... nem a um festival... nem ao cinema mais que uma vez por ano... se não pudesse gastar 60 centimos a tomar um café por semana, para encontrar velhos amigos e passar bons momentos... oh vida da treta.

A vida também é para se viver ;)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 19, 2012 11:34 pm

marianamar Escreveu:
Flashorde Escreveu:Muitos portugueses aqui optam pelo luxo (tipo ter bons carros todos os 2 anos) e fazer um pouco a vida à Portuguesa ( ir ao café todos os dias e mais que uma vez por dia) e depois queixam-se de que a vida está dificil.
Ora eu trabalhando em Portugal não me posso dar ao luxo de ir de férias para lado nenhum... nem a um festival... nem ao cinema mais que uma vez por ano... se não pudesse gastar 60 centimos a tomar um café por semana, para encontrar velhos amigos e passar bons momentos... oh vida da treta.

A vida também é para se viver ;)
Claro que é. Mas cada um vive-a da maneira que pode, como acha melhor e/ou como lhe dá mais felicidade. Desde que não se prejudique ninguém, não há fórmulas universais a aplicar.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

domingo ago 19, 2012 11:39 pm

Não sou criadora de cães. Tudo o que percebo de criação de cães é: se quero um de raça vou procurar um bom criador.

Dito isto, e considerando que arranho um cadinho (pequenino) de genética... há um livro, que deve ler, estudar e guardar tipo bíblia... com conceitos de genética aplicada... que na minha muito humilde opinião...é excelente do professor Luís Telo da Gama chamado "melhoramento genético animal".
Bloqueado

Voltar para “Cães”