Notícia sobre falta de técnicos certificados para treino PP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 20, 2012 8:21 pm

Olha que belo conceito!!
tambem se deveriam criar listas para caes de raças PE (Potencialmente Energeticas),
Bravo Teffie! :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda ago 20, 2012 8:21 pm

A lei não devia mesmo existir.

O cão é o reflexo do dono, seja ele de que raça for. Isso para mim de haver raças '' potencialmente perigosas '' e '' cães perigosos '' é treta.

A lei só faz com que as pessoas ( talvez as menos informadas acerca de comportamento canino ) pensem que os todos os cães pertencentes às 7 raças ( uma delas nem raça é :roll: ) supostamente PP sejam perigosos.
A aversão aos cães considerados PP aumenta de dia para dia e grande parte devido a essa lei sem sentido.

Ainda no outro dia ía um senhor que mora no prédio ao lado do meu na rua a passear o seu Pitbull. O cão tem todos os documentos tratados, usa sempre trela curta e açaime e é muito educado, calmo e simpático ( adora festas ), mesmo perante estranhos. Lá ía eu e quando o vi parei para fazer umas festas ao dito Pitbull, coisa que faço sempre que o vejo e claro, mediante autorização do dono ( é coisa que peço sempre antes de mexer em qualquer cão ). Entretanto, um vizinho saiu do prédio e disse-me: '' Tenha cuidado com o bicho ... olhe que é perigoso e mesmo com açaime pode dar-lhe uma patada e ferir ''. E eu disse-lhe: '' Não vê que o cão tem educação ? Ou pensa que o dono é um negligente como muitos que andam por aí ? Agradeço a preocupação, mas eu conheço este cão. '' E ele voltou a responder: '' Olhe não é o que a lei diz. Esse é perigoso. É Pitbull não é ? ''

E pronto. Mas como esta conversa já tive muitas iguais. É constante.
Revolta-me muito que ainda existam leis da treta como esta.

O que podemos fazer ? :roll:
NaoInteressa
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

segunda ago 20, 2012 8:33 pm

Nitara Escreveu:A lei não devia mesmo existir.

O cão é o reflexo do dono, seja ele de que raça for. Isso para mim de haver raças '' potencialmente perigosas '' e '' cães perigosos '' é treta.

A lei só faz com que as pessoas ( talvez as menos informadas acerca de comportamento canino ) pensem que os todos os cães pertencentes às 7 raças ( uma delas nem raça é :roll: ) supostamente PP sejam perigosos.
A aversão aos cães considerados PP aumenta de dia para dia e grande parte devido a essa lei sem sentido.

Ainda no outro dia ía um senhor que mora no prédio ao lado do meu na rua a passear o seu Pitbull. O cão tem todos os documentos tratados, usa sempre trela curta e açaime e é muito educado, calmo e simpático ( adora festas ), mesmo perante estranhos. Lá ía eu e quando o vi parei para fazer umas festas ao dito Pitbull, coisa que faço sempre que o vejo e claro, mediante autorização do dono ( é coisa que peço sempre antes de mexer em qualquer cão ). Entretanto, um vizinho saiu do prédio e disse-me: '' Tenha cuidado com o bicho ... olhe que é perigoso e mesmo com açaime pode dar-lhe uma patada e ferir ''. E eu disse-lhe: '' Não vê que o cão tem educação ? Ou pensa que o dono é um negligente como muitos que andam por aí ? Agradeço a preocupação, mas eu conheço este cão. '' E ele voltou a responder: '' Olhe não é o que a lei diz. Esse é perigoso. É Pitbull não é ? ''

E pronto. Mas como esta conversa já tive muitas iguais. É constante.
Revolta-me muito que ainda existam leis da treta como esta.

O que podemos fazer ? :roll:
Dá vontade de dizer que perigoso é o carro desse Sr., pois dá certamente mais de 50km/h na cidade, isso sim é extremamente perigoso, está na Lei! :roll:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 20, 2012 9:29 pm

Nitara Escreveu: O que podemos fazer ? :roll:
Eu confesso que baixei os braços.

Se nem num fórum de amantes de cães existe consenso e união sobre isto...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda ago 20, 2012 9:31 pm

Nitara, vamos por partes


Seria intelectualmente desonesto se não assumisse que de facto, existem determinadas raças, que tendo em conta a funções para as quais foram seleccionadas, requerem uma mão mais firme.

O potencialmente perigoso, para mim, também é aceitável, quando aplicado a todas as raças, no fundo, a todos os animais, exactamente por força dessa condição, podem ser PP's... são animais, logo...

O "perigoso", depende sobretudo das condições em que o animal foi criado/educado e de facto, temos cães que se transformam em animais perigosos de acordo com o atrás referido.

Esta Lei veio criar um sentimento de desconfiança direccionado especialmente para as raças que foram inseridas nessa lista.

Ainda assim, a falta de informação não é desculpa e o exercicio de não pensar, bem como, a falta de espirito critico, contribuiem definitivamente para a ignorância que leva à inevitavel histeria.





Quanto a isto... a única resposta que me ocorre é
Nitara Escreveu: O que podemos fazer ? :roll:

Sermos donos responsáveis.
Última edição por PauloSantos1 em segunda ago 20, 2012 9:39 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong>
Chiii
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

segunda ago 20, 2012 9:38 pm

PauloSantos1

Subscrevo inteiramente, com especial ênfase para este parágrafo:

"Seria intelectualmente desonesto se não assumisse que de facto, existem determinadas raças, que tendo em conta a funções para as quais foram seleccionadas, requerem uma mão mais firme."

Que podemos fazer? Sermos Donos responsáveis. Criadores Responsáveis. Pessoas responsáveis. Seria o ideal.

Quem faz parte de algum clube, associação, whatever, tem mais facilidade em se unir e conjugar esforços para que haja uma mudança, tanto a nível de sensibilização das pessoas (porque não haver workshops, que agora estão tanto na moda, acerca destas raças?) como de petições dirigidas a quem nos governa, a sugerir as alterações que entendem convenientes, dado terem conhecimentos de facto.

São só ideias..
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda ago 20, 2012 11:23 pm

O problema é que mesmo nos clubes, associações ou whatever o cão é precisamente o que está no fundo da lista das prioridades. Primeiro vem o " dar nas vistas" , o destacar-se e o fazer-se notar. A seguir virá, ou não, o cão ( raça).
Por agora, a mim, enquanto dona de um pp, reservei-me o direito de evitar saídas com o cão a sitios muito frequentados, passei a não deixar que lhe mexam, nem criancinhas nem adultos e quando sai algum comentário daqueles que quase me fusilam o cão, só por ser o que é.... " dou" as costas. Porque senão algum dia tambem tenho de levar , eu própria, um açaime. E não vale a pena nem ajuda em nada.
Há uns tempos atrás "critiquei" o Paulo por dizer que estava cansado. Pois....
Desculpa, Paulo! Cada vez mais te compreendo!
Sofia
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda ago 20, 2012 11:43 pm

Eu compreendo quando dizem que estão cansados ou que baixaram os braços, pois vejo que cada vez há mais pessoas, mesmo as que me rodeiam, a acreditarem que existem "cães perigosos" ou "igual à tua"...
Já tive alturas, há uns bons anos, em que chorava essa descriminação, agora estou na fase em que sempre que tenho oportunidade, uso a minha voz para acabar com ela.
Se há cães com potencial para magoar/matar? Há, mas são todos os cães rafeiros ou de raça com porte para tal. E todos os outros que não têm esse potencial podem fazer estragos à mesma, provocar acidentes, matar outros cães, magoar seriamente crianças, etc. Daí, todos os donos têm de ser responsabilizados. Não é só apontar o dedo a quem tem de andar com trela curta e açaimo, enquanto os outros nem uma porcaria de uma trela colocam. Haja civismo!

E respondendo a alguém que dizia que ter um Rottweiler é diferente de ter um Caniche:

Sim. É diferente, é muito melhor ter um Rottweiler! :D
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça ago 21, 2012 12:37 pm

PauloSantos1 Escreveu:Nitara, vamos por partes


Seria intelectualmente desonesto se não assumisse que de facto, existem determinadas raças, que tendo em conta a funções para as quais foram seleccionadas, requerem uma mão mais firme.

O potencialmente perigoso, para mim, também é aceitável, quando aplicado a todas as raças, no fundo, a todos os animais, exactamente por força dessa condição, podem ser PP's... são animais, logo...

O "perigoso", depende sobretudo das condições em que o animal foi criado/educado e de facto, temos cães que se transformam em animais perigosos de acordo com o atrás referido.

Esta Lei veio criar um sentimento de desconfiança direccionado especialmente para as raças que foram inseridas nessa lista.

Ainda assim, a falta de informação não é desculpa e o exercicio de não pensar, bem como, a falta de espirito critico, contribuiem definitivamente para a ignorância que leva à inevitavel histeria.
Exactamente. Há certas raças mais dominantes do que outras, que requerem que o dono tenha mais experiência e mão firme. Mas isso faz parte daquilo que o dono deve obrigatoriamente saber antes de escolher um cão dominante.

Um dono devidamente informado e com certa experiência em cães dominantes pode à vontade ter um Pitbull ou um Rott ou um dos considerados PP sem que este seja PP :roll: .

Mas a lei '' fala '' de uma forma geral e parece que condena todos os exemplares considerados PP.
Responder

Voltar para “Cães”