Rafeiro - O cão maldito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:10 am

babylua, concordo com muito do que disse...e por ter essa opinião não acha incauto...e simplesmente má ideia reproduzir rafeiros propositadamente? Porque há tanto animal a precisar de dono e que também é rafeiro?

Aos restantes nem me dou ao trabalho... eu não crio animais e tão pouco tenho loja ou interesse no negócio. Apenas sei o que é ver uma cadela - rafeira - a engravidar acidentalmente após fuga e a ver a tão desejada ninhada nascer sem ecos e afins e com um RX...resultado? 2 mumificados e um mal-vivo que sobreviveu mas sucumbiu aos 3 anos a um nº de tumores no cérebro inexplicável..... Foi uma familiar minha. E eu tinha 6 anos. (E NÂO FOI o meu núcleo familiar).

Os criadeiros que vendem é que pretendem viver à custa de uma reprodução que não sabem - na sua maioria - controlar a nível de consaguínidade por ex.
Os criadeiros que não vendem eu vejo como gente bem intencionada mas que não tem noção das coisas.
unknownfmost
Membro
Mensagens: 95
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

sábado ago 25, 2012 12:14 am

angeleyes20 Escreveu:babylua, concordo com muito do que disse...e por ter essa opinião não acha incauto...e simplesmente má ideia reproduzir rafeiros propositadamente? Porque há tanto animal a precisar de dono e que também é rafeiro?
Não angeleyes20. Haver muitos rafeiros não é desculpa. As pessoas criam o que se vende, sejam rafeiros ou outra coisa qualquer. Se vendem melhor rafeiros do que cães com LOP, isso não sei porque será. Daria um bom estudo.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:18 am

Porque um cão alegadamente de raça mas sem LOP custa 200...300 euros e um cão com LOP, de um bom criador tem no seu valor refletido o custo do vet, do acompanhamento e vacinas e boa manutenção da cadela, do checkup da ninhada etc etc etc custando significativamente mais.
É simples...as pessoas querem um look de raça por 20% do preço. E depois acontece como ás Louis Vuitton da praça e queixam-se....mas não faz mal... compram outro. 2x200 < 600 ou 800.
E do outro lado, tem quem aproveite para "ganhar uns trocos" e faça muita asneira pelo caminho.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:21 am

Olhe... eu gostava de ter um Shiba Inu. Custam 600 euros na candonga. tenho o dinheiro, mas para um de raça e em condições parece-me excessivo (1200)... então amanhã vou buscar a Vida. rafeirinha liiiiindaaaa. é simplesmente assim que penso que defendo os melhores interesses dos cães e não defendendo criadeirice, por ingenuidade do criadeiro ou por interesse.

edit: atenção, desencorajo fortemente...mas não insulto .... porque com agressão as pessoas nem estão dispostas a ouvir.
unknownfmost
Membro
Mensagens: 95
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

sábado ago 25, 2012 12:23 am

angeleyes20 Escreveu:Porque um cão alegadamente de raça mas sem LOP custa 200...300 euros e um cão com LOP, de um bom criador tem no seu valor refletido o custo do vet, do acompanhamento e vacinas e boa manutenção da cadela, do checkup da ninhada etc etc etc custando significativamente mais.
É simples...as pessoas querem um look de raça por 20% do preço. E depois acontece como ás Louis Vuitton da praça e queixam-se....mas não faz mal... compram outro. 2x200 < 600 ou 800.
E do outro lado, tem quem aproveite para "ganhar uns trocos" e faça muita asneira pelo caminho.
Para muita gente um bom criador é o que apenas trata bem os animais, sejam eles cães ou coelhos. Os animais não são malas. Mesmo assim, pagar mais para ter marca? Há coisas mais baratas de excelente qualidade, sem marca.
babyluaa
Membro
Mensagens: 144
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

sábado ago 25, 2012 12:25 am

angeleyes20 Escreveu:babylua, concordo com muito do que disse...e por ter essa opinião não acha incauto...e simplesmente má ideia reproduzir rafeiros propositadamente? Porque há tanto animal a precisar de dono e que também é rafeiro?
angeleyes20, acho má ideia a reprodução de animais, assim como acho má ideia, nascerem crianças e serem abandonadas à nascença pela mãe.É a sociedade que temos.Útil seria as associações unirem-se e fazerem ações de sensibilização junto dos orgãos socias, para alterar essa mentalidade.O que assistimos, é a uma desunião entre as associações, e quando aparecem nos orgãos de comunicação é para pedir ajudas, entre elas, ajudas monetárias.Aplaudo o voluntariado, mas tudo que começa a ser demasiado, começa a cheirar mal, ou parece ter um gato escondido com o rabo de fora.Isso leva à desconfiança, e não abona a favor dos animais.

Bom fim de semana
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:25 am

Exato... as malas da praça que dizem marca X não são e estragam-se e nota-se que não são com algum uso. As que não dizem nada até são bem jeitosas! :) percebe?

edit: e quando uma mala da candonga se estraga não sofre... o cão com doença genética sofre.
Última edição por angeleyes20 em sábado ago 25, 2012 12:28 am, editado 1 vez no total.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:27 am

babylua, concordo inteiramente! O que acharia de uma sensibilização nas escolas? Refiro-me a liceus e a miudos com pelo menos 15 anos e autorização parental....
babyluaa
Membro
Mensagens: 144
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

sábado ago 25, 2012 12:28 am

angeleyes20 Escreveu:Exato... as malas da praça que dizem marca X não são e estragam-se e nota-se que não são com algum uso. As que não dizem nada até são bem jeitosas! :) percebe?
Eu percebo tudo.Só não percebo, é quem quer ganhar dinheiro(ter um negócio) faça uso dos mais frágeis, como as crianças, idosos e animais.

Porque será ?
babyluaa
Membro
Mensagens: 144
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

sábado ago 25, 2012 12:30 am

angeleyes20 Escreveu:babylua, concordo inteiramente! O que acharia de uma sensibilização nas escolas? Refiro-me a liceus e a miudos com pelo menos 15 anos e autorização parental....
Concordo em absoluto com a sua ideia.É na escola que começa a formação dos futuros cidadãos responsáveis pela sociedade em geral.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:31 am

babylua, não sei até que ponto os bons criadores obtêm lucro. Não sei mesmo. Não me cheira...porque são por norma pessoas que não vivem disso.
Quanto a usarmos os elos fracos...é a triste natureza do ser humano. Podemos lutar para fazer a diferença educando os nossos filhos e tentando sensibilizar os mais próximos...e ajudando os que já são vítimas... mas mais que isso e torna-se frustrante.
unknownfmost
Membro
Mensagens: 95
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

sábado ago 25, 2012 12:35 am

angeleyes20 Escreveu:Exato... as malas da praça que dizem marca X não são e estragam-se e nota-se que não são com algum uso. As que não dizem nada até são bem jeitosas! :) percebe?

edit: e quando uma mala da candonga se estraga não sofre... o cão com doença genética sofre.
Percebo totalmente. Muita gente só chama os cães por certa raça, para não chamarem rafeiro. E porque se parece com determinada raça. Não que isso lhes importe a raça do cão.

Doenças genéticas, não vá por aí. Pois são tanto maiores quanto mais puro for o cão.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:36 am

babyluaa Escreveu:
angeleyes20 Escreveu:babylua, concordo inteiramente! O que acharia de uma sensibilização nas escolas? Refiro-me a liceus e a miudos com pelo menos 15 anos e autorização parental....
Concordo em absoluto com a sua ideia.É na escola que começa a formação dos futuros cidadãos responsáveis pela sociedade em geral.
Suponho que seria muito complicado conseguir um pé dentro de uma escola para que alguém... por exemplo os profs de biologia explicassem a realidade dos animais abandonados ou negligenciados.
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:41 am

unknownfmost Escreveu:
angeleyes20 Escreveu:Exato... as malas da praça que dizem marca X não são e estragam-se e nota-se que não são com algum uso. As que não dizem nada até são bem jeitosas! :) percebe?

edit: e quando uma mala da candonga se estraga não sofre... o cão com doença genética sofre.
Percebo totalmente. Muita gente só chama os cães por certa raça, para não chamarem rafeiro. E porque se parece com determinada raça. Não que isso lhes importe a raça do cão.

Doenças genéticas, não vá por aí. Pois são tanto maiores quanto mais puro for o cão.
O sr aqui é que não devia "ir por aí". Os cães "de raça" sem LOP baratuxos podem muito bem ser resultado de cruzamento de cães de raça...mas por alguém que agarrou em dois (nem se sabe se irmãos) ou por puppymills...porque tanto quanto sei há um nº máximo de ninhadas/cadela/intervalo de tempo

Um bom criador percebe realmente de genética tentando minimizar a consaguinidade nos seus cruzamentos. As doenças genéticas são normalmente recessivas, tendo tanta maior probabilidade de ocorrerem quanto maior a consaguinidade. Há criadores que inclusive despistam os seus reprodutores para saberem se são portadores dos ditos genes, podendo quase garantir que os cachorros que vendem não têm as ditas. E volto a dizer...os bons criadores só vendem com LOP mas nem tudo oque tem LOP veio de bom criador.
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado ago 25, 2012 12:42 am

Dá para ver que se continua a não fazer ideia do que é um RI...nem de como é dificil de obter...

Também dá para ver que muita gente não consegue engulir que o que tem em casa é rafa :roll:

E depois ainda se armam em defensores dos SRD :wink:
Responder

Voltar para “Cães”