Rafeiro - O cão maldito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta ago 24, 2012 4:45 pm

Gostava de saber a vossa opinião sobre as constantes tentativas aqui no fórum de acabarem com os cães sem raça definida.

Só porque não têm LOP, ou porque não estão listados como raça num livro qualquer, toda a gente apregôa que não devem reproduzir esses animais. Porquê?
Não têm esses animais e os donos os mesmos direitos que os outros?

Até pode haver a justificação do controle de doenças genéticas, etc..., mas esses problemas também acontecem nos cães considerados de raça pura, onde vemos muitos animais que nem são submetidos a nenhum teste e outros que até atrofiam devido à nossa selecção.
lidialima
Membro Veterano
Mensagens: 379
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

sexta ago 24, 2012 5:05 pm

Bem... acho que ninguém aqui é de opinião que os rafeiros devem acabar! O que não é necessário é haver mais animais abandonados na rua e os canis cheios deles e, por não haver donos para tanto cão/gato, terem de ser adormecidos todos os dias...
Pense nisso...
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sexta ago 24, 2012 5:13 pm

Eu tenho lido é exactamente o contrário, que não se deve criar~cães de raça visto que há muitos rafeiros sem dono.

Pode dar um exemplo de topico não criado por um troll que diga que se quer acabar com os ditos cães sem raça definida? Só um.
pfonseka Escreveu:Gostava de saber a vossa opinião sobre as constantes tentativas aqui no fórum de acabarem com os cães sem raça definida.

Só porque não têm LOP, ou porque não estão listados como raça num livro qualquer, toda a gente apregôa que não devem reproduzir esses animais. Porquê?
Não têm esses animais e os donos os mesmos direitos que os outros?

Até pode haver a justificação do controle de doenças genéticas, etc..., mas esses problemas também acontecem nos cães considerados de raça pura, onde vemos muitos animais que nem são submetidos a nenhum teste e outros que até atrofiam devido à nossa selecção.
MCsasodrac
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm
Localização: 9 cães, 3 coelhos, 3 gatos

sexta ago 24, 2012 5:15 pm

Sou da opinião de que qualquer pessoa tem o direito de reproduzir o seu animal independentemente da raça, desde que o faça nas devidas condições. Desde o acompanhamento veterinário no início da gestação até às garantias de que os cachorros arranjaram bons lares.
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta ago 24, 2012 5:45 pm

Acho que está enganado/a. Nunca aqui li que deviam acabar os rafeiros. Já li isso referente a determinadas raças , em relação a SRDs nunca li.
O que já li tambem foi inumeros tópicos abertos por alguem que tem cão ou cadela da raça X e se decide assim , do nada, a fazer criação. Quando perguntam se o cão/ cadela tem LOP e a resposta é negativa é que as pessoas respondem que o que vai criar são rafeiros. Mas isso é assente no facto de que o tal cão/ cadela não tem garantia nenhuma de pureza na suposta raça.
Sofia
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta ago 24, 2012 5:53 pm

Acabar com os SRD?? Mas se isso nem seria possível...
Quanto a reproduzir SRDs, eu pessoalmente, nunca o faria. Cada dono que arranjasse para um dos meus cachorrinhos seria menos um dono para um dos milhares de cachorrinhos, também SRD, metidos nos canis municipais ou na rua. <----isto não é o mesmo que querer que desapareçam os SRDs.

Os donos irresponsáveis e os animais nascidos na rua já enchem os canis de SRDs prontinhos a adotar e garantem a prepetuação dos ditos.
Katy500
Membro Veterano
Mensagens: 578
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm
Localização: Muitos e bons! :D

sexta ago 24, 2012 6:11 pm

Ninguém quer acabar com os SRD, com o que se quer acabar é com os milhares de SRD's que vivem em canis, nas ruas, com os abates de animais conseguirem um dono. Ao castrar/esterilizar o seu cão/cadela/gato/gata, seja ele de raça pura ou não, o que os donos fazem é evitar futuras ninhadas indesejadas, em que não se consegue donos para todos os cachorros e eles acabam no canil ou na rua, juntamente com muitos outros.

Sou dona de duas SRD (mesmo que se desconfie que uma delas é pura, não tenho papeis nenhuns que o comprovem, por isso, SRD com ela) e não podia ter duas melhores companheiras que elas :D
pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta ago 24, 2012 6:22 pm

Refiro-me concretamente ás respostas sobre a possível criação de cães sem LOP, ou com LOP mas sem terem sido avaliados.... Recorretemente são desencorajadas e as pessoas tratadas como criadeiros.
Não falo de acabar com os que já existem e estão por aí.
Eu pessoalmente não encorajo nem desencorajo qualquer tipo de criação, desde que responsável (do ponto de vista do bem estar animal e não dos nossos parâmetros de beleza, etc...).
angeleyes20
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Localização: Um yorkshire terrier

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sexta ago 24, 2012 6:29 pm

Eu acho que a criação de cães sem LOP ou de cães com LOP mas que nunca foram avaliados e por pessoas que não têm formação para os avaliar é altamente desencorajavel.
Vamos assumir que até é alguém disposto a pagar o vet e em termos de saúde seguir tudo em condições e além do mais com dono para os cachorros (o que normalmente não é o caso)... Para cruzar cães, sobretudo se na realidade forem de raça (devido à maior consaguinidade) é absolutamente necessário perceber de genética e mais....de genética aplicada a cães. Além do mais mesmo que a pessoa perceba não faz a mais pequena ideia de quem são os ascendentes dos cães caso não tenham LOP, ou o historial dos mesmos. Problema? Aumenta a probabilidade de criar cães com doenças genéticas ou cães sem qualidade.
É criadeirice.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 24, 2012 6:59 pm

angeleyes20 Escreveu:Eu acho que a criação de cães sem LOP ou de cães com LOP mas que nunca foram avaliados e por pessoas que não têm formação para os avaliar é altamente desencorajavel.
Vamos assumir que até é alguém disposto a pagar o vet e em termos de saúde seguir tudo em condições e além do mais com dono para os cachorros (o que normalmente não é o caso)... Para cruzar cães, sobretudo se na realidade forem de raça (devido à maior consaguinidade) é absolutamente necessário perceber de genética e mais....de genética aplicada a cães. Além do mais mesmo que a pessoa perceba não faz a mais pequena ideia de quem são os ascendentes dos cães caso não tenham LOP, ou o historial dos mesmos. Problema? Aumenta a probabilidade de criar cães com doenças genéticas ou cães sem qualidade.
É criadeirice.
Exactamente.

Aqui ninguém quer acabar com os rafeiros. Eles não são menos que os outros cães. Mas, a meu ver, a sua reprodução não faz sentido e provavelmente, vai criar cães que podem ter doenças genéticas, não se pode registar a ninhada, entre outras razões que já foram referidas.

Reproduzir um cão que pode ter descendentes com doenças graves é um risco que eu pessoalmente não corria se fosse criadora. É irresponsável a meu ver e tal irresponsabilidade é associada aos criadeiros, à criadeirice.

Para quê criar mais rafeiros ? Para ocupar o lugar que os pobrezinhos dos canis e da rua podem ocupar ? Para criar cães com aspecto '' exótico '' mas provavelmente com doenças graves ( que vai fazer com que o dono tenha muitas despesas, trabalho, ... ) ?
Para vender não dá, já que vender rafeiros a preço de puro é pura criadeirice. E não compensa ter toda a despesa e trabalho da criação se no fim o lucro é zero ( ou ainda ficamos a perder dinheiro ).
Para apurar uma certa característica também não dá, já que desconhecemos os ascendentes e o cão pode sair totalmente diferente daquilo que pensamos.

Portanto, não vejo o porquê de reproduzir rafeiros ...
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta ago 24, 2012 7:27 pm

pfonseka Escreveu:Gostava de saber a vossa opinião sobre as constantes tentativas aqui no fórum de acabarem com os cães sem raça definida.

Só porque não têm LOP, ou porque não estão listados como raça num livro qualquer, toda a gente apregôa que não devem reproduzir esses animais. Porquê?
Não têm esses animais e os donos os mesmos direitos que os outros?

Até pode haver a justificação do controle de doenças genéticas, etc..., mas esses problemas também acontecem nos cães considerados de raça pura, onde vemos muitos animais que nem são submetidos a nenhum teste e outros que até atrofiam devido à nossa selecção.
pfonseka Escreveu:Refiro-me concretamente ás respostas sobre a possível criação de cães sem LOP, ou com LOP mas sem terem sido avaliados.... Recorretemente são desencorajadas e as pessoas tratadas como criadeiros.
Não falo de acabar com os que já existem e estão por aí.
Eu pessoalmente não encorajo nem desencorajo qualquer tipo de criação, desde que responsável (do ponto de vista do bem estar animal e não dos nossos parâmetros de beleza, etc...).
Saracocas
Membro Veterano
Mensagens: 1065
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

sexta ago 24, 2012 7:31 pm

Vou falar por mim.

Quando se cria uma raça quer-se traços, comportamentos, tamanhos (etc) especificos e não se cria só porque sim.
Se reparar, os bull terrier não tinham o focinho assim, o pug não eram tão achatados, os sharpei não tinham nem metade das rugas que tem hoje...
Todas essas raças (e muitas mais) foram alteradas pelo humano, para obterem caracteristicas especificas, e sinceramente num rafeiro não obtem o que quer.
Eu sou a favor da adopção, mas tambem sou a favor da compra, se forem bem criados, por criadores como deve ser e com as devidas condições de alimentação, higiene e saude.
Porque que ei de estar a juntar dois rafeiros só para serem mais uns abandonados?
Quando se vende um cão, ha menos probabilidades de ir parar a rua, custou dinheiro, se for um cão dado, independentemente da raça acaba muitas vezes por ir para a rua ou associações (alias ate os comprados vão!!)
Sou vol. numa associação e sei do que falo, todos os dias aparecem lá pessoas para querer deixar RAFEIROS e muita gente a querer cães de RAÇA PURISSIMOS como eles fazem questão de dizer.

Os nossos queridos rafeiros, não têm raça tal como o nome diz, vêm de cruzamentos de cães, pelo que o tamanho do cão e o comportamento é um pouco mais dificil de se saber em bebes, mas para mim um cao e um cao e nao ha raças piores nem raças melhores, são todos CÃES independentemente da raça, e o dono é que faz o cão.

Não ha cães potencialmente perigosos, ha caes com muito potencial e donos perigosos.

Na minha humilde opinião nao faz o menor sentido criação de rafeiros, é criar por criar, não se procura uma caracteristica, como os labradores para ajuda de pessoas invisuais, ou o pastor alemão para busca de drogas por exemplo, ou o podengo ou beagle para caça.
mas pessoalmente acho muito mais piada aos rafeiros (e aos pit bull claro) 8)

:mrgreen:
pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta ago 24, 2012 7:39 pm

angeleyes20 Escreveu:Eu acho que a criação de cães sem LOP ou de cães com LOP mas que nunca foram avaliados e por pessoas que não têm formação para os avaliar é altamente desencorajavel.
Vamos assumir que até é alguém disposto a pagar o vet e em termos de saúde seguir tudo em condições e além do mais com dono para os cachorros (o que normalmente não é o caso)... Para cruzar cães, sobretudo se na realidade forem de raça (devido à maior consaguinidade) é absolutamente necessário perceber de genética e mais....de genética aplicada a cães. Além do mais mesmo que a pessoa perceba não faz a mais pequena ideia de quem são os ascendentes dos cães caso não tenham LOP, ou o historial dos mesmos. Problema? Aumenta a probabilidade de criar cães com doenças genéticas ou cães sem qualidade.
É criadeirice.
O LOP não confere nenhum atestado de isenção de problemas genéticas ou de qualquer outro tipo.

A qualidade de um cão é muito subjectiva, uma coisa são as qualidades para ser um exemplar de exposição, outra são as qualidades para ser um cão de companhia...e aqui é que muda tudo...só conta o aspecto geral e o temperamento, e parece-me que é o que a maioria das pessoas procura.
pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta ago 24, 2012 7:43 pm

Nitara Escreveu:
angeleyes20 Escreveu:Eu acho que a criação de cães sem LOP ou de cães com LOP mas que nunca foram avaliados e por pessoas que não têm formação para os avaliar é altamente desencorajavel.
Vamos assumir que até é alguém disposto a pagar o vet e em termos de saúde seguir tudo em condições e além do mais com dono para os cachorros (o que normalmente não é o caso)... Para cruzar cães, sobretudo se na realidade forem de raça (devido à maior consaguinidade) é absolutamente necessário perceber de genética e mais....de genética aplicada a cães. Além do mais mesmo que a pessoa perceba não faz a mais pequena ideia de quem são os ascendentes dos cães caso não tenham LOP, ou o historial dos mesmos. Problema? Aumenta a probabilidade de criar cães com doenças genéticas ou cães sem qualidade.
É criadeirice.
Exactamente.

Aqui ninguém quer acabar com os rafeiros. Eles não são menos que os outros cães. Mas, a meu ver, a sua reprodução não faz sentido e provavelmente, vai criar cães que podem ter doenças genéticas, não se pode registar a ninhada, entre outras razões que já foram referidas.
Aqui está uma coisa interessante... não se pode registar rafeiros? ... porque não? Até poderia ser ineteressante do ponto de vista científico ver a "evolução"/resultado destas criações descontroladas.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 24, 2012 7:47 pm

pfonseka Escreveu:O LOP não confere nenhum atestado de isenção de problemas genéticas ou de qualquer outro tipo.

A qualidade de um cão é muito subjectiva, uma coisa são as qualidades para ser um exemplar de exposição, outra são as qualidades para ser um cão de companhia...e aqui é que muda tudo...só conta o aspecto geral e o temperamento, e parece-me que é o que a maioria das pessoas procura.
pfonseka, os cães que nós encontramos por aí nos sites de compra e venda, nos jornais, etc. são fruto de criações irresponsáveis feitas por criadeiros. E são os que as pessoas mais compram. Porquê ? Porque são baratos, mas raramente passam de rafeiros. E as pessoas compram rafeiros! Com tantos por aí na rua e nos canis. Só porque o título do anúncio diz '' Pugs puros '' ou '' Dogues Alemães do mais puro que há '' não quer dizer que o sejam.

Se uma pessoa quiser um cão, eu só vejo duas alternativas possíveis:
- Se quiser um de raça e puro ( porque prefere certas características, certos traços, ... ) então pede uma lista de criadores ao CPC, procura um bom criador e paga pelo que recebe, um cão puro e fruto de criações planeadas, responsáveis e feitas com pés e cabeça.
- Ou visita os canis e associações e adopta gratuitamente um rafeiro, que dá tanto como qualquer cão puro.

Portanto, o que as pessoas mais procuram são realmente cães criados por criadeiros e quem está dentro do assunto sabe que isto não é correcto.
Última edição por Nitara em sexta ago 24, 2012 7:48 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”