Nascimento e crescimentos dos meus Yorkshires

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

terça ago 28, 2012 3:12 pm

Foi-me sugerido, por outra user, que fizesse um tópico especial para isto.
Acho que o acontecimento merece.
Dia 28 de Junho, a minha Yorkshire Terrier, Diva, de 3kg, acasalou com outro Yorkshire Terrier, o Bóris, de 2kg.
Depois de consultas no veterinário, muita espera, algumas dúvidas, muita Puppy da Hills e vitaminas, eis que na manhã do dia 28 de Agosto (exatamente quando completava os 60 dias, que pontual)...
A Diva começou a afastar-se para o meio de uns arbustos no nosso quintal. Também não tocou na comida.
Imediatamente lhe tirei a temperatura (e fi-lo por diversas vezes) e esta era de 36,6º. Só podia ser hoje! Liguei ao veterinário, que me disse que estava, efetivamente, em trabalho de parto. Se até às 14h30 não houvesse resultados, que a levássemos lá.
Mas houve! Depois de uma longa espera no local onde a pus a parir, de muitas festinhas com ela dentro da caixa de parto, e muitas contrações (a barriga não parava!), eis que às 14h02 surge o primógenito/a (não quis mexer para ver o sexo, e o pequenino/a estava a ser tratado pela mãe e não consegui ver). A Diva, inicialmente confusa, foi ajudada pelo instinto e comeu a placenta num instante, demorou mais a cortar o cortão umbilical como queria, e limpou o bebé. Este demorou muito a encontrar as maminhas, mas lá o fez e mamou desalmadamente.
Às 14h57 (já a dona ficava meio preocupada...) nasceu o segundo, e a expulsão deste foi muito mais fácil. Só apontei as horas exatas, o sexo não sei, só vou tratar disso mais logo quando tirar aquelas cobertas e as trocar por umas limpas, aí aponto tudo). A Diva ocupava-se dele, já mais desenvolta, quando, de uma rajada, surge o terceiro... Eu tinha acabado de ligar para o vet há dez minutos (porque liguei de cada vez que um nasceu) e tive que ligar logo de novo! Mas tudo bem! A Diva terminou o segundo, e depois passou logo para o terceiro. Todos vivos, mexeram-se desde muito cedo e agora estão a mamar. O terceiro foi o mais pequeno, e por isso tive medo devido ao leite e aos irmãos, mas foi rapídissimo a encontrar maminhas. E como são apenas 3, há que chegue.
A Diva está de rastos, mas foi um parto rápido e fácil. Está ensanguentada, mas sei que por agora não vale a pena ir limpá-la e secá-la, porque é fundamental que os bebés mamem nestas primeiras horas.
Estou muito feliz, sobretudo por se tratar de uma Yorkshire, e por ter corrido tudo tão bem (tendo em conta que nestes casos a cesariana é a única solução, e costuma haver muitas complicações no parto).
Vou dando notícias, mas são bebés gordinhos, saudáveis e está tudo bem. Obrigada
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

terça ago 28, 2012 3:43 pm

Parabéns pelo nascimento dos seus cachorrinhos! :lol:
Fico muito feliz que estejam todos bem, e gostei muito da sua narrativa sobre o parto.
Que sua cachorrinha tenha uma boa recuperação pós parto, e vá dando notícias dos fofinhos.
<p>&nbsp;</p>
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

terça ago 28, 2012 3:51 pm

Muitos parabéns. Gostei muito do seu relato. Agora só faltam...FOTOS, muitas fotos. Gostaria de ir acompanhando a evolução. Que estejam todos bem. :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça ago 28, 2012 5:03 pm

Osso5363, muitos parabéns e votos de que tudo continue a correr bem.

Se conseguir, sugiro-lhe que pese diariamente os bebés pois é uma forma segura de sabermos se estão a evoluir ou não. Nos gatos, cujo peso não será muito diferente dos seus pequenos, fazemos sempre isso.
Osso5363
Membro

terça ago 28, 2012 5:11 pm

Obrigada a todos.
É realmente uma boa ideia e faz sentido, vou começar a pesá-los!
E já confirmei: são dois machos e uma fêmea. A fêmea creio que foi a primeira a nascer, pois é a maior, e sei que a primeira cria a nascer foi a maior das três.
A Diva já veio ao quintal, fez um chichi enorme e, num ápice, voltou para junto dos pequenos. Também já lhes mudámos as mantas, e já está tudo sem os odores e liquidos do parto. :)
Vou tratar das fotografias já hoje. Tenho umas meio desfocadas, alguém me ensina como as colocar aqui? Obrigada
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

terça ago 28, 2012 5:14 pm

Fotos,fotos :lol: :lol:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça ago 28, 2012 5:29 pm

Parabéns! :D Bem, se os pais são só 3kg, imaginem os filhotes... Faz-me impressão cãezinhos tão pequeninos, parecem tão frágeis, mas são tão queridos! Fico à espera das fotos também!

Para pôr fotos aqui penso que é preciso criar uma conta no imageshack e fazer o upload lá. Depois é só pegar nos links e por em cada link assim:

[IMG]<link>[ /IMG] (sem espaços)
Osso5363
Membro

terça ago 28, 2012 5:48 pm

Conseguem ver esta imagem? É a Diva com o primeiro bebé, minutos depois de ele nascer... Se nao conseguirem, digam. Infelizmente sou um 0 à esquerda nisto de computadores (e sou bastante nova...), mas gostava q a imagem aparecesse logo aqui direta. como é possivel?
[IMG]http://img405.imageshack.us/img405/1872/divak.jpg[ /IMG]
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

terça ago 28, 2012 5:54 pm

Osso5363 Escreveu:Conseguem ver esta imagem? É a Diva com o primeiro bebé, minutos depois de ele nascer... Se nao conseguirem, digam. Infelizmente sou um 0 à esquerda nisto de computadores (e sou bastante nova...), mas gostava q a imagem aparecesse logo aqui direta. como é possivel?
Imagem
Imagem

E já com uma ninhada?!?

é linda sim, o focinho então é espantoso :roll:

Edit: A legenda era "A diva com um ano e meio..." :roll:
Osso5363
Membro

terça ago 28, 2012 5:56 pm

A Diva tem dois anos e meio. A fotografia foi tirada há um ano. Acha mesmo que ia pôr a minha cadela a parir com apenas um ano e meio? Ah, e tem LOP. Com pêlo é outra coisa, mas de vez em quando preferimos tosquiá-la toda
Osso5363
Membro

terça ago 28, 2012 5:58 pm

Porque pensei que estava a pôr a outra fotografia, desculpe. Aqui uma pessoa não pode ter um erro, é logo meu deus. E depois afinal as outras pessoas é que falam depressa demais. Agora vou tirar fotografias a tudo finalmente limpo e aos 3 bebés
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

terça ago 28, 2012 6:07 pm

Osso5363 Escreveu:A Diva tem dois anos e meio. A fotografia foi tirada há um ano. Acha mesmo que ia pôr a minha cadela a parir com apenas um ano e meio? Ah, e tem LOP. Com pêlo é outra coisa, mas de vez em quando preferimos tosquiá-la toda
epah fez-se um nó... afinal a foto tem um ano e a cadela aparece com uma ninhada e depois afinal não ia parir com um ano e meio... expliquem lá isso :lol:
Osso5363
Membro

terça ago 28, 2012 6:14 pm

Oh santa paciência...
A FOTOGRAFIA DA CADELA SOZINHA tem um ano, foi tirada no Verão do ano passado quando ela tinha 1 ano e três ou quatro meses (já não sei se foi em Agosto se em Setembro). Agora tem dois anos e meio, e agora tem a ninhada.
Então mas estão a gozar com a minha cara? Daqui a nada espeto aqui uma fotografia do LOP e lá verão: Nascimento: 15 de Maio de 2010
Osso5363
Membro

terça ago 28, 2012 6:17 pm

Osso5363
Membro

terça ago 28, 2012 6:25 pm

[IMG]http://img560.imageshack.us/img560/2647/img0146qr.jpg[ /IMG]

Agora não lhe posso dar banho. E ela "limpou-se" muito a si mesma, mas claro que ainda está suja e o pêlo muito mau, como faço? Pensei em passar com toalhitas de criança, penso que não sejam prejudiciais aos cachorros.
Responder

Voltar para “Cães”