Terapias assistidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça ago 28, 2012 8:14 pm

Este fim de semana tive a oportunidade de ter uma formação em Terapias assistidas. foi a primeira vez minha e da Saphira. mas correu tudo bem, ela foi excelente e acho que temos futuro nesta área. fica aqui então as fotos (com Zaphira da Quinta das Tilias com 5 mesitos )

Aqui a trabalhar sobre uma mesa, o que dá a oportunidade de os utentes com mais incapacidades se aproximarem mais dela.

Imagem

Imagem

Aqui a trabalhar com um grupo de idosos

Imagem

E aqui com um rapaz com Sindrome de Wilson e com alguma incapacidade motora, que escovou a Saphira e lhe atirou uns brinquedos para ela ir buscar. isto ajuda a melhorar a coordenação motora e a tentar restaurar movimento nos membros.

Imagem

Espero que gostem e á medida que me vou formando e tirando fotos nestas sessões, meto aqui para divulgar este tipo de terapias ainda muito pouco conhecido em portugal . :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça ago 28, 2012 8:23 pm

Adorei ver! :D A Zaphira é lindíssima, um belo exemplar da raça!

Fazem tanta falta iniciativas deste tipo, que é sempre um prazer ver fotos como estas! Obrigada por se empenhar nesse trabalho e por nos mostrar as fotos! :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça ago 28, 2012 8:37 pm

É um trabalho muito gratificante, sim. :D
Posso perguntar onde aconteceu esta acção de formação e quem promoveu?
Sofia
vanerodrigues
Membro Veterano

terça ago 28, 2012 8:46 pm

Floripes muito obrigado pelos elogios, a saphira é de um temperamento notavel com estes utentes. ainda estou a começar nesta área mas acredite que ver o sorriso dos utentes é do mais gratificante que pode haver.

nicosa: esta formação fez parte do Summer dog camp 2012 promovido pela Educacão em Cascais, que abordou inumeros tópicos este incluido. no entanto agora em Janeiro irá começar o o curso de Terapias Assistidas com Animais, que terá uma duração de 6 meses e que nos deixará abilitados ( a nós e aos cães) para começar-mos a trabalhar neste ramo. :)
nicosa
Membro Veterano

terça ago 28, 2012 9:17 pm

Obrigado pelo esclarecimento.
Sofia
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta ago 29, 2012 8:18 am

Não sabia que a Zaphira tinha ido ao módulo das terapias assistidas! :) Fico muito contente por ela, é uma cadelinha muito simpática :) Tenho pena de não ter convivido mais quando estivemos aí... parece que o tempo daquele dia que eu fui passou muito depressa :(

Festinhas à Zaphira :)
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta ago 29, 2012 9:15 am

Acho este tema bastante interessante! Tenho verificado que noutros países dá-se mais relevo a este tipo de terapias, lamento que por enquanto em Portugal não seja bem assim...
Os animais de facto tem uma maior facilidade em chegar às pessoas!
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
vanerodrigues
Membro Veterano

quarta ago 29, 2012 10:06 am

penso que infelismente em portugal apenas um punhado de pessoas se dedica a este tipo de terapias. e ainda existe muit ignorancia sobre os possiveis beneficios que estas podem trazer a todas as pessoas, é pena...
Sasha9
Membro Veterano

quarta ago 29, 2012 10:25 am

vanerodrigues Escreveu:penso que infelismente em portugal apenas um punhado de pessoas se dedica a este tipo de terapias. e ainda existe muit ignorancia sobre os possiveis beneficios que estas podem trazer a todas as pessoas, é pena...
Penso que não existe ainda muita receptividade, nomeadamente da parte dos hospitais, para estas terapias. Talvez falta de conhecimento dos benefícios, como refere.
Li há pouco tempo um artigo acerca da aplicação destes métodos com crianças num ipo num outro país, com excelentes resultados. Os cães conseguiam dar outra disposição às crianças e acabavam por facilitar os tratamentos nos dias das visitas.

Já tenho dado comigo a pensar diversas vezes senão seria interessante aplicar isto com idosos em lares. Com todo o carinho e companheirismo que os animais normalmente transmitem, acho que poderia ser uma mais-valia. Inclusive poderia incentivar a movimentarem-se mais, passeando um animal por exemplo, e melhorenado a sua condição física. Mas é apenas uma opinião... :D
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
MiMoo
Membro Veterano

quarta ago 29, 2012 10:27 am

Conheço um lar de idosos que conseguiu ter autorização para ter um cão (foram tomar café e o canito seguiu-os para o lar). Acaba por funcionar de cão de terapia (apesar do cão não ter formação nem treino para isso)... foi muito bom para eles :)

Animais é sempre uma mais valia... o facto de fazer festas a um animal, baixa o nível de stress e faz-nos libertar substâncias que causam prazer (salvo erro é a ocitocina). Foi feito um estudo (mais uma vez falo em ocitocina porque penso que seria essa hormona) e mediram os níveis sanguíneos dessa hormona antes e depois de fazer festas aos cães e tanto nos cães como nas pessoas a concentração da hormona subiu depois do contacto entre humano e cão. E também já foi provado que olhar para um aquário diminui a tensão arterial. Além disto tudo, um animal é sempre motivo para conversa, ou porque fez isto ou aquilo ou porque é bonito e fofinho :), ou seja, aumenta o convívio entre as pessoas.

Na terapia com animais ainda o que é mais conhecido é a hipoterapia... as terapias com cães cá em Portugal, ainda estão muito em fase inicial.
Sasha9
Membro Veterano

quarta ago 29, 2012 10:29 am

MiMoo Escreveu:Conheço um lar de idosos que conseguiu ter autorização para ter um cão (foram tomar café e o canito seguiu-os para o lar). Acaba por funcionar de cão de terapia (apesar do cão não ter formação nem treino para isso)... foi muito bom para eles :)

Animais é sempre uma mais valia... o facto de fazer festas a um animal, baixa o nível de stress e faz-nos libertar substâncias que causam prazer (salvo erro é a ocitocina). Foi feito um estudo (mais uma vez falo em ocitocina porque penso que seria essa hormona) e mediram os níveis sanguíneos dessa hormona antes e depois de fazer festas aos cães e tanto nos cães como nas pessoas a concentração da hormona subiu depois do contacto entre humano e cão. E também já foi provado que olhar para um aquário diminui a tensão arterial. Além disto tudo, um animal é sempre motivo para conversa, ou porque fez isto ou aquilo ou porque é bonito e fofinho :), ou seja, aumenta o convívio entre as pessoas.

Na terapia com animais ainda o que é mais conhecido é a hipoterapia... as terapias com cães cá em Portugal, ainda estão muito em fase inicial.
Gostei de saber! :D :D :D
vanerodrigues
Membro Veterano

quarta ago 29, 2012 10:30 am

As terapias já são aplicadas em lares de idosos. e está provado que trazem beneficios para os idosos. como a MiMoo referiu, melhora a disposição, promove a interacção social entre idosos, dimuinui o isolamente entre inumeros outros beneficios
nicosa
Membro Veterano

quarta ago 29, 2012 9:46 pm

Já existe algum trabalho nesta área e já à algum tempo.

http://www.youtube.com/watch?v=8XkpWIRcBgE

http://www.youtube.com/watch?v=CeDowijINqc

http://www.youtube.com/watch?v=1oNJnbrLlNM

:lol: :lol: Eu sei ! São pitbulls.... :lol: :lol: :lol:
Sofia
MiMoo
Membro Veterano

quarta ago 29, 2012 10:22 pm

Cuidado que o Pit ainda mata aquele miúdo do 1º vídeo! Afogado em baba de tantos beijinhos :lol:

Já tinha ouvido falar das terapias com esta associação, mas ainda não tinha visto vídeos! Dá prazer ver o sorriso na cara das pessoas!
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quarta ago 29, 2012 10:45 pm

O cão do terceiro video, é o choco, está agora a começar a fazer busca e salvamento na associação de que eu faço parte.
E temos lá também uma outra pit bull já operacional, que também faz terapia.
Responder

Voltar para “Cães”