Ultimamente tenho tido azar com os animais, o meu primeiro gato desapareceu, alguém o agarrou e nunca mais o vi, o meu cão derão sem a minha autorização a outras pessoas e assim é.

Esta semana finalmente consegui ter algum espaço e decidi que vou arranjar uma gata (

Tive a ver os prós e contras e o que mais me sobressaiu foi o preço de esterilização a uma gata: cerca de 140€ !

Ora, fiquei na dúvida quanto ao que haveria de fazer: ter um gato ou optar pela gata na mesma, o problema é que a gata vai-me sair com muito mais despesa do que eu estava a contar.
Quanto à questão de escolha não tem importância, um casal amigo tem uma gata que teve uma ninhada à cerca de 1 mês e como os 5 gatinhos bebés estão para começar a desmamar deram-me qualquer um à escolha. Quanto aos materiais como caixa, etc. já tenho tudo excepto a comida e a areia.
Resumindo tudo:
Devo optar pela gata ou gato?
Existem preços mais baixos para esterilizar ou isto é apenas um "roubo"?
Agradeço já qualquer comentário enviado e agradeço que não se ponham a dizer babuzeiras como já tenho visto que ultimamente anda a ocorrer aqui pelo fórum. Não me mandem pesquisar porque isso já eu fiz antes de vir aqui perguntar, venho procurar experiência, não informação genérica.