Gatos em casa/na rua...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça ago 19, 2003 9:51 am

Desde que entrei para esta grande família da arca que ando para lançar esta questão...
Devo antes de mais dizer que eu era daquelas que até nem gostava de gatos... :? Mas a partir do momento em que encontrei a Bê com poucos dias e a criei, com biberon e tudo o resto, a ensinei a ir ao litter, a acompanhei no seu crescimento com alguns pequenos sustos pelo caminho, a esterilizei, há uma questão que se levanta:
O(a)s gato(a)s criados em casa são incapazes de se adaptar a uma vida ao ar livre e vice-versa?
Pensei nisto na sequência da história da Snow, que era uma gata de rua e penso na sua reacção caso tivesse acesso novamente a um quintal, pelo menos... (já agora aproveito para perguntar à Miadores como está ela e o resto da "família" e à Leopoldina pela Leo e restantes elementos!)
Coloco esta questão pelo seguinte: a Bê foi criada em casa, sem qualquer tipo de restrição. Tem a casa toda à sua disposição e desde cedo a deixei explorar também o espaço que circunda a minha casa. Como é um r/c numa zona pacata, começou desde cedo a brincar ao pé da varanda e da porta, às quais tinha acesso fácil em caso de perigo. Isto para vos dar o seguinte exemplo: apesar de não ter tido uma mãe gata que lhe ensinasse como se defender, caçar e afins, ela instintivamente tem esses conhecimentos. Defende-se quando o Cocas (um cocker amoroso) corre atrás dela, bufando a arqueando-se toda com os pêlos em pé, caça lagartixas, gafanhotos e moscas, embora apenas brinque com eles, não os come. É que os meus pais têm um quintal grande que dá para o campo e quando vou de fim-de-semana ela adora andar por ali a investigar tudo. Sobe aos telhados como qualquer gata de rua, às àrvores, mas também gosta muito de ficar perto de nós, simplesmente deitada num recanto fresquinho do quintal. Sei que sou uma felizarda por ter a hipótese de a deixar sair de casa dar um giro. Geralmente sai à noite durante 1h, 1h30 e depois regressa. Sei que vai dar umas voltas para um caminho de terra aqui perto de casa. (Sim, porque tive que ir bisbilhotar onde ia a menina! :oops: ) Como a maior parte das situações que aqui conheço se referem a gatos que estão em casa, colocou-se-me esta questão.
Que pensam?
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça ago 19, 2003 9:59 am

Olá

Eu acho que um gato de casa se for abandonado tem instinto de sobrevivência e tenta-se adaptar. Claro que terá muito mais dificuldades do que um gato criado na rua e vai sofrer muito mais.

A minha gata nunca teve acesso à rua, nasceu numa casa, esteve com a mãe e os irmãos e no entanto tem todo o instinto de gato. Caça todo e qualquer insecto que entre em casa, bufa e arqueia-se para os cães pequenos no veterinário e tenho a certeza que se tivéssemos ratos em casa ela os caçava. Trepa para todos os móveis sem qualquer problema. Quando vai à casa de banho tapa sempre muito bem tudo o que faz, tal como os gatos de rua.
No entanto saiu de junto da mãe pequenina e nunca teve contactos com gatos.
Deve ser genético o instinto de caça e de subir a tudo. Se ela tivesse acesso à rua, estou convencida que depois de passados os medos iniciais ia dar a sua volta toda contente.

Também a mim me surpreendeu isto nela por ser uma gata de casa.
E eu também não gostava de gatos, foi a Amélia que me fez compreender a sua beleza.

Beijokas
kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça ago 19, 2003 10:02 am

bom dia
Desde pequena que sempre tive gatos, e sempre forma gatos de apartamento de cidade, o máximo que iam era até à varanda, mas quando iamos de férias a nossa casa tinha quintal e ai iam eles todos contentes nas suas explorações, por vezes ficavam toda a noite fora, e eu assustava-me, mas eles sempre voltaram. O último gato que tenho é o Tigrinho que fez agora 4 meses, tenho-o apenas à 2 meses e meio, e fui agora de férias com ele, e no seguno dia , depois de se ter habituado á casa lá foi ele para os telhados dar umas voltinhas, nunca se afastou muito e voltava rápido, o que foi um alivio para mim. A única medida preventiva que tomei foi durante os 15 dias de férias ñunca lhe cortei as unhas pois tive receio que nos seus passeios pelo telhado encontrasse outro gato mais velho e mais sabichão e que ele tivesse que se defender.
Portanto na minha opinião acho que o pode deixar andar á vontade ( dentro dos limites razoáveis que lhes podemos impôr) e ele vai adorar.
Lambidelas amigáveis do tigrinho
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça ago 19, 2003 11:12 am

Pois é, concordo com vocês mas sabem que eu acho que ela sente falta da "sua" casa ao fim de alguns dias? Apesar de se adaptar perfeitamente a outros locais??
Passou quinze dias numa casa com quintal, a qual já conhece bem, oito dos quais sem mim, só com os meus pais. Apesar de já deixar a minha mãe escová-la, de se entreter nas tais saídas e caçadas, a minha mãe notava que ela estava triste. Acreditam que numa das vezes que eu telefonei ela começou às marradinhas ao telefone e a roçar-se toda?? Também têm saudades, tal como nós!
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça ago 19, 2003 11:32 am

Olá Zirita
Peço desculpa, mas dá-me ideia que eles têm é saudades nossas, neste caso, teve saudades suas. São uns mimados lindos, e afeiçoam-se muito a quem os trata bem
catw
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 3:17 pm
Localização: 1 cão, 5 gatos residentes , 1 visitante, 2 penduras
Contacto:

terça ago 19, 2003 8:39 pm

Tenho muito más experiências com quintais e saidas à rua. Deixar sair um gato de casa sem ter a certeza de como e quando o vou voltar a ver dá-me arrepios na espinha.

Saidas ao quintal supervisionadas, sim. Sózinhos, nem pensar!

Nada me garante que ninguém os apanhe e lhes faça mal, ou que não comam algum veneno, ou que lhes apareça um cão pela frente, ou um carro, ou um outro gato que com uma garfada lhe dê cabo da saúde (já vi uns quantos zarolhos à conta de umas briguinhas).

Na, na... quando precisar de emoções fortes vou para a montanha russa!
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça ago 19, 2003 9:12 pm

Olá!

Eu tenho uma gata, a Tchinho, à 9 anos, que apanhei da rua. Todos os dias a Tchinho vai passear para os outros quintais, telhados e ruas e sempre voltou. Dorme sempre em casa à noite e à tarde e de manhã e antes de eu ir dormir vai sempre dar os seus passeios, mesmo quando está a chover pouco ela quer ir passear, não se importa nada com a chuva, excepto se chove muito ;)
Já a vi defender - se de cães e de outros gatos que se metem com ela, e ela faz - lhes sempre frente... é que ela foi a primeira gata aqui das redondezas, e como tal manda nisto tudo :lol: ... é o que ela deve pensar ;)
Eu acho que por ela ter sido apanhada na rua, que ela precisa de andar todos os dias no seu girinho!
Adquiri outro gato há um ano e meio, e este não gosta muito de vadiar, prefere estar no meu quintal e nunca se aventurou para outros sítios :D
Os gatos aprendem a defender - se sozinhos, eles são muito independentes e espertos!
Eu até já vi a minha gata amarinhar por um poste de electricidade para fugir a um cão... por isso é que eu não lhes corto as unhas, eles precisam delas ;)

Bem, é tudo...

Beijinhos
sebastias
Membro Júnior
Registado: sábado mar 08, 2003 11:27 am

terça ago 19, 2003 11:04 pm

Olá,
Eu gostava mais de caes do que de gatos,mas por viver num apartamento optei por um gato, o Sebastião, tem 11 meses, veio cá para casa com 2 meses, e agora estou apaixonada por ele. É muito meigo e fofo. Quando fui de férias também nao tive coragem de o deixar ir à rua sozinho, ia mas com trela, pois tinha medo que ele não regressasse.
Agora vou de férias para Espanha e vou ter que o deixar com alguém o que me vai fazer muita impressão, pois ele está muito habituado a mim e tenho receio que possa ficar doente de saudades. Já me disseram que há gatos que morrem de saudades, já pensei em o levar escondido, pois vou para um apartamento e talvez pudesse lá ficar, mas.....
Bem talvez a mensagem nao tenha muito a ver com o tema, mas serviu para eu expor os meus receios...
Beijocas
sebastias
Membro Júnior

terça ago 19, 2003 11:05 pm

Olá,
Eu gostava mais de caes do que de gatos,mas por viver num apartamento optei por um gato, o Sebastião, tem 11 meses, veio cá para casa com 2 meses, e agora estou apaixonada por ele. É muito meigo e fofo. Quando fui de férias também nao tive coragem de o deixar ir à rua sozinho, ia mas com trela, pois tinha medo que ele não regressasse.
Agora vou de férias para Espanha e vou ter que o deixar com alguém o que me vai fazer muita impressão, pois ele está muito habituado a mim e tenho receio que possa ficar doente de saudades. Já me disseram que há gatos que morrem de saudades, já pensei em o levar escondido, pois vou para um apartamento e talvez pudesse lá ficar, mas.....
Bem talvez a mensagem nao tenha muito a ver com o tema, mas serviu para eu expor os meus receios...
Beijocas
sebastias
Membro Júnior

terça ago 19, 2003 11:06 pm

Olá,
Beijocas
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quarta ago 20, 2003 9:39 am

Bem, quanto às saídas, penso que dependerá muito dos locais onde vivemos. Naturalmente se eu vivesse em pleno centro da cidade numa rua movimentada, não a teria deixado começar a explorar as redondezas como deixei. Talvez a ensinasse a sair com trela e a levasse a dar passeios no campo. De qualquer modo, enquanto ela não chega fico ansiosa, mas penso que se deve dar alguma liberdade sem super proteccionismo.
Sebastias, compreendo perfeitamente o seu receio. A Bê está comigo desde que a encontrei com poucos dias em Junho do ano passado. Só ficou oito dias separada de mim este Julho, ou seja, um ano e um mês depois... Acho que dá para imaginar a preocupação. A única coisa que lhe posso sugerir é que tente deixá-la com pessoas que ela já conhece, para não sentir tanto a sua falta e pedir para que lhe dêem atenção e brinquem e falem com ela! A Bê, numa das vezes que telefonei para saber se estava tudo bem, estava ao pé do telefone a minha mãe aproximou o auscultador dela. Pode parecer parvoíce mas quando ouviu a minha voz, conta a minha mãe, levantou logo a cauda e começou às marradinhas ao telefone... :oops:
Espero que corra tudo bem!
<p>&nbsp;</p>
Robri
Registado: quinta jul 10, 2003 2:08 pm

quarta ago 20, 2003 3:08 pm

já pensei em o levar escondido, pois vou para um apartamento e talvez pudesse lá ficar, mas.....

Olá sebastias, não o leve. Eu quando tenho que sair durante mais que um dia peço a uma pessoa de família em quem sei que posso confiar para ir a minha casa dár de comer e beber aos meus gatos e eventualmente lhes fazer umas festinhas para eles não se sentirem tão sós. Se tiver alguem de confiança é preferivel, do que até leva-lo para outra casa.
Realmente este assunto não tem a haver com o titulo mas espero que a minha experiencia neste assunto o possa ajudar.
Cumprimentos,
Ro#
Robri

quarta ago 20, 2003 3:25 pm

A minha Tera foi encontrada na rua, mais precisamente, junto à IC19 onde acredito que tenha sido abandonada.
Levei-a para minha casa onde a tratei o melhor possivel, mas sempre achei que ela não se contentaría com um apartamento. Quando mudei de casa para o interior do país dei-lhe uma casa com quintal e soltei-a. Hoje, passados 3 anos, continua a vir comer e dormir(ás vezes) a casa e quando se passa mais de 1 dia sem a ver, chamo-a e ela vem. O que mais me surprendeu nesta gata foi o seu incrivel instinto de sobrevivencia que a faz fugir da estrada a sete pés, tem tanto medo que quando passa um carro ou camião a fazer mais barulho ela foge para trás da casa e não há quem a agarre.
Quando lia o testemunho da Leonilde em relação à Snow não podia deixar de fazer comparações, por isso acho que a gatinha era capaz de se habituar a andar na rua e voltar para casa se se sentisse realmente amada e a certeza que tinha comida e água sempre à sua espera.
Robri

quarta ago 20, 2003 3:27 pm

A minha Tera foi encontrada na rua, mais precisamente, junto à IC19 onde acredito que tenha sido abandonada.
Levei-a para minha casa onde a tratei o melhor possivel, mas sempre achei que ela não se contentaría com um apartamento. Quando mudei de casa para o interior do país dei-lhe uma casa com quintal e soltei-a. Hoje, passados 3 anos, continua a vir comer e dormir(ás vezes) a casa e quando se passa mais de 1 dia sem a ver, chamo-a e ela vem. O que mais me surprendeu nesta gata foi o seu incrivel instinto de sobrevivencia que a faz fugir da estrada a sete pés, tem tanto medo que quando passa um carro ou camião a fazer mais barulho ela foge para trás da casa e não há quem a agarre.
Quando lia o testemunho da Leonilde em relação à Snow não podia deixar de fazer comparações, por isso acho que a gatinha era capaz de se habituar a andar na rua e voltar para casa se se sentisse realmente amada e a certeza que tinha comida e água sempre à sua espera.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 20, 2003 3:29 pm

Olá Zirita.

1º Não sou Leopoldina ;) :lol: :lol: :lol: sou a Leonilde ( bolas...eu tenho um nome horrível...mas Leopoldina é que não !!! :lol: :lol: :lol: ) 2 º a Miadores ainda não está em posse da Snow. ela ainda está comigo.
Agora respondendo á sua questão, a Snow nunca se íria adaptar a uma casa com quintal ( rua ) prq da rua veio ela e era uma gatinha que nunca tinha lidado com humanos...ora, se apanhásse um quintal, " era uma vez uma gatinha que já tinha sido..." percebe ? ;) Daí eu não poder ficar com ela, mas sim a Miadores prq a terá num andar.
Se lêr com atenção o tópico sobre a Snow, encontrará toda a explicação sobre este assunto referente a ela...
As gatas que possuo, com a excepção da Snow, estão acostumadas ao jardim e casa .

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”