Acho que até se devia concentrar mais noutros assuntos que não só a esterilização, que ao menos essa (a não ser que algo corra mal) paga-se uma vez e pronto

Já está decidido na família como se fará caso aconteça algum "acidente"? De um momento para o outro pode ter que pagar bastante e, sendo estudante (eu também sou, dai estar a fazer perguntas que nem sempre pensamos nelas), sozinho é complicado de repente desembolsar esse dinheiro, ainda para mais se estiver responsável por comprar as restantes coisas (como desparasitantes, ração, areia...) que nunca podem ficar comprometidas.
Eu também quando "calhou" ficar com a minha gata estava a torcer que fosse macho, por causa do preço da esterilização ficar mais elevado, mas na verdade isto é sempre um "supor", já que nunca podemos adivinhar se por acaso não vai acontecer algum imprevisto que até faça "ficar mais caro" o macho em relação à fêmea

O que fiz foi ir juntando o dinheiro da esterilização e, ao chegar a altura, já praticamente o tinha, no entanto o meu pai ofereceu-me o custo dela como prenda de natal, e eu aproveitei para chipá-la também, que era algo que ia adiar e assim ficou logo tudo resolvido

Não esquecer também o pormenor da ração, convém não se dar ração de supermercado (ou quanto muito a Purina One), que claro, também não fica barato

Às vezes, especialmente nestes casos em que não ganhamos o nosso próprio dinheiro, convém ter-se primeiro tudo preparado (por exemplo, já ter o dinheiro reunido pelo menos para as coisas onde vamos já gastar dinheiro garantidamente, como desparasitações, vacinas e afins) de forma a ter alguma segurança de que as coisas correrão melhor, especialmente se tivermos o azar de algum acidente.