URGENTE: Donos, FAT ou FAT’s, madrinhas/padrinhos de tratamento e de esterilização.
No dia 28 de Maio deste ano, numa escola de Paço de Arcos - Oeiras, foi descoberta uma colónia de grande risco, não só de vida, como de proliferação desmesurada. A direcção da escola tinha decidido chamar o canil para os recolher, tal como já tinha acontecido anteriormente e o seu abate seria imediato, caso não fosse encontrada uma solução para travar o seu crescimento.
Logo que tive conhecimento apressei-me a pedir ajuda à Associação ANIMAIS DE RUA, no sentido de dar apoio nas esterilizações, FAT’s para retirar os bebés para poderem ser encaminhados para adopção e voluntários para continuar a acompanhar a colónia, já que no final de mês de Julho viria embora de vez, da escola. Uma das grandes preocupações foi ter verificado que a maioria das pessoas que trabalham nesta escola, não são sensíveis a esta causa e que não poderia contar com o seu apoio.
Inicialmente, contou-se cerca de 20 gatos juniores e adultos, na sua grande maioria fêmeas e cerca de 10 bebés. Com o tempo, veio a descobrir-se que o nº de bebés era muito maior e já se somava à volta de 30 efectivos. Alguns dos bebés já foram adoptados, mas também registamos histórias tristes de 2 bebés que tiveram de ser adormecidos, um por estar paraplégico e outra, muito pequenina, tinha problemas neurológicos e que nem a cabecinha conseguia firmar. Todos os gatinhos estavam magros, muitos parasitados e com coriza avançada, pelo que alguns não conseguiram resistir, apesar de terem estado internados. Mesmo os gatos adultos desta colónia não pesam mais de 2 quilos.
No dia 07.06.2009, os voluntários da AdR (Animais de Rua) deram início às capturas. Neste momento, já foram esterilizadas 12 gatas e 3 gatos. As capturas continuam em curso. Ficarei eternamente grata à AdR pelo seu excelente trabalho e dedicação.
Os custos de tratamento e internamento dos bebés, assim como a alimentação específica, ascendem a mais de 400 euros, sem contar com as esterilizações realizadas e as que estão por realizar.
Por todos estes motivos e por falta de verbas, vem-se pedir ajuda a todos os que são sensíveis a esta causa, pois continuam a registar-se despesas com alguns dos gatinhos que ainda não estão prontos para a adopção. Infelizmente, os últimos a serem recolhidos apresentam sinais de Tinha, pelo que estão também a fazer tratamento.
O pior de tudo é que esta colónia apresenta várias ramificações, pois existem descampados próximos e prédios onde a construção se encontra parada e para onde alguns dos gatos desta colónia se deslocaram. No dia penúltimo dia, antes de vir embora, contei 8 bebés de 1 mês e pouco, num desses prédios. Como não há recursos e FAT’s para os recolher, tive que os deixar ali…
Para contribuir monetariamente, poderão depositar na conta da associação Animais de Rua ou na minha, já que sou a responsável pela colónia. Contudo, deverão enviar uma e-mail a data e discriminar o depósito ou transferência efectuada, assim como indicar o nome da colónia ou da ninhada, neste caso, da escola, se optarem por fazerem a transferência directamente para a Animais de Rua.
Lembrem-se que, por pouco que contribuam, já estarão a ajudar! Obrigado!
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS:
NIB: 0035 0135 00071932200 20
ANIMAIS DE RUA
Banco: Banco Best – Porto
N.º Conta: 9212 0124 0009
NIB: 0065 0921 00201240009 31
IBAN: PT50 0065 0921 0020 1240 0093 1
SWIFT/BIC: BESZPTPL
Poderão visitar os seguintes links, na página da internet da Animais de Rua:
Colónia da Escola - http://www.animaisderua.org/esterilizar ... nia_escola
Ninhadas da Escola - http://www.animaisderua.org/adopcao/gat ... das_escola
• Ninhada da Nicole: http://www.animaisderua.org/adopcao/gat ... ada_nicole
• Ninhada da Denise: http://www.animaisderua.org/adopcao/gat ... ada_denise
• Ninhada da Mª José: http://www.animaisderua.org/adopcao/gat ... maria_jose
• Ninhada da Dolores: http://www.animaisderua.org/adopcao/gat ... da_dolores
Nota: No site da Associação, faltam as fotos das ninhadas que se encontram noutras FAT’s, porque ainda não estão prontas para a adopção.
A grande maioria dos bebés é negrinha e, infelizmente, devido a preconceitos sem qualquer nexo, a sua adopção é sempre mais difícil.
COLÓNIA DA ESCOLA
Moderador: mcerqueira